14 maio 2014

[Resenha] O Começo de Tudo - Robyn Schneider

Título: O Começo de Tudo
Autor(a): Robyn Schneider
Editora: Novo Conceito
Gênero: Drama
Sinopse: O garoto de ouro Ezra Faulkner acredita que todo mundo tem uma tragédia esperando ali na esquina – um encontro fatal depois do qual tudo o que realmente importa vai acontecer. Sua tragédia particular esperou até que ele estivesse preparado para perder tudo de uma vez: em uma noite espetacular, um motorista imprudente acabou com a perna de Ezra, com sua carreira no esporte e com sua vida social.
Depois que perdeu o favoritismo ao posto de rei do baile, Ezra agora almoça na mesa dos losers, onde conhece Cassidy Thorpe. Cassidy é diferente de qualquer pessoa que Ezra tenha encontrado antes – melancólica e com uma inteligência mordaz.
Juntos, Ezra e Cassidy descobrem flash mobs, tesouros enterrados e um poodle que talvez seja a reencarnação do Grande Gatsby. À medida que Ezra mergulha nos novos estudos, nas novas amizades e no novo amor, aprende que algumas pessoas, assim como os livros, são difíceis de interpretar. Agora, ele precisa considerar: se uma tragédia já o atingiu, o que poderá acontecer se houver mais infortúnios?
O Começo de Tudo é um livro poético, inteligente e de cortar o coração sobre a dificuldade de ser o que as pessoas esperam, e sobre começos que podem nascer de finais trágicos.
Depois dessa sinopse enorme, nem preciso mais falar sobre o enredo do livro, né? Vou pular essa parte pra não ficar repetitiva e chata. =P


Pois bem, eu esperava aquele clichê básico: o cara popular que por uma desgraça da vida acaba indo pro grupo dos que sofrem bullying e se apaixona por uma garota esquisita. E de fato foi isso que aconteceu.

Ezra sofre um acidente de carro, seus planos de um futuro no tênis vão por água abaixo, os amiguinhos cabeça-de-vento - assim como ele era - se afastam, ele vai almoçar na mesa dos estranhos e acaba gostando de Cassidy, uma recém-chegada com muitos mistérios. Que novidade! Ok, eu li a sinopse e sabia que ia ser assim, mas alguma coisa me incomodou demais.

O livro não é ruim, pelo contrário, fiquei entretida na leitura, que fluiu bem pra caramba. Eu lia, ria, imaginava vários desdobramentos e finais, mas sempre esperando um boom que não veio. O problema, a meu ver, é que não tem grandes emoções.

Os personagens e a trama tinham potencial, a autora poderia ter desenvolvido mais toda a história de maneira a transmitir grandes lições. Mas a escrita foi superficial demais, tirando a chance de o livro ser um transformador e relegando-o para o papel de entretenimento numa tarde chuvosa em que você só quer passar o tempo.

Mas eu não vou ser má e dizer só coisas ruins. O livro tem várias referências literárias, como Harry Potter, Shakespeare e Crepúsculo (quanta variedade, hein?!). E temas interessantes - mas ainda clichês - são tratados: amizade, superação, estereótipos...

Peço desculpas por escrever pouco, mas criei uma expectativa tão grande pra essa leitura que acabei me decepcionando e não conseguindo absorver muita coisa dela. Como disse minha amiga Chrys, a falta de emoção me cala. rsrsrs

A capa é linda e me chamou a atenção de cara. Gosto sempre de fazer ligações com a história, e essa se encaixa perfeitamente. A princípio achei que tivesse a ver apenas com o início do livro, com a desgraça do melhor amigo de Ezra. Mas, ao final, percebi que vai muito além e retrata os altos e baixos que a vida nos apresenta, com muitas emoções, momentos de calmaria e total nervosismo.

A revisão está bem legal, e a diagramação não tem nada demais.

Quem aí já leu? Me conta o que achou. Li várias resenhas tão positivas que me senti até mal por não ter gostado tanto. rs!

Beijinhos!

13 comentários:

  1. Oi, Giulia-linda!
    Menina, essa foi a primeira resenha que avaliou este livro apenas como bom (rs). Eu esperava me apaixonar pelo Ezra assim que li as opiniões na blogosfera, mas me surpreendi por saber que os clichês e a escrita superficial influenciam na leitura.
    Espero mesmo assim gostar do livro, simplesmente porque valorizo muito a mensagem que ele transmite. :)
    Ótima resenha. Adoro sua honestidade!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, Giulia
    Estava com muita vontade de ler esse livro, mas depois da sua resenha fiquei um pouco receosa.
    Acho a capa muito linda e chamativa.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Giulia... adorei a citação da nossa amiga Chrys: 'a falta de emoção me cala.' E me frustra! É complicado pra mim, pq sou daquelas malvadas que abandonam o livro se ele não engrena... no seu caso vc foi até o fim esperando algo mais, deu todas as chances a ele... é chato.
    Tb achei a capa linda, às vezes um livro desses, que parece mais do mesmo, nos surpreende. E é em busca disso que seguimos em frente, não é? Ainda bem que cumpriu o entretenimento, mesmo não tendo sido algo mais que isso.

    Ler para divertir

    ResponderExcluir
  4. Oie Giulia!!!
    Nossa é muito chato quando estamos empolgada para ler um livro e nos decepcionamos com ele. Pela sinopse dá pra perceber que ele possui um tema clichê, mas existem autores que conseguem nos emocionar com temas assim. Uaaau ele tem uma variedade literária mesmo!!!! Mas parece que nem isso fez com que o livro fosse melhor! A capa dele é fofa mesmo!

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  5. diferentemente de vc Giulia a capa havia deixado a desejar a meu ver, entretanto com as resenhas positivas que vi acabei me animando e percebi que é uma boa história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Giulia, eu não gostei da capa, e ainda estou meio em cima do muro com este livro, mesmo já tendo lido coisas bem positivas em relação a ele.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Oi, Giulia! É uma pena mesmo quando colocamos muitas expectativas e um livro e ele acaba nos decepcionando... Dá aquela sensação de tempo perdido e descontentamento. Quando acontece comigo eu fico até numa monotonia evitando outros livros por medo ( vai entender...). Os temas como foram citados tinha tudo para ser bem explorados, apesar do clichê (às vezes eu até gosto) pontos a serem tratados não deviam faltar. A pesar de a capa ser simples, acho que uma montanha-russa tem tudo a ver com a história, as reviravoltas da vida, uashuasha, no caso desta nem tão grandes assim!
    Bjos!

    ResponderExcluir
  8. É a primeira resenha que leio e poxa, que tenso quando acontece isso da gente se decepcionar com um livro ou esperar mais do que ele pode nos oferecer. No fim das contas, acredito que seja o tipo de leitura apenas para entreter e que não acrescenta nada e nem sensibiliza. Mas a capa é linda mesmo!

    ResponderExcluir
  9. Ah, que pena que você não gostou Giulia. Pela sua resenha tive a impressão do livro não ser realmente nada demais.. mas às vezes gosto de histórias "fáceis" de serem lidas para passar o tempo. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  10. Gente como assim??? Cheio de clichês??? Mal escrito e sem prender a sua atenção, aff, já nem pego. A capa e a sinopse parecia ser até bonitinha(confesso que de cara me desencantei com a sinopse) mas acho que o público-alvo dessa leitura sejam os jovens de 16 17 anos não??? Porque achei tãaaaaaao colegial o carinha perder o cargo de rei do baile e ficar com os perdedores!!! Isso por si só já me deixou avessa ao livro!!!

    ResponderExcluir
  11. Ai Giulia que pena que você não gostou :/ Quando li a sinopse do livro esses dias fiquei tão empolgada, achei que seria um livro maravilhoso e tocante, o que parece não ter acontecido. Sua resenha foi a primeira que li a respeito do livro. Acho que perdi o encanto pela leitura e desanimei total. Se tiver a oportunidade lerei, senão deixarei passar.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Nunca tinha lido uma resenha sobre este livro, mas não me interessei muito pela história.

    ResponderExcluir
  13. Uma pena quando o livro não agrada por completo, né? =(
    Mas enfim, tenho ele e espero ler em breve.. pois a história em si me chama a atenção e parece interessante. Mas lerei sem muitas expectativas.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!