11 abril 2014

[Resenha] The 39 clues - O Labirinto dos ossos - Rick Riordan

o labirinto de ossos
Título: O Labirinto dos ossos (The 39 Clues #1)
Autor(a): Rick Riordan
Editora: Ática
Gênero:
Nº de pág: 240
Sinopse: Imagine se você descobrisse que faz parte de uma família de personalidades que mudaram a história. E imagine se, no minuto seguinte, você tivesse que escolher entre herdar um milhão de dólares ou a primeira de 39 pistas para encontrar o maior tesouro do mundo. Essa é a decisão que os órfãos Amy e Dan Cahill devem tomar em apenas cinco minutos. Os irmãos queimam seus cheques e se lançam na busca das 39 pistas. O que eles nem imaginam é que seus maiores inimigos serão os próprios Cahill, uma família dividida em clãs e capazes de qualquer trapaça para chegar ao tesouro.

Sabe aquele livro que você não consegue largar até chegar à última página e quando chega fica triste porque acabou? Este é um deles, mesmo sendo uma aventura infanto-juvenil, "The 39 clues" ganhou meu coração!

Eu descobri essa série no blog da Fernanda Assis (Viagem Literária) há muito tempo, fiz uma troca no skoob em seguida e até agora ele não tinha saído da estante, uma pena e agora me arrependo disso.

The 39 clue é uma série de 10 livros, onde cada um deles tem um autor diferente e conta as aventuras dos irmãos Dan e Amy Cahill órfãos que acabaram de perder também a sua avó materna, uma Cahill milionária que além de segredos possui muitos herdeiros. Grace Cahill desafia seus herdeiros e deixa a cada um deles, 1 milhão de dólares ou, em troca dele, a primeira de 39 pistas que os levarão a descobrir o maior segredo da humanidade, segredo esse que tornará seu descobridor a pessoa mais poderosa e influente de todo o mundo.

Alguns herdeiros escolhem o dinheiro, porém, outros como Dan e Amy, que não têm nada a perder, escolhem as pistas. Entretanto, os irmãos Cahill são apenas 2 crianças em um jogo muito perigoso contra parentes ardilosos em um caça ao tesouro pelo mundo que colocará suas vidas em risco muitas e muitas vezes.

Rick Riordan (autor da série Percy Jackson) é quem escreve esta fantástica primeira aventura e nos propõe uma versão escrita excelente do filme "A Lenda do tesouro perdido". De forma inteligente o livro nos apresenta uma aventura pela história dos EUA, onde traz neste primeiro volume informações inusitadas de Benjamin Franklin e sua vida como cientista, como por exemplo, que ele foi o criador do pára-raios.

Amy e Dan tem apenas 14 e 11 anos respectivamente, mas são aquele tipo de crianças extremamente inteligentes e isso fez com que eu amasse o livro, admiro muito crianças e pré-adolescentes que leem e que são estudiosos. O livro é ágil, inteligente, perspicaz e a aventura e informação vêm na medida certa.

Super recomendo a leitura desta série que, embora longa, mescla conhecimentos históricos e ficção em um dos melhores infanto-juvenis que já li. Se você tem um filho, um sobrinho, ou um adolescente e deseja que ele se interesse pela leitura, aqui está a solução. Acredito que este e os demais livros da série poderiam e deveriam ser leituras indicadas pelas escolas, com certeza é disso que nossos jovens precisam para se apaixonarem pela leitura.

Ah e para você que é jovem de espírito mas não de RG, não se preocupe, esta é uma leitura indicada a adultos também, confesso que aprendi muita coisa com ele. Além de ler a série cuja pretendo fazer a coleção, irei guardá-la para ler com meu filho assim que possível.

Você conhece essa série? O que achou? Me conte nos comentários!!!

Beijos

15 comentários:

  1. Oi Chrys, tudo bem?

    Já li quase toda a série, porém falta somente o último - #tristeza. Contudo, o primeiro foi um dos que mais gostei, talvez seja pela escrita já conhecida do Rick Riordan, que além de tudo, é bastante fluída e intrigante. The 39 Clues acabou me conquistando justamente pela mesclagem que você citou: o histórico com a ficção. Espero ler o último ainda esse ano e além disso, há uma saga posterior a essa chamada: "The 39 Clues: Cahills vs. Vespers", que também almejo ler algum dia. Espero que goste dos próximos volumes! =D

    Abraços!!!
    Gustavo Demétrio

    ResponderExcluir
  2. Chrys, meu filho tem esse livro há algum tempo. Compramos quando ele ainda lia, rsrs, sugestionado pela mãe. Ele mesmo escolheu, mas nunca leu. As obrigações escolares e as diversas seduções dos jogos online, vídeo game e internet... vc nem imagina como é uma bênção um adolescente ler hoje em dia! Deus sabe como insisto para ele ler, mas a resposta é sempre que já tem os livros obrigatórios da escola - que não são nem um pouco atraentes nessa fase.

    Adorei sua resenha! Não sabia que, além da grande aventura, do mistério, tb tem informação na trama! Achei legal as crianças trocarem o dinheiro pelo sabor da descoberta. Já sei que vou torcer por eles e sofrer com eles até o fim.

    Quem sabe, dessa vez, consigo arrastar o meu filho pra ler comigo?
    Continue trazendo dicas de leitura para nossos filhos. Beijão!

    ResponderExcluir
  3. Chrys é tão bacana quando a história nos prende assim, com essa doçura e solidez! o enredo também é bem inovador o que torna a trama ainda mais legal
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Flor esse me pareceu meio que um tanto infantil, e fico meio relutante a ler esses livros (pelo menos agora estou em um período de querer leituras mais densas e mais difíceis) mas já coloquei ele na minha lista de livros ara distrair ou ler em férias. Obrigada pela dica

    ResponderExcluir
  5. Nossa Chrys, o Rick tem outros livros? Não tinha ideia! Adorei a premissa desse. Aparenta realmente ser uma aventura viciante. Valeu a dica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Eu não conhecia não, e fiquei interessada. Aliás, gosto da forma como o RR nos envolve em suas aventuras, fica difícil mesmo largar os livros.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  7. Já ouvi falar dessa série, mas como são muitos livros e são diversos autores que escrevem, acabei desistindo dela.
    Li os dois primeiros livros de Infinity Ring que é no mesmo estilo de The 39 Clues, ou seja, muita ação e aventura e cada livro escrito por um autor diferente, e não gostei tanto assim.

    ResponderExcluir
  8. Acho que eu sou velha de RG e de espírito! rs
    Não consigo gostar de livros nesse estilo, não sei nem o motivo ao certo.
    Consigo ver muitos pontos positivos e até indicaria para conhecidos que sei que curtem, mas acabo não me interessando pela premissa e tal.
    bjs

    ResponderExcluir
  9. Ainda não li nada do Rick :/ adorei a premissa desse livro só não fiquei empolgada com a quantidade de livros que compõe a série, só em pensar que a série tem 10 livros já me dá um treco (ando fugindo de séries)

    ResponderExcluir
  10. Ainda não li essa serie. Mas fiquei super curiosa pela fato dela misturar ficção com fatos reais e é claro dela ser do meu autor maravilhoso: Rick Riordan. Creio que são aventuras emocionantes. Achei bacana o fato de haver 39 pistas (confesso que quando li o título fiquei sem entender hehe) que os levarão a descobrir o maior segredo da humanidade.

    Beijos

    Meu Diário

    ResponderExcluir
  11. Eu não conhecia. Achei interessante que cada livro é escrito por um autor diferente, é bastante desafiador pois você pode amar a narrativa de um e odiar a de outro. Gosto de história sobre tesouros, ficção e "adolescentes", acredito que os personagens devem evoluir ainda mais conforme vão envelhecendo nos próximos nove livros. Crianças inteligentes são mesmo incríveis! A Amy desta história me lembrou a Amy da trilogia A Passagem, aquela garotinha é fantástica, se essa Amy — the 39 — for assim também, acho que vou ler esse livro!

    ResponderExcluir
  12. 10 livrros? Terei que ler 10 para saber qual é o maior segredo da humanidade... este tal tesouro, é isso?
    Confesso que isso me desanimou, porque tenho tantos livros pra ler e dentre eles tantas outras séries...
    Eu adoro estórias infanto-juvenis. Para mim são as melhores...
    Esta aventura parece de tirar o fôlego...
    Adorei, espero ter a oportunidade de ler logo... Já lançaram quantos livros? Espero que todos, hehehe... vou até pesquisar e ver se tem promoção do box completo.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Ahhh como eu não conhecia esse livro? Eu adoro os livros do Rick Riordan, essa série parece ser muito divertida, uma leitura gostosa, eu gosto muito de livros infanto-juvenis, e tenho certeza de que The 39 clues, vai me agradar muito, obrigada por esse achado hehehe.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  14. Olá querida...Difícil não se encantar com este livro depois de ler tua resenha!!Creio que deve ser um livro que faz a gente "devorar" a historia, e apesar de ser uma série fiquei super interessada, ótima resenha!!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Ainda não conhecia a série mas achei bem interessante, principalmente por cada volume ser de um autor e uma nova aventura! Este primeiro livro parece ser mesmo cativante e agradar todo tipo de leitor, apesar de ser um infanto-juvenil.. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!