26 agosto 2020

{Resenha} A Forma da água - Guillermo Del Toro , Daniel Kraus




Nome do livro:
A Forma da água
Autor(a): Guillermo Del Toro, Daniel Kraus
Editora: Intrinseca
Nº de Pág: 352
Classificação:  

 

Richard Strickland é um oficial do governo dos Estados Unidos enviado à Amazônia para capturar um ser místico e misterioso cujos poderes inimagináveis seriam utilizados para aumentar a potência militar do país, em plena Guerra Fria. Dezessete meses depois, o homem enfim retorna à pátria, levando consigo o Deus Brânquia, o Deus de Gueiras, um home-peixe que representa para Strickland a selvageria, a inspidez, o calor - o homem que ele próprio se tornou , e quem detesta ser.  

Para Elisa Esposito , uma das faxineiras do centro de pesqusias para o qual o deus Brânquia é levado , a criatura representa a esperança, a salvação para sua vida sem graça cercada de silêncio e invisibilidade. 

Richard e Elisa travam uma batalha tácita e perigosa. Enquanto para um o homem-peixe é só um objeto a ser dissecado, subjugado e exterminado , para a outra ele é um amigo, um companheiro que a escuta quando ninguém mais o faz, alguém cuja existência deve ser preservada. 

Mistura bem dosada de conto de fadas, terror e suspense. A forma da água traz o estilo inconfundível e marcante de Guillermo Del Toro , numa narrativa que se expande nas brilhantes ilustrações de James Jean e no filme homônimo, vencedor do Leão de Ouro em 2017. Uma história cinematográfica e atemporal sobre um homem e seus traumas, uma mulher e sua solidão , e o deus que muda para sempre essas duas vidas. 

 


A forma da água foi escrito por duas mentes brilhantes, eu particularmente fiquei LOUCA para ler o livro um pouco antes da estréia do filme e fiquei fugindo dos spoilers que o Facebook e o Twitter poderiam me dar. Queria ler ele de mente aberta, apesar de já saber o enredo em si. Então assim que ganhei o livro meu mundo ficou completo por semanas... 

A personagem principal é uma senhorita chamada Elisa Esposito , jovem , independente e com um diferencial: Ela é muda, Elisa trabalha na empresa Occan como servente , limpando tudo que os "cientistas" deixam para trás. Todos os dias ela faz exatamente as mesmas coisas, toma seu banho, se diverte um pouco, faz seu jantar e prepara um lanche para seu vizinho Giles- um desenhista falido e de meia idade - escolhe seus melhores sapatos e vai até o ponto de ônibus para mais um dia de trabalho, mesmo assim , tudo isso nos passa uma sensação de liberdade. 

Sua vida muda completamente quando ela e sua amiga vão limpar o laboratório F-1 e ela conhece o deus Brânquia , um anfíbio capturado pelos militares na nossa querida floresta amazônica e mesmo com todas as diferenças entre eles, surge um amor puro e genuíno entre os dois. Mas infelizmente como em qualquer romance, eles precisam passar por diversas provações para finalmente ficarem juntos, Strickland, o responsável pela captura do Brânquia , ameaça a vida dele e consequentemente esse amor, e a partir disso Elisa precisa lutar para garantir que seu amado , o único na vida dela que a viu e amou verdadeiramente sem se importar com a mudez, viverá. E assim monte um plano mirabolante contando com a ajuda de seu vizinho e sua única amiga, Zelda, para salva-lo. 

Apesar de serem completamente diferentes, desde o inicio eles tem uma conexão unica que só no final podemos entender. Ao longo das vezes que eles mantem contato, podemos ver que eles se compreendem de uma maneira quase inexplicável, ela entende que ele a viu simplesmente como ela é e não se importou, e ele encontra nela o colo do qual foi arracando quando o Strickland o capturou. 

A minha impressão do livro foi que a qualquer momento eu iria sentir a dor da Elisa de perder o seu amor, por diversas veezes achei que ela estava prestes a perde-lo. Mas, apesar de nunca ter lido um livro do Del Toro antes, eu sabia que esse autor iria me impressionar e me fazer sonhar com o universo criado por ele, então mesclando o sobrenatural e a realidade, essa história foi a que mais me supreendeu das leituras esse ano. O amor deles nos toca diretamente na alma. 

E a infelicidade e a raiva do Strickland me irritou profundamente, Eu o oidiei em todos os momentos do livro, apesar de o compreeender em alguns. Ele é o sonho de todo americano: Casado com uma linda esposa, com filhos, trabalha para o governo e pode ser considerado rico, mas ainda assim , ele é os er mais infeliz que o livro nos apresenta, ele e a Elisa são opostos, de um lado temos pureza , amor e alegria, do outro temos apenas a raiva, a infelicidade e a inveja. Strickland odiava o Brânquia, mas temo arriscar que em vários momentos ele desejava secretamente ser ele.  

O livro tras algumas imagens ilustrando como foram algumas situações, como por exemplo o primeiro contato entre eles, Elisa entrega pro Brânquia um ovo cozido , e assim ela percebe que ao invés de cuidarem dele, a Occan o está torturando. Os autores conseguiram trazer diversos temas atuais para uma leitura passada na década de 60 como a homossexualidade de Giles e o preconceito racial sofrido por Zelda. 

De fato, me surpreendi várias vezes ao longo da leitura, eu amei entender que o amor deles é mais puro do que a gente foi entendendo no decorrer da trama. Enfim não tenho palavras para descrever o quanto amei o livro , e se pudesse guardar a Elisa e o Brânquia num potinho pra eles serem felizes juntos para sempre, com certeza o faria. 

Se você leu e teve uma opinião diferente, por favor me conta!! Mas se ainda não leu e está em dúvida ou criando coragem , só digo uma coisa: LEIA!!


Beijos 



17 comentários:

  1. Uau, ainda não li o livro, mas fiquei super curiosa. Parabéns Jessica arrasou na resenha. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, espero que quando você leia goste tanto quanto eu gostei.

      Excluir
  2. Com certeza será o próximo livro que irei ler!! Saber mais detalhes sobre como o livro é me deixou mais curiosa ainda. Amei

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu nunca tinha pensado que esse livro seria tão interessante ! Eu vou ler pra depois poder ver o filme ! Gostei da dica !!! arrasou na estréia !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho o físico, te empresto! Obrigada pelo elogio ❤️

      Excluir
  4. Olá, Jessica.
    Eu li um livro de vampiros do autor e gostei bastante. Esse eu não tenho muito interesse em ler, nem na época do filme me chamou a atenção. Mas que bom que gostou tanto.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Sil,
      Não cheguei a ler outros dele, mas sim, esse livro me cativou muitooo

      Excluir
  5. Oi Jessica, primeira resenha que leio do livro, fico feliz que amou e que o livro te trouxe tantas surpresas, mas não é bem o meu estilo de leitura, então, no momento eu não leria!

    Beijos Mila

    Daily of Books Mila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oii Mila, obrigada pela sua opinião! Realmente esse estilo é um pouco diferente, mas um diferente bom. Se um dia ler, me conta o que achou!

      Excluir
  6. Não li o livro, mas eu vi o filme e adorei! Na época que saiu, eu tinha acabo de ver o filme e decidi esperar um pouco pra conferir o livro
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li antes de assistir o filme e eu acho o filme foi bem fiel ao livro! Tanto que a raiva que sinto do Strickland é a mesma kkkk
      Beijos!

      Excluir
  7. Oi Jéssica,
    Na época do lançamento, eu até queria ler mas acabou que o tempo passou e o livro acabou caindo no esquecimento. Nem o filme eu assisti, acredita? kkkk
    Foi bom lembrar dele, voltou para minha lista!
    beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Alessandra!! Nossa eu não me contive, quando ganhei de presente quase sutei rs
      Mas leia sim e me diz o que achou ta?
      Beijos

      Excluir
  8. Oi, Jéssica!
    Não sabia que existia um livro!! Só conhecia a história por meio do filme, que tentei assistir uma vez mas não gostei :P
    Amei a resenha!

    Estante Bibliográfica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Laura!!
      O filme foi bem fiel ao livro na minha opinião, então se vc ler ele qualquer dia me conta o que achou ta?
      Beijoss

      Excluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!