17 julho 2013

[RESENHA] Você é o próximo - Gregg Hurwitz

                                 
Título: Você é o Próximo 
Autor:  Gregg Hurwitz 
Editora: Arqueiro
Páginas: 368


Sinopse: Mike Wingate teve uma infância difícil : aos 4 anos, foi abandonado em um parque e mandado para um lar adotivo. Ninguém nunca apareceu para busca-lo e ele tem apenas algumas lembranças esparsas e fragmentadas de seus pais.

Agora, já adulto, ele leva a vida que sempre sonhou : é casado com uma mulher maravilhosa, tem uma linda filha de 8 anos e sua empresa de construção civil está prestes a terminar um condomínio de casas ecologicamente sustentáveis que garantirá um futuro sólido para todos eles. Então o imaginável acontece: Mike depara com demônios de um passado do qual nem se lembra. Dois sujeitos cruéis surgem do nada e começam a ameaçar não somente a ele, mas também sua família. Quando as intimidações se transformam em ataques violentos, o instinto de sobrevivência passa a ser o único combustível de Mike e ele recorre a um aliado dos velhos tempos, um sujeito muito perigoso - e seu único amigo verdadeiro. Juntos, os dois farão o que for preciso para manter Mike, a esposa e a filha a salvo de seus inimigos implacáveis.
Mike é um cara boa praça , a gente vai com a cara dele desde o início do livro. 

Os capítulos, a princípio, são alternados entre o " Antes" e o " Agora", dessa forma podemos acompanhar desde quando ele foi deixado no orfanato aos 4 anos de idade, até agora, sua vida adulta


Ele é empreiteiro e está prestes a lançar um condomínio ecologicamente correto e tem sua vida nos eixo, mesmo após um passado um tanto quanto confuso



No meio desse lançamento, um sujeito estranho o aborda e quer saber se ele é o menino que foi abandonado aos 4 anos de idade em um orfanato. E Mike com um pé atrás não confirma a informação. Logo após essa abordagem, coisas horríveis começam a acontecer com ele e sua família, situações que a princípio ele acha ser coincidência mas com o passar do tempo se tornam perigosas. 


Ele procura ajuda onde qualquer pessoa pensaria, na delegacia, mas ao consultar o sistema, os policiais começam a agir como se Mike fosse o criminoso, e não tivesse sofrido ameaça. Eles tentam inverter a situação e começam a querer achar algum motivo para deter Mike. 

Logo, não tendo em quem confiar, ele liga para um amigo da época em que  estava no orfanato, eles não se falam há anos, mas apenas uma ligação e um pedido de ajuda, faz com que o amigo volte e tente ajudar Mike a entender o que está acontecendo.

Confesso que durante a leitura do livro , o tempo inteiro , a gente também se pergunta, o que está acontecendo??? É devido á um problema da obra? é alguma coisa do passado? Mas qual passado???  Tentamos ligar os fatos, fazer adivinhações, eu suspeitava de tudo e de todos, até do próprio Mike. 

Mas ele demonstra um amor tão, tão grande pela esposa, pela filha. Aliás, essa relação de pai e filha me fez encher o coração de alegrias, as passagens são intensas, e você fica o tempo todo torcendo por eles e tentando imaginar o que se passa na cabecinha da menina de apenas 8 anos. E vai dando um desespero de saber os porquês, quem iria querer prejudicar uma família dessa forma. 

Ele conta com a ajuda do Shep, que não é lá das pessoas mais confiáveis pelo passado que sabemos dele, mas poxa, o cara me surpreendeu!! Sem palavras para descrever o que é essa amizade. Todo mundo tem que ter um amigo assim, com quem se pode contar todo e qualquer problema. 

O livro nos prende do começo ao fim e eu devorei em poucas horas, não dava pra largar, eu realmente precisava saber o que ele tinha feito para tanta perseguição, afinal ele não se lembrava nada de sua infância até os 4 anos, até a adolescência viveu no orfanato, e depois conseguiu progredir na vida. Onde esse cara tinha errado tão feio?

Mas o passado volta tão violentamente para assombra-lo que dá até dó. 

Eu tenho que admitir que o desfecho todo se deu de forma muito inesperada, eu esperava que fosse qualquer coisa, cheguei até a pensar comigo quando fui percebendo o rumo que ia tomar: não faz isso , não faz isso (essa frase é minha para o autor rs), achei que ele ia desandar geral, mas até que acabou entrando no contexto, vai. De toda forma, o motivo foi meio, digamos, estranho rs. Mas para os "vilões", ele valia toda aquela perseguição

Aventura, suspense policial, são as grandes características desse livro e sim, o suspense vai até o final e no final mesmo, lá na última página, por conta de um encontro entre Mike e a filha, minhas lágrimas finalmente escorreram!! Então posso acrescentar, emocionante também!


Espero que tenham gostado, quem não leu corra pra esse lançamento da Arqueiro, e quem já leu, deixe o comentário do que achou, combinado?

Um Beijo 

 



45 comentários:

  1. Não leio muito livros policiais pq sempre fico com a sensação de que os motivos são meio estranhos ou que algo não encaixou legal, mas agora fiquei bem curiosa pra saber o porquê dessa perseguição toda contra o Mike. Não compraria o livro, mas tendo a oportunidade leria sim.
    Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorrine, corre realmente esse risco.
      Mas a minha curiosidade sempre é maior.

      Esse livro é ótimo por isso

      Bjs

      Excluir
  2. Oi Sara tudo bem? suspenses policiais não são muito meus gêneros preferidos, mas as criticas em torno desse livro são as melhores e isso de certa forma me anima a lê-lo, mesmo que seja só pra matar a curiosidade!
    no fundo não acho que Mike seja o culpado, talvez tenha uma conspiração querendo fazer mau a ele e a família por conta de seu passado!

    bjão

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, suspense e policial são os meus livros preferidos rs.

      Embora eu leia de tudo , tenho uma quedinha por eles.
      Mike me deixou com o pé atrás. pena que eu não posso contar o final rs.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  3. Achei esse livro bem intrigante, e fiquei bastante curiosa com essa história..... Certamente, irei ler.... Adorei a resenha....

    ResponderExcluir
  4. Adoro livros em que a história dessa maneira, a livro parece ser muito bom,mas só de ler a resenha já senti um pouco de raiva bem tipico não saberem o que está acontecendo e querer culpar quem fez a denuncia. Fiquei interessada na história mesmo não sendo meu gênero literário favorito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Arg!!! Eu fiquei com raiva, muitaaaaaaaaaa raiva e sem entender nada do que estava acontecendo!!!

      Muito bom

      Bjs

      Sara

      Excluir
  5. Cara, eu ADORO quando os livros nos prendem assim em torno de um mistério. É fantástico quando um autor consegue fazer isso, sempre me encanto. *-*
    Super legal a indicação! :)

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara

      Leia que você vai gostar, realmente é intrigante!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  6. Adorei a resenha! Despertou a minha curiosidade e já inclui o livro na minha lista de futuras leituras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Katia

      Depois me conte suas impressões sobre o livro

      Bj
      Sara

      Excluir
  7. Eu quero muito ler esse livro, fiquei curiosa com o mistério desde que li a sinopse. Humm fiquei com um pé atras agora com esse seu final estranho, mas acho que vou ter que ler para ver se concordo!

    ResponderExcluir
  8. Sou fã do gênero policial e com certeza vou querer conhecer a estória do Mike.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Pareceu muito com a série do Dennis Lehane, que eu gosto demais - McKenzie e Gennaro. McKenzie sempre recorre a seu amigo psicopata Bubba quando a coisa fica feia. Este livro já está anotado, graças a sua resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodolfo, essa série está anotadinha aqui pra conferir.

      Eu adoro livros assim, vou procurar mais informações

      Bjs

      Sara

      Excluir
  10. Eu adoro livros deste gênerooooo! Sou fã dos filmes com Liam Neeson, o que torna a temática de "estar tudo bem com sua família até que alguém deseja detonar tudo na sua vida" é extremamente maravilhosa para mim!!! *¬*
    Sua opinião sobre o protagonista e sobre o enredo em si me deixou com mais vontade de ler este livro \õ/ Especialmente porque o suspense vai até a última página! Adoro isso! Apesar de durante a leitura me sentir quase afogada pelas expectativas – e às vezes irritada pelas coisas não se resolverem logo – depois do livro lido, é só elogios! kkkk.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu adorooo filmes assim também , sair do lugar comum, ir ao extremo, é tudo muito real e ao mesmo tempo insano!

      Bjsss

      Sara

      Excluir
  11. Fiquei interessada nesse livro quando vi sobre o lançamento dele, mas acho que é a primeira resenha que leio. Gostei da sua opinião, acho que leria se surgisse oportunidade, preciso ler mais coisas do gênero ação-policial.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  12. Já li o "você está sendo vigiado" do Greg, e os dois livros são bem parecidos até, não na história, mas pelo gênero e tal. Mas gosto da forma de escrever do Greg :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mírian , esse é o primeiro livro do Greg, que eu leio , e gostei bastante,.

      Vou procurar mais coisas dele também

      Bjs

      Sara

      Excluir
  13. Eu quero esse livro amo tudo que tem nele, antes e agora, suspense, mistério tudo, e amizade que pra mim é muito especial ter amigos.
    Obrigado pela resenha foi a melhor que li sobre esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane

      Então acho que você vai gostar bastante do livro

      Obrigado pelo elogio!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  14. Muito bom!!! Eu sou super fã de romances policiai, suspenses (Dan Brown, Harlan Coben)... Esse é o tipo de livro que eu PRECISO LER!!! Assim que eu puder vou comprar, ler em ebook, qualquer coisa. Ah, eu sempre me impressiono com pessoas que leem livro em algumas horas, hhaha, por que eu leio tão devagar, Deus???

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério, leia sim que você não vai se arrepender.

      Poxa, eu sempre li rápido assim sabia? Se eu gosto mesmo do livro então não sossego enquanto não acabo. Vai praticando rs rs s

      Bjs

      Sara

      Excluir
  15. Mais um livro que não conhecia nada a respeito. Eu amo este estilo de estória mas não tenho nenhum livro desse tipo na estante, trágico rs.
    Sara adorei a resenha e fiquei muito curiosa mais uma vez para conferir a estória. Achei legal essa coisa de o autor ter misturado diversos pontos levando o leitor a diversas sensações diferentes e gostei também de seus comentários a respeito da amizade e amor entre algumas personagens.
    Sem falar nessa capa né? Linda e ameaçadora! No começo fiquei tentando entender o porque daquela faixa cinza mas agora vi que é uma porta rsrs.

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice,

      Também fiquei encantada por ela, me deixou no suspense até o final, fiquei imaginando mil situações, e no fim não era nada , nem de perto , com qualquer uma das opções que eu tinha!

      A Capa é bonita mesmo, e como você a principio fiquei confusa com a faixa cinza kkkk

      Bjs

      Excluir
  16. Não tinha me interessado por esse livro, mas agora que li sua resenha comecei a ficar um pouco intrigado com todas essas dúvidas que você disse que surge durante a leitura, porque pelo que você relatou é um livro bem angustiante e cheio de dúvidas, só fiquei com o pé atrás sobre esse final, a explicação por todo o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fellipe, que bom que despertou a dúvida e o interesse!

      Ele é bem angustiante mesmo !! Vc não entende nada!!!!

      Agora a explicação realmente me deixou frustrada rs.. Não que não fizesse sentido , mas eu esperava uma coisa bombasticaaaaaa kkkkk

      Bjss
      Sara

      Excluir
  17. Adoro suspense policial! Meu segundo genero favorito, acho otima a sensação de não querer largar o livro só pra saber o que vai acontecer, é uma delicia xp

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nhaim , também adoro muitooo !! rs

      Leia esse, você vai gostar!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  18. Desde que eu vi a notícia do lançamento desse livro , vi que ele se destacou entre os demais.
    Estou louca pra ler ele , adoro suspenses e acho que esse vai ser ótimo ;)

    http://livroselivrosana.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Esse é um lançamento que fiquei doida pra ler. Li um livro do autor ano passado e não foi decepção, depois daquele só quero é mais! E essa nova história é bem boa pelo visto, gostei bastante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, não conheci nada dele. Esse foi o primeiro que eu li mas gostei bastante!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  20. Essa foi a primeira resenha que li desse livro e... UAU, o que foi isso? O livro parece ser excelente. Quero muito lê-lo!!

    ResponderExcluir
  21. Já pela resenha o livro parece ser bom, e depois sua resenha confirmou. O livro deve ser excelente! Vi esse lançamento, mas nem dei bola e nem li a sinopse, mas agora vejo que estava enganada.

    ResponderExcluir
  22. Confesso que a capa não me despertou interesse, mas depois de ler a resenha...fiquei muita curiosa pra ler. Adoro romance policial.

    ResponderExcluir
  23. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  24. Gosto quando o livro é narrado alternadamente entre o passado e o futuro, gostei bastante da premissa do livro parece mesmo ser letrizante. Ah faz tempo que eu não choro lendo alguma coisa, mais um livro que eu fiquei com vontade de ler.
    Obs: Depois que comecei a ler suas resenhas a minha lista de desejados não para de aumentar rs

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!