03 fevereiro 2015

{Resenha} Diário de um Adolescente Apaixonado - Rafael Moreira

Rafael Moreira
Nome do livro: Diário de um Adolescente Apaixonado
Autor(a): Rafael Moreira
Editora: Novo Conceito
Nº de Pág: 128
Classificação: 
Sinopse: Ele suou frio quando deu o primeiro beijo. Já sofreu bullying na escola. Já gostou de quem não gostava dele. Sente muita falta de quem foi embora. Já brigou com a namorada por Whatsapp e depois pediu desculpas. Ele não troca os amigos por ninguém. Se bem que amigo, AMIGO mesmo, pra ele, é a família.Em 24 crônicas bem-humoradas (claro), o Rafa conversa com a gente como se estivesse bem pertinho. Acostumado a mostrar o rosto na internet, ele criou coragem e começou a escrever sobre as situações da sua infância, sua relação com a família, com as meninas, com os amigos. De cada história, ele tirava uma reflexão sobre as mudanças que já aconteceram na sua vida e o que ele aprendeu com elas.O resultado está aqui, neste livro que você vai ler e depois abraçar bem apertado.
A caixa de lançamentos de janeiro mal chegou e eu já peguei o livro do Rafa para "dar uma espiadinha" e puft, acabei com ele em algumas horas!

O livro está lindo, a diagramação perfeita a modo de pensarmos que estamos realmente lendo o diário do Rafa.

Abordando teoricamente assuntos pertinentes apenas à adolescência, me vi com 33 anos adorando os conselhos de um garoto de 17! O Rafa falou muitas verdades de uma forma tão simples, que não tem como não atingir você, leitor! Terminei a leitura com  inúmeras marcações de trechos.

Achei a ideia do livro e seu enfoque tão maravilhosos, que tiro o chapéu para o Rafa, para a Editora e para todos os envolvidos neste projeto! É exatamente do que os jovens de hoje precisam, de alguém influente, de sua idade, propagando bons exemplos. Foi exatamente isso que o Rafa se mostrou através do livro, ser um bom garoto.

E se você está pensando: "Ah, já passei dessa idade, bobagem ler", está totalmente enganado(a) e posso provar.

Separei alguns trechos/quotes que  me fizeram ficar por horas pensando, sob a luz da lua!






Nesta obra, o Rafa fala de perdão, de que devemos perdoar as pessoas e a si mesmo quando uma história não deu certo, porque ao contrário do que pensamos, não foi só apenas a outra pessoa que mudou, nós também mudamos, diariamente, inevitavelmente.

A ilusão e a rapidez com que nos iludimos também é tema aqui e o Rafa fala disso de uma maneira tão suave, que é impossível não dar razão a ele! Criamos mesmo expectativas (sim, falo por mim também) desde o primeiro encontro, de modo a muitas vezes nos apaixonarmos pela pessoa que idealizamos e não por aquela que estamos conhecendo, mesmo porque, tlvez nem tenhamos tido tempo para isso!

E, para mim, o assunto mais tocante e mais importante que ele apresentou, está entitulado como "Sonhos e caminhos". Além de em alguns capítulos anteriores o Rafa mostrar que todo dia é uma chance nova e que devemos ter objetivo para poder alcançar sonhos, temos vários caminhos, várias alternativas para chegar em algum lugar. Alguns que parecem ser mais compridos e desanimadores e outros que muitas vezes parecem um atalho, mas que na verdade, sem que percebamos, nos levam de volta ao início! Fugir do difícil nem sempre é encurtar o caminho, nem mesmo ser esperto.

Já ouviram falar que a pressa é a inimiga da perfeição? então!

Fiz um vídeo com algumas imagens lindas do livro: Vejam AQUI

Enfim, só posso dizer que o Autor conseguiu de forma minimalista nos dar temas essenciais para refletir, quer você tenha 13, 23 ou 33! Eu adorei e recomendo!

14 comentários:

  1. Preciso ler esse blog pra ontem! Primeira resenha que li sobre o livro do Rafa, e cara, o livro vai é muito bom!!!

    Inauguramos no domingo, más adoraremos ter sua visitinha por lá! http://aventurasemmlivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Chrys, sua linda, adorei essa indicação! Acho que esse livro vai interessar ao meu adolescente (ô coisa difícil fazer o Dan ler, Jesus!). Acredito quando vc diz que adorou os conselhos do garoto, eles realmente têm muito a ensinar. Experiência própria, rsrs...
    Belas imagens, adorei!
    Beijo!
    Ler para Divertir

    ResponderExcluir
  3. a NC apostou alto nesse livro, espero que tenha um bom retorno, confesso que não estou com muitas expectativas

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Chrys, pelo visto a editora caprichou mesmo na diagramação, pelas fotos está bem bonito. Achei interessante e vou dar uma olhada.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  5. ADOREI ME PARECE UM DIARIO DE ADOLECENTE,ALGO QUE EU FAZIA QUANDO TINHA A SUA IDADE.E PASME ESTOU VOLTANDO A PENSAR EM RETORNAR....ADOREI A RESENHA.ATUAL E INTERESSANTE.O

    ResponderExcluir
  6. parace ser interessante, gostei do modo que foi impresso, bem legal

    ResponderExcluir
  7. Confesso que decidi passar este livro na frente de outras leituras por ele ser curtinho, e também porque a diagramação chamou atenção. Mas o que encontrei me deixou muito positivamente surpresa.Na época em que vivemos, com certeza precisamos de mais homens que disseminem esse tipo de ideias e, por isso, aplaudo autor e editora aqui.

    ResponderExcluir
  8. Quem dera se meus diários fossem cheios de frases bonitas e reflexivas hahah eu só escrevia bobagens nos diários...
    Realmente, quando vi que a editora estava lançando esse livro, achei que fosse meio infantil, mas já que você diz o contrário, vou me arriscar na leitura dele. Uma vez ganhei os livros Diário de um Banana e achei a mesma coisa, mas quando li, eu adorei porque era muito divertido. Quem sabe não acontece o mesmo com Diário de um Adolescente Apaixonado.
    xx

    ResponderExcluir
  9. eu nunca consegui fazer um diario, sempre esquecia de escrever kkkkkk
    enfim, o livro do rafa é mais fofo que o do chris, mas admiro os dois, e estou ansiosa para ler

    ResponderExcluir
  10. que lindo, amei demais! Doida para ler *----*

    ResponderExcluir
  11. Rafa é tudo bom,ele é simplesmente DIVO.Com certeza esse livro não vai me decepcionar. <3

    ResponderExcluir
  12. Já tinha visto esse livro, mas nunca parei pra ler sobre o que se tratava, e agora fiquei encantada! Pelo que você descreveu me lembrou muito o estilo do livro Depois dos Quinze, o qual eu amei de paixão! É o tipo de livro que todo mundo deve ler, pois sempre vai ter algo que também nos diz respeito... A capa dele é linda e pelos quotes vejo que a diagramação também não ficou atrás... Estou bem curiosa pra devorar esse livro...
    Kisses =*

    ResponderExcluir
  13. Oi Tudo bem ?
    Eu adorei como o Rafa levou suas questões para o livro , deixando ele com muita intensidade a respeito dos fatos ,adoro quando os autores abordam sua vida pessoal e fazem cronicas . Elas se tornam bem compensadas na historia ,Tai gostei do livro e vou arriscar a comprar e ler , meu despertou curiosidade sobre as cronicas que estão sendo colocadas no livro .

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!