21 janeiro 2013

Meme: Li até a página 100 e... # 2

                                               (criado pela Cibele do Blog "Eu Leio, Eu Conto")

Oieee
Tudo bem com vocês?

Hummm finalmente cheguei à página 100 do livro Jogos Vorazes... é, eu seu que estou meio atrasadinha, mas não foi por acaso.

Este livro foi um exemplo de preconceito da minha parte, que mal ouvi falar sobre ele criei uma idéia completamente errada em minha cabeça e bloqueei todo e qualquer comentário positivo a respeito da saga.

Até que, li um post da Luciana do blog Aceita um Leite? onde ela relata que se arrependeu de ter pré-julgado o livro e acabou se rendendo a seus encantos.

Aí, nada mais justo que rever meus conceito, mas claro que eu não queria investir em um livro que eu já tinha torcido o nariz uma vez, então resolvi assistir o filme e tcharã: AMEI! não pelo filme em si... amei a idéia e todo aquele sentimento de matança inútil e por prazer se esvaiu, dando lugar à admiração por um enredo de sucesso merecido. terminei de ver em uma madrugada longa do final do ano e saí em disparada para tentar trocar o livro no skoob, infelizmente sem sucesso.

Até que colocando meu desespero no facebook (obrigada amigo!), uma amiga me ofereceu emprestado, sanando meu desespero em ter a narrativa em minhas mãos.

Terminado Cidade dos Ossos (resenha em breve), cá estou eu devorando vorazmente meu novo queridinho: Jogos Vorazes.

Chega de ladainha e vamos ao MEME em si?



Primeira frase da página 100: "O que você está fazendo? - pergunto a ele, com ares de suspeita".

Do que se trata o livro?: O livro conta a história de Katniss Everdeen, uma jovem que vive ou melhor sobrevive no Distrito 12 da nação Panen, antiga América do Norte. Após eventos apocalípticos, a nação fora o que sobrou de espaço terrestre do continente e fora dividido em 13 distritos comandados por uma Capital. Após uma rebelião em massa dos distritos em busca de liberdade perante à Capital, o distrito 13 fora dizimado de forma a servir de exemplo aos demais. A mensagem era clara:  Sem revoltas. A partir de então, como punição instituiu-se os Jogos Vorazes onde a cada ano 2 adolescentes (tributos) são enviados à arena para lutarem entre si, até a morte e sobrevivência de apenas 1 dos 24, a servir de diversão para os habitantes da Capital. Para salvar sua irmã, Katniss se oferece para ir em seu lugar e juntamente com Peeta Melark, filho do padeiro, representar o distrito 12.


O que está achando até agora?: É uma leitura incrível, com uma narrativa maravilhosa, não existe maneira de não nos envolvermos emocionalmente com a história tanto do distrito 12, como de Katniss e mesmo sabendo das atrocidades, torcer pelos participantes.
O mais legal de tudo é o enfoque político e o alerta trazido pelo livro. É uma distopia consideravelmente real. 

O que está achando dos protagonistas?: Katniss é admirável, sua força, seu amor pela irmã é invejável. Peeta é um doce, estrategista, mas com um bom coração. Haymitch é desprezível no início, contudo vamos acompanhando seu amadurecimento e inteligência. Amei o Cinna, estilista de Katniss, alí sim bate um coração.

Melhor quote até agora: "É vantajoso para a Capital nos deixar divididos, talvez ele dissesse se não houvesse mais ouvidos além dos meus. Se hoje não fosse dia de colheita." - Página 20.

Vai continuar lendo? Não, vou continuar devorando!!!!!

Última frase da página: "Ah, ela estava se referindo a você mesmo. - Balanço a mão, como se estivesse desconsiderando a afirmação".

Mordi a língua e vcs? concordam com minha opinião? Comentem!

Beijos
Chrys

5 comentários:

  1. Oi Chrys!
    Depois que vi o filme fiquei louca de vontade de ler os livros! Que bom que está atendendo às suas expectativas =D

    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Elis, estou adorando... quero ver se consigo ler Em Chamas antes do filme... hehehe

      Excluir
  2. Ah eu adoro esse meme.
    Mas quanto ao livro, tenho que confessar que essa é uma série que tenho até uma repulsa, acho que de tanto ouvir falar, quem sabe isso mude um dia, e eu consiga fazer a leitura.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  3. Minha opinião é igual a da Patricia! Talvez eu ainda venha a ler a série... no momento mesmo ela não me atrai, apesar de ser tão comentada (e positivamente)!

    ResponderExcluir
  4. Legal esse meme, ;)
    Ainda não consegui ler uma distopia, apesar de todos os elogios que já li...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!