01 julho 2013

[RESENHA] Emmi e Leo - A sétima onda - Daniel Glattauer

Título: Emmi e Leo
Livro 02
Editora: Suma de letras
Páginas: 168


Sinopse: Em @mor, o escritor e jornalista austríaco Daniel Glattauer se utiliza dos princípios dos romances epistolares – trocas de cartas – com uma roupagem contemporânea: o contato virtual. Ao contar a fortuita atração mútua entre os jovens Leo Leike e Emmi Rothner por meio de conversas por e-mails e os sentimentos que desenvolvem um pelo outro, o autor utiliza pontos de vista alternados para contar uma inusitada história de amor.Emmi & Leo: a sétima onda é a sequência dessa história tão intrigante quanto inusitada e que surgiu por erro de endereçamento no envio de um email. Na atual etapa, Leo Leike retorna de Boston após uma longa ausência, e é recebido por uma caixa de emails lotada de notícias de Emmi Rothner. O sentimento dos dois não mudou, e eles reiniciam a troca de mensagens. Só que agora Leo está namorando a americana Pamela, e Emmi continua casada. A orgulhosa Emmi e o tímido Leo nunca estiveram tão próximos, e ao mesmo tempo tão distantes.Daniel Glattauer reconquista os leitores e a crítica internacional com seu peculiar olhar sobre as relações amorosas dos tempos atuais. A prova do fenômeno editorial da dupla de romances: @mor e Emmi & Leo foram traduzidos para quarenta idiomas e tiveram 64 montagens teatrais na Alemanha e Áustria.
Atenção, esta resenha poderá conter spoiler para quem ainda não leu @mor!

obs: os comentaristas que estiverem participando da promoção Top Comentarista e não quiserem receber spoiler podem comentar se pretendem ou não ler, se gostaram da capa, etc.

Depois de um longo período recebendo mensagens de redirecionamento do servidor dos emails de Leo, Emmi estava pronta para desistir, quando milagrosamente recebe uma resposta de Leo. Ali tudo se reacende.

Ele está de volta de Boston e ambos retomam a amizade virtual, porém, eles percebem que já não são mais os mesmos, o relacionamento virtual está frio, distante. Será que terá conserto? Será que as coisas voltarão a ser como antes?

Muita coisa mudou para Léo e nada para Emmi, que continua casada com Bernhard, entretanto mergulhada em um relacionamento falido para manter as aparências. Já Leo, conheceu uma pessoa e decidiu seguir em frente com Pamela, que virá morar com ele em poucas semanas.

Ambos decidem então, finalmente se encontrar, mas não às escuras como em @mor, decidem realmente se conhecerem, sentar frente a frente para dar um final digno à relação. Isso decididamente acontece e mudará tudo entre eles. Decepcionados? não posso dizer, mas nada foi como pensaram!!!!

As trocas de e-mails continuam apesar de tudo que houve e Leo deixa escapar que Bernhard mandou-lhe e-mail pedindo para que ele e Emmi se encontrassem e após terminassem com essa relação virtual de uma vez por todas. Emmi fica atordoada e depois de uma longa pausa, envia um e-mail para Leo, informando-lhe que é o FIM!



Esperei ansiosamente por esta continuação depois da decepção com o final do nada de @mor!!! Eu li em e-book e somente por esta razão que não ataquei o livro na parede, porque fiquei absurdamente irritada. Demorei a conseguir digerir a história e confesso que depois fui gostando mais do livro!

A Sara também ficou ansiosa e em uma passadinha na livraria, comprou um livro para cada. Eu devorei em 2 noites. Estava ansiosa demais para saber qual seria esse FIM anunciado por Emmi. O conteúdo dos e-mails me decepcionaram um pouco, eu esperava mais dos dois, e neste ponto o primeiro livro é infinitamente melhor que o segundo!

Em um dado momento eu já estava irritada com o chove não molha dos dois e me pus a pensar muitas e muitas vezes sobre quantos anos realmente tinham, porque parecia que tinham menos que 15 anos, com certeza. O livro envolve muita birrinha.

Eu previ o FIM e gostei dele, afinal! Na verdade, ele salvou o livro de voar pela janela! Eu já estava ficando bem irritada em virar e virar as páginas e nada de concreto acontecer, em ver o quanto cada um dos dois estava pagando por não ser claro e não dar o braço a torcer. UFA! acabou!

Eu fiz o que faço de costume com livros que adoro que foi fechar a contra-capa com um suspiro sorridente, mas ele está longe de se tornar predileto! Indico a leitura para que vocês acabem com a raiva que acredito que também tenham sentido na última página do primeiro livro! Mas não se exasperem, sintam a história sem se colocar no lugar do casal!


No Skoob, por não ser permitido meia estrela, o livro ganhou 4, mas a verdade é que eu queria dar 3,5 e aqui eu posso! rsrsrsrs

Beijos



32 comentários:

  1. Eu tenho o @mor e estou beeem curiosa por esse. Mas poxa, achei que ele seria um livro de morrer, infelizmente não é. rsrs



    Adorei a resenha, e ainda bem que vc não jogou ele pela janela. kkk


    Clicando Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lú,
      Eu tb achei, mas sinceramente preferi o primeiro... os e-mails tinham mais conteúdo!
      Não ia jogar não é só uma maneira de demonstrar o que senti...kkkk

      Beijos

      Excluir
  2. Mesmo eu não tendo lido o primeiro livro , não consegui resistir a sua resenha, nunca tive um grande interesse por esse livro , e agora que você o descreveu dessa forma , piorou :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      Sabe qual é a pior coisa na espera para ler um livro? Você imagina mil coisas e nenhuma delas acontece, daí vc se decepciona!
      Mas não é de todo tempo perdido não!

      Beijos

      Excluir
  3. Estou querendo ler @mor. Muita gente falando bem de @mor e Emmi & Leo. Estou mega curiosa e a cada resenha que leio fico com mais vontade de ler.
    Xxxx

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sara,
      Se você pegar sério, em uma tarde lê @mor...
      Mate essa curiosidade, espero que goste!

      Beijos

      Excluir
  4. [Não li a resenha por causa dos spoilers]

    Quero muito ler esse livro porque depois que comprei pra dar de presente, li umas 10 páginas e acabei me interessando muito pela história. Achei muito fofo o modo como os dois conversavam por e-mail, a escrita do autor e tal. Ele escreve muito bem! Essa nova capa que fizeram para o primeiro volume ficou bem bonita mesmo, eu não tinha gostado no começo, mas depois que lançaram a continuação achei bem melhor, as duas combinam ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina,
      Respeito sua decisão! rs
      Isso, leia! eu comecei a ler em uma tarde tranquila e quando vi não conseguia parar pois queria saber o que iria acontecer, se iriam se encontrar, essas coisas!

      Beijos e depois me conte!

      Excluir
  5. Ai meudeus Chrys, essa é a continuação? Vou ter que pular a resenha então porque ainda não li @mor acredita? Nem naquele dia do vinho! Que vergonha, pode me bater.. kkk mas vou ler, prometo. Sério que você não curtiu tanto assim a continuação? Uma amiga minha leu e disse que o primeiro é bem melhor. Agora tô curiosa.. hehe Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Miiii,
      Acredito sim... nossa lista de livros andam gigantes! mas tudo bem! Leia quando puder e quando achar que é o momento! Os livros nos atraem no momento certo! Por isso não exito em largar e continuar depois, porque por intuição vejo que não é o momento dele!!! rs
      Mas leia no clima, tomando vinho!!! kkkk

      Beijos

      Excluir
  6. Não li tudo, pq pretendo ler os livros.
    Acredita que eu ganhei @amor ano passado e, como ainda não navegava na blogosfera literária, acabei nem me interessando muito e troquei no Skoob? Isso sem dar chance ao livro... achei que seria cansativo ficar lendo as mensagens eletrônicas... perdi! Mais um que perdi sem saber como poderia ser bom.
    Agora que sei do sucesso e da continuação, fiquei com tanta vontade de ler... e essa capa fofa- bem melhor que o anterior, né? - chama a atenção. Quero ver como eles vão resolver essa história...

    ResponderExcluir
  7. Essas capas novas ficaram mais bonitinhas mas eu gostava daqueles dois computadores de antes também. @mor está me seduzindo a séculos mas não dei mole e ele ainda está esperando por mim. Sei que muitos odiaram principalmente por causa do fim e outros amaram. Preciso tirar minhas conclusões, pena que parece que a continuação não é tão boa assim.
    Sim Chrys aqui você pode dar 3,5 estrelas, que bom né rsrs.

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. de @mor só tive raiva da emmi não ter ido ao encontro e pelo fato de que era um fim, mas sem ser fim não decepcionei com a pausa brusca. gostei da sétima onda, inclusive comecei a reler alguns trechos assim que terminei de ler, mas concordo com vc quando diz que tem muito "chove não molha" e "birrinha" , tem hora que parecem mesmo dois adolescentes de 30 anos kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. Tenho @amor e Emmi e Leo, mas ainda não os li..... Já tinham me falado do fim do primeiro livro, e fiquei bem desmotivada para dar início à leitura, então quando saiu o segundo livro, não demorei a adquiri-lo, porque pensei que talvez houvesse outra conclusão diferente do primeiro volume..... Espero ler esses livros o quanto antes!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Eu akabei de ler @mor.e eu ameiiiiii
    agora estou a procura de emmi e leo
    espero me eu goste tanto como gostei do @mor
    Amei a resenha .

    ResponderExcluir
  11. Ta mas e o marido dela??? Vc não contou rs e me deixou mais curiosa ainda!!!!

    Confesso que perdi um pouco da vontade de ler, mas ainda assim estou extremamente curiosa pra saber o desfecho da Emmi e do Leo.

    Bjossss

    ResponderExcluir
  12. @mor está em minha lista para leitura, porque achei muito interessante a ideia de abordar um relacionamento virtual e como este afeta também a vida pessoal de cada um dos dois. Ainda que houvesse spoiler, flor, li sua resenha sobre Emmi e Leo :) Isso porque sou daquelas que você pode contar o final do filme, verei do mesmo jeito e ansiosa para que chegue aquela parte específica que você contou (rs). Sua resenha me deixou com mais vontade de ler @mor do que sua continuação (kkk). Estranho, não? A verdade é que vi tantos elogios sobre @mor e tantas críticas sobre Emmi e Leo que decidi ler o primeiro volume e não me forçar a ler o segundo. Mas, considerarei o que você disse, kkkk. Que o fim do livro te faz ficar com tamanha raiva que quer logo o segundo para "acabar com isso". (rs) Acho que não escaparei dessa sina também, haha.

    ResponderExcluir
  13. Como eu não li @mor e quero muito ler não li a resenha, mas estou com muita vontade de ler esse dois livros, li algumas resenhas do primeiro livro e gostei muito da história, e esse segundo deve ser muito bom também, esse também é todo narrado através de e-mail?? A capa é super fofa.

    ResponderExcluir
  14. Poxa, esperava mais desse livro. :/
    Eu ainda não li @mor, mas tenho muita vontade de ler. Acho super interessante isso de ser narrado em emails. Super diferente! Agora to até curiosa pra saber desse final! haha
    Essas capas novas ficaram uma gracinha! :D
    Vou ler assim que puder!

    ResponderExcluir
  15. Eu li @mor e fiquei um pouco frustrada por não ter um final definido. Que bom que teve continuação! Pena que você disse não ser tão bom quanto o primeiro. Mas preciso ler Emmi e Leo para saber como a história dos dois termina! ;]

    ResponderExcluir
  16. Amei a resenha, espero ler esse livro em breve..

    ResponderExcluir
  17. Eu não li a resenha, hihi, mas li a sinopse. Ah, eu gosto deste estilo epistolar e esse livro ainda tem a novidade da contemporaneidade, né, eu leria sim. O livro é curto também, ou seja, acho que é bem leve e talvez divertido, não sei.
    Abraços.

    Uma dose de palavras.
    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Eu também fiquei muito irritada com toda aquela enrolação, acho que o autor podia ter cortado boa parte da enrolação desse livro e do anterior e ter feito só um, acho que ficaria um livro maravilhoso assim.
    Ahh e preciso dizer que essa capa é muito fofa *-*

    ResponderExcluir
  19. Eu não li o primeiro então não sei qual o evento que fez vcs ficarem com tanta raiva, então acabei boiando um pouco por aqui. Rsrs', mas posso falar que adorei a repaginada que eles deram nas capas, ficou muito mais atrativo e muito fofo!

    ResponderExcluir
  20. Como eu não li @mor não quis ler a resenha para o caso de spoilers, mas quero ler esses livros, a história parece ser bem legal e agora que lançou o segundo acho que é melhor para começar, pois ouvi dizer que em @mor tem a terrivel palavra "Continua" na última página!
    Também gostei mais dessa capa do que a do primeiro livro, e o ruim é que ficaram despadronizadas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não li @mor, e nem sei se pretendo ler, vi uma resenha em um blog e pelo que li não me agradei muito, mas vou procurar outras resenhas e ver ser se decido. Mas adoro as capas do dois livros, mesmo tendo ficado despadronizadas.

      Excluir
  21. Gostei daquele primeiro, mas o fim foi de deixar a pessoa se perguntando "o que? Só isso? Cadê o resto? Será que meu livro veio cortado?" =P
    Sério, foi tenso acabar a leitura daquele...E agora esse finalmente está aí! E eu quero demais leeeer!
    E pelo visto é bem bom *-*

    ResponderExcluir
  22. Eu não li @mor, mas não tenho muito interese em lê-lo. Pelo o que entendi, a história acontece através de uma troca de e-mails, e eu não gosto de livros assim, acho que chega um ponto que fica chato.

    ResponderExcluir
  23. Ainda não li @mor e nem sei quando ou se pretendo ler. Não é um livro que me chamou muito a atenção, mesmo depois de ler algumas resenhas. Talvez mais tarde

    ResponderExcluir
  24. Comentários até 31 de Julho contabilizados para o top comentarista.

    ResponderExcluir
  25. Não li a resenha por causa dos spoilers. Eu ainda não li @mor mas tenho muita vontade de ler. Ah eu acho as capas dos dois livros lindo demais!
    Beijos :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!