29 maio 2015

{Resenha} 8 segundos - Camila Moreira


Nome do livro: 8 segundos
Autor(a): Camila Moreira
Editora: Suma de Letras
Nº de Pág: 336
Classificação: 
Sinopse: Pietra, filha única de um rico fazendeiro, sempre teve tudo o que quis. Para realizar mais um de seus caprichos – viver em Paris em seu próprio apartamento –, ela é obrigada pelo pai a passar uma temporada na propriedade da família. Lá, ela conhece o veterinário Lucas, um homem simples e determinado, que sonha em competir nos grandes rodeios do país. Quando o peão conhece a patricinha, faz de tudo para não se deixar levar pelos lindos olhos verdes da filha do patrão. Em 8 segundos, Pietra e Lucas não conseguirão resistir à paixão. Mas antes que possam viver este amor, a revelação de um terrível segredo do passado mudará suas vidas para sempre.


- Temos um ditado aqui no campo [...] Nunca provoque um peão: ele só precisa de oito segundos para te enlouquecer.

Pietra Alcântara é um clichê ambulante até no nome. Rica, mimada e fútil, ela sempre estudou nos melhores colégios internos e depois de adulta, não pestanejava antes de pedir ao pai tudo que queria e ele, concedia. Mas seu último pedido, uma apartamento em Paris e provavelmente uma gorda mesada para se manter na cidade, não parece ter sido aceito com tanta facilmente. Com o intuito de tentar salvar sua única herdeira daquela vida vazia, Roberto lhe faz uma proposta: se ela passar trinta dias ininterruptos e sem entrar em confusão na Fazenda Girassol, ele lhe daria o apartamento.

Lucas 'Perigoso' Ranger é o único veterinário da Girassol, mas também presta serviços para outras fazendas da região. Além de ser ótimo no que faz, ele é um peão cobiçado por todas. Bonito, dono de um belo par de olhos azuis, ele sabe como conquistar uma mulher e principalmente, como satisfaze-la. O mais próximo que mantém de um relacionamento, é uma amizade colorida com Raquel, a dona do bar local. Quando Pietra chega a fazenda, ele é o primeiro a ter o desprazer de encontrá-la. Dois encontros no mesmo dia são o suficiente para definir a relação que terão: amor e ódio.
Ao mesmo tempo que eu queria me afastar, algo que ela trazia nos olhos me fazia ficar. Era como um ímã me atraindo cada vez mais.

Faz um tempo que gostaria de conhecer a escrita da Camila, mas estava com medo do que iria encontrar. Boa parte das histórias brasileiras tem uma conotação sexual muito presente, mesmo quando não é o foco, Basta ver os filmes, novelas... então o que esperar de um livro que tem essa temática? A autora me surpreendeu por trazer tudo na medida certa, sem qualquer exagero. Algumas tiradas, são até engraçadas! Se tirassem algumas frases tipicamente brasileiras, ele passaria facilmente como um livro internacional. Mas foi tão bom ver coisas da nossa cultura! Já digo que estou curiosa para ler outras obras da autora.

É tudo meio previsível, mas a história fui muito bem e sempre me pegava com aquela vontade de ler mais um capítulo. A verdade é que não sosseguei enquanto não cheguei a última palavra! Mas quem pensa que o livro todo é esse jogo de gato e rato entre os personagens, se engana profundamente. A autora acrescentou alguns mistérios e acontecimentos para badalar a história, e sim, é no plural.

A narrativa é alternada, mas isso não a obriga a ser sequencial. Quando o narrador muda, a autora se permite regredir um pouco na história para mostrar os fatos por outra perspectiva ou simplesmente para mostrar coisas que estavam acontecendo em lugares distintos. É o segundo livro que vejo utilizando esse recurso e gostei bastante disso. A única coisa que me mata nesse tipo de narração é que nos momentos cruciais, a autora encerra o capitulo e troca o narrador. Da vontade de jogar tudo pro ar para ir atrás de saber o que aconteceu.

O rodeio é como a vida: mesmo quase caindo e derrotado, você ainda pode se reerguer. Enquanto seu corpo não tocar o chão, você ainda não terá perdido.

O livro só não foi cinco estrelas porque alguns detalhes no final me incomodaram demais. Primeiro, uma certa frase repetida inúmeras vezes - e para mim, fora de contexto - pela Pietra, e quão longe a autora foi a com a história. Acho que poderíamos ter ficado sem o epilogo ou o último capitulo. Foi legal, mas dispensável.

Os personagens secundários são um amor a parte. Mari é prima do Lucas e ele a trata como se fosse uma irmã mais nova. Ele é muito ciumento e possessivo com relação a ela. Nem preciso dizer que isso rendeu muitas gargalhadas. Pedro, melhor amigo do peão, é agrônomo e um minerin muito típico. Eles dão um ar de amor fraternal a história e são importantes para a composição da personalidade de Lucas. Esse quarteto é frequentemente visto junto, mas ainda temos o Henrique, o Rafael, a Raquel...

[...] Mas não havia consolo para a morte. A saudade não diminui com o tempo, ao contrário, dó ainda mais. Nunca passa. Não melhora. Não diminui. Ela continua ali, lembrando que vocês está sozinho e que eles se foram para nunca mais voltar.

8 segundos é um livro completo. Há romance, cenas quentes, reflexões e uma linda lição de vida. Leitura muito recomendada.

Leitura e Resenha realizada pela nossa colaboradora Andressa Leal do Blog Mais que livros, conheça o seu trabalho!

3 comentários:

  1. curti bastante a proposta desde o lançamento, espero ler em breve!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi !!

    Acabo de ler este livro e me encantou.
    Esperava uma historia simples y estive a ponto de desistir já que ao principio não suportava o comportamento da Pietra, mas felizmente continue e sem dúvidas é um 5 estrelas.

    Fico por aqui.
    Beijos desde Hermosa Loucura.

    Nos leemos!!

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li e estou apaixonada para ler, amo romance e mistério e quero qual é o segredo do passado e em que vai mudar a vida de Pietra e Lucas.
    ronida_sindi@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós e será sempre respondido, volte para conferir!
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!