22 março 2014

[Resenha Premiada] Presságio - O Assassinato da Freira Nua - Leonardo Barros

leonardo barros
Título: Presságio - O Assassinato da Freira Nua
Autor(a): Leonardo Barros
Editora: Novos Talentos / Novo Século
Gênero: Policial
Sinopse: Alice tem 26 anos e, desde a adolescência, é atormentada por presságios. Desacreditada por psiquiatras, ela é considerada psicótica, até que uma de suas visões a possibilita desvendar um misterioso homicídio. A polícia atribui a autoria do crime ao Beato Judas, um assassino serial de freiras, mas a descrição do suspeito não se parece em nada com o homem que ela viu em sua premonição. Agora, Alice terá de correr contra o tempo para provar que não é louca e para evitar que o assassino faça uma nova vítima. Suspense, misticismo e sensualidade se misturam neste fantástico thriller policial que parece ter a capacidade sobrenatural de manter seus leitores alucinados da primeira à última página.
Li esse livro há 1 ano. Sem brincadeira, foi o meu recorde de enrolação de resenhas. Na verdade, era pra eu ter feito um vídeo pra vocês verem minha cara de empolgada, com a minha camisa e tudo, mas cadê que rolou? Sumiu a câmera, depois sumiu o carregador, depois sumiu a blusa, depois sumiu a inspiração (já achei tudo, inclusive o quarto item, por isso vim escrever).



Gente, como eu tava mais gordinha! De lá pra cá já perdi uns 7 kg. rs!


Essa foto foi na Bienal do Rio, quando tive o prazer de conhecer o autor Leonardo Barros pessoalmente. Além de muito talentoso na escrita, ele é um comediante! Morri de rir com as palhaçadas que fazia/falava. Mas chega de lero lero e vamos ao que interessa.

Presságio é um livro que conta 2 histórias simultaneamente: a vida de Alice e as investigações do assassinato da freira nua.

Alice tem o dom da clarividência, mas é taxada de louca, inclusive pelos vários psicólogos e psiquiatras que já a trataram. Mas as coisas pioram quando ela resolve se meter nas investigações de outra morte; uma colega é assassinada durante uma festa à fantasia, e estava caracterizada de freira. Para a polícia, se trata de um serial killer, logo o suspeito é o mesmo do primeiro caso, mas Alice tem certeza de que eles estão enganados, pois teve uma visão do homicídio.

A princípio, a única ligação entre os núcleos é a "coincidência" das mortes: uma freira morta e encontrada nua. No decorrer do livro, as coisas vão se encaixando, as histórias vão se cruzando, e Alice passa por várias aventuras e enrascadas para provar que está certa. Lá no final, obviamente, você descobre a verdade, amarra todas as pontas e fica de queixo caído.

O livro é pra ser lido numa tacada só. Além de ser fininho, é impossível parar! Eu estava com sono e com fome, mas não consegui dormir nem comer até a última página. Tem suspense, tem a parte policial, mas o que me marcou foi a Alice. Ela já era considerada doida, afirma que a polícia está errada com base em um presságio e resolve provar que tem razão sem apoio de ninguém. Já estava nervosa me imaginando na pele dela.

O assassino não me surpreendeu muito - era o meu principal suspeito -, mas os motivos que o levaram ao crime sim. Não esperava que o desfecho se desenrolasse daquele jeito.

Gostei, recomendo e leria outro livro do autor. Mas preciso confessar que Presságio me deixou um pouco confusa. Parece contraditório eu dizer que amei o final se justamente ele deu um nó na minha cabeça. Depois que li, fui tirar umas dúvidas com o autor, e ele me esclareceu tudo. Copiei um trechinho do nosso diálogo pra vocês. "A ficção policial apresenta para o autor um constante desafio: se a história é simples, fácil de entender, se torna banal e pouco desafiadora para o leitor; se é confusa demais, torna o final imprevisível, mas, em contrapartida, pode gerar desentendimento." Foi exatamente o que aconteceu comigo: fiquei surpresa, mas confusa.

O autor tem outras obras publicadas na Amazon. E me disse que está com um livro novo que mistura fantasia, suspense e História. Mal posso esperar! Torcendo muito pra que ele encontrei logo uma editora!

Se você ficou curioso, aproveita a promoção da Saraiva. Simplesmente o livro já está há 8 semanas entre os mais vendidos! Isso mesmo que você leu!!! Já dá pra ver que tem muita gente gostando, recomendando e comprando.

E você ainda pode tentar a sorte aqui, na nossa Resenha Premiada. Que tal? Não deixe de comentar e participar do sorteio!



a Rafflecopter giveaway

29 comentários:

  1. é muito interessante por se tratar de um livro nacional, mas eu Thaila não leria, não curto esse lado policial da obra, esse suspense não são gêneros que me atraiam que me façam vibrar
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, eu também não gostava de nada policial ou de suspense, até que li os livros da Bianca Carvalho. São simplesmente viciantes! ♥ Depois disso passei a adorar. rsrsrsrs!

      Excluir
  2. Que orgulho que dá ao ver um autor nacional escrevendo um livro tão bacana!
    Adoro o estilo, ainda mais quando há essa mistura de "loucura" com mistérios, policial, assassinato, etc. Parece viciante mesmo!
    Espero ter a chance de ler um dia desses.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, aproveita a promoção da Saraiva! 10 dilmas num livro que vale a pena. ;)

      Excluir
  3. Participando :) amo thriller policial ...

    barbaramonteiro.18@outlook.com

    ResponderExcluir
  4. Oba!!! Participando... O livro parece ser ótimo, tem uma temática bem interessante. Estou bem animada e ansiosa para lê-lo. A resenha deixou claro que esse é o tipo de livro que te prende, e faz você "devorar" todas as suas páginas em horas. Esse eu quero! Torcendo muito para mim ganhar.

    aliner.teixeira@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Continue na torcida. Vc vai ver que o livro é mesmo muito bom!

      Excluir
  5. Geralmente não participo de sorteios, mas esse livro me parece ser tão bom! E nacional! Que orgulho ter um escritor assim entre nós

    http://pequenamiia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miah, procure mais sobre a literatura nacional, temos muitos autores bons (e mais ainda ruins, mas ignora. rs)!

      Excluir
  6. Oi Giulia, já li este livro faz tempo também. Achei legal a escrita do Leo e a premissa do livro, principalmente a forma com a qual Alice tem seus presságios.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem comentei da forma porque né? rsrsrsrs! Muitcho louca!!! kkkkkkkkk

      Excluir
  7. Noossa parece ser super bacana o livro! Fiquei curiosa pra ler. Curto muitos livros assim, que você vai lendo e pensando uma coisa e quando chega no final que você junta tudo, fica boquiaberta! hahhaaha Gostei bastante dessa capa, só espero que a história n seja tão aterrorizante por que eu sou muiito medrosa!
    Aaah flor, relaxa não é só você que é enrolada pra fazer resenha! Muito prazer! EU também sou! hahahaha Mas você bateu o record! kkkkk

    Beijos!

    Meu Diário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu bati todos os recordes possíveis. kkkk
      A capa assusta, mas a história não. Pode ler tranquila. ;)

      Excluir
  8. Parece muito interessante! Suspenses policiais precisam mesmo ser bem escritos para não acontecer o que você contou, a narrativa tem que ser interessante mas de modo que se consiga entender. Achei muito legal o fato de o livros estar vendendo bastante, é muito bom para os autores brasileiros. Acredito _e já vi acontecer também_ que muitas pessoas tem preconceito e não leem livros nacionais, julgam como ruins e nem se dão ao trabalho de ler uma resenha, é fato que os títulos internacionais tem muito mais destaque (publicidade tbm) por aqui, então acho muito bom que o autor tenha obtido sucesso! Que ele consiga muito mais e que se abra mais espaço para os escritores brasileiros, nós leitores temos que dar crédito pra eles também, pois muitos acredito eu, tem o sonho de serem escritores também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sempre fui uma apoiadora da literatura nacional, mas também já me decepcionei bastante. Além da questão da publicidade, tem outro fator que conta muito. Os livros estrangeiros que chegam ao Brasil de certa forma já fizeram sucesso lá fora, então a chance de dar certo por aqui aumenta. No entanto, não temos acesso aos livros que não estouraram por lá, como acontece por aqui. Temos que dar crédito à literatura nacional, mas cientes de que as chances de lermos um livro ruim são grandes.

      Excluir
  9. Gostei da temática da história ,não conhecia o autor,gosto do gênero, coloquei na minha lista ,por que não valorizar nossos autores brasileiros,que ele tenha muito sucesso!
    Beijinss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Compre logo, Rose! Tá baratinho. ;) Se já gosta do gênero, vai amar Presságio!!!

      Excluir
  10. Oi, Giu.
    A espera valeu a pena!
    Adorei a resenha!
    Gosto muito dessa foto, sabia? ;)
    Obrigado pela divulgação!
    Desejo boa sorte a todos os participantes do sorteio!
    Beijo! :)

    ResponderExcluir
  11. Um livro com cara deHarlan Coben que eu amooo...
    Adorei saber que é nacional.
    Eu sempre acerto minhas suspeitas quanto aos assassinos... hehe...
    Será que vou desta vez?
    Fiquei curiosa para saber o motivo e fiquei com raiva pela Alice por ela ser taxada de louca...
    Adorei a resenha; tramas cheia de suspense e mistério me agrada muito.
    A estória tá com cara de filme... muito boa!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  12. Descobri esse autor através do seu blog, depois disso uma amiga me emprestou o livro e eu simplesmente adorei! Super vale a pena.

    ResponderExcluir
  13. Eu quero esse livro Giuli a vou comprar

    ResponderExcluir
  14. Gente só lendo pra entender né?? Conheci o livro (mas ainda não li) num grupo de debates de livros e as opiniões são bem divergentes(alguns amam e outros odeiam pela questão da linguagem), eu assim como todo leitor voraz quer ter a oportunidade de ler e questionar pra saber se procedem as opiniões, quem sabe eu não ganhe ele aqui né???

    ResponderExcluir
  15. Oi Giulia, tudo bem? Primeiramente gostaria de falar de adorei a resenha e o que me chamou a atenção nesse livro foi justamente o fato do autor ser brasileiro. Como adoro o gênero Policial, acho que iria ter uma boa história com a Alice, além de mesclar com todo o suspense. Não poderia discordar do diálogo com o autor, já que uma obra policial deve ser bem escrita sem deixar muitos "furos" que podem acabar com todo aquele mistério que ronda a trama. =D

    Abraços!!!
    Gustavo Demétrio

    vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Menina você consegue estar pior do que eu! Um ano? Antes tarde do que nunca, já dizia o ditado. Gosto de livros policiais, e com certeza vou dar uma olhada neste.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  17. Acho demais poder ler livros que não são muitos famosos, e também por ser de um autor nacional, pois acho importante prestigiar os nossos autores!!Amo livros deste gênero e confesso que tenho este livro na lista de desejados!! E depois de saber que você gostou fico ainda mais animada pela leitura!!
    Beijos ♥

    ResponderExcluir
  18. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Resenha muito boa, abordando o conteúdo de forma simples e inteligente, facilitando o entendimento dos leitores.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Nossa, muito bom saber que é um autor nacional. Fiquei super curiosa p ler...adoro genero policial!!

    Bjoss

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!