30 julho 2014

[Resenha] Irmã - Rosamund Lupton

Rosamund Lupton
Nome do livro: Irmã
Autor(a): Rosamund Lupton
Editora: Record
Nº de Pág: 322
Classificação: 

Sinopse: Quando Beatrice recebe uma ligação informando que sua irmã mais nova, Tess, está desaparecida, embarca no primeiro voo para Londres. Porém, ao descobrir as circunstâncias do sumiço, percebe que não conhece detalhes da vida de sua irmã e não está preparada para os fatos terríveis que precisa enfrentar. Enquanto a polícia, o próprio noivo e a mãe aceitam a perda de Tess, Beatrice se recusa a desistir e parte numa perigosa jornada para descobrir a verdade, sem se preocupar com as consequências.

Atenção, determinada parte do texto pode ser considerada spoiler

Beatrice ou simplesmente Bee, tem sua vida super certinha, está noiva, tem um trabalho do qual gosta, sua carreira está ok, ao contrario de sua irmã Tess, que é artista, sonhadora, criativa, divertida, vive de forma livre e é interpretada por algumas pessoas como irresponsável. Elas não moram na mesma cidade mas tem um relacionamento intenso de carinho, amor e compreensão. 

Quando Bee recebe a ligação de que Tess está desaparecida, larga seu emprego e seu noivo e vai imediatamente para Londres, para verificar o que está acontecendo. Bee recusa-se a acreditar que a irmã sumiria por vontade própria e logo conta para a polícia com quem a irmã estava envolvida e que ela estava grávida, logo, ela não iria sumir assim. 
Porém, Bee logo tem que cair em si quando o corpo da irmã é encontrado em um banheiro público de um parque, e agora, todas as direções levam a crer que Tess suicidou-se. Todas as direções apontam para isso, mas Bee começa uma jornada, uma busca, pra provar que a irmã foi assassinada, mas porque quem?

Pra isso ela começa a incomodar, fazer perguntas, não deixa a polícia em paz, até que todo mundo começa a desconfiar da sua sanidade. Até que ponto será que ela conhecia Tess, para ter tanta certeza de que fora assassinato. 

Além disso tudo, elas perderam um irmão pequeno que sofria de fribrose cística, uma alteração que até então não tinha cura, e faz com que acabe na morte de quem a tem. O filho da Tess também fora diagnosticado com essa doença e ela estava, inclusive, testando um novo medicamento que prometia ser capaz de reverter a doença. 

**********

Esse livro envolve mistério policial, suspense, ação e drama. Eu demorei um pouco para entrar de cabeça na trama, e quando o fiz, a vontade era de virar a página final pra saber finalmente e realmente o que tinha acontecido. O livro é bem dinâmico, então cada vez que a Bee suspeita de alguém, você logo tem certeza de que aquele é o assassino. 

Lá pra metade do livro eu já desconfiava dos motivos da Tess morta, porém o assassino(a) sempre foi uma incógnita. Rosamund Lupton tem uma escrita forte, ela consegue realmente prender a atenção e dar asas à imaginação. 

Me incomodou um pouco do livro ser contado praticamente com a Bee escrevendo uma carta para a irmã, é nessa carta que ela vai contando se progrediu ou não, de quem desconfia ou não, enfim ela meio que desabafa através dessa carta. 

Apesar do livro ser narrado em primeira pessoa, temos presente e passado, onde Bee lembra de várias passagens da vida com a irmã, como ela conta isso em forma de carta, acabou em alguns momentos sendo uma narrativa confusa, ao menos para mim, ou pode ser porque eu divaguei e algumas partes, é impossível não o fazer.

Além disso, o livro mostra também a relação complicada da mãe delas com as meninas, a amargura por ter perdido um filho, depois ter passado por uma separação com as meninas pequenas, mas quando ela explode e realmente deixa a mascara cair é pura emoção

Consegui seguir todos os passos da Bee e a forte determinação que ela teve em desvendar o mistério da morte da irmã, me fez acreditar que os laços entre duas irmãs podem ser fortes, quem sabe um dia eu alcanço essa compreensão, será que eu faria tudo que ela fez?Quando ninguém mais acreditava na Tess, ela defendeu a irmã com unhas e dentes

E acabou sendo paliativo na vida dela também, como ela mudou-se para o apartamento da irmã, conseguiu levar a vida mesmo na correria louca em que estava, tentando desvendar um "assassinato". Pude entender o porque da irmã ser tão feliz com tão pouco. 

É um livro denso, de emoções fortes principalmente. Tem um "que" de romance bem lá no fundo, mas a maior busca é de uma irmã pela história da outra, e do quanto determinados somos quando de fato acreditamos em alguém. 

"(...) Eu conhecia os mínimos detalhes de sua vida. Mas não conhecia o principal. Não conhecia você."
Quem já leu ?

28 comentários:

  1. Olá Sara, tudo bem?
    Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa para conhecê-lo. Esses livros de suspense são ótimos ainda mais por envolver irmãs, já marquei como desejado no skoob ;D

    Beijos, Thaynara
    Livros com Bolinhos

    ResponderExcluir
  2. Olá Sara, bom vou dizer que eu adoro um bom livro que tenha suspense e que tenha aquela pitada policial, do qual vamos junto aos personagens fazendo a montagem do quebra-cabeça para assim desvendar, ou ao menos tentar.
    Contudo este livro, ele não me atiçou a querer ler ele, não sei bem o por que, talvez tenha sido por que você mencionou sobre o livro passar por cartas. Sei lá eu acho que gostaria mais de uma historia mais dinâmica em que os personagens se envolvem mesmo.
    Contudo eu deixarei marcado aqui o livro e quem sabe mais a frente eu mude de ideia, ate porque como disse: Ele tem um "que" policial que me atiça em uma leitura.
    Adorei a resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  3. Ola Sara adoro suspense e a sinopse me chamou atenção vou ler sim , já vou sair a caça para comprar . Já estou curiosa em saber o assassino e viver essas fortes emoções descritas por você . O livro chamou minha atenção pela ligação entre irmãos , já que sou um grude e quero saber o desenrolar da trama . ótima dica e resenha .

    beijos
    Joyce

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia este livro e fiquei curiosa! É bem diferente a estória ter sido contada através de cartas, mas pareceu ser uma boa leitura, cheia de tensão e suspense. Fiquei curiosa para saber se a personagem irá conseguir encontrar o assassino de sua irmã. Adoro livros assim, vou colocar este na minha lista!
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Olá
    Os temas do livro me chamaram bastante a atenção, gosto de drama, suspense, policial e tudo mais. A capa é atraente e a premissa também parece interessante. Vou anotar a dica e quem sabe, se eu tiver a oportunidade, acabe lendo a obra.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Sara, tudo bem?

    ADORO, simplesmente adoro livros que trabalham assuntos policiais, suspense e com uma pitadinha de drama. Porém, não tinha conhecimento desse livro em questão e fiquei bastante animado para ler ele depois da 5 estrelas na avaliação. Além disso, gosto de obras acabam provocando essas "falsas" acusações, como bem empregado no filme Sem Escala. Enfim, não sei se essas forma de escrita da autora me incomodaria, mas que fiquei intrigado com essa personalidade da Bee, determinada e corajosa. ^_^

    Abraços,
    Gustavo Demétrio
    Vida de Leitor - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee
    Adoro todo esse drama e ainda mas enredos contendo investigações e quando elas são
    baseadas no emocional da personagem consigo mergulhar de cabeça na história mais
    rápido ainda.Fiquei bem curiosa para saber quem foi o assassino e não tenho nenhuma suspeita pois só conheço as duas irmãs.
    beijos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sara
    Não conhecia esse livro, mas gostei da premissa dele. Enredos fortes, com drama, mistério e ação me chamam a atenção. Fiquei intrigada para saber o que vai acontecer, quem é o assassino. Enfim, já adicionei o livro na minha lista de desejados e espero gostar da narrativa.

    Beijos,
    Jéssica
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Poxa flor acho que o livro é um emaranhado de sensações desde as mais simples e aceitáveis como procurar o culpado pelo "assassinato" da irmã, quanto aos mais absurdos de se encontrar com um possível mundo paralelo de coisas das quais ela nem desconfiava dela!

    ResponderExcluir
  10. Eu espero conseguir esquecer os spoilers. rs
    Não li, mas essa premissa me fez lembrar de cara Reconstruindo Amélia. Essa coisa de assassinato x suicídio, até onde conhece a pessoa que morreu, fuxicar a vida da morta pra descobrir segredos...
    Eu gostei do enredo e, quando for possível, vou procurar pra ler. Só a capa que não me diz muita coisa, e o título fica vago demais.
    Beijinhos!
    Giulia - Prazer, me chamo Livro

    ResponderExcluir
  11. Poxa que legal esse livro, Sara! Acho que eu vou gostar muito porque Reconstruindo Amélia (vi que você ta em promoção com ele então talvez saiba me dizer se eu estou fazendo uma comparação correta) que foi um livro que gostei bastante e li há pouco tempo, fala dessa temática de nem sempre conhecermos a fundo pessoas que amamos.

    ResponderExcluir
  12. Oi Sara,

    A fórmula romance policial + suspense + ação + drama + um "que" de romance realmente me cativa. Gosto muito quando a trama me envolve a tal ponto que acabo me tornando uma detetive em busca da solução e razões para o acontecido. Louca eu, não? Realmente mergulho na história e claro livro já está na minha listinha.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Sara-flor!
    Ah, menina, esse blog tem mesmo a melhor equipe, porque é uma resenha melhor que a outra! Haha. Adoro! Esse livro não atraiu a minha atenção, até agora. Eu confesso que nada sabia sobre ele, mas sua opinião me faz pensar que se trata de um livro que vale a pena dedicar-se lendo. Eu acho que histórias assim, envolvendo um misterioso suicídio já rendem boas cenas, ainda mais quando quem procura desvendar o caso não é um policial, mas alguém próximo da vítima! AMOOOO.
    Já foi para a minha lista, kkkk.
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Oie flor, tudo bom?
    Suspense <3 Adoro livros assim, daqueles que nos deixam com o coração saindo pela boca de ansiedade, nervosismo e etc hahaha e fato de envolver vários outros pontos me deixou ainda mais empolgada. E ainda tem aquele romance que fica de fundo, mas que conquista? hahaha precisando desse livro pra ontem.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Como eu ainda não conhecia esse livro? Essas histórias de irmãs sempre me emocionam, você classificando o livro como denso e de emoções fortes só comprova que ele vai me destroçar... hehe... Mas, como não me importo nem um pouco e até gosto de ser destroçada por livros, quero ler. Só não estou muito no momento para fazer isso por enquanto, estou precisando de leituras leves. Mas anotei a dica.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Este livro contém os quatro elementos para me conquistar, e conquistou! Suspense policial é algo que me deixa fascinada. Já coloquei nos meus desejados, em breve terei em mãos. A resenha está excelente *--*

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  17. Oi Sara, tudo bem?
    Que lindo o blog de vocês, adorei o layout!!!!!!!
    Não conhecia esse livro. Comecei lendo a resenha, e não esperava pela cena da banheira, pensei a princípio que ficaria o livro todo procurando pela irmã.Que pena. Uma tragédia com certeza. E que força, que determinação dessa irmã para descobrir o que aconteceu a outra. Apesar das suas observações, parece ser um ótimo livro.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá, realmente é um livro bem denso, e fiquei instiga a ler
    e saber mais sobre o que de fato acontece de misterioso em
    volta delas duas, o que aconteceu realmente. Fiquei pensando
    se a leitura foi cansativa, mas acho que com suas explicações, da pra
    ver que a leitura fluiu bastante.

    bjs
    http://www.loveebookss.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Sara! Acabei de aumentar minha lista por sua causa!!!!
    Menina! Eu amo livros suspenses policiais! Eu logo me vejo dentro do mistérios!
    Gostei muito da sua resenha, já tinha me chamado atenção a capa e agora vou ter que ler!
    Um grande Beijo!
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir
  20. Oi Sara, tudo bem???

    Nossa que resenha ein!!! Fiquei sem fôlego viu... esse tipo de narrativa me atrai muito... a capa e o título... Os pontos que você apontou foram bem intensos e envolventes... adorei a sua forma de resenhar de verdade... quero muito a leitura desse livro e coloquei com urgência em minha lista de desejados... Xero!!!

    ResponderExcluir
  21. Como você falou dos spoilers eu só li o iniciozinho e o final, e foi o suficiente para atrair minha atenção!
    Eu não conhecia o livro, mas esse negocio de investigação policial, misturada com os familiares e ainda com uma pitada de romance é bem a minha praia =D

    Beeijinho. Dreeh
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Nunca tinha ouvido falar desse livro. Mas eu adoro livros policiais. Adquiri um gosto por esse gênero e quero explora-lo cada vez mais.
    Amei a sua resenha. O livro parece ser bem intenso.
    Beijinhos!
    www.eraumavezolivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi Sara

    Eu não conhecia esse livro e fiquei muito interessada em ler.
    Gosto de histórias deste gênero. O que me chamou mesmo a atenção foi a busca de Bee pela irmã, mas não só por ela em si, mas para conhecer realmente a irmã e tentar entender o que aconteceu com ela.
    Dica anotada!

    Super bjos
    http://www.i-likemovies.com/

    ResponderExcluir
  24. Olá Sara, tudo bem?

    Fiquei sentindo falta de algumas informações sobre o livro, como editora, número de páginas. Tentei enxergar na foto, mas tive que ir atrás pra descobrir que era da Record.

    Não sou muito chegada a romances policiais, onde o lado policial prevalece mais que o próprio romance em si. Vou deixar este passar.

    Beijo

    ResponderExcluir
  25. Sou meio suspeito para falar, já que eu estou apaixonado por livros com temática policial. Desvendar mistérios, querer descobrir quem é o assassino antes do personagem, é tudo tão intenso e maravilhoso... Vou colocá-lo na minha lista de desejados! Haha. Gostei bastante da resenha!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  26. Eu olhei para essa capa e achei que não ia gostar, li a sinopse e continuei com a mesma impressão mas sua resenha me fez mudar completamente de opinião, achei o enredo muito bom e gostaria de poder conferir um pouco mais sobre esse mistério, que me chamou tanta atenção.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi Sara, essa é minha primeira visita ao seu blog e achei ele simplesmente lindíssimo, super bem organizado. Sobre o livro ainda não me decidi, nunca tinha ouvido nem lido nada sobre ele então não tenho com o que comparar, a não ser é claro com o livro da Tess Gerristsen Dublê de corpo que me deu a mesma sensação que tive quando li sua resenha, mas com certeza irei colocar na minha Lista Amarela, quem sabe eu não acabo lendo ele...

    Beijos, Aimara.

    ResponderExcluir
  28. Oiii. Eu gostei muito desse livro. A sua resenha me deixou bem interessada. Eu adoro livro policial.
    Eu tambem faria tudo para encontrar uma pessoa tao proxima desaparecida.

    Listinha ai vou eu!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!