29 julho 2013

[RESENHA] O Projeto Rosie - Graeme Simsion


Graeme Simsion
Título: O Projeto Rosie (Projeto Rosie, O)
Autor: Graeme Simsion
Gênero: Romance
Páginas: 316
Sinopse: Perto de completar 40 anos, o peculiar professor de genética Don Tillman havia desistido do amor. Para acompanhar sua rotina severamente cronometrada, com esquema de refeições padronizadas, um cronograma para a execução de cada compromisso (inclusive para a prática de exercícios físicos antes de dormir) e lidar com sua falta de habilidade social, só mesmo a mulher perfeita. E ele já sabe como encontra-la. Ou pelo menos acha que sabe. Ele desenvolve o projeto Esposa Perfeita, um questionário meticuloso que irá ajudá-lo a selecionar candidatas adequadas a seu estilo de vida. Mas quando Don conhece a jovem Rosie ele descobre que nem tudo na vida pode ser programado... e que o amor pode, de repente, vir a seu encontro.

Desde que vi esse livro me apaixonei pela capa e também pela história. Um homem solitário aos 39 anos com a esperança de ainda encontrar a parceira ideal. Bastante inspirador.

Don é professor de genética e não consegue arrumar uma namorada. Ele é extremamente, absurdamente organizado e não aceita bem as mudanças em suas programações diárias, atrasos e contatos físicos desnecessários. Entretanto, aos 39 anos, chegou a hora de encontrar uma esposa e para não sofrer com decepções como no caso da amiga de sua amiga que o abandonou em uma sorveteria por não ter sorvete de damasco, Don decide criar um projeto, o "Projeto Esposa" que consiste em um questionário para selecionar as candidatas administráveis, excluindo assim as que estão fora de seu perfil (desorganizadas, as leitoras de horóscopo, as cientificamente analfabetas, as obcecadas por moda, etc). 

Don chega a ser engraçado de tão metódico e sincero, não possuindo um filtro entre o cérebro e a boca, tendo muitas reações inesperadas que beiram a comédia.

Depois de ir a diversos tipos de encontros de solteiros e por conta do questionário não ter encontrado ninguém que se encaixava no perfil de perfeição traçado por Don, ele resolve pedir ajuda de Gene, seu melhor e único amigo e este percebe que o amigo não fez qualquer seleção pelas fotos, somente pelas respostas e decide fazer ele mesmo essa pré-seleção e enviar as escolhidas até ele, fazendo-o prometer que ao menos levaria-as para jantar.

Pouco tempo depois, Rosie entra na sala de Don, dizendo que fora encaminhada pelo Prof Gene. Imediatamente Don a convida para jantar, sem rodeios e perda de tempo com papo furado... rs... A moça sem jeito e sem entender, por fim, aceita. Porém nada sai como planejado, deixando Don irritado.

Rosie está completamente fora do perfil (fuma, não se dá bem com matemática, é desorganizada, é garçonete, etc). Mas, alguma coisa no encontro dos dois, de certa forma, funcionou e acabou fazendo com que Don quebrasse algumas de suas regras, e, por fim, sentir-se feliz!

**************
Desde que vi este lançamento da Record, eu me apaixonei pela capa e pela sinopse e quando ele chegou aqui, de presente, de surpresa, eu pirei!!! Daí logo que acabei Abandono eu corri pra ele. Aquelas coisas de que o livro te escolhe é a maior verdade do mundo!!!

Eu li devagar, mas o livro é devorável, eu só não queria terminar e ficar sem o Don e sem a Rosie. É, isso aconteceu e eu estou até hoje de ressaca, não consigo pegar nenhum outro direito, nenhum me agrada completamente.

O que mais achei interessante é que o livro nos aponta aos fatores pelos quais Don ainda não encontrou a parceira ideal, seus defeitos que pra ele são qualidades, afastam qualquer pretendente ou mesmo ele, rejeita pessoas por pensar que não são adequadas a seu modo de vida. Mas, será que a pessoa ideal tem mesmo que se enquadrar, agir e se portar da forma que imaginamos para ser o homem/mulher de nossas vidas?)

O fator filosófico comportamental  e psicológico intrínsecos neste livro saltam aos olhos, a construção da personagem Don foi cuidadosamente estudada e seus pensamentos e atitudes acontecem de forma tão natural que ao mesmo tempo que ele não se encaixa na sociedade, ele se torna tão real, a ponto de identificarmos pessoas conhecidas ou muitas atitudes nossas nas dele.

Essa seleção feita por ele de forma tão natural e imperceptível também e feita por muitos de nós (e me incluo nesse nós). Ah, esse fulano trabalha com x coisa, não quero um marido desses, ah, esse come de boca aberta, aquele fuma, o outro tem celular que não é da mesma operadora que a nossa e por aí vai... inventamos problemas e deixamos ao menos de conhecer as pessoas e saber se elas são capazes de nos fazer feliz. Muito real, não acham?

Os hábitos, a educação e o estilo de vida determinam a percepção seletiva do parceiro, ou seja, sem se dar conta e por não conseguir observar absolutamente tudo que acontece a seu redor, o ser humano seleciona determinadas coisas que chamam sua atenção e que estão (ainda que inconscientemente) ligadas a seu interesse, suas experiências de vida, suas atitudes. O que o observador enxerga não é necessariamente o que a pessoa observada de fato é, mas apenas a sua percepção.

A mudança pessoal (de atitudes e de estilo de vida), a exposição de competências sociais (o que você tem que fazer para se adequar à sociedade) e a percepção são fatores filosóficos importantes e presentes nesse livro de uma forma tão sutil que você entende o que é sem perceber.

Estou estasiada e com certeza esse é um dos livros que irei reler muitas e muitas vezes.

E você, deveria já ter saído dessa cadeira ou acessado a internet para comprá-lo, vai, corre!!!





Beijos

21 comentários:

  1. Oi, Chris, tudo bom?

    Gostei da sua empolgação na resenha, parece mesmo ser bem cativante. Eu nunca passei pela experiência de ler devagar para não me separar de um livro bom... eu preciso saber o que vai acontecer, ahhhhh!!!

    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Tenho visto falar bastante desse livro aqui pela blogosfera literária, mas essa é uma das poucas resenhas que leio dele e como as outras que li conseguiu me deixar mais curioso para lê-lo, pois embora o enredo em si não me interesse muito, gostei dessa reflexão que o autor traz e do fato de os personagens serem tão bem construídos. Espero ter a oportunidade de lê-lo!!

    ResponderExcluir
  3. Preciso terminar logo essa leitura, o Don é doido. Muito metódico, haha.

    Beijos,
    www.segredosentreamigas.com.br

    ResponderExcluir
  4. Como ignorar um livro em que uma resenhista do seu calibre diz: "Eu li devagar, mas o livro é devorável, eu só não queria terminar e ficar sem o Don e sem a Rosie."? (rs)
    Conheço esse sentimento e ele só aparece com os melhores livros! Projeto Rosie é um livro que não me interessei em ler quando conheci a sinopse, mas me encantei quando li as diversas resenhas que surgiram. Parece ser o tipo de livro que te faz sentir como é importante não planejar tudo e deixar que o amor encontre sua própria maneira de nascer e evoluir :)

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Eu quis esse livro assim que eu vi a capa, eu quero muito ler ^^
    Amei a resenha, beijos
    sorrisoselivros.com

    ResponderExcluir
  6. Que fofo esse livro! Adorei a trama, parece ser pra favoritar mesmo, é uma graça *0*
    E só de sinopse dá vontade de conferir, imagina com resenha? Ai que vontade louca de ler agora!

    ResponderExcluir
  7. Quando vi a sinopse desse livro, não me interessei muito não.... Pensei, esse livro vai ser um saco, o "Sr. Certinho" deve ser insuportável.....Mas, à medida que venho lendo resenhas a respeito desse livro venho mudando de ideia e tenho ficado muito curiosa a respeito desse livro. Certamente vou lê-lo...

    ResponderExcluir
  8. Oi Cris, eu tenho lido varias resenhas sobre esse livro, e a cada resenha tenho mais vontade de ler, gosto desse estilo de livro, parece um filme de comédia romântica, com certeza quero ler, vai entrar para minha lista e vai pular na frente de vários outros kkkk. Gostei da empolgação na resenha deu para perceber o quanto vc gostou do livro e isso deixa a gente com mais vontade de ler. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. A cada resenha que leio desse livro eu fico morrendo de vontade de rir um pouco com essa história encantadora e com seu comselho pra ler fico querendo mesmo levantar da cadeira correndo e ir comprar o meu exemplar, vi a capa na livraria e achei a coisa mas fofa, acho que vou comprar ele na Bienal.

    ResponderExcluir
  10. Essa é a primeira resenha que leio de alguém que tirou algo desse livro para a vida real, a maioria só foca na personalidade excêntrica do personagem, nada com as escolhas dele.
    Adorei a premissa do livro e esse BT, não tinha visto ele ainda e amei!

    ResponderExcluir
  11. Tenho muita vontade de ler esse livro.
    Quando vi o booktrailer e o teste no Facebook fiquei pensando qual resenha iria ler primeiro
    Pelo que entendi eles são bem diferentes..

    beijinhos
    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Esse livro é um lançamento e tanto, apesar da tematica e dos personagens legais não sei se leria o livro no presente, vejo me lendo o daqui uns meses

    ResponderExcluir
  13. "desorganizadas, as leitoras de horóscopo, as cientificamente analfabetas, as obcecadas por moda" ri muito dessa parte, acho que eu entrava na lista de seleção dele... ou não, depende do que ele considera desorganizada, sou um pouco kkkkkkk
    Me interessei muito pelo livro, parece ser divertido e ao mesmo tempo emocionante. Me lembrou muito um filme que um cara tem TOC, não pisa em risca, leva os próprios talheres para almoçar em restaurante, etc. Não lembro o nome do filme, só sei que gostei dele, e sua resenha me fez lembrar desse filme. Já deixei o livro na lista ^^

    ResponderExcluir
  14. O livro é ótimo. Me diverti muito com o casal e adorei a personalidade estranha de Don, ele é único!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Estou bem curiosa com esse livro, principalmente com a Rosie que parece ser divertidíssima. Muitos estão elogiando o livro, e você não foi diferente, e acho que seria uma leitura gostosa. Estou muito ansiosa

    ResponderExcluir
  16. Aiii essas resenhas perfeitas são um problema na vida de leitores sem dinheiro!
    Chrys fiquei encantada com o que escreveste e estou muito curiosa pra conhecer o Don e a Rose e saber como se desenrola essa estória. Obrigada pela dica. Já fiz a compra do livro, agora só resta saber se alguém vai pagar pra mim hehe.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  17. Nas primeiras vezes que vi esse livro, não fiquei muito interessada na sinopse nem na capa, mas depois de ler a resenha percebi que o livro não exatamente o que eu imagina. Ele parece ser muito bom e as cinco estrelinhas me animaram a lê-lo!!

    ResponderExcluir
  18. Muita gente fala bem desse livro. To com bastante vontade de ler!!
    Parece ser uma história muito boa!
    A capa é bem bonitinha mesmo. ^^

    ResponderExcluir
  19. Assim como vc eu tbm amei esse livro. Acabei de lê-lo e vou fazer resenha. A capa é muito bonita e a história cativante.

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  20. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  21. É verdade, todos nos somos meio "Don's"... Esse é um livro que eu quis ler MUITO desde vi a capa também, tenho certeza que vou gostar bastante. Já pressinto ressaca literária também rsrs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!