Nome do livro: Dias Perfeitos
Autor(a): Raphael Montes
Editora: Companhia das Letras
Nº de Pág: 280
Classificação:
Sinopse: Téo é um solitário estudante de medicina que divide seu tempo entre cuidar da mãe paraplégica e examinar cadáveres nas aulas de anatomia. Durante uma festa, ele conhece Clarice, uma jovem de espírito livre que sonha tornar-se roteirista de cinema. Ela está escrevendo um road movie sobre três amigas que viajam em busca de novas experiências. Obcecado por Clarice, Téo quer dissecar a rebeldia daquela menina. Começa, então, uma aproximação doentia que o leva a tomar uma atitude extrema. Passando por cenários oníricos, que incluem um chalé em Teresópolis e uma praia deserta em Ilha Grande, o casal estabelece uma rotina insólita, repleta de tortura psicológica e sordidez. O efeito é perturbador. Téo fala com calma, planeja os atos com frieza e justifica suas atitudes com uma lógica impecável. A capacidade do autor de explorar uma psique doentia é impressionante – e o mergulho psicológico não impede que o livro siga um ritmo eletrizante, repleto de surpresas, digno dos melhores thrillers da atualidade. Dias perfeitos é uma história de amor, sequestro e obsessão.
Peguei esse livro ontem, após tantos elogios da Paty e da Manu, terminei agora cedo. Sim, rápido assim. Muito embora o livro seja recheado de cenas fortes e tensas você se vê obrigado a virar página após página para saber o final de Téo e, apesar de eu ter previsto o desfecho, o desenrolar dele foi surpreendente, conheça "Dias perfeitos" de Raphael Montes.
Teodoro é um estudante de medicina que cuida da mãe paraplégica e tem como melhor amiga, o cadáver da aula de anatomia, a Gertrudes. O garoto era estranho, não gostava de ninguém, não nutria nenhum afeto para sentir saudades, sentia-se um monstro. Numa tarde, obrigado pela mãe a ir a um churrasco de suas amigas, Téo acaba conhecendo Clarice, uma garota espevitada, falante e dona de uma beleza exótica.
Téo consegue o número da garota, descobre onde estuda e onde mora e a partir daí, se torna obcecado por ela, seguindo-a incansavelmente. Ele faz isso sentindo-se um gênio e a salvação da moça, porém, quando ela o rejeita, desperta nele aquele monstro adormecido a vida inteira. Disposto a fazê-la enxergá-lo e amá-lo, Téo bate repetidamente na cabeça dela com um livro, deixando-a desacordada, a coloca dentro de uma mala e a leva para sua casa. Dopa a garota com o remédio para dormir da mãe e sai para conseguir pertences básicos, como algemas e mordaças no sex shop e furtados do laboratório da faculdade.
Não podendo ficar ali por muito tempo, pois seu cachorro a denunciaria, ele dopa o cachorro a ponto de matá-lo (sem sentir o menor remorso) e decide fazer a viagem que Clarice estava prestes a fazer quando ele a sequestrou. Em meio a muitas aplicações de anestésicos e presa às algemas, o casal seguiu para um hotel fazenda em Teresópolis, um local afastado, sem internet e sequer sinal de celular. A viagem fora motivada em Clarice escrever seu roteiro e para que se conhecessem melhor, na cabeça do rapaz, isso seria o suficiente para que ela o amasse.
Porém, algemada, amordaçada, privada de sair do quarto, seria a melhor maneira de conquistar seu amor e respeito? As loucuras de Téo apenas começaram, revelando um ser humano doentio, deixando o leitor tenso e com medo de encontrar em seu caminho um Téo assim.
**********
Me permiti, mais uma vez, furar a fila da leitura do mês e em nada me arrependi. Achei que Raphael é um novo gênio que nossa literatura precisava no gênero de suspense/thriller psicológico.
Conforme você vai virando as páginas, você se choca com a perversidade e naturalidade com que Téo lida com as situações que ele mesmo causa, e acha que nada pode piorar, mas a verdade é que sempre piora e me peguei diversas vezes com a mão na boca, descrente de que aquilo pudesse mesmo estar acontecendo.
A narrativa é fantástica e consegue te prender de forma a achar que dormir é desnecessário. A construção dos personagens foi algo que me deixou embasbacada, a riqueza de detalhes, de pensamentos e atitudes condizentes com a personalidade, deram uma realidade incrível à história, de modo a te fazer temer encontrar um homem assim, que chega e destrói sua vida.
Outro fator que merece destaque foi a maneira com que Raphael conseguiu levar a maioria das 280 páginas com apenas Téo e Clarice, sem se tornar nem um pouco enfadonho ou cansativo, a cada capítulo uma reviravolta acontecia, uma crueldade era inserida e eu me via mais presa.
Devo confessar que desde o sequestro previ o final e isso não me incomodou, pois todo o desenrolar da história até lá foram perfeitamente congruentes para isso. O final aberto permite que todos gostem do rumo que a história tomou, eu particularmente preferi o mais sombrio, rsrsrsrsrs
Não é uma leitura fácil para quem se choca com facilidade, pois algumas cenas fortes são contadas em detalhes, dando uma tal realidade a ponto de você praticamente assistir à cena.
Forte, fantástico e genial, o thriller merece nada menos que 5 estrelas! Se você gosta do gênero, não pode perder!!!
Oi Chrys,
ResponderExcluirLi esse livro nesse fim de sábado, acredita? Estou perplexo com todos os fatos que ocorreu nesse livro! hahaha Sua resenha resumiu bem a obra e as minhas emoções!
Fico sem crer como o Raphael construiu bem a mentalidade do Téo. E aquela frieza descomunal assustava demais!!!!
Eu concordo com tudo que você mencionou na resenha, a esperteza do Téo e sua cara de dissimulado acreditando que tudo aquilo era um bem para Clarice! Sem dúvidas é um livro forte e arrebatador!
Minha resenha vai ser publicada em breve. Posso te convidar aqui para dar uma conferida quando eu a publicar?!
beijos
-Adriano Gutemberg (do tópico no FB)
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Oie Flor
ResponderExcluirEu já li Dias Perfeitos é gostei muito do livro, certamente não queremos desgrudar até terminar o livro. Sim, tem cenas muitos fortes e Raphael me surpreendeu muito. Sério que você previu o final? Eu nunca imaginei aquilo. De verdade. Apesar das cenas horríveis, não conseguir largar o livro.
Beijos,
Jéssica
www.leitorasempre.com
confesso que não é um livro que me atraia em principio!
ResponderExcluirseu enredo apesar de muito bem elaborado não me conquistaria
http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/
Eu confesso que não tenho muito estomago pra esse tipo de leitura, eu me choco facilmente e livros desse gênero me deixam muito impressionada, nível ter pesadelos :/
ResponderExcluirMas, acredito que pra quem gosta do gênero, sem dúvidas é uma ótima leitura.
Eu confesso que não tenho muito estomago pra esse tipo de leitura, eu me choco facilmente e livros desse gênero me deixam muito impressionada, nível ter pesadelos :/
ResponderExcluirMas, acredito que pra quem gosta do gênero, sem dúvidas é uma ótima leitura.
Eu estou louca pra ler, mas sou cagona demais pra isso. Sei que vou ficar impressionada, principalmente porque é possível acontecer. Pra mim, histórias com personagens psicologicamente perturbados chocam mais do que as que envolvem seres sobrenaturais temidos ou animais como vilões (tipo Tubarão).
ResponderExcluirPelos comentários que leio, o Raphael veio pra abalar, muito bom ver um autor tão jovem fazendo todo esse sucesso.
Beijinhos!
Giulia - prazermechamolivro.com
Oiee
ResponderExcluirGosto de thriller mas não a ponto de ser meu gênero preferido,me surpreendi com essa resenha pois eu não dava nada pelo livro e agora descubro que ele é assim,tão interessante.
Téo me lembra bastante o Norman de Bates Motel,com sua personalidade obcecada e perigosa.
Vou ler com certeza.beijos :)
Oie flor, tudo bom?
ResponderExcluirEsse livro me ganhou desde a capa, é linda, clara e super misteriosa, dá um ar de: Leia para saber hahaha'
Eu adoro thrillers *-* sabe o que mais me deixou empolgada com a tua resenha? O fato de falar tão abertamente, sem enrolação. E só de saber que a narrativa é fantástica fiquei aqui babando e morrendo de vontade de me aventurar nesse.
Adoro livros que tem esse lado mais sombrio, com cadáveres, medicina e etc.
Quero muito ler.
BEijos!!!
Chrys, sua linda, vc leu!!! E gostou! Não é daqueles livros que precisamos falar sobre ele depois? Que precisamos recomendar? Fiquei inquieta porque não tinha com quem falar sobre a loucura de Teo e Clarice... então lia resenhas pra comentar, saber as opiniões.
ResponderExcluirEu tb fiquei colada ao livro. Queremos saber no que vai dar. E tb gostei muito do final, mas não descobri como vc, apenas torci, hahaha... Autor habilidoso é assim: coloca o leitor na cabeça de um psicopata e faz a gente torcer por ele, rsrs.
No filme o final será diferente.
Amei sua resenha!
Beijoooooo!
Já estou sendo fã sem mesmo ler o livro, porque vejo tantas boas referências do escritor e da leitura que quero ler o quanto antes. Também fiquei curiosa porque muitas pessoas não gostaram do fim do livro, dizendo que o final não deveria ser o que é. Como não li e não posso dar opinião só espero que não seja muito aberto. Gosto de livros que tenham começo meio e fim, não que a gente tenha de dar final!
ResponderExcluirOi Chrys, tudo bem?
ResponderExcluirMuito já ouvi e li desse livro, até mesmo comparações dele com Misery do Stephen Foda King, afinal, as premissas são idênticas, digo, a parte do fanatismo, sequestro e torturas. Enfim, personalidades como a do Téo são ótimas para prender o leitor na leitura, pois são elas que mostram até qual ponto o ser humano pode chegar. Pareceu-me um ótimo thriller/suspense, pretendo ler até porque #AdoroOCaos muahaha.
Abraços,
Gustavo Demétrio
Vida de Leitor - vidadeleitor.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirEu já tinha lido uma resenha anterior a sua e foi a mesma resposta positiva quanto ao livro.
Parece ser uma história muito tensa, mas que prende o leitor.
Gosto de livros assim, que me prende e não me deixa parar de ler.
Amei a sua resenha e quero muito ler o livro.
Beijinhos!
http://www.eraumavezolivro.blogspot.com.br/
Oi Chrys!
ResponderExcluirEu também achei a narrativa do Raphael fantástica, e nunca vi alguém discordar disso. Mas tive problemas com a leitura, justamente por isso. Realmente tem cenas fortes contadas em detalhes, e na mais forte de todas (acho que você vai saber de que cena estou falando) tive que parar de ler e ir atrás de livrinhos leves para conseguir continuar a leitura. Pois é. Meu estômago é fraco, e me impressiono muito facilmente. Mesmo assim, não me arrependi de terminar de ler e, como você, preferi o final mais sombrio... rs... Apesar de revoltante, é algo que com certeza poderia acontecer.
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Histórias previsíveis, mas que te envolvem e surpreendem mesmo assim <3
ResponderExcluirEu estou LOUCA para ler o livro do Raphael. Descobri que esse é um gênero bacan de se ler e agora quero todos hahaha
Beeijinho. Dreeh
Blog Mais que Livros
Olá, que livro é esse hein??? Vi esse livro na época de
ResponderExcluirlançamento e achei até curioso, a capa. Mas não sabia que
a narrativa era assim tão empolgante. Gostei muito, do que disse
na resenha, adoro histórias assim que prendem o leitor. E me deixou
mais animada é que o final você meio que previu, mas que não atrapalhou em
nada, espero poder ler esse livro. Adoro o gênero,
bjs
http://www.loveebookss.com.br/
Adorei a resenha! Tenho muita vontade de ler este livro e agora, vendo sua opinião, fiquei mais curiosa ainda. O enredo é mesmo muito bom e gostei de saber que o autor soube construir bem o personagem e prender o leitor no livro. Deve ser uma estória cheia de tensão mesmo! Quero pra ontem hahaha
ResponderExcluirbeijos
Nossa Cris
ResponderExcluirO Teo é um loucooo, tem gente que acha que pode fazer tudo por amor, mas não é bem assim. Estou mega curiosa para a leitura desse livro, depois de tantos elogios.
Excelente resenha.
Beijos
Oi Chrys,
ResponderExcluirNão conhecia o livro, mas sua resenha me deixou sem ar.
Adorei a forma como você abordou a história e parece que ela é muito emocionante e que surpreende o leitor a cada página.
Com certeza quero conferir.
beijos,
--
Priscila Yume
http://yumeeoslivros.blogspot.com.br/
CHRYS, como é que você me apronta uma dessa!? EU PRE-CI-SO DESTE LIVRO! Ele está entre os meus top desejados desde que um colega meu o mencionou. Depois fui descobrir que se tratava de um livro que estava sendo amplamente explorado e divulgado na mídia… E agora vejo a primeira resenha sobre ele, na qual encontro uma opinião tão emocionante quanto o livro parece ser!
ResponderExcluirMenina, precisei recuperar o fôlego ao fim da sua resenha. A história me soou alucinante! kkkk. Eu quero ler para ontem! E acho que farei como você, no fim… Dias Perfeitos, quando chegar à minha mão, furará fila, kkkkk.
Adoro suas resenhas, Chrys!
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Oi Flor!!
ResponderExcluirPrimeiro que tenho que te dizer que a sua resenha desse livro, foi a melhor que eu li até agora! Parabéns! Vc devorou o livro, eu vivo furando a minha fila, fico depois numa correria danada para não me atrasar com os de parceria.
Eu amo trillers eu li poucos, mais bons livros do gênero! E esse nacional está se destacando em todo lugar! Vou ler e fazer como vc! ahahah
Um grande Beijo!
Paulinha Juliana - Overdose Literária!
Sério que você desvendou o final logo de cara? Eu só percebi faltando poucas páginas pra terminar o livro, só aí me dei conta de que não daria tempo pra outro desfecho.
ResponderExcluirMuitas cenas são realmente pesadas, eu tive que pausar várias vezes a leitura, o medo dominou aqui.
Mas Raphael é demais, surpreendente.
Beijos.
Leituras da Paty