04 julho 2013

[RESENHA] Refúgio - Harlan Coben

Atenção: Pode conter spoiler para quem ainda não leu Alta Tensão!

Adicionar legenda

Título: Refúgio
Autor: Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Páginas: 224


Sinopse: Apresentado ao público pela primeira vez no suspense Alta tensão, Mickey Bolitar se vê obrigado a ir morar com seu tio Myron, um ex-agente do FBI, após testemunhar a morte do pai e internar a própria mãe em uma clínica de reabilitação. Agora o rapaz precisa se esforçar para conviver com o tio, de quem nunca gostou muito, e ainda se adaptar ao novo colégio. Para sua sorte , ele loga arruma uma namorada, a doce Ashley, que também é nova na escola. Quando sua vida parece estar entrando nos eixos, o destino lhe reserva uma surpresa: Ashley desaparece misteriosamente. Determinado a não perder mais uma pessoa importante em sua vida, Mickey contará com a ajuda de seus novos amigos, os excêntricos Ema e Colherada, para seguir o rastro da namorada. Para piorar , uma idosa reclusa da vizinhança lhe conta que seu pai ainda está vivo, sem dar maiores explicações. Quando esses dois mistérios se cruzam, Mickey descobre que está envolvido numa rede de intrigas que levará a questionar a vida que acreditava ter. Perspicaz e esperto como o tio Myron, Mickey está disposto a fazer tudo o que for preciso para salvar as pessoas que ama .

Pra iniciar essa resenha devo dizer que quando Mickey foi apresentando em Alta Tensão  me causou uma péssima impressão, menino rebelde, muito revoltadinho, que detesta o tio Myron Bolitar. Mas quem pode detestar o Myron?? Além de ser o protagonista da série Myron Bolitar, ele é realmente um querido. O tipo de cara que você gostaria de ter por perto, caso estivesse metido em uma grande encrenca. Portanto eu acho que o Mickey é arrogante demais. E continuei tendo essa impressão, mas me colocando no lugar dele pô, o cara está sem a mãe, sem o pai e teve sua vida totalmente virada de cabeça pra baixo, portanto vou dar um crédito e tentar gostar dele um pouco mais. 

Acontece que Mickey é o tipo de adolescente que teve que ter responsabilidades de adultos, perdeu (ou acha que perdeu) o pai, teve que trabalhar pra sustentar a mãe que é uma viciada, ou seja, muito daquilo que a gente vê acontecer hoje em dia. Criança com responsabilidade de adulto. Ele vai então morar com o tio, entra em um colégio novo e se apaixona. 

Aí a namoradinha dele some e ele faz amizades com a Ema e o Colherada. Pausa nesse momento!!

O que são esses dois amigos? São amigos que você quer levar pra vida inteira, cada um tem lá seu complexo, afinal, que adolescente que não tem? Mas demonstram em várias partes do livro que só o fato de ter um amigo já é uma dádiva. Colherada rende boas risadas também. 

Voltando ao enredo, a namorada do Mickey, Ashley, desaparece e ele resolve que vai encontrar a menina de qualquer jeito, só que no caminho muitas coisas acontecem, e o desaparecimento dela com o mistério que envolve uma casa que parece ser mal assombrada, acabam se ligando (nessa parte fica um pouco confuso). Mickey fica com muitas perguntas sem resposta, mas sabe que entrar nesse jogo pode ser perigoso para ele e para as pessoas que ama. 

O livro tem momentos de puro tédio, as coisas acontecem um pouco devagar e você para para pensar: porque eu to lendo isso?

Quem procura uma coisa mais adulta vai se decepcionar um pouco, eu já li todos os livros do Harlan, com ou sem o Myron, mas esse é o primeiro que li e que é voltado a um público mais juvenil, talvez por isso eu tenha estranhado um pouco, bastante, na verdade.

Portanto, não espere graaaandes suspenses e reviravoltas. A leitura é ágil já que a diagramação é muito boa, a fonte é agradável e os capítulos são curtos

Porém, o livro em um todo não me convenceu, sabe? Ok, eu sei que é voltado para um público juvenil, mas um adolescente não conseguiria fazer metade das coisas que Mickey faz, ele é o personagem principal desse livro, mas é impossível não comparar a coisas que o Myron faria se fosse com ele. Muitas passagens são fantasiosas demais. Harlan deu uma forçada, rs. 

É um pouco difícil de acreditar na história, Harlan é bom no que faz, então você realmente se prende na história até o final, mas ela não convence. Muita coisa fica mal explicada e sem final justamente porque tem continuação. E não é a minha velha birra de livros em série (todos sabem que é culpa da Seleção e da Elite).  É que faltou alguma coisa mesmo!! De toda forma é um dos livros mais fracos, por isso justifica minha nota. 

Dessa vez o "divo" deixou um pouco a desejar, mas não me deixou sem vontade de ler a continuação, que eu espero ser mais convincente, mais séria e com mais suspense.

Veja a capa com o segundo livro da série. 

  



Beijos.. 








49 comentários:

  1. Oi Sara, não sabia que os livros do Harlan tinham uma sequência. Achei que fossem livros independentes podendo ser lidos em qualquer ordem. Obrigada pela informação. É uma pena quando uma história não nos convence, né? Acho isso extremamente broxante :o( Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mirelle

      Eles tem sim uma sequência, mas é quase impossível de ler nela, porque não são lançados no Brasil na mesma ordem , porém , refúgio contém várias passagens importantes de Alta Tensão , e se não ler Alta tensão vai ficar meio que boiando na história.

      Esse livro acredito que por ser voltado para um público mais infantil, tenha deixado um pouquinho a desejar, mas não tiro em nenhum momento o brilhantismo do Harlan. Ele é perfeito !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  2. Assim como a Mi eu também não sabia que os livros tinham ordem, e apesar de não ter lido nada do Coben nunca pensei que fosse ver um dos livros dele recebendo 3 estrelinhas rsrs, todo mundo elogia tanto, pena que dessa vez ele não convenceu.
    As capas dos livros dele são todas bem sombrias e escondem mistérios, adooooro! kkk

    Beijinhos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice, os livros tem uma ordem sim , porém ler no Brasil é quase impossível porque não são lançados na sequencia,
      Não é o caso de Refúgio que é sim uma continuação de Alta Tensão.

      Eu vou continuar elogiando sempre o Harlan, só que esse livro se perdeu ai um pouco rs

      Bjsss

      Sara

      Excluir
  3. Oi Sara, ainda não li nada do autor e tambem não sei se leria, pois seus livros não são tanto meu estilo favorito de leitura, como vc aponta não é um livro que promete agradar a multidões e livros em sagas as vezes enjoam!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaila,

      Não sei que tipos de leitura vc aprecia, os do Harlan são mais suspenses e policiais, portanto se não é o caso , realmente você não gostaria. De qualquer forma é sempre bom conhecer gêneros diferentes, quando tiver oportunidade , leia sim.

      Bjs
      Sara

      Excluir
  4. Adoro os livros do Harlan. Suas histórias são fantásticas, cheias de suspense e muito mistério. Ainda não li esse livro e quero muito ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adoro Maristela.

      Espero que leia em breve

      Bj

      Sara

      Excluir
  5. Acredito que seja um pouco difícil manter a linha em historias que tem continuação, mas acontece. E acho que a literatura tem sim que ter essa coisa fantasiosa, a vida, as vezes, é um pouquinho sem graça e nada como uma boa historia pra nos distrair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. J.H

      Complicado mesmo manter um constante crescimento em histórias em série.Acho que ele não deveria ter mudado o público com uma continuação de um livro mais adulto. Se queria atingir outra faixa etária que começasse do zero. Enfim não deixo de gostar dele por isso .

      Quanto a fantasia, se o livro é de um todo nesse estilo sim , mas não transformar uma história séria em coisas inverossímeis, isso que me incomodou um pouco.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  6. Parabéns pela resenha!

    Abraços, Gustavo
    http://blogjovensleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Gente, eu estou desejando esse livro, sério ! Eu NECESSITO, dizem que é muito bom né ? Pela sua resenha já vemos que é super legal, muita gente me indicou e outra : Eu A-M-O o Harlan Corben! Já leu 'Não conte a ninguém' ? Super indico ele, muito bom tbm.
    Adorei o blog e as resenhas ! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maria, ele é bom sim , tem suas críticas, como eu observei na resenha , mas vale a pena ler.

      Já li Não conte a ninguém , inclusive tem resenha dele no blog
      Aqui


      Os livros dele são ótimos!

      Bjs

      Excluir
  8. Não dá para acertar sempre, e até os nossos "divos" como você falou deslizam um pouco, mas mantém a qualidade.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  9. Eu sempre vejo falarem bem desse livro. Só li um livro desse autor e a história tb não me convenceu não.. Parece até ter um enredo legal, mas não é um livro que eu compraria não.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lorrine , confesso que não busquei resenhas para ver a pontuação.
      Essa história é um pouco fraca comparada as outras.

      Mas não deixo de indicar Harlan nunca.

      Bjs

      Excluir
  10. Nunca li nada do Harlan Coben, mas no momento tenho Refúgio em mãos e só o peguei porque vi em vários comentários que não era necessário ter lido Alta Tensão antes deste livro. Agora sinto total insegurança! :O (rs) O que você acha? Não terei problema para entender a história?
    O pior disso é que pelos seus comentários sobre Alta Tensão não sinto sequer vontade de lê-lo. :/ (rs) Não é a primeira vez que vejo alguém criticar a obra, muito embora ela tenha seus méritos também. Eu gosto de ter minha própria opinião, porque isso até mesmo resenhas que criticam os livros me fazem desejar lê-los para saber se são tão ruins assim, kkkk. Mas a verdade é que o Harlan Coben não tenho muita curiosidade em descobrir.
    De qualquer maneira, não direi que nunca lerei um livro deste autor. Estou me referindo a essa série dele apenas. Afinal, já tenho em mãos também Não Conte a Ninguém. Acredito ser o primeiro livro do Harlan Coben que lerei. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Francine, se não ler Alta Tensão , vai ficar muitas lacunas sem preencher, afinal é nesse livro que eles voltam pra cidade depois de 20 anos viajando .
      Não recomendo a leitura de Refúgio sem ter lido ele não .

      Não acho que você não vá entender. Mas ficara muita coisa sem sentido sim.

      Alta Tensão é muito bom , eu daria 4 para ele.

      Eu também sou como você , independente da critica eu leio o livro .

      E eu indico Harlan Coben sempre, embora esse livro seja fraquinho.

      Beijos!!

      Sara




      Excluir
  11. Não li a resenha por causa dos spoilers, pretendo ler a série. Só vi as estrelinhas da classificação, vou ficar curiosa pra saber porque o livro recebeu 3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Marina,

      Depois que ler , me conte o que achou combinado?

      Bjs

      Sara

      Excluir
  12. Adorei a sinopse! Adoro livros com mistério e investigação. São meus preferidos! Não li a resenha por ter spoilers. Mas pretendo ler a série em breve! ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou !

      Espero que possa ler em breve

      Bjs

      Sara

      Excluir
  13. Eu só li quatro livros do Harlan, sim, poderia estar triste, contudo, não, haha, pois ainda tenho vários livros pra ler, iup.

    Como você disse na sua resenha, não tem como não gostar do Myron - nem do Win :3 - por isso acho que quando eu for ler este livro também implicarei com o sobrinho.

    Fiquei curioso para saber quais as coisas impressionantes que o garoto faz...

    Apesar das 3 estrelas eu leria o livro numa boa.
    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éeee vc tem muitos pra ler ainda.

      Eu tenho que me contentar em ficar esperando os lançamentos ou conseguir achar algum livro que não é mais editado no Brasil. !!

      Eu adoro o Win e a Esperança , então qualquer um que vá contra eles, eu não vou ir muito com a cara também

      Leia sim , e depois me conta o que achou .

      Bj

      Sara

      Excluir
  14. Gosto muito de Harlan Coben, e já não é de hoje que tenho tentado ler os livros dele, mas são tantos, e o dinheiro tão curto, que ainda não consegui ler todos os publicados.....Ainda não tinha lido uma resenha desse livro, e fiquei um pouco surpresa quanto à falta de convicção da trama... De qualquer forma, no caso de Harlan, acho que mesmo assim, merece crédito.... Não sabia que Refúgio tinha continuação e que bom que seu volume subsequente acabou de ser publicado, assim, posso adquirir ambos de uma só vez.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,

      Harlan merece crédito sempre mesmo
      Acho que ele errou um pouquinho de ter mudado o foco do público alvo , logo com uma continuação de um outro livro mais adulto.
      Mas fora isso , leia e me conte o que achou

      Bjs

      Sara

      Excluir
  15. Eu tenho alguns livros de Harlan mais ainda não li e não sabia que tinha uma sequencia, bom saber assim acho que não vou ler por enquanto to fugindo dessas séries, mas gosto desse tipo de leitura gosto desses mistérios e essa em particular me chamou a atenção por ser com adolescentes, mas espero como você que melhore vou colocar na lista já grande de leitura por que tenho o primeiro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane,

      Pode ler os outros conforme você for comprando , que não vai ficar perdida não

      Eu sou suspeita pra falar de Harlan , tenho todos os livros e espero sempre ansiosa pelo lançamento .

      Bjs

      Sara

      Excluir
  16. Eu também não gostei do Mickey em Alta tensão. Uma pena que o livro foi tão forçado e teve momentos de tédio, acho que por estar acostumada com uma temática mais adulta vou ter dificuldades também com esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Naty Naty

      Gosto tanto quando alguém já leu algo que eu já li , e tem a mesma opinião que a minha!!

      Bjos

      Sara

      Excluir
  17. Eu tentei ler um livro do Harlan mas não gostei muito e abandonei, vcs devem me achar louca por isso, mas eu li fora de ordem e nada, absolutamente nada fazia sentido no livro pra mim, então eu tive que deixar de ler. Talvez se eu tivesse lido a série na ordem teria amado como todo mundo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Gabriela que pena,

      Tenta começar pelos que não são são de série !

      Bjoss

      Sara

      Excluir
  18. Como eu não li Alta atenção e você avisou que poderia haver spoiler eu apenas li a parte final da resenha e fiquei bem decepcionado, embora não tenha lido nada do autor e eu tenho bastante expectativas sobre os seus livros, do tanto que falam bem deles, e não imaginava que ele escreveria um livro assim, mal explicado, enrolado, mas tomara que a continuação resolva esses problemas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fellipe

      Esse livro é uma exceção de verdade!!!

      Por favor não deixe de ler nada do Harlan , inclusive esse livro

      Ele é ótimo!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  19. SEGUIDOR: WILLIAN

    A autora é muito boa e pelo que li na resenha, ela manteve a qualidade em mais essa obra, vale a pena conferir.

    ResponderExcluir
  20. Harlan Coben sempre consegue surpreender , e imagino que nesse livro não foi diferente , aguardo ansiosa para conhecer melhor essa história , apesar de sua crítica negativa eu gostei da resenha e acredito que partes que não te agradaram podem me agradar .
    Já li outras resenhas desse livro que foram positivas por isso o interesse .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana

      Eu estou lendo Uma Questão de Segundos, que é a continuação desse livro , e infelizmente por enquanto mantendo a mesma opinião .

      De qualquer forma, não deixaria de ler um livro dele de jeito nenhum, vc está certíssima!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  21. Não sou muito fã de Harlam Coben não, não sei porque, já que o gênero dos livros dele é o que eu mais gosto de ler, e pela resenha também não me interessei muito por esse livro não :/

    ResponderExcluir
  22. Ainda não li nenhum livro do Harlan, mas estou com Confie em mim aqui em casa para ler. Pelo que vi pelas resenhas e sua 'recomendação', os livros dele são muito bons. Espero que eu goste!!

    ResponderExcluir
  23. Gostei muito desse livro dele, mas é mais calmo que os do Myron. Mesmo assim, com esse clima mais calmo, gostei do todo e o final foi de deixar doida pelo próximo. Quero ler esse segundo!

    ResponderExcluir
  24. Ainda não li nenhum livro do autor, e estou bem curiosa, já que seus livros são bastante elogiados, mas não sei se leria este. Muitos livros do gênero me cativaram mais do Refúgio, talvez eu leia depois das minhas prioridades.

    ResponderExcluir
  25. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  26. Pela sinopse eu fiquei com vontade de ler.
    Que pena que você não gostou tanto... mas todos os outros livros dele que eu tenho certeza que devem ser maravilhosos devem compensar né.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  27. Oi Sara..a muito tempo leio pessoas falando muito bem do Harlan Coben, então resolvi comprar um livro dele e ler..comprei 'O Refúgio' e para falar a verdade me decepcionei bastante. Criei uma grande expectativa sobre o autor, mas acho que fiz a escolha errada de livro neh..rsrs. E confesso a você que nem sabia que tinha continuações..acho que por isso que achei ele tão 'sem final'.
    Alguma indicação de um bom livro do autor??

    ResponderExcluir
  28. Olá tudo bem?
    Terminei de ler o último livro da série Michey Bolitar do Coben. Estou tão decepcionada que se realmente este for o último jamais vou recomenda-lo. Como um escritor que é capaz de descrever uma casa velha, um campus, um caminho na floresta por quase duas páginas com tanta riqueza de detalhes me dá um final desses; as últimas páginas não expressam a menor emoção, que reencontro foi aquele, com meia duzia de palavras sem nexo. E o que aconteceu com Emma, Colherada, a mãe, o Troy. E outras tantas questões que ficaram vagando no meio da trama. Decepcionada. Sabe o que pareceu???? Aquele método contraceptivo antigo que todos conhecem. Iniciei a leitura dando um 3 mas com toda certeza termino com 1.

    ResponderExcluir
  29. Livro decepcionante, a sensação que tive foi: por que li isso? Não recomendo, não vou ler nem a continuação, ou melhor, não lerei nenhum livro desse autor!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!