30 julho 2013

[RESENHA] O Duque e Eu - Julia Quinn


Julia Quinn
Título: O Duque E Eu 
Autor: Julia Quinn
Editora: Arqueiro
Páginas: 282

Sinopse: Simon Basset, o irresistível duque de Hastings, acaba de retornar a Londres depois de seis anos viajando pelo mundo. Rico,bonito e solteiro, ele é um prato cheio para as mães da alta sociedade, que só pensam em arrumar um bom partido para suas filhas. Simon, porém, tem o firme propósito de nunca se casar. Assim, para se livrar das garras dessas mulheres, precisa de um plano infalível. É quando entra em cena Daphne Bridgerton, a irmã mais nova de seu melhor amigo. 

Apesar de espirituosa e dona de uma personalidade marcante, todos os homens que se interessam por ela são velhos demais, pouco inteligentes ou destituídos de qualquer tipo de charme. E os que tem potencial para ser bons maridos só a veem como uma boa amiga. A ideia de Simon é fingir que a corteja. Dessa forma, de uma tacada só, ele conseguira afastar as jovens obcecadas por um marido e atrairá vários pretendentes para Daphne. Afinal, se um duque está interessado nela, a jovem deve ter mais atrativos do que aparenta. 
Mas, à medida que a farsa dos dois se desenrola, o sorriso malicioso e os olhos cheios de desejo de Simon tornam cada vez mais difícil para Daphne lembrar que tudo não passa de fingimento. Agora ela precisa fazer o impossível para não se apaixonar por esse conquistador inveterado que tem aversão a tudo o que ela mais quer na vida.
                             


Em que época passa a história?

É um romance histórico e se passa no século XIX, em 1813. 
Confesso que fiz mil contas pra chegar a essa data, peguei o ano que a Daphne nasceu (1792) e somei com 20 anos porque ela estava na idade de casar, depois dessa volta toda, abri o livro e todo capítulo começa com uma coluna de "fofoca" que tem a data, rs!

Quais são os personagens principais?

O livro conta a história dos Bridgertons. Esse é o livro 1, que conta a história de Daphne, cada livro ira contar a história de um dos filhos. 
Essa página é a primeira, somos apresentados à arvore genealógica da família. 


Qual é o casal formado pela história?

Daphne Bridgerton e Simon Basset, o Duque ♥

Qual o maior conflito que existe na trama?

Não consigo ficar com um só, vou citar três.  
O Conflito materno e a preocupação de Violet, mãe da protagonista, em encontrar um bom casamento para a filha. 
A relação de Daphne e Simon, que começa com uma brincadeira para salvar ambos, a ele, de ser cortejado por um monte de mulheres, e para ela, a ajuda para que ficasse livre das peripécias da mãe em encontrar-lhe um noivo. Os dois tentam fugir de certas regras da época e isso é muito conflitante. 
E por último a resistência do Duque em se apaixonar, os medos que ele carrega, a aflição por não poder de certa forma corresponder a todas expectativas da Daphne. 

O livro tem pitadas hot?

Tem, as cenas não são muito descritivas, porém tem passagens quentes, algumas hilárias, quando a moça se casa, a mãe deve ter uma conversa com ela a respeito do que ela tem que fazer na noite de núpcias, entre outros detalhes. A mãe da Daphne, é muito divertida, eu dei muita risada nessa parte, ela simplesmente não conseguia explicar a filha como os bebes eram concebidos, e muito menos dizer se ter uma relação sexual era bom ou ruim, se ela podia gostar ou não, enfim, muito engraçado. 
Mas as passagens são pequenas, e estão bem em segundo plano, já que não é o enfoque do livro. 

Neste livro tem algum casamento?

Ah será? que Daphne toda estabanada que é, conseguirá baixar as defesas do Duque?

A narrativa é em que pessoa?

Em terceira pessoa que eu adoro, os diálogos são divertidos e a narrativa rápida conquista fácil. 

Existem tabus, quais? são quebrados?

Sim, existem os tabus velados e os mais escancarados, naquela época para que um homem galanteasse uma moça existia na verdade uma série de tabus que não poderiam ser quebrados. Isso era cultural. 
Uma mãe não conseguia falar com a sua filha sobre as intimidades, tabus que hoje em dia não existem, tanto que as vezes, chega a beirar o desrespeito.  

A capa tem ligação com o livro?

Tem e não tem, acho que poderiam fazer mais referência ao casal. Até agora não entendi aquela casa na parte inferior (ou eu não tive sensibilidade para isso) 
Mas ela é muito bonita. 

A linguagem da narrativa condiz com a época?

Em partes, eu achei uma linguagem moderna, os tratamentos e fatos são históricos sim, mas a narrativa flui de maneira simples. Já li livros até com dificuldade de interpretar devido a narrativa fiel a época. Esse é bem suave. 

Cite um quote que demonstre algum fato específico da época

..."-Em segundo lugar, vocês dois não podem ficar sozinhos sob nenhuma circunstância. Nunca.
-Bem, isso vai ser fácil - Disse Daphne - já que não poderíamos ficar a sós mesmo que ele estivesse de fato me cortejando."

O final é previsível? Vc foi surpreendida por alguma coisa?

É previsível, mas foi tão esperado por mim. Não poderia realmente ter outro final, por isso, nem liguei!
Até torci para esse final, não esperava ser surpreendida, portanto, é totalmente satisfatório

Do que você mais gostou no livro? E o que menos gostou?

Gostei muito da grandiosa família Bridgertons, eles são em 8 irmãos, e ela está sempre cercada por um irmão mais velho ou um mais novo, e eles se defendem com unhas e dentes. Sempre quis ter um irmão, e ver a união deles me deixou muito feliz.
Não gostei definitivamente de uma coisa que a Daphne faz com o Duque, ela se utiliza de um momento de fraqueza dele, para tentar ajuda-lo a vencer um bloqueio, mas a forma com que ela fez isso me deixou muito brava!!!

Você mudaria algum acontecimento? qual e porquê?

Exatamente esse que eu citei que menos gostei, acho que Julia Quinn poderia ter usado outra forma de tentar ajudar Simon a enfrentar esse bloqueio. A forma que foi feita me lembrou aquelas mulheres oportunistas (eu amo a Daphne) mas essa passagem realmente foi desnecessária




Eu acredito que ainda teremos muitas surpresas nos próximos livros, e recomendo a leitura para quem gosta de textos românticos, leves, divertidos. E eu realmente nasci na época errada, iria amar usar aqueles vestidos, frequentar a sociedade, ir a bailes, tudo muito lindo, detalhado e romântico.

Sempre li romances de época, e conheci esse pelo blog da Cida, a resenha perfeita dela me fez ir em busca desse livro, e agora estou viciada. Ansiosa para ler a história dos outros irmãos. 

E você já leu O Duque e Eu? 

Beijos 


PERGUNTAS ELABORADAS POR : 
    

71 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Eu amei demais esse livro, me apaixonei pelos personagens (principalmente pelo Simon) e pelo humor irresistível!
    Estou super ansiosa para ler o segundo volume.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adoro livros assim!
    Estou doida para ler esse, mas tenho tanta coisa na frente que está dando nos nervos até pensar em colocar outras coisas. hehehehehe
    Adorei a árvore genealógica!!

    bjus
    terradecarol.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse estilo de resenha, fazendo perguntas, muito mais explicativo kkk'

    Gosto muito de romances históricos, principalmente porque são coisas que não existem mais na nossa sociedade, como a mãe explicando o que fazer na noite de núpcias kkkkk' Gosto de ler sobre o passado ^^
    Gostei da resenha do livro e fiquei com vontade de ler ele, se um dia eu ver esse livro dando sopa por aí vou ler com certeza ^^

    ResponderExcluir
  5. Sara, simplesmente amei a sua resenha, amei o jeito que você estruturou ela. Ficou tão gostosa de ler, tão rápida e fluída e ao mesmo tempo certeira, pois você focou em elementos que chamaram a nossa atenção. Eu já li muitas resenhas sobre o livro, mas até então não tinha me interessado por ele. Você conseguiu essa proeza, parabéns! Adorei o fato da linguagem ser mais simples e moderna, porque uma das coisas me mais me afugenta em um romance história é o linguajar fiel da época. Também adorei saber que a leitura é leve com passagens divertidas, talvez esse seja um bom livro para eu inaugurar o gênero romance de época, já que nunca li nada nesse estilo.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  6. Wow, adorei esse modelo de perguntas e respostas. Foi bastante esclarecedor. Li rapidamente também, talvez por ser menos descritivo e mais direto desse jeito :) O Duque e Eu não era um livro que queria conhecer, mas as resenhas o apresentavam como muito interessante. Essa foi a primeira vez que realmente entendi porquê, kkk. Adorei. Ao que parece, apesar de ser um romance de época, os conflitos e a linguagem da autora permite se vincular aos personagens como se fossem contemporâneos. Gostei disso. Com certeza, lerei.

    My Queen Side | www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu amei esse livro e não vejo a hora de ler os subsequentes.....Achei a história muito envolvente, instigante, e muito divertida. A editora nos presenteou com a publicação desse romance de época, e não somente com essa série, mas com as outras duas: The Hathaways e Rothwell Brothers, que, diga-se de passagem, também são ótimas.....

    ResponderExcluir
  8. Ai como quero ler! Amo amo e amo de novo romance histórico *-*
    É muito gostoso de ler, imaginar aquelas festas, aquele tempo, as roupas lindas de morrer...ai. nasci na época errada heim xD
    Esse livro é muito fofo, adorei e quero conferir logo o meu também.

    ResponderExcluir
  9. Eu ja quero conhecer esse livro desde seu lançamento em banca, mas curto a capa antiga

    ResponderExcluir
  10. Gosto da capa de quando era romance de banca, Julia é uma escritora brilhante

    ResponderExcluir
  11. Nossa que trabalho que teve pra saber quando se passa o livro rsrsrs.
    Quero ler logo meu exemplar está aqui esperando a vontade de ler mas tem tanto livro na fila...
    Gostei muito da forma que descreveu as partes, começei a rir, dever ser um livro muito divertido, também acho que nasci na época errada apesar que com minha cor nunca ia usar esses vestidos ia ficar na cozinha e olhe la´kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  12. Nossa, adorei a idéia de resenha por perguntas. Ficou didático e fácil para perceber as idéias, além de mais ágil! Parabéns... E o livro parece ser ótimo!

    www.universodosleitores.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Que delicia de resenha, eu fico muito feliz por você estar gostando do romances de época, e saber que ajudei me dá uma grande alegria. De todas as famílias esta foi a que mais gostei, achei eles muito divertidos. Realmente a linguagem não é tão rebuscada, mas prefiro assim, a leitura flui mais. Curta muito a série Sara. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  14. Gostei da forma como vc resenhou o livro. As coisas ficaram bem claras.
    Não faz muito meu estilo não, mas vejo falarem bem da história. Leria se não tivesse outro livro na fila. ^^
    Bjo

    ResponderExcluir
  15. Bem interessante sua resenha nesse formato. ;)

    Beijo!

    Raquel
    www.pipocamusical.com.br

    ResponderExcluir
  16. Gostei do formato da resenha, ficou bem diferente do que as que vejo.
    Eu adoro história e sou completamente apaixonada por romances de época, são lindos. Apesar de ter outros livros do gênero que estou ansiosa para ler, esse não vai ficar de fora.

    ResponderExcluir
  17. Nunca li o livro mas pareceu muito interessante, adorei o estilo da resenha, com as perguntas, bjs atravesdosespelhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  18. Sara Parabéns você conseguiu o que ninguém mais conseguiu! Me deixar com vontade de ler esse livro! Todas as resenhas que li não foram assim explicativas e achei que a linguagem era a da época o que não consigo prosseguir com a leitura. Que bom que o livro é leve, divertido, romântico e fala a minha língua hehe.
    Adorei a forma que vocês decidiram escrever essa resenha, ficou diferente mas conseguiu atingir o público. Agora eu quero ler também!

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
  19. Eu já li sim e adorei, na verdade li todos os livros da série, mas tem algum tempo, mesmo não tendo sido lançado ainda li em e-book, amei todos eles, mas o Duque e eu está entre os meus favoritos, tem clichê mas é tão fofo, eu gosto muito de romances que se passam nessa época pq fico conhecendo um pouco dos costumes. A conversa dela com a mãe é ótima.
    Amei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  20. Depois dessa resenha...fica difícil não querer ler. Amei.:)

    ResponderExcluir
  21. Que resenha diferente, hein, Sara. Gostei muito.

    Acho todos os livros da Editora Arqueiro muito interessantes *---* Eu leria "O Duque e eu" para me desafiar um pouco sair da minha zona de conforto literária, haha, seria bom ler um romance histórico...
    Essas partes "cômicas" do livro parecem realmente engraçadas.
    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Não tenho muita vontade de ler esse livro, principalmente por parecer ser um romance histórico interessante e ser uma série grande já que eles tem tantos irmãos, e mesmo que os livros seja meio que independentes tenho certeza que ficaria curioso para ler a história de todos eles, já que a narrativa para ser envolvente e o livro ter suas partes engraçadas e tudo mais!

    ResponderExcluir
  23. Ei Chrys,

    Adorei a resenha em perguntas, muito legal mesmo. :)
    E vou ler este livro, ao contrário de todo mundo, eu não resisto a uma série hehehe. Não sou muito fã de romances água com açúcar não, vamos ver o que vou achar.
    bjs

    ResponderExcluir
  24. Já faz um tempo que vi a Arqueiro anunciando esse romance épico. Já tinha decido ler pela sinopse que me chamou atenção. Adoro essas histórias de 'vamos fazer de conta' rs

    Com o coração não se brinca e Daphne e Simon ainda vão descobrir isso ^^

    Bjos
    Amo Muito Tudo Isso

    ResponderExcluir
  25. Estou com esse livro nos meus desejados desde que foi lançado. Amo a capa que acho linda demais e a história parece-me ser bem interessante e de leitura fácil.

    ResponderExcluir
  26. Desde o dia que fiquei sabendo que a Arqueiro iria começar a publicar romances de época fiquei animada. Quero ler todos, mas esse me encantou. Tem uma capa linda, sinopse convidativa e pela resenha, uma estória muito boa.
    Quero muito ler!!

    ResponderExcluir
  27. Já li outras resenhas bem positivas dessa trama.
    A escrita da Julia Quinn é muito elogiada e deu para perceber a razão disso, através da sua resenha.

    Bjo!

    ResponderExcluir
  28. Gosto muito de romances de época e se for romântico mais ainda, com um pé de fundo histórico eu me ligo de montão. O único problema é que fico com medo de ser mais um chick-lit, a capa acaba me afastando. Vou deixar anotado e darei uma chance à autora. Valeu pela dica.

    ResponderExcluir
  29. Ain, quero ler esse livro... Me lembra muito Jane Austen, suahu.
    Adorei sua resenha :)

    Beijocas,
    http://www.segredosentreamigas.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Esse livro é simplesmente lindooo, eu amei e tbm dei 5 estrelas e virou favorito. estou louca para ler o próximo.
    sua resenha ficou ótima!

    http://www.lostgirlygirl.com

    bjos

    ResponderExcluir
  31. Oi Chrys... diferente sua resenha. Gosto muito de ler romance de época, bailes, vestidos, cortejos, casamentos forçados/arranjados. Ainda não tinha visto a árvore genealógica..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  32. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  33. Nossa que trabalho que teve pra saber quando se passa o livro rsrsrs.
    Quero ler logo meu exemplar está aqui esperando a vontade de ler mas tem tanto livro na fila...
    Gostei muito da forma que descreveu as partes, começei a rir, dever ser um livro muito divertido, também acho que nasci na época errada apesar que com minha cor nunca ia usar esses vestidos ia ficar na cozinha e olhe la´kkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  34. Eu também acho quie nasci na época errada (rs) ia adorar aqueles vestidos enormes e toda aquela cordialidade , enfim , estou doida pra ler esse livro e me sentir realmente vivendo naquela época .
    Gostei bastante desse seu novo jeito de fazer resenha , a forma que você a elaborou deixou tudo bem explicadinho ;)

    Amei <3

    http://theloverbook.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  35. Eu li esse livro a muito tempo, mas lembro que adorei, tanto que li as 3 outras sequências (não lembro pq não li até o 8, acho que foi por falta de tempo mesmo).
    A Julia sabe como escrever um histórico e como deixar os leitores envolvidos com essa família um tanto maluca.
    Ahh eu adoro esses vestidos também, mas quando penso nessa época só lembro de um seminário que fiz sobre história da higiene. E essa época não era legal rsrs

    ResponderExcluir
  36. Ultimamente tou amando romances históricos, essa série parece ser perfeita <3 Também acho que nasci na época errada, ah aqueles vestidos eram lindos de mais. Não sei porque mais acho que vou gostar da Daphne.

    ResponderExcluir
  37. Um amor por esse livro leitura maravilhosa saudades ler de novo.
    Ansiosa para assistir a série
    Estou participando do sorteio @danielasouza04

    ResponderExcluir
  38. Parabéns pela resenha!
    Eu conheci o livro esses dias e estou
    muito ansiosa para realizar a leitura.
    Estou participando do sorteio IG @kassiacomk_

    ResponderExcluir
  39. Mais uma resenha maravilhosa, parabéns pelos trabalho 👏❤️
    So vejo elogios para esse livro, o primeiro de uma serie cheia de romance e paixão.
    Ansiosa pra poder lê-lo❣️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  40. Aaaaaaaa
    Estou participando do sorteio...@giih_mbs
    😍😍

    ResponderExcluir
  41. E meus parabéns pela resenha maravilhosa, eu AMEI!
    Ansiosa já. 👏🏾👏🏾👏🏾👏🏾❤️❤️
    Ps: estou participando do sorteio (@giih_mbs)

    ResponderExcluir
  42. Daff e Simon já tem meu coração 💖
    (Estou participando do sorteio @giih_mbs)

    ResponderExcluir
  43. Li alguns trechos do livro emprestado, e sinceramente, Simon e daphen ja me encantaram, lugar guardado pra eles no meu coração ❤️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  44. Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar ❤️❤️❤️❤️

    ResponderExcluir
  45. Ahhhhh estou muito animada para ter, em breve, todos os livros em minha estante!!!
    Mal posso esperar ❤️❤️❤️❤️
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  46. Estou participando do sorteio @giih_mbs 😍😍
    Sortuda a pessoa que ganhar, mds!!!

    ResponderExcluir
  47. Estou tão ansiosa...esses livros prometem muito!!! ♥️♥️
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  48. tenho muita vontade de ler esses livros, são muitos comentários positivos!
    instagram @hrry.pottwr

    ResponderExcluir
  49. 7 dias para o sorteioooo, mdsssss muito ansiosaaaaa ❤️❤️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  50. SAra!
    Não li não ainda essa série e adorei sua resenha.
    Essa árvore genealógica é tudo para entendermos direitinho toda dinâmica da família.
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  51. Tô aqui pelo sorteio, Ista: @gaby_4167
    Adorei a resenha ����❤️

    ResponderExcluir
  52. Tá chegando o dia do sorteio aaaaaaaaaa!!
    Estou participando do sorteio @giih_mbs 🎉😍

    ResponderExcluir
  53. Só acho que se ele não quisesse casar não teria dado um sorriso malicioso para ela,pois iso já indica o que ele quer dela.e se a sinopse é assim imaginem o livro,que incrível deve ser.estou ansiosa para o sorteio!
    Estou participando:https://www.instagram.com/glildefonso/

    ResponderExcluir
  54. Ansiosa? Só um pouquinho kkkkkkk imagina
    Estou participando do sorteio 😍 @giih_mbs

    ResponderExcluir
  55. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Adorei a resenha, me tirou algumas dúvidas que eu tinha sobe o livro...

    Obs: Vim pela publicação do sorteio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola, nao foi deixado o @do instragram e por Laura Cristine nao localizei

      Excluir
  58. Eitaaaaaaa que o coração já não está aguentando mais! ♥️🎉
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  59. 2 diassss, mdsssssss chegaaa nunca o dia do sorteio KKKKKK❤️❤️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  60. Vocês conseguem ouvir meu grito daí?
    Aaaaaaaaaaaaa mds!!!!
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  61. Ok ok calma coração, e amanhããããã, mdsssss por momento tão esperando essa a um dia de distância.
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  62. Meu Deus,quero esse livro pois amei a sinopse!

    Estou participando:@rachel_roth_19

    ResponderExcluir
  63. Aaaaaaaa tá chegando hein!!! ❤️❤️🤞🏽🥳✨
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  64. Aaaaaa duas horas pro dia tão aguardado ❤️❤️🎉🎉
    (Sim, eu to literalmente contando as horas kkk)
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  65. MDS AAAAAA 4 minutos (nem tô animada né kkkkk imagina)
    Estou participando do sorteio @giih_mbs ❤️❤️

    ResponderExcluir
  66. Aaaaaaa e hojeeeee❤️❤️❤️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  67. Nem vou dormir essa noite...e mal posso esperar ✨🤞🏽
    Estou participando do sorteio @giih_mbs

    ResponderExcluir
  68. Ansiosa ❣️🎉
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir
  69. Vamos logo Simon e Daphne, preciso de vcs na minha casa ❤️
    Estou participando do sorteio: @emilly_lustosar

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!