24 setembro 2012

RESENHA - P.S. Eu te Amo - Cecelia Ahern

Oi Gente,

Como estão?! Espero que bem!

Hoje eu vim trazer pra vocês uma super resenha, do livro P.S.Eu te Amo.



Eu estava com bastante expectativa em relação a este livro em virtude do filme. Comprei sem pestanejar. Me encantei quando o recebi.

Eu fiz um pequeno vídeo para mostrar pra vocês os detalhes da diagramação do livro, vejam:






O livro é dividido em 51 capítulos e a cada início de capítulo a página tem umas bolas dando um efeito bem legal para deixar bem marcado que o novo capítulo começou. Também no início de cada capítulo temos um coração flechado em cima do capítulo e em cada página, abaixo da numeração, um mini coração.

Enfim, o design e a diagramação do livro é nota 10!

A história do livro é bem conhecida em virtude da adaptação da obra de Cecelia para os cinemas.

Gerry acabara de falecer em consequência de um tumor no cérebro, deixando Holly completamente desamparada. O casal se conheceu ainda no colégio, namoraram, noivaram e casaram, ficando juntos por mais de 15 anos. Ambos viviam um para o outro. Holly não tinha o trabalho perfeito e nem nada mais a que se apegar que não fosse Gerry. E então ele a deixa.

Algum tempo depois da morte de Gerry, ainda despedaçada, sem conseguir comer ou sequer sair de casa, Holly fica sabendo que o marido lhe deixara um envelope na casa de seus pais. Ao recebê-lo, Holly viu que , acima do endereço, estava escrito: A Lista.

A idéia da lista nasceu de uma brincadeira entre Gerry e Holly quando discutiam a respeito de quem iria, naquela noite, apagar a luz do banheiro. Gerry explicou que não podia fazer aquilo o tempo todo, pois podia ser que um dia ele não estivesse por ali. Holly brincou que para lembrar de tudo que ele a mandava fazer precisaria de uma lista e propôs que ele a deixasse em seu testamento.

Gerry cumpriu a promessa nascida de uma brincadeira, deixando a ela envelopes com instruções, que a ajudariam a seguir em frente, a superar a morte do marido e aprender a viver sozinha dali pra frente. Cada um dos dez envelopes correspondia a um mês do ano, iniciando-se no mês de Março, até Dezembro e deveriam, impreterivelmente, ser abertos apenas nos meses determinados. Eram um total de dez envelopes, a começar no mês de Março.

"Minha amada Holly,
Não sei onde você está e onde exatamente está lendo isto. Só espero que esteja bem. Você me disse há pouco tempo que não conseguiria continuar sozinha. Mas você consegue, sim, Holly.
Você é forte, corajosa e vai conseguir passar por isso. Vivemos coisas lindas juntos e você fez a minha vida... Você fez a minha vida. Não tenho arrependimentos. Mas sou apenas um capítulo da sua vida, muitos outros virão. Guarde nossas lindas lembranças, mas, por favor, não tenha medo de criar outras. Obrigado por me dar a honra de ser minha esposa. Por tudo, sou eternamente grato.


Sempre que precisar de mim, saiba que estarei com você.

Amor eterno, de seu marido e melhor amigo,
Gerry"


P.S. Prometi que faria uma lista, então aqui está. Os próximos envelopes devem ser abertos exatamente no mês certo. Obedeça. E lembre-se de que estou cuidando de você, por isso vou saber...

Pág 29


O cartão de cada mês tinha uma mensagem diferente, porém todas elas visavam que Holly desse continuidade à sua vida. Prevendo que Holly teria essa dificuldade, Gerry deixou algumas coordenadas, como por exemplo comprar um abajour (resolvendo assim o problema da luz do banheiro), comprar uma roupa nova, se desfazer das coisas pessoais de Gerry.


Março: "Livre-se dos hematomas e compre um abajur! P.S. Eu te amo..." Pág 30


Abril: "Uma Disco Diva deve estar sempre linda. Saia para comprar uma roupa nova, pois você irá precisar de uma para o próximo mês! P.S. Eu te amo... Pág 35 



Holly ainda tinha onde se apegar, era como se uma parte de Gerry ainda estivesse viva. Essa esperança, essa muleta fez com que aos poucos Holly aprendesse a conviver com essa ausência, ainda que doesse, ainda que existisse saudade, muita saudade!


Minha impressão do livro:

Bom gente, eu parti de uma impressão errada, a impressão de quem viu o filme. Busquei alguma correlação entre as obras, porém a única semelhança é a parte das cartas deixadas pelo amado para confortar a viúva e fazê-la reconstruir a vida.

Eu gostei bastante do livro, a escrita da Cecelia flui muito bem. A ideia foi bem original e bem coerente, não há nada que não se encaixe ou fora da realidade, todos os fatos poderiam sim ser vividos na realidade.

Eu gostei bastante de Holly, embora muita gente possa pensar nela como uma pessoa egoísta.   Holly é simpática e consegue transferir pra gente seus sentimentos. Eu vivi cada emoção com ela!

A família Kennedy é um barato, com irmãos completamente diferentes, demonstram todos, mesmo que cada um à sua maneira, o amor que sentem uns pelos outros e sua união.

Sharon e Denise (as amigas de Holly) são personagens muito engraçadas, me imaginei dizendo muitas das frases tolerância zero de Sharon e ri muito com algumas atitudes de Denise.

Me apaixonei por Gerry, mas mais ainda por Daniel. (Não posso falar mais nada dele sem soltar spoiler).

Gerry era um excelente marido, daqueles que se preocupam com cada detalhe do casamento, daqueles príncipes que a gente cresce imaginando em se casar. Difícil não sentir por sua perda e não imaginar como era a vida dele com Holly. Em muitas de suas lembranças, essas características ficaram evidentes.

A idéia das cartas é magnífica, com certeza funcionaria se fossem verdadeiras, porém imaginei indicações mais profundas, coordenadas mais importantes, que realmente fizessem Holly seguir em frente. Muitas delas foram assim, mas algumas foram bem mornas.

Existem alguns poréns que me levaram a não dar 5 corujas para o livro: Alguns capítulos acabaram do nada, deixando muito a imaginação fluir e isso me levou a caminhos errados, como por exemplo depois que Holly conhece Daniel, e eles saem pra jantar com Denise e Tom, eles conversam e conversam e o capítulo acaba, começando um novo com assunto completamente diferente. Queria saber como acabou a noite!!!

Também criei uma expectativa diferente para o final.

Mas fora isso, li rapidamente o livro, que tem um ritmo próprio, lembrando que é um romance e que o mocinho da história está morto, portanto é bem diferente do que estamos acostumados!!! não tem suspense ou aventura onde vislumbramos um clímax que nos prende completamente.

O que nos prende a essa história é a vontade de ver Holly superar a dor, é a facilidade que temos de nos colocarmos no lugar dela, é vê-la se aproximando de um irmão que se mantinha distante e era diferente, é a mensagem de amizade acima de qualquer coisa.

A história envolve amor e envolve perdão. Nos mostra o fim e também a esperança de um recomeço.

Enfim, para os românticos inveterados como eu, um prato cheio!

Confesso que fui negligente e demorei mais que o normal neste livro. Mas querem saber? foi proposital, eu não queria deixar essa história, eu não queria que as cartas de Gerry acabassem e nem me despedir de Holly, Sharon e Denise. Estou triste e emocionada por terminar de lê-lo. Com certeza é um livro pra se ter, guardar e reler a qualquer tempo!

Super recomendo!!! Você vai se apaixonar!!!!

Beijos
Chrys

12 comentários:

  1. Oi Chrys!
    Não assisti ao filme, mas acho que eu ia me acabar de chorar lendo esse livro. Deve ser muito lindo, embora eu prefira sempre os finais felizes ;)
    Cenas inacabadas também me incomodam um pouco, aconteceu isso com um livro que li recentemente, eu ficava a todo momento no vácuo...
    Ótima resenha.
    Beijos... Elis Culceag.
    www.arquivopassional.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Amiga,
      É um lindo livro, mas eu imaginei que fosse acabar com uma caixa de lenço e não foi bem assim!

      Excluir
  2. Chorei tanto quando vi o filme, mais tanto que fico com o coração apertado só de rever ele em livro.
    É lindo demais ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também chorei muito com o filme, mas com o livro fui mais contida...
      Mas realmente é muito lindo!!!

      Beijos @-)

      Excluir
  3. Eu te confesso que sempre fico com o pé atrás com um livro que vem depois do filme... Assisti P.S. há anos, lógico e gostei muito do filme. Não sei quando irei ler o livro, sinceramente. Estou com ele aqui, mas tenho muita dificuldade em me interessar por um livro do qual já conheço a história :x

    Enfim, gostei da resenha, foi super detalhada, ficou ótima!

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
  4. To lendo o livro agora Chrys, to gostando demais, principalmente pelo fato dele lembrar pouco do filme, já que o livro é suave, nada triste e divertido.
    O filme tem muito mais drama.

    ResponderExcluir
  5. Eu nao to com muita pressa pra ler esse livro. Ja vi o filme (e chorei litros), sei que é diferente, e mesmo querendo ler um dia, não é nada pra agora.
    Eu gosto de livros de romance, desses bem leves e emocionantes ao mesmo tempo!
    Adorei a resenha!

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  6. Oi amiga! Olha eu nunca quis assistir o filme, mas o livro me conquisto estou bem ansiosa para ler e já estou me preparando para chorar muito. Parabéns pela resenha.



    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  7. Esse livro é um dos meus favoritos. O melhor dela também. Adorei a história, é tão bonita e real...O filme é que pecou um pouco, ficou meio bobo.

    ResponderExcluir
  8. Eu estou com esse livro aqui pra ler (e não vejo a hora de poder começar) e tenho certeza de que a história é emocionante! A diagramação realmente é muito linda!

    ResponderExcluir
  9. Eu ganhei esse livro numa promoção em novembro, mas só recebi ele no final de fevereiro, com certeza a leitura será feita em breve, recebi num kit perfeito. Já assisti o filme, e me emocionou, imagina só o livro?

    ResponderExcluir
  10. O livro é muito lindo mesmo e ainda com páginas amarelas <3
    Realmente deve ser bem diferente ler um livro em que o mocinho está morto. Dá muita vontade de saber qual é o conteúdo das outras cartas, deve ser um livro emocionante.
    Adorei a resena!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!