31 julho 2014

[Resenha] Se eu ficar - Gayle Forman

gayle Forman
Nome do livro: Se eu ficar
Autor(a): Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
Nº de Pág: 224
Classificação: 
Sinopse: Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais – mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... e o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente – e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 

Esse livro já fazia parte de meus desejados, mas confesso que fui sempre deixando para depois e o depois virou nunca, rs. Daí a Editora Novo Conceito resolveu relançar, alterou a capa - o que ameeeei - e, mês que vem, teremos a adaptação dele para o cinema. Pronto, preciso dizer que li no mesmo dia em que chegou aqui em casa?

"Se eu ficar" conta a história de Mia, uma adolescente de 17 anos que tem a vida e a família que qualquer um pediu a Deus. Seu pai é um ex baterista de uma banda de punk rock, sua mãe uma amante do estilo e seu irmão Teddy, que tem 7 anos, está seguindo os passos do pai. Ocorre que, Mia tem um gosto musical um tanto quanto diferente do restante de sua família, ela é apaixonada por música clássica e toca violoncelo.


A paixão pela música a impulsionou a conhecer Adam, um garoto 1 ano mais velho que ela, mas que fazia a mesma aula de música durante o ensino médio. Adam era a sensação das garotas, mesmo porque, era vocalista em uma banda de porão que agora estava deslanchando.

Numa manhã em que a neve cobria 3cm das ruas e estradas, fora decretado feriado. Estando todos de folga, fizeram planos de visitar um casal de amigos e os avós. Porém, no caminho, um caminhão bate no carro em que eles estavam, matando instantaneamente a mãe e o pai dos irmãos. Mia e Teddy, gravemente feridos, são levados a hospitais diferentes.

Mia está fora de seu corpo, consegue ver e ouvir a todos que estão em sua volta e vai onde seu corpo é levado. Embora não sinta dores físicas, ela descobre que é ela quem dá as cartas por alí, devendo escolher entre partir com sua família ou permanecer em um mundo onde eles não mais existem.
"-Não duvidem nem por um minuto que ela consegue ouví-los - diz ela. - Ela tem consciência de tudo o que está acontecendo. (...) - Vocês podem achar que são os médicos ou as enfermeiras ou todos esses equipamentos que controlam o show - diz ela, gesticulando na direção dos aparelhos. - Nã-não. É ela quem controla o show. Talvez, ela esteja só esperando a hora certa. Por isso, conversem com ela. Digam que pode usar o tempo que for necessário, mas que volte, porque estão esperando por ela."
"E é enquanto reflito sobre isso que penso sobre o que a enfermeira disse. É ela quem comanda o show. E, de repente, entendo a pergunta que vovô fez à vovó. Ele também tinha ouvido o que a enfermeira disse. E compreendeu a mensagem antes de mim.
Se eu ficar. Se eu viver. A escolha é minha."
**********

Não demorei 30 minutos para pegar esse livro na mão após a caixa da Editora ter chegado aqui em minha casa, e não me arrependo. Muito embora eu o tenha terminado frustrada, o livro trouxe muitas reflexões do que realmente vale a pena na vida, do que é felicidade e do que é uma família unida. 

O livro intercala o presente, enquanto Mia vê tudo que acontece com seu corpo físico e com quem está junto a ele e flashbacks relacionados aos momentos em que está vivendo de forma a nos apresentar sua história até aquele momento.

O livro todo acontece em menos de 24 horas e ao contrário do que vocês possam pensar e do que o trailer do filme está deixando claro, imaginei o livro bem mais dramático. Eu que sou uma manteiga, não cheguei a chorar.

Fiquei em êxtase pelo conteúdo musical contido no livro, diversos momentos são regados à muita música clássica, um estilo que aprendi a gostar com a maturidade e que, portanto, me ajudou a incorporar e dar vida à leitura. Criei uma playlist com as músicas citadas pela Mia, quem quiser conhecer, basta clicar aqui.

Me apaixonei muito mais pela amiga da protagonista do que por ela em si, a Kim é madura, sensata e fala as coisas certas na hora certa, me ganhou. Os pais da Mia são um sonho, literalmente, rs, compreensivos demais, chegam a ter atitudes mais hipongas que de um  típico casal rockeiro; cabelo comprido, parto natural, extremamente liberais, só podem soar como pais utópicos.

Já o Adam só me ganhou no final, ao contrário dos avós de Mia, que desde o começo me pareceram aquele casal de velhinhos fofo de cabelinhos brancos e mirradinhos que não se desgrudam. Me emocionei horrores quando eles dão as mãos e partem para enfrentar a trágica situação, de modo que transmitiram, claramente, aquele apoio que esperamos ter de nosso(a) companheiro depois de uma vida inteira compartilhada.

Teddy é uma graça, espirituoso, me peguei rindo com muitas de suas frases. O relacionamento dos irmãos é invejável, o desejo de todos os pais e mães.

Se ela escolheu ficar ou não, não posso lhes adiantar. Espero que leiam, e o motivo de minha frustração não tem nada a ver com a qualidade, mas sim, com o que de fato aconteceu ou não aconteceu, rs. Uma opinião completamente subjetiva e que vocês podem achar exatamente o contrário.

Ela deve ficar e viver "sozinha", sofrer todos os dias por não mais sentir o cheiro, ouvir e tocar as pessoas que mais amava, mas ter a chance de conhecer o que o futuro reserva a ela, ou partir e talvez, estar com aqueles que ama? O que você faria?





Espero que leiam e me contem o que esperam e do que gostaram!

26 comentários:

  1. pelo visto a leitura é super emocionante e fascinante, eu não consigo deixar de me sentir apaixonada por sua capa e enredo... minha vontade é ler imediatamente, mas ainda não tenho
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Estou louca para ler esse livro, assisti o trailer no cinema e me apaixonei de cara. Mas,como soube que tinha livro, decidi esperar para comprar e ler.

    http://renata-filosofando.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Já tinha visto este livro por aí, mas ainda não conhecia o enredo. Lendo sua opinião, me pareceu ser uma ótima estória, com passagens que fazem o leitor refletir, fiquei curiosa! Realmente, essa é uma decisão difícil a ser tomada, fiquei com vontade de acompanhar e saber o que a personagem decidirá.
    Gostei muito do trailer, bem legal mesmo. :)
    beijos ♥
    nuclear--story.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Chrys, tudo bem?

    Fiquei conhecendo esse livro depois do anúncio do filme. Apesar de não gostar muito de livros emocionais, acabei gostando de sua premissa. A história pareceu-me interessante, além disso, como ainda não li, acho que iria ficar imaginando a Mia a imagem da Chlöe Grace, que irá interpretar a personagem no longa. Enfim, eu particularmente não gostei da capa, mas isso é menos importante. Ótima resenha!! o/

    Abraços,
    Gustavo Demétrio
    Vida de Leitor - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee
    Desde que a editora anuncio o lançamento estou interessada em ler esse livro e pretendo fazer isso antes da estreia do filme.
    Estava esperando muito drama,daqueles que te fazem derramar lágrimas mas acho que a história vai seguir em um ritmo mais calmo.E que grande dilema é esse de Mia,fico imaginando o que ela vai escolher.
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Vi esse livro/filme no cinema quando fui assistir A CULPA É DAS ESTRELAS, daí fiquei enlouquecida, mas não tive chance de ler ainda, mas já vi em outros blogs que ele tem continuação, então já imagino qual decisão ela tenha tomado! Mesmo assim quero ler!

    ResponderExcluir
  7. Carambolas, Chrys. Eu tava decidida a ler primeiro um dos nacionais da caixa, mas agora já fiquei na dúvida. Eu não concordo com essa coisa de espírito fora do corpo e tal, mas vou encarar como uma fantasia, uma licença poética. Espero também ter reflexões sobre a vida como vc teve. E já quero saber se ela ficou ou não. Rs
    Beijinhos!
    Giulia - prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Ola lindona eu acabei lendo em inglês mesmo de tamanha curiosidade que estava com relação a esse livro, também não chorei mas o livro deixa as emoções a flor da pele , nos faz repensar o quanto é importante cada minuto que vivemos sejam eles momentos simples de riso, alegrias. Eu amei o livro não vejo a hora de assistir o filme , e ler a sequência .

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Owmmm *u* amei a resenha. Necessito desse livro na minha estante agora mesmo! É muito difícil essa decisão, noooossa! mas espero que independente do que ela escolha, estarei torcendo pela felicidade dela.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  10. Owmmm *u* amei a resenha. Necessito desse livro na minha estante agora mesmo! É muito difícil essa decisão, noooossa! mas espero que independente do que ela escolha, estarei torcendo pela felicidade dela.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  11. Chrys-sua-linda, essa é a segunda resenha de Se Eu Ficar que leio, mas – como sempre – sua opinião torna tudo mais apaixonante! Eu estou mega ansiosa para ler o livro e o achei lindo demais quando a NC enviou, com aquele super-kit tão fofo, mas estou lendo alguns livros de Book Tours e de parcerias… Terei que deixar para depois. De qualquer modo, saber que o livro é tão bom quanto parecia me encanta! Eu acho que apreciarei a história, que faz valorizar a vida e as pessoas que amamos. Gosto de histórias assim, que despertam o melhor de nós. :D
    Estou ansiosa para me aventurar nas suas páginas como você! (rs)
    Beijos, linda!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Sério que você já leu?! E a minha caixa ainda nem chegou ...
    Eu espero não ir com muitas expectativas porque eu gosto bastante dessa coisa inexplicável que trata o livro, espero que isso seja explorado na história, e não apenas a questão dela ficar ou não.
    The Mission é o tipo de som que gosto pra ler, bem relaxante e tranquilo, já anotei e vou ler o livro ouvindo essa música.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  13. Olá

    Ainda não decidi se vou ler esse livro, por enquanto tenho interesse apenas pelo filme. Se ele for bom vou dar uma chance à leitura.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  14. Oi Chrys, tudo bem???
    Para tudo, esse é o meu desejo de consumo literário no momento, risos.. Fiquei com o coração na mão lendo sua resenha!!! Não me diz que ela escolheu ir embora??? Essa sua frustração me leva a crer que sim. Algo me incomodou, pelo o que escreveu, tanto ela quanto Adam não lhe conquistaram, acho que estou com expectativas altas demais para ler esse livro.
    Esse relacionamento da família dela pelo o que escreveu, é o diferencial da obra.
    Mesmo assim, quero muito ler. Adorei a resenha.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Ah, Chrys, que resenha caprichada e instigante! Estou com o ebook e não posso adiar. O tema me agrada muito!
    Tive algumas experiências com pacientes em coma quando fazia estágio em UTI. E tem cada história! Qualquer hora te conto.
    É um momento extremo para a protagonista. Acredito sim que alguém em coma perceba tudo. Afinal, o cérebro comanda o corpo, mas a alma comanda tudo. Não somos corpo físico, somos almas evoluindo...
    Imagino o dilema dela... deixar o irmão aqui ou viver com a ausência dos pais? É muita coisa pra gente indagar e vc bem sabe que adoooooooorooooo livros que me façam refletir.
    Furando a fila imediatamente. Quero saber o q vc não gostou.
    Beijoooooo!

    ResponderExcluir
  16. Oi Flor!
    Que bom que leu assim que chegou! Eu vi o trailer e fui correndo ler o livro em ebook! Também não me arrependi! É muito bonito! Espero que venha logo o segundo!
    Parabéns pela resenha!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  17. Curto muito música clássica também, apesar de não entender nada do assunto. Que bom que o estilo está presente no livro! Adorei saber que ele te fez refletir, apesar do final ter sido frustrante... você não é a primeira pessoa que me diz isso, por isso resolvi ler só depois do lançamento do filme, quando o outro livro já vai estar quase sendo lançado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Você já leu? Minha caixa nem chegou ainda :/ Mas assim que chegar vou fazer a leitura em breve. A capa do livro ficou muito bonita e o trailer é bem emocionante. Eu estou com muitas expectativas, mas vou tentar me controlar para não me decepcionar. Estou curioso para saber o que vai acontecer.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  19. Olá, confesso que quando esse livro foi lançado,
    não me interessei muito pela a narrativa, não sei,
    não me fisgou, a capa é linda e o título é bem chamativo,
    mas tenho dúvidas. Bem, gostei de saber sobre a história,
    adoro livros que soltam música na leitura, faz com que agente
    vá atrás para ouvir, pela sua resenha me parece que deve ser um
    livro bom, com momentos alegres, divertidos, tristes. Mas não sei,
    acho que vou querer assistir ao filme invés de ler,

    bjs

    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá!
    Quero muito ler esse livro.
    Parece ser uma história muito interessante e com temas que levam o leitor pensar.
    Vamos ver qual será a minha opinião e que parte você se decepcionou.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Toda vez que vejo esse livro fico com os olhos brilhando, desde quando eu vi que o filme seria lançado, fiquei interessada no livro, pois até então, eu não fazia ideia dessa história :c Acredito que é um livro lindo e que tem muito a nos ensinar, mas não sei se conseguirei ler o livro antes de ver o filme, o que é trágico, pois eu não gosto de ler depois de assistir algo :'/
    Enfim, adorei sua resenha, ficou ótima *-*

    Beijos :*
    Larissa - Srta. Bookaholic

    ResponderExcluir
  22. Oieee, preciso muito ler esse livro, não costumo furar minha lista de leitura, mas confesso que terei que gastar o que não tenho para comprar o livro e vou ter que pedir desculpas para os livros de resenha e colocar ele na frente, quero muito ler, ainda não conhecia o livro e me interessei depois de assistir ao teaser e ao trailer do filme, fiquei muito curioso para conhecer a história, quero muito assistir ao filme, porém quero ler o livro antes rsrs. A capa ficou maravilhosa, a editora está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Chrys! Estou ansiosíssima pra ler esse livro de tanto que vi as pessoas falarem bem dele. Olha, esses pais utópicos com certeza vão me encantar, porque quero ser assim quando tiver meus filhos rs
    Realmente estou curiosa para saber se ela escolhe ficar ou partir. Espero ler em breve.

    Beijos
    Rayssa
    http://diariosdleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. EU PRECISO DESSE LIVRO! QUE INVEJA BRANCA, haha. O enredo parece ser daqueles que prende o leitor e que faz ser impossível largar o livro. Depois que eu li na sua resenha que o livro se passava em 24h, fiquei ainda mais entusiasmado (adoro livros com muitos detalhes!).

    Espero poder adquirir meu exemplar o mais rápido possível.

    Até logo.
    Sergio Henrique

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    Só fiquei sabendo desse livro através da ação da novo conceito e agora lendo sua resenha entendo a loucura do povo por ele, agora terei que furar a imensa fila de livros que tenho para comprar e ter me breve ele em mãos, antes do lançamento do filme.
    Ótima resenha
    Beijos
    As Leituras da Mila

    ResponderExcluir
  26. Oi Chrys, tudo bem?? Gostei muito da resenha do livro, ficou muito boa. E estou ainda mais curiosa para ler. Fiquei tão feliz quando ganhei o sorteio aqui do blog e não vejo a hora de chegar logo!! Realmente pelos trailer, parece bem mais dramático.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!