10 janeiro 2013

De tudo um pouco # 7 - Como organizar sua estante


Oi gente, hoje na coluna de tudo um pouco vou falar de organização de estante.



Agora que o ano está começando e já temos muitos e muitos livros lidos, temos que abrir espaço e organizar nossa estante ou prateleira para os que virão este ano.

Os livros podem ser organizados de várias formas: alfabética de nome de autor ou título, por gênero, por série, por ordem cronológica e até por cor da capa ou lombada para quem procura um efeito estético.

O primeiro passo é saber onde os livros serão guardados, se será somente numa estante ou em diversos lugares, lembrando sempre que a função da organização é deixar os livros em fácil alcance.

Caso sua estante precise ser limpa, devemos lembrar de limpar a seco ou deixar secar bem para que a umidade não estrague seus exemplares. O ideal é que a limpeza aconteça no mínimo 2x por mês, para não acumular poeira e evitar que as páginas fiquem marcadas e amareladas.

Depois disso, devemos escolher o método de organização, que é bastante pessoal pois deve ser funcional para o leitor.


O ideal é que os livros de séries fiquem juntos e organizados de forma cronológica. Se possuir muitos livros de um mesmo autor, é adequado que sejam organizados em ordem cronológica ou alfabética.


Agora, se preferir você pode arquivar todos os livros por autor e em ordem alfabética, facilita a localização, caso sua estante tenha muitos livros.


Após a escolha do método de organização, vamos a algumas particularidades:


Por nome do autor:

Para organizar seus livros por nome do autor é fácil, basta separá-los e decidir se o arquivamento será pelo primeiro nome ou sobrenome, por exemplo:

Stephen King pode ser arquivado na categoria S (primeiro nome) ou King (sobrenome). Muitas bibliotecas usam o sobrenome, para evitar nomes repetidos muito próximos, é mais difícil os autores terem sobrenomes iguais.
Se a primeira letra do nome é igual ao de dois autores diferentes, pule para a segunda e considere qual aparece primeiro no alfabeto, e assim por diante.

Por ordem alfabética:

Nos mesmos moldes da organização por nome de autor, use o título do livro como organizador. 
É interessante dispensar os artigos do título, como por exemplo, A Passagem de Justin Cronin, deve ser classificada na letra P de Passagem e não em A e assim por diante.

Por gênero:


Se para você a melhor forma de localizar um livro é pelo gênero, mãos à obra.
Que tal ainda, escolher outra forma de organização para ajudar na localização de cada obra?
Você pode organizar dentro desta categoria, cumulativamente, por série e subsequentemente por ordem cronológica por exemplo.



Por série:

Hoje em dia, são lançadas muitas trilogias ou séries e esta forma de organização é muito eficaz pois mantém todos os livros sequenciais juntos. um sub-modo de classificação ideal aqui é a ordem cronológica, assim, por exemplo, sua série de Harry Potter poderá ficar junta e na ordem de lançamento, ou seja, o primeiro seria A pedra filosofal, depois A Câmara Secreta, seguidos por O prisioneiro de Azkaban e assim por diante.


Cronologicamente: Esse método é o mais simples, devendo-se fazer a conferência do ano da publicação.
É interessante que ele seja usado conjuntamente com outro método, como auxiliar, pois organizar a estante inteira assim, pode gerar uma confusão ainda maior na hora de localizar alguma obra.



Por cores:

Este método é o mais exótico, servindo para aqueles que querem dar ênfase à estética a que à funcionalidade, eis que todos os livros, seja parte integrante de alguma série ou de mesmo autor ficarão separados, uma vez que quem dá o tom, são as cores de suas lombadas!


(estante da Kel do blog It Cultura)




Por tamanho:

Ainda em se falando de estética, seus livros podem ser arquivados por tamanho e depois aplicados outras formas de classificação tratadas anteriormente!

(Minha estante - a primeira prateleira ficam os livros menores, organizados por tamanho, editora e alfabética)



NA PRÁTICA:

Bom, como eu disse acima, você tem que ver a forma que mais lhe agrada e mais lhe facilita a vida, senão a organização perde o sentido!


Eu, particularmente não consigo seguir algumas ordens sem primeiro organizar os livros por tamanho! Definitivamente não consigo ver aquela desestrutura na estante!

Então, na prática, eu guardo meus livros por tamanho, depois faço a sub-classificação: série e aplico a cronologia! ou se não faz parte de série, separo por editora e depois aplico a ordem alfabética... Parece meio maluco, mas é como consigo me achar!




Eu tenho alguns livros lindos, de capa dura, que antigamente eu colocava na mesa de centro e que com o nascimento e curiosidade do meu filho de 2 anos tiveram que voltar pra estante! Tenho duas edições de luxo dos livros O Código DaVinci e Anjos e Demônios do autor Dan Brown e o livro o Segredo que colocava empilhados e que davam um efeito lindo à minha mesa. Agora eles ficam na estante, na vertical, segurando uma fileira incompleta de livros e dando uma estética diferente e chamativa!





O interessante desses livros é que tenham o destaque que merecem.


Em relação às revistas, acredito que devam ficar empilhadas por gênero e após aplicando-se a ordem cronológica, assim a  revista mais recente sempre ficará em cima, facilitando sua leitura. 

Mãos à obra pessoal!!!


Beijos

Chrys

7 comentários:

  1. Oi Chrys!
    Em três meses de estante nova, já usei 3 tipos diferentes de organização: primeiro foi por cores (durou pouco tempo), depois foi por editora/autor/série ou nome de livro, mas agora além disso, separei os não lidos em uma prateleira à parte, para não me esquecer de nenhum ;)
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh Elis,
      Acho que pra mim também não funcionaria a organização por cores não!
      É uma boa idéia separar os que ainda não lemos!!!

      Beijinhos

      Excluir
  2. A minha eu organizo por tamanho e autor. Deixo os livros com o mesmo tamanho todos juntos, acho que fica mais legal!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também acho Lana!
      Eu gosto mais de coisas uniformes visualmente

      Excluir
  3. Ahhh, adorei ver minha estante aí rsrs
    Então, eu já tentei deixá-la arrumada por ordem alfabética, mas não consegui ficar assim muito tempo. Há meses que deixo por cores e fico muito satisfeita :D

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Eu organizo por autor, mas acho linda estantes organizadas por cor, quando eu tiver mais livros vou organizá-la dessa forma.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Minha coleção vem crescendo desde o finalzinho do ano passado! Antes não tinha tantos livros e não me preocupava tanto com a organização! Agora a família está crescendo e preciso antes de tudo de uma estante adequada, só para os livros! hehe Mas pretendo organizá-los por série e os que não tiverem, vou separar por autor! :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!