13 outubro 2015

{5 Livros} que deveriam ser obrigatórios na escola

A Coluna "5 livros" está de volta com indicações de livros de DEVERIAM ser obrigatórios no colegial. São livros que contém um conteúdo comportamental muito vasto, que possibilita o professor trabalhar com os jovens em sala de aula, mostrando como suas condutas podem influenciar na vida das pessoas. como o jovem deve encarar este abuso, para quem, e quando contar, etc.

Na minha opinião e a contar de minha experiênciaenquanto adolescente é dizer que falta a alguns professores, a paixão pela leitura. Eu, aqui como blogueira estou explodindo com a quantidade e a qualidade de assuntos que grupos de discussões trariam, além da conscientização.

Bullying, Suicídio, Disturbios Alimentares, Deformidades Físicas, Exclusão Social, são alguns dos temas sugeridos aqui dentre estes livros aclamados pelo público, confiram:

Os 13 porquês 
Jay Asher
Editora Ática
Bullying / Suicídio
Sinopse: Ao voltar da escola, Clay Jensen encontra um misterioso pacote com várias fitas cassetes. Ele ouve as gravações e se dá conta de que foram feitas por uma colega de classe que cometeu suicídio duas semanas antes. Nas fitas, ela explica que 13 motivos a levaram à decisão de se matar. Clay é um deles. Agora ele precisa ouvir tudo até o fim para descobrir como contribuiu para esse trágico acontecimento.





Fale!
Laurie Hause Anderson
Editora Valentina
Bullying
Sinopse: Desde o primeiro momento, quando começou a estudar no colégio Merryweather, Melinda sabia que isso não passava de uma mentira deslavada, uma típica farsa encenada para os calouros. Os poucos amigos que tinha, ela perdeu ou vai perder, acabou isolada e jogada para escanteio. O que não é de admirar, afinal, a garota ligou para a polícia, destruiu a tradicional festinha que os veteranos promovem para comemorar a chegada das férias e, de quebra, mandou vários colegas para a cadeia.E agora ninguém mais quer saber dela, nem ao menos lhe dirigem a palavra - insultos e deboches, sim - ou lhe dedicam alguns minutos de atenção, com duvidosas exceções. Com o passar dos dias, Melinda vai murchando como uma planta sem água e emudece. Está tão só e tão fragilizada que não tem mais forças para reagir.
Finalmente encontra abrigo nas aulas de arte, e será por meio de seu projeto artístico que tentará retomar a vida e enfrentar seus demônios: o que, de fato, ocorreu naquela maldita festa?
Garotas de vidro
Laurie Halse Anderson
Editora Novo Conceito
Disturbios Alimentares
Sinopse: Lia está doente e sua obsessão pela magreza a deixa cada vez mais confusa entre a realidade e a mentira. Mas ela perde totalmente o controle quando recebe a notícia de que sua melhor amiga, Cassie, morreu sozinha em um quarto de motel. E o pior: Cassie ligou para Lia 33 vezes antes de morrer.
O que começou como uma aposta entre duas amigas para ver quem ficaria mais magra tornou-se o maior pesadelo de duas adolescentes reféns de seus próprios corpos.
Ao negar seu problema, Lia impõe a si mesma um regime cruel em que contar calorias não é o bastante. Ao omitir seu desespero, apela ao autoflagelo numa tentativa premeditada de aliviar seus tormentos. Seus pais e sua madrasta tentam ajudá-la a qualquer custo, mas nem mesmo sua doce irmã, Emma, consegue fazer com que Lia pare de se destruir.
Agora, Lia precisa encontrar um modo de lidar com todos os seus fantasmas, e a morte de Cassie é um deles.

Por lugares incríveis
Jennifer Niven
Editora Seguinte
Bullying / Suicídio
Sinopse: Violet Markey tinha uma vida perfeita, mas todos os seus planos deixam de fazer sentido quando ela e a irmã sofrem um acidente de carro e apenas Violet sobrevive. Sentindo-se culpada pelo que aconteceu, Violet se afasta de todos e tenta descobrir como seguir em frente. Theodore Finch é o esquisito da escola, perseguido pelos valentões e obrigado a lidar com longos períodos de depressão, o pai violento e a apatia do resto da família.Enquanto Violet conta os dias para o fim das aulas, quando poderá ir embora da cidadezinha onde mora, Finch pesquisa diferentes métodos de suicídio e imagina se conseguiria levar algum deles adiante. Em uma dessas tentativas, ele vai parar no alto da torre da escola e, para sua surpresa, encontra Violet, também prestes a pular. Um ajuda o outro a sair dali, e essa dupla improvável se une para fazer um trabalho de geografia: visitar os lugares incríveis do estado onde moram. Nessas andanças, Finch encontra em Violet alguém com quem finalmente pode ser ele mesmo, e a garota para de contar os dias e passa a vivê-los.

Extraordinário
J. R. Palacio
Editora Intrínseca
Exclusão/Deformação física
Sinopse: O livro conta a história de Auggie, um menino que nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial. Em um manifesto em favor da gentileza, ele enfrenta uma missão nada fácil quando começa a frequentar a escola pela primeira vez: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros.

13 comentários:

  1. De todos esses só li extraordinário e amei *-*
    Quero muito ler os 13 porquês, uma pena toda essa crise haha
    Já vi resenha de todos e todo mundo fala tão bem :3
    Super apoiada ♥
    beijos
    Ganurb

    ResponderExcluir
  2. Oii Chrys, tudo bom?
    Desses livros indicados eu já li Os 13 porquês, Garotas de Vidro e Extraordinário e gostei muito deles, e concordo com você, são livros que deveriam ser amplamente trabalhados nas escolas pois são temas muito recorrentes entre os jovens.
    Anotei as outras duas sugestões aqui rs Adorei o top 5 ^^


    Beijos!
    @PollyanaCampos
    Entre Livros e Personagens

    ResponderExcluir
  3. Oi Chrys
    De todos, eu li somente Os 13 Porquês e super recomendo para ler nas escolas. Nele, vemos realmente como o bullying interfere na vida de alguém e leva a decisões trágicas às vezes.
    Eu quero ler também Fale! e Garotas de Vidro
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi Chrys!

    Desses cinco livros que você indicou, já li três: Extraordinário, Por Lugares Incríveis e Garotas de Vidro. Sou MALUCA para ler Os 13 Porquês, mas o livro é muito difícil de achar e, quando acho, o preço tá absurdo. Mas enfim, concordo plenamente com as suas indicações, principalmente com Extraordinário. Bullying ainda é um dos maiores problemas nas escolas mesmo nos dias de hoje, o que é um absurdo se formos levar em consideração o avanço que temos e a diversidade social. Mas enfim, sempre tem...

    Beijo!
    http://www.roendolivros.com

    ResponderExcluir
  5. como você disse cada livro tem um tema interessante a ser tratado e que é de interesse dos jovens, seja por se tratar de questões relacionadas aos hábitos não saudáveis, como também como incentivo a pedidos de socorro
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Chrys, concordo contigo, as escolas deveriam inovar com as leituras dos alunos, e assim conquistar novos leitores. Destes que você citou, li Garotas de Vidro e Extraordinário, este inclusive eu recomendei para a escola dos meus filhos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post, e realmente são assuntos que precisam ser trabalhados com os jovens desde cedo, pra aprenderem evitar tais situações ou como agirem da melhor forma possível. Desses só li Extraordinário e amei. Mas os outros já estão na minha lista.

    Beijo
    virandoamor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Chrys, super concordo que Extraordinário deveria ser leitura obrigatória no colégio. Aliás, não só ele, como todos os contos e livros extras que compõe a história, porque todos possuem temas muito significados que se complementam. Amo demais. Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  9. Concordo plenamente com você. Esses livros seriam bem aproveitados em trabalhos escolares que conscientizaram os jovens e ainda despertariam o gosto pela leitura neles por tratar de assuntos que eles convivem diariamente.
    Desses já li Garotas de vidro e realmente após sua leitura passei a pensar diferente sobre o assunto. Sobre os outros títulos já li resenhas bem positivas sobre eles. Enfim parabéns pela ideia do post e pelas escolhas.

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi! Ainda nao li nenhum desses mas tenho curiosidade com Garotas de Vidro e Fale. No caso de Fale eu vi a adaptação e gostei bastante dela, acho que a leitura também ira me agradar. A lista estabacana.

    Beijos
    SIL ~
    Estilhaçando Livros | Cantar em Verso

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Desses 5, li Extraordinário, Garotas de Vidro e Os 13 Porquês. Concordo com você! Muitas vezes, acontece bullying ao nosso redor e nós achamos "besteira", ou mesmo participamos disso, achando que é pouca coisa. Mas só Deus sabe o que se passa no interior da pessoa. Você tem resenha dos outros dois? Queria ler.

    Clara
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Oi, Chrys. Da lista, só li Os 13 Porquês, mas todos os outros estão na wishlist. E pelo que as pessoas falam sobre, eles tem, sim, uma boa proposta para serem usados em escolas. Até mais ;)

    Crush For Books

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!