24 fevereiro 2014

[Resenha] O Segredo de Ella e Micha - Jessica Sorensen

jessica sorensen
Título: O Segredo de Ella e Micha
Autor(a): Jessica Sorensen
Editora: Geração
Gênero: Romance
Sinopse: Este livro que você vai ler agora arrancou suspiros de uma legião de leitores americanos, entusiasmados com a escrita provocante de Jéssica Sorensen. O segredo de Ella e Micha trata do romance entre dois jovens, mas não é só isso. Os protagonistas vão tecendo, em primeira pessoa, uma trama complexa e ao mesmo tempo simples, que envolve temas delicados como dramas familiares, traumas psicológicos, medo do futuro e da morte, com naturalidade e sinceridade. Eis o que torna o livro tão comovente: sua realidade. Em qualquer lugar do mundo, cada jovem têm um pouco destes dois heróis paradoxalmente frágeis com seus traumas, mas fortes para enfrentar a dura realidade da existência e superar seus conflitos mais difíceis. Respire fundo, prepare-se para acompanhar uma história de amor com pitadas generosas de sensualidade e adrenalina.
Ella e Micha são amigos de infância, confidentes, parceiros de racha e encrencas. Mas há algum tempo ele percebeu que seus sentimentos vão além disso. O problema é que ela sumiu de repente, sem dizer pra onde ia ou deixar alguma forma de contato.

Ella sofre com a recente morte da mãe, o alcoolismo do pai e o descaso do irmão. Só pode contar com Micha, mas tem medo de magoá-lo por não estar preparada para assumir um romance, ou sequer saber se deseja isso pra sua vida. Prefere fugir pra cursar faculdade em outro estado e mudar sua personalidade: a menina gótica e respondona torna-se uma patricinha comportada. 

Em 8 meses de sumiço, Micha não para de procurar a amada, buscando pistas na internet e fazendo vários telefonemas. Até que um dia ela resolve voltar, e a paixão deles será testada. Ela está decidida a manter a nova Ella; ele tem o desafio de despertar a amiga por trás da fantasia de patricinha. E ambos precisam enfrentar os problemas familiares.



O livro é envolvente do começo ao fim. O tipo de leitura que prende desde as primeiras páginas, com informações sendo acrescentadas e reveladas aos poucos de forma a criar um mistério que não te deixa largar o livro. Vamos nos identificando (ou relembrando, pra quem já passou da idade) com os erros e as dificuldades típicas da juventude, achando um pouquinho de Ella e Micha dentro de nós.

Gosto muito desse tipo de romance, no qual o casal está bem definido e você só precisa torcer pra eles ficarem juntos logo. Nada de triângulos amorosos, nada de mimimi. A autora mostra os dilemas adolescentes causados por e somados à dificuldade de conviver com a perda dos pais (por morte ou abandono), que resultam na descoberta do primeiro amor.

Nas orelhas do livro tem um textinho que é praticamente uma resenha (você pode ler aqui). Naquelas palavras o livro já foi me conquistando, me deixando com vontade de ler e descobrir o segredo de Ella e Micha.

A história apresenta poucos personagens e ainda assim o faz de maneira gradual, o que sem dúvidas facilita o ritmo de leitura. Uma coisa que sempre me conquista é o autor dar espaço aos personagens secundários. Enquanto torcemos pra que o casal protagonista desencante, acompanhamos o (tomara) relacionamento de Lila, a companheira de quarto de Ella na faculdade, e Ethan, amigo de Micha. Nesse primeiro livro não rolou nada, mas, pelo título do 3º livro, esperamos o romance da legítima patricinha filhinha de papai e do bad boy.

Acredito que tenha havido problemas na tradução/revisão. A narração é em 1ª pessoa - ora na voz de Ella, ora na voz de Micha - e em alguns momentos escorrega pra 3ª pessoa. No mais, a revisão é boa. E achei muito engraçado o tamanho da fonte, lembrei logo daquelas Bíblias letra grande. Pessoas com problemas de visão não terão dificuldades na leitura.

Depois disso tudo, nem preciso dizer que gostei e que estou esperando ansiosamente os próximos, né? *-*


Trilogia Ella e Micha
1. O Segredo de Ella e Micha
2. The Forever of Ella and Micha (disponível em ebook)
3: The Temptation of Lila and Ethan (disponível em ebook)
3.5: The Ever after of Ella and Micha (disponível em ebook)

Um Beijão


10 comentários:

  1. Ella e Micha ainda é um livro que me deixa de pé atrás, ainda estou pensando se quero ou não ler!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá, Giulia!!!
    Estou passando para matar a saudade desse blog lindo! O tempo passa e massacra a nossa liberdade de fazer o que queremos, quando queremos, não é? (rs) Mas me sinto superando-o ao vir aqui neste momento. :)

    Esse livro me traz sentimentos ambíguos, sabe? A princípio, "não dei nada a ele" assim que o vi entre os lançamentos da editora. Depois, parece que houve um BOOOOM entre os blogueiros que simplesmente encheram a blogosfera com críticas superpositivas sobre a obra. Claro que não pude ignorar, não é? (rs) Acabei incluindo o livro entre os meus desejados, mas confesso não saber quando o lerei.
    Quero segurá-lo em mãos e não o largar mais, como você, mas tenho medo de ir com muitas expectativas e me frustrar. Por isso, vou deixar minha próprio "bola abaixar" (rs).

    Beijo carinhoso!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Giulia,
    Adorei sua resenha, acho que você conseguiu captar elementos suficientes para me deixar com vontade de ler e saber que segredo é esse!
    Acho que poderia ser meio que como em Métrica... emocionante e hilário a o mesmo tempo, ou estou enganada???
    Vai pra listaaaaa

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
  4. O que me chama a atenção nesse livro (mesmo só a sinopse e resenha pois ainda não li) é que ele parece abordar temas bastante comuns e que nos aproxima da história. Acho que dá o tom de nos fazer envolver com mais naturalidade...

    ResponderExcluir
  5. Oi Giulia, finalmente consegui uma resenha desse livro que combinasse com minha opinião, é um livro que tenho bastante vontade de ler, mas tinha ficado bem desanimado com vários comentários que vi negativamente sobre este livro, mas agora consegui me identificar novamente com o livro e aquela vontade de ler voltou!

    Bjs,

    ResponderExcluir
  6. Louca pra ler, depois dessa resenha convincente e bem escrita!
    Capa linda e sinopse que me seduziu. Ainda bem que o livro cumpre o que promete e vai além, apaixonando o leitor.

    ResponderExcluir
  7. Pessoas com problemas de visão não terão dificuldades para ler esse livro kkkkk A editora caprichou no tamanho da letra então hein Giulia, que bom porque é horrível ler aquelas letras miúdas. Já vi bastante divulgação do livro mas essa foi a primeira resenha que li e fiquei com bastante vontade de ler, e assim como a Chrys associei o livro à Métrica, li esses dias e realmente me pareceu parecido (pareceu parecido, nossa! kkkk) Uma pena que mais uma vez não é um livro só, estou fugindo das séries ultimamente porque não dou mais conta de acompanhar tudo. Mas como é um tipo de leitura que gosto bastante provavelmente irei investir.
    Adorei a resenha.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Estou louca para ler esse livro, comprei ele a pouco tempo mas ainda não tive a oportunidade de ler, tem um livro na frente dele hahah mas assim que terminar o outro livro eu vou ler este, estou ansiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. De início eu não tinha interesse no livro, mas conforme fui lendo as resenhas que foram saindo, acabei mudando de ideia.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  10. Eu já estou com vontade de ler esse livro desde que eu vi nos lançamentos, a estoria parece ser mega envolvente e sua resenha me deixou super curiosa para saber o desenrolar dela e o tal segredo deles...

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!