09 setembro 2012

Resenha: Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban - J. K. Rowling




É a terceira aventura do nosso bruxinho preferido. Ele esta agora com 13 anos!

Em férias na casa de seus tios, Harry recebe o profeta diário e descobre que um dos prisioneiros da prisão dos bruxos (Azkaban), fugiu. Descobre também que este fugitivo é acusado de entregar o esconderijo de seus pais ao Lord das Trevas. Imaginando que ele está a sua procura, Harry se torna rebelde e inconsequente, e em um momento de raiva infla a tia Guida (que xingou a sua mãe) que sai flutuando pelos céus de Londres.




Depois disso, Harry arruma suas malas e resolve ir sozinho para Londres esperando ser punido por ter transformado a tia Guida em um balão. Entretanto encontra o Ministro da Magia que diz já ter resolvido o mal entendido e que Harry deveria ficar hospedado no Caldeirão furado.

Lá ele encontra com Rony e Hermione e fazem suas compras para o novo ano letivo que se iniciará. Hermione compra um gato (Bichento) que resolve dar as boas vindas à Perebas (rato de Rony), caçando-o.


Hospedado na casa dos Weasley, Harry acidentalmente ouve uma conversa entre o Sr. e a Sra Weasley onde os mesmos discutem a segurança de Harry em Hogwarts agora que Sirius Black fugiu de Azkaban.

"Black é desequilibrado, Molly, e quer ver Harry morto. Se você quer saber, ele acha que se matar Harry vai trazer Você-sabe-quem de volta ao poder."(Pag 59).

Ainda em consequência desta conversa, Harry descobre que os guardas de Azkaban estarão guardando os portões de Hogwarts e que por esta razão ele estaria seguro.


Já tendo embarcado no trem, Harry, Rony e Hermione entraram em uma cabine na qual já havia um passageiro o qual deduziram ser o Professor J. R. Lupin caído em um sono profundo. Foi quando após um solavanco que parou o trem completamente, as luzes se apagaram.A porta da cabine abriu e o Professor acordou, porém a destempo.


Parado à porta estava um vulto de capa preta que alcançava o teto. o rosto coberto completamente pelo capuz e a mão que saía da capa brilhava, era viscosa e coberta de feridas.


"Um frio intenso atingiu todos os presentes. Harry sentiu a própria respiração entalar no peito. O frio penetrou mais fundo em sua pele. Chegou ao fundo do peito, ao seu próprio coração..."


Harry havia desmaiado. O professor explicou que a criatura era um dementador, um dos guardas de Azkaban. Chegando na estação de Hogsmeade, foram conduzidos a Hogwarts por charretes conduzidas por cavalos invisíveis. Invisíveis aos olhos comuns, porque Harry os conseguia ver.


Depois deste episódio, Malfoy aproveitou a deixa para caçoar de Harry, imitando um dementador. Começadas as aulas, a Professora Sibila Trelawney predisse a morte de Harry!


"O sinistro, meu querido, o Sinistro! - exclamou a professora, que parecia chocada com o fato de Harry não ter entendido. - O cão gigantesco e espectral que assombra os cemitérios! Meu querido menino, é mau agouro, o pior de todos, agouro de morte!"(Pag 91)


Neste ano, Hagrid se tornou professor e em sua aula inaugural, levou um Hipogrifo para que a turma conhecesse. Embora não fosse um animal domesticável, o Hipogrifo sabia ser dócil com quem o respeitasse e assim foi com Harry, que voou no pescoço do bicho e o contrário com Draco que o xingou. Bicuço (nome que Hagrid deu ao Hipogrifo) feriu Draco.


Bichento continua perseguindo Perebas, Harry, Rony e Hermione continuam tendo problemas com Snape e Lupin dá em sua primeira aula, lições sobre o bicho-papão, que se transforma naquilo que mais tememos, fazendo com que na vez de Harry enfrentá-lo, ele se transforme em um dementador, para alegria de Draco e vergonha de Harry. A aula foi meio embaraçosa para alguns alunos, uma vez que o bicho-papão revelava os mais profundos medos de cada um.


Harry não consegue permissão para visitar Hogsmeade no final de semana e Fred e Jorge dão para ele um mapa que mostra todas as passagens secretas de Hogwarts para Hogsmeade. Além disso o mapa, chamado mapa do maroto.


"Era um mapa que mostrava cada detalhe dos terrenos do castelo de Hogwarts. O mais notável, contudo, eram os pontinhos mínimos de tinta que se moviam em torno do mapa, cada um com um rótulo em letra minúscula. Pasmo, Harry se curvou para examinar melhor. (...) O mapa mostrava um conjunto de passagens que ele nunca entrara. E muitas pareciam levar... diretamente a Hogsmeade (...)" (Pag 159/160)

Harry vai a Hogsmeade utilizando uma das passagens secretas e vai a Hogsmeade utilizando sua capa da invisibilidade. Os três amigos resolvem tomar uma cerveja amanteigada no Três Vassouras e acabam ouvindo uma conversa entre os professores que comentavam que Sirius era o fiel do segredos dos Potter e que teria entregado a Voldemort, o endereço de onde estavam escondidos. E acima de tudo isso, que Sirius era seu padrinho!!

Depois de todas essas descobertas, as aventuras realmente começam, Harry ganha uma firebolt, Bicuço é sentenciado a morte por machucar Draco e um enorme cachorro preto morde Rony na perda e o arrasta para debaixo do Salgueiro Lutador.

A partir daí, não posso revelar mais nada, senão perde a graça.

Não posso falar que este é um dos melhores livros da série, porque simplesmente adoro todos!!! Mas esse livro tem bastante emoção, aventura e aprendemos muito sobre criaturas mágicas.

A capa nos traz algumas passagens do livro, porém não é reveladora ao extremo. Adoro capa desenhada e acredito que para Harry Potter, para a alma do livro, não daria para ser diferente.

Espero que vocês tenham gostado deste livro tanto quanto eu!!!

Agora, trago a vocês algumas capas lançadas em outros países, vejam:







Beijos
Chrys














14 comentários:

  1. Esse é um dos meus livros preferidos do Harry,lembro quando saiu,o quanto adorei o Sirius Black,o Bicuço,o enredo cheio de surpresas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também adorei o Sirius e muito, mas muito o Bicuço... gracinha!

      Excluir
  2. Sabe nesses dias em que aos poucos percebemos que a vida nos ensina da maneira mais dolosa possível a valorizar o que temos. Por isso FICA A DICA DE HOJE:
    Ame mais, reclame menos!
    Viva mais, se preocupe menos!
    Agradeça mais questione menos!
    Enfim, VALORIZE MAIS o que vc AINDA te, antes que a vida lhe ensine a lamentar por aquilo que vc tinha, mas acabou perdendo!
    Bom noite!!!
    Tenha uma semana cheia de bênçãos.
    Toninha

    Convido a vc amiga a conhecer o meu novo blog e tornar se seguidora, acabo de fazer. Aceito sugestões.
    Bju
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/

    FanPage Educar – O primeiro passo

    ResponderExcluir
  3. Não sou fã de Harry, gostei dos primeiros e dos últimos... engraçado neh! kkk
    enfim, ótima resenha, mas este é um livro que não entra na minha lista tão cedo!
    parabéns e bjs
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adoro Harry Potter mais os livros que os filmes. Adorei seu blog venha me seguir:
    http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. O único livro de Harry Potter que li foi A Petra Filosofal. Depois me concentrei apenas nos filmes. Deles O Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban é o que mais gostei e já me falaram que é o que mais foge da história. Pela sua resenha acho que não é bem assim...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que acontece é que detalhes e ordem de acontecimentos são diferentes. No filme precisam mudar algumas coisas pra poder resumir, o livro é bem detalhado, mas é beeeem melhor! Super indico!

      Excluir
  6. Nossa esse eh um dos meus livros preferidos do HP, com exceção do ultimo né que foi espetacular...

    Esse livro foi incrivel por causa do aparecimento do Sirius, Lupin... os Marotos!!!

    SHOW

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Mayara,
      Realmente este livro introduziu elementos importantes na história...
      Amei o mapa do maroto e queria um pra mim!!!kkkk

      Beijos

      Excluir
  7. Para mim, esse é O MELHOR livro da série! Foi com ele que eu mais me envolvi emocionalmente. Chorei rios quando pensei que Lupin tinha traído Harry.

    E eu agradeço à Rocco por ter usado essa capa, é muito melhor do que as outras! Se você olhar bem, tem vários detalhes importantes que foram retratados nela. Antes de ler, não sabemos o que significam mas, depois, nos encantamos ao ver o dementador, o lobisomem, o salgueiro lutador, a floresta, a cabana do Hagrid, e, principalmente, o patrono.

    Beijos!
    Karen Soarele

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Karen,
      Você tem toda a razão a respeito da capa... também acho as capas de Harry lindas e com elementos reveladores na medida certa!

      Beijos

      Excluir
  8. Adoro os livros do Harry, sou super fã!!

    esse é oque mais gosto!!
    adorei a resenha!!

    bjos

    ResponderExcluir
  9. Esse é o meu preferido!! *-*
    E em relação a capa, a da editora rocco não deixa a desejar em nada comparando-se com as outras!
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Esse eu já li, tenho ele na versão econômica, mas deu pra ler tranquilamente. e como os anteriores eu amei viver toda aquela aventura, Harry consegue nos conquistar sempre.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!