10 maio 2015

{Resenha} Tudo aquilo que nunca foi dito - Marc Levy

Marc Levy
Nome do livro: Tudo aquilo que nunca foi dito
Autor(a): Marc Levy
Editora: Suma de Livros
Nº de Pág: 244
Classificação:
Sinopse: Com mais de 23 milhões de livros vendidos e traduzidos em 42 línguas, o autor francês mais lido no mundo, Marc Levy, volta a cativar os leitores em seu oitavo livro. Em Tudo Aquilo Que Nunca Foi Dito, Marc Levy aborda a relação conflituosa entre um pai e uma filha. Poucos dias antes do seu casamento, Julia recebe um telefonema do secretário de seu pai. Como ela já tinha previsto, Anthony Walsh - empresário brilhante, mas pai distante - não poderá comparecer à cerimônia.A ausência de seu pai em momentos importantes de sua vida da filha não é novidade para Julia. Mas pela primeira vez, a personagem tem que reconhecer que ele tem uma boa desculpa: Anthony Walsh morreu.A ironia amarga da situação, com Julia forçada a adiar o casamento para enterrar o pai, faz aquela parecer mais uma das peças pregadas pelo destino na difícil relação entre os dois. Mas, no dia seguinte ao funeral, ela descobre, na forma de um enorme pacote deixado na porta de sua casa, que aquela não tinha sido a última surpresa de seu pai - e parte na viagem mais extraordinária de sua vida, uma oportunidade para que os dois digam um ao outro, enfim, tudo aquilo que nunca foi dito.
Antes de ler esse livro, o que eu conhecia de Marc Levy era a adaptação ao cinema de sua obra "E se Fosse Verdade". Achei a ideia incrível e bastante inovadora, isso me estimulou a antecipar essa leitura.

Julia Walsh está a 4 dias de seu casamento, experimentando seu vestido de noiva em companhia do amigo gay Stanley quando recebe a notícia de que seu pai, Anthony Walsh, havia falecido. A relação estremecida fizera com que os dois não se falassem já há alguns anos, mas dessa vez ele tinha um motivo bastante relevante para atrapalhar seus planos.
"Queria que falássemos de tudo e só falamos de mim. Precisa recuperar o espírito, temos mais dois dias só para nós, para falar tudo aquilo que nunca foi dito. Quero voltar a saber tudo que esqueci, ouvir de novo histórias que você contava..." Pág 204
Julia adia o casamento, enterra o pai e ainda que contrariada fica bastante mexida, revivendo inclusive, lembranças de um passado o qual gostaria que tivesse sido diferente. No dia seguinte, Julia resolve trabalhar, mas recebe um telefonema de seu vizinho dizendo que recebeu uma grande entrega para ela. Mais tarde, chegando em casa, Julia se deparou com uma enorme e pesada caixa de madeira que estampava seu nome abaixo das letras que formavam a palavra Frágil!

Depois de uma grande epopeia para conseguir abrir a caixa, ao ver seu conteúdo Julia estremeceu! Dentro do caixote havia uma grande estátua de cera com o tamanho de uma pessoa: a perfeita réplica de Anthony Walsh segurando uma plaquinha: ligue-me!

"Do bolso que a flecha indicava, onde normalmente Anthony Walsh guardava o lenço de seda, saía algo que parecia um comando de controle remoto. Julia pegou-o. Havia um único botão na frente, branco a ser pressionado." Pág 36
Decidida a descobrir quem fizera aquela brincadeira de mau gosto, Julia apertou o botão, as pálpebras abriram, um sorriso fora esboçado e a voz de seu pai perguntou: "- Já sente um pouco a minha falta?"

O Choque tomou conta de Julia que não conseguia uma explicação lógica para o que estava acontecendo bem ali em sua sala. A estátua de cera explicou ser um robô criado por uma empresa em que seu pai era acionista com a finalidade de dar-lhe a possibilidade de alguns dias suplementares de presença. Contou-lhe ainda que a máquina possuía sua memória.


"-Por quê? Para quê? - Perguntou Julia assombrada.- Para podermos dispor desses poucos dias que sempre faltaram, algumas horas a mais, roubadas da eternidade, simplesmente para que você e eu possamos finalmente compartilhar tantas coisas que nunca nos dissemos." Pág  42
Anthony lhe pediu 6 dias de seu tempo e atenção integral para que pudessem fazer uma viagem, só os dois, se conhecerem melhor e quem sabe assim se despedirem de verdade. Relutante, confusa porém curiosa, Julia decide aceitar a proposta. Ambos partem para Montreal no Canadá e ali começa a jornada de ambos em busca de uma reconciliação baseada na verdade, na retomada de algumas coisas que ficaram para trás.

A oportunidade permite que Anthony conte coisas que Julia jamais imaginou que seus pais tivessem vivido e também permite a Julia confrontá-lo sobre a razão pela qual o pai separou-lhe de seu primeiro amor colocando assim em xeque, seu atual e morno relacionamento com Adam.

Uma história de relacionamento familiar, de perdão, de reconquista (em todos os sentidos).
"Mesmo ausente, nunca estive longe de você como achou, e mesmo desajeitado e inábil, amo você. Tenho apenas uma coisa a pedir: que seja feliz. Seu pai." Pág 234
Gente, tenho que ser bem sincera com vocês.

É claro que a gente cria uma certa expectativa ao começar a ler um livro e eu criei a minha. A história em parte me surpreendeu e em parte me decepcionou.

Eu pensei em largar duas vezes até chegar na metade do livro, daí pra frente, enquanto não acabei de ler, já amanhecendo o dia e com lágrimas no rosto, não consegui parar!

Acho essa capa linda e com certeza me ajudou a criar a imagem física de Julia. Achei que faltou descrição dos personagens, eu fiquei muito livre para criá-los em minha mente e eu gosto de saber como as personagens são, sorry!

A narrativa é em 3ª pessoa o que permitiu conhecer diversos pontos de vista! ponto positivo!

Eu esperava um resgate mais profundo do que o que aconteceu, achei que viriam à tona muito mais histórias do passado do que as que Anthony contou a Julia. Achei Julia egoísta e mimada.

Um exemplo: logo no começo, Anthony revela, para surpresa de Julia que começou sua fortuna do zero, vendendo lanches em um prédio comercial, mas a história não evolui para sabermos como daí ele conseguiu se tornar milionário. Senti a perda do fio da meada (como dizia minha avó) em alguns momentos.

Eu definitivamente fiquei apaixonada por Anthony Walsh! e chorei muito no final!!!!! Ele ensinou muitas coisas sobre a vida para Julia, o que se tornará um post de quotes depois para vocês.

O livro tem além disso um toque sutil e secundário de romance, daqueles verdadeiros amores que vale a pena conferir!!!

O desfecho do livro é sem igual, digno de mestre, superando o início enfadonho! Lerei novamente com certeza! Vocês têm que ler!!! recomendadíssimo!!!

19 comentários:

  1. Não conhecia esse livro. É a primeira resenha que leio e fiquei bem curiosa.

    Gosto de tramas que nos levam a reflexão.

    Bjo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gladys,
      Leva mesmo... tem bastante passagens nesse estilo!!!

      Beijos
      Chrys

      Excluir
  2. Sou encantada por esta capa e fico imaginando como deve ser a história.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  3. Esse livro fazia parte da minha lista de desejo, mas depois de ler algumas resenhas sobre ele, dei uma desanimada, então ele não faz mais parte da listinha de prioridades, mas espero um dia ler....sem expectativas rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Eu não conhecia muito da história do livro, mas gostei bastante do que li na sua resenha, mesmo com os defeitos do livro,
    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. .



    O maior prazer que eu tenho
    é o de receber você na minha
    página. Quanta delicadeza e
    beleza eu vejo na sua escri-
    ta.

    Ah, amanhã eu postarei umas
    verdades sobre um determina-
    do crimes da Internet e como
    para isso já tem remédio, eu
    sei que você vai se interes-
    sar.

    Um beijo,

    silvioafonso






    .

    ResponderExcluir
  6. A capa desse livro é muito linda !! Esse autor é muito bem comentado em todos os lugares que vejo.
    Que pena que o livro tem alguns pontos fracos, mais sei que vale a pena ler, não está na minha lista de prioridades mais com certeza vai ficar na listinha de desejados !
    beijos
    Raíssa Lis
    Flor de Lis - http://florderaissalis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raíssa,
      Nem tudo agrada todo mundo não é mesmo???
      Li esse livro com indicação 5 estrelas, então pra você ver que gosto é complicado... mas vale a pena ler, ah vale!

      Beijos

      Excluir
  7. Oi Chrys!
    Achei a premissa do livro meio esquisita, mas a sua resenha está ótima, explicando os pontos altos e baixos da narrativa.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amiga,
      Não é esquisita não, quando o livro finaliza, ele fecha de maneira incrível... vale muito a pena!!!

      Beijos

      Excluir
  8. Eu nem conhecia esse livro, mas nao fiquei muito curiosa.. nao gosto de nada mal explicado ou que da impressao de que a gente fica no vacuo :/
    Serio.. nao leria..
    Parabens pela resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  9. Oi amiga! O único livro deste autor que tenho vontade de ler é este, mesmo com estes detalhes, eu quero conhecer a história.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  10. Preciso de livro do Levy pra ontem! Acabei de ler os últimos lançados e fiquei com gostinho de quero mais. Ele tem livros ótimos. E esse ainda não deu pra ler =/

    ResponderExcluir
  11. Pois é já se passou vários meses desde que li essa resenha, e ainda hoje não consegui fazer a leitura, consegui ele em ebook. Minha lista de ebook cresce a cada dia, ta competindo com minha estante, ta ficando difícil manter a leitura em dia.

    ResponderExcluir
  12. Não conhecia o livro! Parece ser uma história bem interessante, apesar de ser um pouco estranho (pelo menos eu achei). Mas irei lê-lo futuramente!

    ResponderExcluir
  13. Eu amei "E se Fosse Verdade", só por ser da mesma autora acho que já leria. Mas lendo sua resenha não fiquei muito interessada muita na história não... Não é um livro que eu compraria, mas se tivesse em mão ria dar uma chance.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!