12 novembro 2013

[RESENHA] Fragmentada - Teri Terry

Esta resenha contém spoiler! Os comentaristas que ainda não leram Reiniciados, podem apenas comentar o que esperam da série, sobre a capa, se desejam ler, etc...
Teri Terry
Título: Fragmentada (Slated # 2)
Autor(a): Teri Terry
Editora: Farol Literário
Gênero: Distopia
Páginas: 424
Skoob
Sinopse: Kyla não deveria se lembrar de nada quando foi reiniciada. Mas segredos do seu passado atormentam sua mente. Presa em uma luta contra a opressão dos lordeiros, e ansiando por liberdade, Kyla vê seu passado e presente colidir de uma forma que ameaça sua vida. Enquanto sua busca desesperada por Ben continua, em quem ela poderá confiar em um mundo repleto de segredos e mentiras? 



"Memórias podem ser fragmentadas, encobertas por medo ou negação e trancadas atrás de uma parede". Pág 7
Fragmentada é o segundo livro da trilogia Slated, escrita pela autora estreante, Teri Terry

Teri conseguiu me prender em casa em dois dias ensolarados sem que eu me sentisse, de forma alguma, culpada. Aliás, nos momentos em que eu não podia ler é que eu me sentia fora do eixo. Fragmentada é um dos poucos livros que consegue elevar o nível, mesmo sendo a continuação de uma trilogia. 

Reiniciados nos deixou com 10 grandes mistérios para serem resolvidos, dentre eles, o paradeiro de Ben que, após uma tentativa frustrada em retirar seu nivo, entrou em colapso e foi levado pelos Lordeiros.

Em Fragmentada, o ataque de Wayne, o pedreiro, derrubou a parede de tijolos com a qual Kyla tanto sonhava, ela significava o bloqueio ao qual a mente de Kyla foi submetida para protegê-la dos Lordeiros, afinal, Kyla descobriu que, quando foi capturada e reiniciada, fazia parte do R.U Livre, o Partido da Liberdade do Reino Unido.

Ao se defender de Wayne, Kyla retomou algumas lembranças de seu passado, porém o que a preocupava agora, além de saber se ela o havia matado, era que seu nivo marcava 6.3, um tanto quanto alto para alguém que acabara de agredir outra pessoa tão violentamente. Os pedaços de lembranças e sensações que Kyla está experimentando, a estão deixando ainda mais confusa sobre quem ela foi e o que é real.

O Sr. Hatten, o sinistro professor de biologia percebe as mudanças de Kyla, a testa e consegue a confissão tácita de que ela se lembra quem era no passado, Chuva, e de que ele é, ninguém menos que seu líder e treinador no R.U. Livre, Nico.

Kyla não consegue esquecer Ben e o que aconteceu a ele, mas faz amizade com o recém-chegado Cameron, um garoto que veio morar com os tios após seu pai ser levado pelos Lordeiros por estar envolvido com sites de localização de pessoas desaparecidas, sua mãe, sem opção, fora enviada em uma longa missão. Ou Cam é apenas curioso ou é suspeito, pois está sempre vigiando Kyla e faz muitas perguntas perigosas.

Kyla encontra Tori nas redondezas da casa dos pais de Ben, na noite em que os Lordeiros a incendiaram com eles dentro. Tori está muito machucada, porém sem seu nivo. Kyla pede ajuda a Nico e ambos a levam para a casa dele, e agora se perguntam como ela retirou seu nivo em segurança e como fugiu com sucesso dos Lordeiros???

As lembranças de Kyla são apenas de quando ela era Chuva, nome escolhido por ela quando entrou para o R.U. Livre aos 14 anos de idade. Mas e Lucy? como ela foi parar ali? o que tinha feito dos 10 aos 14 anos, época entre a comunicação de desaparecimento dela e sua entrada no R.U.Livre??????? O_O

Nico treinou Kyla para esconder suas memórias como Chuva, como Lucy era destra, Nico a ensinou a ser canhota e esconder-se na mente de Lucy caso fosse pega e reiniciada, sem entregar o R.U. Livre. A forma como se é reiniciado depende da mão que a pessoa usa para escrever. A memória é acessada pelo hemisfério dominante e ligada ao uso das mãos. E esta, é a razão de seu nivo não funcionar mais.

Kyla se encontra com Aiden, integrante do DEA, e através dele, descobre que Ben pode estar vivo. Na ânsia de procurar por ele, Kyla e Cam são capturados pelos Lordeiros.



Eu estava completamente ansiosa por este livro desde que virei a última página de Reiniciados, Teri conseguiu me prender ainda mais às suas páginas ao resolver de forma magistral alguns mistérios e nos inserir outros e deixá-los ainda mais tensos. A inteligência da autora fica nítida e através de sua escrita, temos a certeza do quanto ela trabalhou pela história e pelas personagens, que são meticulosamente construídas.

A narrativa continua deliciosa, e você fica surpreso ao ver quantas páginas consegue ler e como facilmente a noite se torna dia quando se têm nas mãos uma história tão intrigante e perspicaz.

Kyla, Chuva e Lucy são definitivamente 3 pessoas completamente diferentes, mas compartilhando apenas uma memória agora, qual vida, quais lembranças sobressairão??? A forma como a memória de Kyla foi fragmentada e, a resposta dada à falha do nivo e do procedimento dos reiniciados foi espetacular, não me senti enganada e muito menos parecia estar lendo um livro de Fantasia. Tudo se encaixou, dando a história um nível ainda maior de veracidade e proximidade com uma futura realidade.

Nesta continuação, eu fiquei ainda mais tensa e mais curiosa, muitos acontecimentos foram fundamentais para o desfecho no próximo livro e outros, me renderam muitos momentos de conspiração... hehehehe

As coisas se encaixaram melhor com este livro e, agora me sinto completamente confortável na história e, até, de certa forma, me sentindo uma expectadora presente, na minha imaginação, claro! rs Deliberadamente todo mundo é suspeito e inocente, é muito bom não saber quem é confiável e qual o lado correto! Quem está certo? Os Lordeiros ou o R.U Livre???

É muito difícil colocar em palavras uma história tão boa e da qual gostamos taaaanto, acho que jamais minha resenha chegaria aos pés dos elogios e adjetivos que Teri merece.

Por último mas não menos importante, a Editora merece muitos méritos também, ao contrário do que tenho visto nos últimos lançamentos, não encontrei erros gramaticais de qualquer espécie e, o trabalho gráfico está impecável. A decisão em manter as capas originais foi inteligente, parabéns Farol Literário pela excelente aquisição.

Quem não leu Reiniciados, corra e quem já leu, não perca tempo, pois esse livro é merecedor de nada menos que 5 estrelas.



Beijos

21 comentários:

  1. Gente, que bom que o livro te prendeu tanto! É realmente muito gostoso quando isso acontece...

    Bjs, Isabela.
    www.universodosleitores.com

    ResponderExcluir
  2. Estou doida para ler a série, mas como ainda não tive a oportunidade, nem me arrisco a ler a resenha. A premissa do primeiro volume é realmente bacana e pelo que li a respeito, o segundo não deixa nada a desejar (para merecer 5 estrelas, tem que ser muito bom! rs).
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li Reiniciados, mas quero muito. Li em vários blogs que é uma ótima distopia. Pretendo ler a série ainda esse ano! Fico feliz em saber que a continuação continua sendo ótima!
    Adorei as capas, tanto de Reiniciados como de Fragmentada.

    ResponderExcluir
  4. Confesso que fiquei tentada a ler a resenha, mesmo sem ainda ter lido Reiniciados.
    Mas bom... Estou louca por essa série. Nunca gostei muito de distopias mas estou mudando meu conceito sobre elas depois de ter lido "A Seleção" e me surpreendido. Certamente que são histórias completamente diferentes, mas é que de fato, nunca gostei muito de realidades inventadas.
    A série me chamou atenção não só pela história em sim, mas pelo aparente dom da escritora conseguir manter uma linha até o final, o que é uma tarefa bem difícil para qualquer escritor. Tô com bastante expectativas e espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  5. Chrys eu me impressiono demais com esses livros e ai fico muito ansiosa, não leria a série por conta disso, mas é inegavel a beleza das capas que a editora seleciona a saga
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu estou muito curiosa com essa série, e como você tem falado tão bem dela e da narrativa da autora vejo que vale a pena ler. Acho a capa linda, e pela sinopse dá pra ver que há muitos mistérios, fiquei um pouco surpresa quando você disse que 10 mistérios ficaram no ar, deve dar uma ansiedade master! Espero poder ler essa trilogia logo, e tomara que a editora já lança o último livro.
    Abraços, Raquel.

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li “Reiniciados”, mas que bom que “Fragmentada” continuou no mesmo nível, já que é bem difícil isso acontecer. Confesso que fiquei confusa com alguns pontos da trama, mas ao mesmo tempo instigada a conhecer a escrita da autora, que parece ser muita boa.

    *bye*


    http://loucaporromances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Bom ainda não pude ler reiniciados então acho dificil comentar a resenha...Mas os dois estão na minha lista de livros desejados e espero ler em breve!!

    ResponderExcluir
  9. Eu não li reiniciados ainda, mas não me segurei, e li sua resenha! rs.
    Confesso que só me deixou mais ansiosa pela leitura da série!
    Primeiramente, a capa é magnífica! Meu deus ><
    Quero lê-los logo, parecem ser maravilhosos!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. MAS TU JA LEU?! Omg
    Bem ainda nao li o primeiro livro, mas vi que a historia ficou mais emocionante ao decorrer da historia, ja esta na lista.

    xx

    ResponderExcluir
  11. Oi Chrys, ainda não li Reiniciados, mas você tem falado tão bem destes livros que minha vontade de ler só aumenta. A capa ficou linda, apesar de que acho que prefiro mais a do outro livro. Valeu pela dica. Beijão, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  12. Eu geralmente não leio resenhas de continuações, mas achei bem legal você avisar desde o começo que teria spoiler. A Farol caprichou nas duas capas, apesar da maioria das pessoas não gostar de capas que focam em uma pessoa, ou principalmente no rosto, eu adoro! Estou muito ansiosa pra ler a trilogia, só me falta tempo. Pouco tempo e muuuuuitos livros, rs.

    ResponderExcluir
  13. Ainda não li nenhum dos livros da trilogia, e estou bem curiosa. Adoro as capas, acho que a Farol sempre faz um trabalho incrível com a edição dos livros. É pouca Rafaella pra muitos livros, rs.

    Beijos, Rafa
    http://fuxicandosobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Chrys do céu, sua nota 5 estrelas me deixou doida aqui! Não li Reiniciados ainda, mas sua resenha estava super empolgante, agora vi que esse segundo livro é tudo de bom também, então acho que to perdendo tempo demorando pra começar a ler essa série. E a capa desse segundo livro então, está lindíssima, fiquei babando aqui e doida pra começar a ler né! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  15. Aí meu Deus, quero muuuito ler Reiniciados. Desde Junho! As capas são lindas e a história então... Li só o primeiro parágrafo da sua resenha. morrendo de medo dos spoilers.

    ResponderExcluir
  16. Chrys que bom que você gostou tanto desse segundo volume também, fiquei com mais vontade ainda de ler, queria uma boa promo pra poder comprar rsrs Amo distopias e apesar de bastante saturado o mercado parece que ainda tem gente que consegue inovar e daí escrevem coisas que nem Reiniciados e Fragmentada. As capas são muito bonitas e combinam muito bem com o título dos livros.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não li o primeiro livro, mas não resisti e li a resenha. Fico contente que a história te prenda e que não viu a hora passar. Quero saber quem é Ben, o que são esses lordeiros? E demora para a publicação do próximo livro?
    bjs

    ResponderExcluir
  18. Não comecei a série, mas pretendo começar ganhando seu top comentarista hahahah Achei a capa linda, a Farol (é a Farol né?) sempre arrasando em todos os sentidos!
    Super Abraço, Victor Rosa
    encantosparalelos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Pulei sua resenha porque ainda não li Reiniciados e tem Spoiler =/
    Mais quanto comentário positivo a série está ganhando né ? Confesso que no primeiro momento não tinha me empolgado muito com a leitura..mais aí vocês foram falando falando e falando que agora já coloquei como futuras aquisições o livro Reiniciados para saber se é tão bom como vocês dizem =)

    ResponderExcluir
  20. Spoiler spoiler spoiler spoiler, preciso ganhar Reiniciados de uma vez, eu já estou ficando louca aqui porque não tenho o livro. Eu amei a capa do segundo volume.

    ResponderExcluir
  21. Ainda não li o primeiro livro =/ Então nem posso falar muito desse segundo.
    Mas e bom saber que é tão bom quanto o primeiro e que o nivel não cai.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!