05 setembro 2012

De tudo um pouco # 3 - Michael Crichton

Oi Gente!

Como vocês estão? Eu estou bem graças a Deus, contente pelo feriado que virá me salvar de um mês enlouquecedor no trabalho.

Essa semana, eu vi uma vídeo resenha da Gleice Couto, do Blog Murmúrios Pessoais que me inspirou a pesquisar mais e escrever este post.

Hoje falarei um pouco sobre o Autor Michael Crichton e suas obras mais famosas.

John Michael Crichton foi um autor, diretor, roteirista e produtor de tv e filmes norte-americanos. Isso mesmo, FOI, infelizmente essa mente brilhante nos deixou em 04/11/2008 em consequencia de um câncer. 

Eu senti muito essa perda pois isso marcava o final de uma série que fui e sou apaixonada: ER - Plantão médico.

As obras de Crichton são conhecidas por envolverem temas médicos ou de conhecimento científico específico, uma vez que ele cursou medicina em Harvard.




Seus trabalhos literários já venderam mais de 200 milhões de cópias em todo o mundo, sendo mais conhecidos os de ficção científica e ficção médica, dentre eles, o livro Parque dos Dinossauros que foi adaptada por Steven Spielberg para o cinema, com o nome Jurassic Park.

Crichton é um gênio, ele trata assuntos grandiosos de uma forma sutil a ponto de passar desapercebido ao leitor menos atento. Assuntos como a teoria do caos (abordado em Parque dos Dinossauros) e desastres da influência humana na biotecnologia (abordado em Next) desenvolvem histórias magníficas, todas com uma mensagem subliminar quase que imperceptível.

Outras obras Literárias conhecidas por suas adaptações cinematográficas, são:

Congo
Esfera
O mundo perdido
Linha do tempo

Na televisão, criou e produziu filmes e séries, dentre estes a série mais famosa que durou apenas 15 adoráveis temporadas, ER - Plantão médico. Crichton escreveu o que havia sido o roteiro do piloto da série em 1974. Vinte anos depois, Steven Spielberg o ajudou a desenvolver o show e, apaixonado, ofereceu-se como produtor da primeira temporada.



Em 1994, Crichton consagrou-se um sucesso, atingindo um patamar único por ser o criador do filme nº 1 (Jurassic park), Criador da série nº 1 (ER) e Autor do livro nº 1 (Divulgação - Disclosure).

Vamos conhecer um pouco mais de algumas de suas obras?


Congo (1980) - Editora Rocco




Sinopse: "O fascinante continente africano já foi fonte de inspiração para diversas obras da literatura mundial. O escritor Michael Crichton também se serviu desse fascínio e exotismo para escrever Congo, romance baseado na história real de uma expedição ao coração da Africa. 
Em jogo está a descoberta das ruínas de Zinj e uma jazida de valiosos diamantes azuis.
Patrocinado por um instituto americano de pesquisas de recursos da terra e comandado pelo mercenário Charles Munro, o grupo substitui uma primeira expedição, cujos oito integrantes foram dizimados violentamente por estranhos primatas desconhecidos, no chamado lugar dos ossos. Um casal de cientistas, alguns técnicos, a gorila Amy, que faz parte de um projeto de linguagem de sinais e é capaz de entender mais de 600 palavras, e alguns nativos acompanham Munro. Na floresta do Congo irão enfrentar a concorrência de um consórcio internacional.
Ao longo da aventura, Crichton aproveita para contar a evolução dos computadores — assunto do qual é especialista —, fala da exploração da África ao longo dos séculos, explica como as sociedades que lutam pela preservação dos animais começaram a se interessar pelo sofrimento das cobaias e reproduz relatos assustadores de outros exploradores, como o do reverendo Holman Bentley, que passou 20 anos na região do Congo e reproduziu o que um nativo teria lhe dito sobre hábitos alimentares: "Vocês, homens brancos, consideram a carne de porco a mais saborosa das carnes, mas a carne de porco nem se compara à carne humana."




O Mundo Perdido (1995) - Editora Rocco


Sinopse: Seis anos se passaram desde o desastre secreto no Parque dos Dinossauros.
Seis anos desde que aquele sonho extraordinário da ciência e da imaginação chegou ao fim - os dinossauros destruídos, o parque desmantelado, a ilha indefinidamente fechada ao público.
Há rumores, no entanto, de que alguma coisa pode ter sobrevivido à catástrofe.
Com sua maestria narrativa habitual entremeando pesquisa e suspense, Michael Crichton volta ao tema de um dos seus livros mais célebres, transposto para o cinema por Steven Spielberg. E o resultado não poderia ser menos que eletrizante.


Esfera (1998) - Editora Best Seller


Sinopse: Adormecida no Oceano Pacífico, uma gigantesca nave espacial carrega em seu interior uma esfera impenetrável. Por meio de um estranho código, ela comunica-se com seis cientistas encarregados de investigar sua origem. O misterioso ser pode ser dócil e amistoso, mas também pode tornar-se uma entidade ameaçadora, pondo em risco a vida dos cientistas. Transcendendo o gênero Ficção Científica, no qual Crichton é especialista, "Esfera" traz suspense e emoção do começo ao fim.





Linha do tempo (1999) - Editora Rocco


Sinopse: Michael Crichton traz agora uma aventura que combina a ciência do futuro - o campo emergente da tecnologia quântica - com as realidades complexas do passado medieval. Numa narrativa de tirar o fôlego, este livro leva o leitor a um reino de suspense e perigos inesperados, subvertendo nossas concepções básicas do que é possível. 







Assim, conseguimos ver a marca registrada de Crichton ao trazer para a história a premissa de uma equipe de especialistas nas mais diversas áreas recrutados pelo Governo ou grandes instituições para enfrentar a problemática criada por ele.


A geniosidade é clara e reconhecida mundialmente, portanto vale muito a pena ler uma dessas preciosidades, você não acha???

Espero que gostem dessa curiosidade e dica de leitura!!!

Beijos
Chrys





5 comentários:

  1. Não conhecia o autor, mas as suas obras estão entre os meus filmes preferidos.
    Ótimo post !!
    *bye*
    Louca por Romances

    ResponderExcluir
  2. Esse cara é ótimooooo!!! Fiquei feliz por ter procurado se informar mais sobre o autor! :D

    Beijoooos

    ResponderExcluir
  3. Oi amiga!
    Eu era fã de Plantão Médico, e quem não era não é?
    Não sabia nada sobre esta personalidade e seus post foi muito interessante, pude conhecer excelente obras.
    Valeu a dica!

    Bjos!

    Cida.

    Descansa bastante!

    ResponderExcluir
  4. Eu adorava o seriado E.R, e não sabia que o autor tinha vários livros. Com certeza vou procurar algum pra conhecer a narrativa dele.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. O parque dos dinossauros é um grande clássico! Também conheço O Mundo Perdido!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!