04 fevereiro 2014

[Resenha] Esconda-se - Lisa Gardner

Título: Esconda-se
Autor(a): Lisa Gardner
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 400
Gênero: Suspense Policial
Sinopse: Uma mulher que foi obrigada a fugir — desde criança— de uma possível ameaça. Uma ameaça que seu pai via em todo lugar, mas que a polícia nunca considerou. Um antigo e desativado sanatório para doentes mentais que pode ter muito mais a esconder entre suas paredes do que homens e mulheres entorpecidos por remédios. Uma história de rancor entre membros de uma mesma família que nunca conseguiram superar os episódios de violência doméstica que presenciaram. Um pingente que foi parar em mãos erradas — e a cena de um crime brutal: seis meninas mortas e mumificadas há mais de trinta anos. Agora, cabe à famosa detetive D.D. Warren descobrir quem foi o serial killer que cometeu esta atrocidade e que motivação infame deformou sua mente. Acompanhe D.D. Warren na solução de mais este complexo caso e encontre o inimaginável que está por trás de pessoas aparentemente comuns!
Dessa vez a detetive D.D. está investigando um caso onde os corpos de 6 crianças foram encontrados na mesma cena do crime. O que há por trás de um assassinato assim, que acaba revelando o mesmo "modus operandi" de outro crime que aconteceu anos atrás, onde uma garota de 12 anos, Catherine, foi mantida em uma "cela" subterrânea por um pedófilo por muito tempo?


Aparece uma personagem ainda mais misteriosa, Annabelle Granger que chega na delegacia dizendo ser a pessoa cujo nome foi encontrando em uma correntinha em um dos corpos. O que mais impressiona D.D e Boby, no entanto, é a assustadora semelhança entre Annabelle e Catherine. 

Porém com um pouco de investigação descobre-se que o sequestrador de Catherine não pode ser o mesmo deste crime, e, se ele era um solitário que não tinha amigos nem parentes, quem está rescrevendo a sua assinatura?





Bom Lisa Gardner, é Lisa Garder, e é visível que o seu trabalho de pesquisa e ambientação antes de fazer um livro é árduo, ela consegue descrever cenas de crimes, "modus operandi", leis e autopsias muito bem. Ela usa lógica policial para desvendar os crimes, e consegue transmitir de forma correta tudo que o leitor precisa saber, isso tudo, mantendo o suspense até o final. 

É impossível adivinhar ou sequer sonhar com quem é o verdadeiro "vilão" da história. 

Conheci Lisa lendo Sangue na Neve e depois, reafirmei minha predileção em Viva pra Contar, eles são os livros #4 e #5 da série, e eu não entendo essa mania de publicar livros fora da ordem aqui no Brasil (Eu sei que já falei isso, é que revolta!). 

Esconda-se é o  livro #2 da série, e neste, me incomodou um pouco o fato de eu ter perdido a estruturação dos personagens, quando li os livros #4 e #5 impliquei com a D.D achando que ela era muito durona, Bobby por sua vez já esta casado e a espera de uma filha, lógico que voltar para o livro #2 ia dar um nó na cabeça. Mas para você que quer muito ler, vá em frente, apenas a construção do personagem é incômoda, para todo o restante vale a pena ler os livros, já que os crimes são independentes. (NC Publiquem o #1). 

Esse livro me surpreendeu, aliás ela sempre mexe um pouco com o nosso psicológico, e dessa vez a cena de crime é nada mais que um manicômio desativado. As personagens vão aparecendo durante a história e de certa forma se entrelaçando, tudo tem uma razão de ser, e alguns fatores surpreendem muito. As narrativas estão divididas sob o ponto de vista de D.D, Bobby e Annabelle, e sempre um capítulo é interligado ao outro. Eu achei que o Bobby, detetive e amigo da D.D., teve mais destaque nesse livro do que ela própria. 

A história é agil, realista, tem muito suspense e várias reviravoltas, o final supreendeu? Sim! Como sempre o suspense é mantido embora tenha faltando algumas explicações (talvez só para mim) e alguns errinhos de tradução, mas nada que chegue a incomodar de fato. 

Eu gosto de coisas verossímeis, e os sentimentos das personagens são tão bem retratados que dá vontade de dar um abraço em cada um. Como pode uma pessoa viver fugindo sem saber do que? Como pode um fato acontecido quando criança abalar psicologicamente um ser pelo resto de sua vida? 

É fácil ler em um dia, é doloroso ter que interromper a leitura, e é mais difícil ainda colocar em palavras sem soltar spoiler um livro tão bom quanto esse. A nota só vai descer um pouquinho em relação aos outros dois livros porque esse é um pouco mais incômodo de ler fora da ordem. Mas pra quem vai começar com ele, considere um 5!

#1 Alone - sem previsão de lançamento no Brasil
#2 Hide - Esconda-se
#3 The Neighbor - 
sem previsão de lançamento no Brasil
#4 Live To Tell - Viva para Contar
#5 Love You More - Sangue na Neve
#6 The 7th Month - no Goodreads é considerado  5.5 da série - 
sem previsão de lançamento no Brasil
#7 Catch Me - 
sem previsão de lançamento no Brasil
#8 Fear Nothing – 
sem previsão de lançamento no Brasil

Comentem aqui sua opinião!

Beijos


12 comentários:

  1. Oi Sara, sou fã da autora, uma pena que apesar de ter este livro, eu ainda não tive tempo de ler. E assim como você, quando começo a ler um livro da Lisa, odeio ter que largá-lo, seja lá por qual motivo.
    Pena também a editora não ter seguido a sequência dos livros.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. O mais chato dessa série deve ser ler fora de ordem, eu não gosto muito disso. Apesar de ser um gênero que eu amo <3 e a história ser incrível, a minha previsão de leitura é junto com o restante dos lançamentos, ou seja, vai demorar.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  3. Também não entendo porque lançar uma serie fora de ordem, mesmo sendo casos independentes os personagens vão evoluído e mudando e com certeza você se perde na leitura, bom fora isso a estoria parece ser muito boa principalmente porque adoro suspense policial, já tinha visto esse livro e quero lê-lo assim que possível, mas seria legal se eu pode-se começar na ordem a serie...

    Meu Mundo, Meu Estilo
    Participe do TOP Comentarista de Fevereiro

    ResponderExcluir
  4. Sarinha, sua danada, me deixou curiosíssima - e medrosíssima tb - com a resenha!

    Sua indignação com a publicação dos livros fora da ordem é digna, eu tb odiaria. Por que, não é mesmo, se compram os direitos sobre a série, deixar os leitores assim, chateados?

    Respondendo à sua pergunta final, acho que superar um trauma da infância é mais cruel. Pq a criança guarda a impressão do que viveu com os elementos de que dispõe nessa fase inocente da vida. Como tem pouca vivência, o que experimenta é impresso de maneira não raciocinada, não analisada, apenas sentida... e cada um sente de uma forma, não é? Quando adultos, já podemos analisar de vários aspectos uma mesma dor, uma mesma situação, além de termos condições e força para lidar com as adversidades. Mas crimes hediondos contra crianças são terríveis e, acredito, jamais esquecidos nem superados, apenas aprende-se a (con)viver com eles. E a sobreviver a eles.
    Amei sua resenha!

    ResponderExcluir
  5. Lisa é a autora mais aclamada no mundo do suspense, minha mãe é fã dela, diz que ela sabe como prender página à pagina
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Já ouvir falar muito bem da série estou curiosa em poder ler !

    ResponderExcluir
  7. Assim como você eu odeio essa mania das editoras de lançarem livros fora de ordem. Parece que para eles não importam se gostamos ou não, mesmo que esses que vocẽ apresentou na resenha você fala que os crimes podem ser analisados independentes, mas sei lá acho que ficaria sempre faltando uma peça que só na íntegra se pode analisar!!!
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  8. Qual o problema de publicar em ordem? Por que eles não fazem isso? Qual a diferença? Esse povo é louco, mas tudo bem se eles querem assim tudo bem né, quem sou eu para falar alguma coisa, o livro parece ser muito bom mesmo, ainda não li nada da autora, mas pretendo em breve e começarei a ler por Esconda-se e ir adiante para o próximo, nunca li um livro policial, com crimes para ser desvendados desse jeito, espero gostar do estilo.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai Sara há tempos que quero conhecer a escrita da Lisa mas ainda não me surgiu a oportunidade. Agora não sei se devo esperar a NC lançar o primeiro mesmo que não tenha previsão para isso, ou se me jogo na leitura desse segundo volume e parto pro 5º e 6º. Bom saber que esse livro também é ótimo, me deixa ainda mais ansiosa pela leitura!

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Eu já vi o livro em vários blogs, mas nenhum me despertou um interesse para o livro, mas com este seu post vejo que o livro parece ser ótimo demais! Espero gostar como você e que a leitura seja maravilhosa!

    Bjs,

    http://livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas sobre esse livro e todas falando muito bem sobre o mesmo, a cada resenha que leio fico com mais vontade de ler o livro. Espero que possa ler logo.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. cara eu nunca quis ler esse livro, sei lá ele não me chama a tenção, deve ser pq o gênero dele não é muito a minha praia sabe, mas tenho ele aqui em casa. quem sabe eu não dou uma conferida qualquer dia desses

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!