12 julho 2013

[RESENHA] Desaparecidas - Tess Gerritsen

Atenção: Pode conter spoiler para quem ainda não leu os livros da série!
  


Título: Desaparecidas
Autor: Tess Gerritsen
Editora: Record
Páginas: 384


Sinopse: Aquela mulher parecia ser mais um corpo na mesa fria do necrotério. Mas quando a patologista Maura Isles inspeciona o cadáver, algo assustador acontece: a mulher abre os olhos. Ainda viva, ela é rapidamente levada para o hospital.Mas o acontecimento bizarro logo se transforma em perigo. Com uma precisão surpreendente, ela mata um segurança e faz reféns, entre eles uma paciente grávida: Quem é essa mulher desesperada e o que ela quer?

Era uma típica noite de verão em Boston. O ar abafado apressava os moradores de volta às suas casas. Não era o caso da Dra. Maura Isles. Depois de concluir a quinta necropsia do dia, ela ainda circulava pelas salas do necrotério, o cheiro da morte grudado na roupa. Ao passar por um dos corredores gélidos, a médica ouve um barulho. A longa fileira de corpos parece ter ganhado vida. O ruído tem origem em um dos sacos de cadáveres.

A pele gelada, os dedos roxos, os lábios azulados... "mais um corpo", pensa a médica. Entretanto , ela não imaginava que esta prestes a tomar o grande susto da sua vida.

O Cadáver abre os olhos.

Ela é logo levada ao hospital, porém em uma sequência impressionante, consegue matar um segurança e faz alguns reféns, entre eles Jane Rizzolli. A medida que horas de tensão se acumulam, a Dra Isles une forças com o marido de Jane, o agente do FBI Gabriel Dean, a fim de desvendar a identidade da misteriosa assassina. Quando agentes federais subitamente aparecem em cena, Maura e Gabriel percebem que estão diante de um caso que vai muito além de uma simples crise de reféns.
Bom começar falando que eu adoro os livros da série Rizzoli & Isles, é desnecessário, está muito difícil até de intercalar outros livros entre eles, mas o estou fazendo pra não ficar focada em apenas um gênero.

Dessa vez eu achei que o enredo foi dividido igualmente entre Rizzoli & Isles, as duas apareceram e tiveram a mesma importância , e foi a primeira vez que isso aconteceu.

Quando Jane está internada para dar a luz, ela é sequestrada por uma paciente, que foi recentemente descoberta no necrotério. A origem dessa paciente é conhecida de nós leitores desde os primeiros capítulos do livro, mas não vou comentar muito essa parte.
Nesse livro, Jane fica dentro do hospital enquanto fora dele, a Dra Isles e o marido dela, o agente Dean, tentam descobrir quem é a sequestradora e o que ela quer. Podemos ver nesse livro que ele ama a Rizzoli, não que tenha deixado alguma dúvida nos livros anteriores, mas neste volume da série, ele aparece mais, faz grandes demonstrações de afeto e eu tenho um carinho muito grande por ele.

Jane está impotente sem sua arma, com aquele barrigão e ela só pode esperar pelo desfecho da história. Mas não pense que ela fica fora de ação, não, depois que o sequestro mais ou menos se resolve ela chega em casa com a filha e entra literalmente em pânico. Claro que ela ia sentir dificuldades em amamentar, em cuidar da filha, afinal ela tem toda aquela pose de durona, de policial e tudo mais. Mas a mãe dela vem ajudar e com isso conseguimos ver uma proximidade maior dela com a mãe, o que acaba fazendo ela ficar mais sensibilizada também.

Desaparecidas trata do desaparecimento de mulheres e do tráfico humano, portanto, prepare-se para algumas descrições de fazer embrulhar o estômago. Essa questão parece estar tão longe da nossa realidade, mas ela está ali, mais perto do que imaginamos. É horrível saber o que acontece com essas meninas, a forma como são tratadas e como pessoas podem desaparecer sem deixar sinais.

Nos ensina também que nem sempre podemos confiar no mais bonito, no mais apresentável e em qualquer coisa que se mostre leal. Fiquei com muita raiva de uma reviravolta no final. Eu devia ter desconfiado viu!!

Sei que a resenha parece um pouco vaga, mas falar qualquer coisa além disso seria entregar muito do livro, e injusto com quem está ou vai ler na sequência. Tudo que contém aqui não é spoiler de fato, porque está praticamente na sinopse do livro.

Me incomodou um pouco o fato do detetive Thomas Moore (O Cirurgião) ter voltado sem maiores explicações, mas já me conformei com o fato de que alguns personagens vão e vem conforme a Tess quer, porque ela pode. Porque ela consegue me convencer de qualquer coisa.

Terminei com uma sensação de que nem sempre a justiça é feita como deveria, e com a certeza de que políticos sujos e corruptos existem em qualquer lugar do mundo e em qualquer grau de hierarquia.

Indicado, recomendado e Tess se torna cada dia mais uma querida, para quem gosta de suspense, suspense policial, e thriller vai se envolver também por esse livro

Série Rizzoli & Isles

4) Dublê de Corpo
5) Desaparecidas




Um Beijo



65 comentários:

  1. Eu soube sobre esta autora há pouco tempo, quando realizei uma troca no Skoob de um livro do Robin Cook (autor de suspenses médicos – que adoro!!!) e a pessoa com quem trocava recomendou a Tess. :) Ainda não li nenhum livro dela, mas estou com uma edição vira-vira que não faz parte de série (obras avulsas da autora).
    Estou adiando a leitura, porque – é engraçado admitir – temo compará-la demais ao Robin Cook. Eu o adoro MESMO. Foi o primeiro autor que se tornou meu favorito, antes mesmo de Sidney Sheldon (de quem li muitos livros), mas ele é da década de 80... É claro que haverão elementos muito mais dinâmicos nas obras da Tess por uma questão temporal.
    Ler sua resenha me faz pensar que deve ser uma narrativa muito envolvente! E que vale a leitura desta série também (rs). Eu começarei lendo os dois livros que tenho e, se engrenar, sigo "atrás" de você (rs) nas leituras. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine também descobri a Tess há pouco tempo , estou com dois livros avulsos dela pra ler também mas quero terminar a série.

      Eu não conheço Robin Cook, vou procurar algumas coisas dele quem saiba eu leia algum.

      E eu adoro livros dessa década, acho que as leituras são bem mais consistentes e concisas do que agora sabia?

      Eu afirmo que se é o gênero que você gosta, com certeza você vai adorar!!!

      Inicie por O Cirurgião !!

      Um grande Beijo , e adoro seus comentários aqui no blog!

      Sara

      Excluir
  2. Adoro esse estilo literário, mas ainda não li nada da autora, e venho acompanhando somente as resenhas de seus livros e ficando mais ansiosa a cada dia, com a vontade de ler..... Deve ser uma leitura bem intrigante....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, insisto para que você leia, Se gosta do estilo vai adorar a Tess

      Bjs

      Sara

      Excluir
  3. Sara, tive que pular a resenha para as suas considerações finais por nunca ter lido nada da série, mas gostei de saber que são bons livros de suspense policial, um gênero que adoro. Já anotei as dicas. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mi ,

      Fez muito bem , se pretende ler nunca é bom ler spoiller né?

      Bjs

      Sara

      Excluir
  4. Eu amooooooooooooooo os livros da Tess...cada um melhor que o outro... recomendo totalmente!!!
    Amei sua resenha..ainda nã conhecia esse livro..agora depois dessa ótima crítica,vou ler com certeza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aline que bom saber que você ja conhece!!

      Fico feliz, que tenha conhecido mais essa série.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  5. Estou tentando evitar os spoilers, mas essa capa chameu minha atenção. Achei bem anos 80, adorei. Beijo!

    http://umamamaeemapuros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roberta,

      Eu não sou muito fã das capas dessa série, mas posso afirmar que o conteúdo salva tudo!!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  6. Eu não li nenhum livro da série, mas tenho vontade, estou com um livro da autora aqui emprestado Relíquias, sempre fico enrolando para ler, mas pelo jeito estou perdendo tempo, a escritora parece muito boa.
    Parece ser bem sinistro, e um pouco assustador, mas vou colocar na minha lista de desejados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa Relíquias é o 7º Livro da Série, recomendo iniciar por O Cirurgião !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  7. Esses livros da série parecem ser muito bons mas ainda não surgiu a oportunidade pra ler e quando se fala em série me dá uma preguiça , mas gosto muito desse tema e bem curiosa com tudo que li, contou tudo sem contar nada rsrsrsr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane

      Também tenho um pouco de preguiça sabia

      Mas essa me pegou de um jeito , que não consigo parar, pena que vai faltar um livro ainda, que provavelmente só vai ser lançado ( espero) ano que vem.

      Grande Beijo

      Sara

      Excluir
  8. Sara eu não curto triller, é uma opinião aberta, mas olha eu tenho vontade de ler algo dessa mulher, de medo eu tenho vontade, coisa de louco, mas desde que li um encarte dela fico com vontade, mas falta coragem, meio de abandonar no meio!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila, leia alguma coisa avulsa, assim se não gostar não sentira vontade de seguir com o restante da série né!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  9. Eu já estava de olho em O Cirurgião, mais esse também em chamou bastante atenção.
    Ao que tudo indica, necessito é muito de ler todos.
    Gostei da resenha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany

      Leia todos sim ,

      Comece pelo O Cirurgião, se a leitura te pegar de jeito ai você vai no embalo rs

      Bjs

      Sara

      Excluir
  10. Não é um estilo que tem me prendido muito ultimamente. Mas não li nada dessa autora ainda e parece ser bem interessante.
    Se eu tiver oportunidade, vou ler pra ver se gosto. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorrine,

      Espero que você de uma oportunidade pra Tess, ela é uma diva!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  11. Uau, gostei da resenha, adoro coisas desse gênero, e espero ainda ler ! rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce

      Espero de verdade que você leia.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  12. Confesso que só li a última linha, você fala tão bem da Tess que tenho vontade de ler a série, então quanto menos souber sobre a série melhor :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina

      Eu quando gosto , gosto MESMO rs , fico até chata .

      Que bom que despertei essa vontade.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  13. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Gostei muito do estilo do livro, despertou minha curiosidade, já coloquei na minha lista.

    ResponderExcluir
  14. Oi Sara!
    Eu morro de vontade de ler algum livro da Tess, mas em breve vou tornar esse desejo realidade. Tem um livro dela chegando aqui! *-* To super empolgada.
    Se ela for tudo isso que você diz, já sinto que vou me apaixonar.

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luara,

      Qual livro???????? Conta mais , !!!!

      Espero que goste mesmo!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  15. Oi Sara! Como te disse, vou ler Tess logo mais, e confesso que a cada resenha sua fico mais empolgada. Gosto muito deste estilo de livros e com certeza, este será mais um para meus queridos.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida,

      É verdade você vai ler gélido né, como ele é o 8 da série e eu ainda estou no 6º , vou demorar um tico pra chegar nele !!

      Que bom que está empolgada

      Bjs

      Sara

      Excluir
  16. Não li tudo, mas li o suficiente da sua resenha para ficar eufórico. Só li dois livros da série (preciso dos outros). Li O Cirurgião e O Pecador, o 1º e 3º, em o Pecador a Jane sofre muito, né, com início da gravidez e com todas aquelas perturbações e inseguranças.

    Ahhhh, fico louco por essas mulheres.

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rogério do céu

      Vc consegue ler sem ser na ordem?????
      O Cirurgião e o Pecador são da edição vira - vira né? Eu comecei por ele, mas antes de ler O Pecador , eu tive que comprar o Dominador

      Espero que você leia os outros!

      Bjs

      Sara

      Excluir
    2. Hahaha, foi o jeito, eu comprei essa versão vira-vira porque adoro a facilidade de comprar dois livros em um e por uma preço ótimo, mas, pra falar a verdade, eu não conhecia a autora e ia dar o livro de presente para uma amiga que estava fazendo aniversário... não resisti e li o livro, fiquei com ele pra mim. ^^

      Você sabe que tem a série de tv sobre os livros da Tess, né, pois é, assisti ao primeiro episódio, e pelo que percebi, o episódio inicial foi inspirado em O Dominador, não é a mesma coisa que ler o livro, né, mas compensou um eventual vazio que pudesse sentir lendo O Pecador.

      Abraços, Sara.

      Excluir
  17. Finalmente as duas tiveram chance no livro, estava esperando isso acontecer rsrs
    Não gostei muito disso dos personagens desparecerem e aparecerem sem explicação, mas quem sabe lendo no contexto eu entenda melhor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai eu também , tava uma coisa , um livro uma, no outro livro outra.
      Agora foi dividido rs

      Mas eu estou lendo Clube Mefisto , e está igual também .

      Então no contexto eu acabei aceitando viu !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  18. A gente fica pensando que político sujo e corrupto existe só no Brasil e tal, mas é bacana ler livros que mostram que essa ideia tá bem longe de ser verdade. Parece que o King adora essa autora, a Tess e fiquei curiosa pra conhecer mais dessa obra dela.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é

      Só que la fora , quando o político corrupto é denunciado ele é punido. Diferente daqui !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  19. Lindo blooog :*
    ritacolatino.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá a capa lembra um pouco o livro: Prazer de Matar, e pela resenha ele é tão bom quanto o citado.
    Vou verificar, adoro esses livros, bela resenha.

    Don
    http://donskedar.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Don

      Vou verificar o Prazer de Matar, não conheço .

      Bjs

      Sara

      Excluir
  21. Estou com um livro da Tess aqui pra ler (Gélido) e espero gostar do estilo da autora, pois nunca li nada dela.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel

      Gélido é o 8º livro da série, te aconselho a começar pelo O Cirurgião !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  22. Nossa que série comprida , quero muito ler mas ainda não pude adquirir nenhum dos exemplares :( o que é uma pena devido as suas resenhas , amei todas elas (eu li todas viu ).
    Eu gosto bastante de suspense , é um ótimo gênero , e a resenha está ótima, nada vaga como você supos . É bom que não tenha se prolongado justamente pra não dar spoilers , seria meio chato pra mim por exemplo que pretendo ler o livro .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana que bom saber que você lê até o fim rs!!

      Eu também gosto muito muito muito de suspense, mas por influência da Chrys estou lendo outros estilos intercalando, e estou adorando !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  23. Que foda essa capa!
    Que livro surpreendente, nunca tinha visto algo parecido assim. Tipo com tanta surpresa e tanto coisa acontecendo depois da outra. Possa ter, mas não li ainda, mas gostaria de começar principalmente por esse! Que historia é essa? Sensacional! Gosto muito desse genero, acho que é meu segundo favorito. O ruim é que esse é o 5º já, porém preciso começar desde O Cirurgião. Tanto suspense :3 gostei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rodrigo , aconselho realmente a começar pelo O Cirurgião , se não vai ficar meio perdido na história pessoal dos personagens.

      Beijos e obrigado pelo comentário !

      Sara

      Excluir
  24. Como eu não li os outros livros da série não li toda a resenha, mas fiquei curioso quando li a parte em que você fala "políticos sujos e corruptos existem em qualquer lugar do mundo e em qualquer grau de hierarquia", quero saber em que sentido entram na história!
    Acho essa capa estranha, mas bonita ao mesmo tempo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fellipe, só lendo mesmo pra entender a encrenca que um político sujo consegue arrumar viu !!

      Eu definitivamente não gosto da capa, mas o conteúdo salva tanto tanto !!!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  25. Não conhecia essa série, nem o autor, não é um gênero que eu esteja acostumada a ler, vou ver se acho a resenha de o Cirurgião pra decidir se leio ou não essa série :) Achei essa capa bizarra e assustadora, mas criativa haha

    ResponderExcluir
  26. Depois de um tempo sumida voltei!
    Sara quantos livros tem essa série??? Olhei no Skoob e encontrei alguns; será que a Tess consegue encontrar tanta coisa para deixar os livros sempre assim tão bons? Estou muito curiosa para ler mas aqui foi o único lugar que li a respeito, é uma série mais antiga? Vou procurar e ver se encontro para comprar.
    Além do livro ser bom essas capas são angustiantes, cheias de suspense e remetem à cenários de mortes dolorosas e à vezes quase inacreditáveis!

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara fui procurar os livros para comprar e encontrei no submarino alguns deles. Espero sinceramente encontrá-los em um sebo ou que o Submarino faça uma mega promoção porque é impossível comprá-los e não ficar pobre rsrs, na faixa de 40 reais cada, é bastante dinheiro!

      Excluir
    2. Greice!!!! Vc sumiu mesmo, espero que esteja tudo bem !

      Consegue Greice, e quando você pensa que entendeu tudo , vc não entendeu é nada porque ela magistralmente muda tudo !! Ela é uma danada!

      O 7º Livro da série foi lançado recentemente, a série não é tão antiga assim não viu !

      Mas é Record!!! e Record sabemos que é caro né/
      Tenta troca no skoob!!!

      Beijokas!!

      Sara

      Excluir
  27. Adoro esse estilo, e a capa é linda.
    ótima resenha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também é um dos meus preferidos

      Obrigado pela visita

      Sara

      Excluir
  28. A cada dia fico mais curiosa com esses livros. Tá dando uma baita vontade de ler, vou ver se consigo pra mim também, já que pelo jeito não tem decepção com eles.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane eu recomendo, recomendo e recomendo !

      Bjs
      Sara

      Excluir
  29. Não conhecia essa série, mas ele parece ser muuito boa!! Gosto muito desse estilo de livro e estava querendo ler algo diferente. Parece que já sei qual será minha próxima leitura!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thicy se você gosta desse gênero , com certeza vai adorar Tess !!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  30. Essa é a primeira resenha que leio a respeito desse livro e já me deixou bastante curiosa! Não conhecia esse livros e assumo que raramente leio algo nesse estilo. Esses livros seriam ótimos para começar a ler (de verdade) mais sobre esse gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gabriella , se é pra conhecer mais do gênero eu indicaria outros livros que não série.

      Beijokas

      Sara

      Excluir
  31. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  32. Uau só pela sinopse já dá vontade de sair correndo comprar o livro! Já imaginei a "cena" do O Cadáver abrindo os olhos, nossa. Eu como uma pessoa que ama suspense policial necessito ler essa série, foi par os desejados.

    ResponderExcluir
  33. Minha autora favorita, a mais maravilhosa e claro a série que eu mais amo. Gostei muito desse livro apesar de em primeiro lugar pra mim ser o "Dublê de Corpo" ;)

    ResponderExcluir
  34. Oi, li todos os livros da série Rizzoli e Isles já publicados, a maioria eu adorei, outros achei maçante, mas entrei aqui pq queria a opinião de quem já leu tb, vcs não acham q alguns terminam um pouco incompletos? Como desaparecidas por exemplo? Como vc disse, uma sensação de q a justiça nem sempre é feita, fica aquele final de a polícia fez o seu trabalho, agora depende de outros e nós não ficamos sabendo o final, não gosto quando termina assim...o primeiro romance q li de Tess foi harvest( colheita ou colheita macabra na tradução q li), simplesmente AMEI e fui procurar outros, descobri a série Rizzoli e Isles( inclusive adaptada p tv), AMEI o cirurgião ( q apresenta Rizzoli, amei a continuação o dominador ou o aprendiz( a depender da tradução q vc tem) e q apresenta Isles...apesar de ser uma série, NÃO é necessário ler em ordem pq casa livro apresenta uma estória diferente, como SCI, cada capítulo é uma estória, vc não precisa assistir a série inteira, mas é MELHOR ler na ordem pq a vida pessoal dos personagens segue uma sequência...mais um detalhe p quem nunca leu nada de Tess, alguns livros escritos lá no início da carreira dela não são muito bons( na minha humilde opinião), então, se eu tivesse começado por esses, provavelmente não teria lido outros livros da escritora, se foi o seu caso, não desista dela, ela evoluiu muito na escrita e se tornou uma escritora MARAVILHOSA. Voltando à minha pergunta, mais alguém acha q alguns finais poderiam ser mais "completos"? Desaparecidas não foi o único q me deu essa sensação, mas não estou lembrando de outros agora.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós e será sempre respondido, volte para conferir!
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!