18 agosto 2020

{Resenha} À Beira da Loucura - B. A. Paris

Nome do livro: À Beira da Loucura
Autor(a): B. A. Paris
Editora: Record
Nº de Pág: 350
Classificação: 



Sinopse: Em quem confiar quando não se pode confiar em si mesmo ? Cass esta sendo consumida pela culpa desde a noite em que viu uma mulher dentro de um carro parado na estrada perto de sua casa, durante uma terrível tempestade , e tomou uma decisão de não sair para ajudá-la. No dia seguinte , aquela mesma mulher foi encontrada morta naquele exato lugar. Cass tenta se convencer de que não havia nada que pudesse ter feito. E, talvez se tivesse ido ajudá-la, poderia ela mesma estar morta agora. Mas nada disso é o suficiente para aplacar a angústia que sente, principalmente considerando o fato de que o assassinato aconteceu ali do lado, bem perto de sua casa isolada - e que o assassino ainda está à solta. Então , depois da tragédia , Cass começa a ter lapsos de memória: não consegue se lembrar de ter encomendado um alarme para casa, não sabe onde deixou o carro , muito menos por que teria comprado um carrinho de bebê quando nem filhos tem. A única coisa que ela não consegue esquecer é Jane, a mulher que poderia ter salvado, e a culpa terrível que a corrói por dentro. Tampouco consegue esquecer as ligações silenciosas que vem recebendo, nem a sensação de que está sendo observada. Seria possivel que o assassino a tivesse visto, parada no acostamento, enquanto decidia se ajudaria a mulher ou não? Será que ele está tentando assustá-la para que ela não conte à policia? Mas como alguém poderia acreditar em seus temores quando nem mesmo ela é capaz de saber o que é verdade e o que é mentira? E como Cass pode acreditar em si mesma quando tudo ao seu redor parece provar que está ficando louca? 


Eu já conhecia a autora , li Entre quatro paredes, que também é um thriller psicológico. 

Essa não é uma leitura nova pra mim , eu gosto do suspense, da genialidade dos autores(as) que navegam por qualquer teor psicológico , parece que você vai lendo com vontade de decifrar antes mesmo de chegar no próximo capitulo , talvez com medo do que pode acontecer. 

A premissa do livro é ótima né? Mulher ve outra mulher em um lugar ermo , no outro dia descobre que essa mesma mulher foi assassinada, naquela noite, e um pouco depois descobre que a conhecia. 

E .... o assassino esta a solta, pronto , tudo pra nos levar por paginas e paginas de suspense , tensão . 

Eu acho que a autora se perdeu um pouco na narrativa, em alguns capitulos estava claro que 1) Ela não estava tão louca assim e 2) Alguém estava querendo que ela ficasse louca. 

Eu sei la, a paranóia dela não me contagiou sabe ? ( Ok , sei que isso soou estranho), Mas é verdade, as coisas que acontecia não me deixavam a ponto de falar ( SAI DESSA CASA AGORA) Ela foi se entregando muito rápido , parece que em determinado momento ela estava pronta pra definhar em sua própria loucura.  

Começou tudo quando  alguém ligava e quando ela atendia , a pessoa do outro lado ficava muda. 

Pronto , isso foi o pontapé pra ela achar que era o assassino. A partir dai ,ela se questionava com tudo , tudo que acontecia, até que determinadas situações também nos deixam em alerta, será mesmo que isso aconteceu? 

Tem duas pessoas  a quem Cass sempre recorre durante o livro pra acalmar suas paranóias, o Marido , e uma melhor amiga-quase-irmã Rachel. Mas sabe quando os personagens não tem carisma nenhum? Talvez foi essa a inteção da autora, nos passar que Cass era tão dependente de todos, que sim , estava a beira da locura.  

Tem varios personagens secundários que vão ajudando a narrativa, porque acontece tanta coisa com ela coitada, eu fiquei até com dó . Mas uma coisa teve de positivo , ela é uma personagem que apesar de no começo ter se mostrado extremamente dependente, do marido , da amiga , do trabalho , teve um "clique" de falar , opa tem alguma coisa errada aqui.

Em alguns pontos do livro a leitura se tornou arrastada, essa coisa de toca o telefone, fica mudo , desligo . Toca o telefone, fica mudo , desligo , eu ja teria desativado o numero sei la, algumas situações ela poderia ser mais pratica. 

Com tudo isso , depois da metade do livro , as coisas começam a ter uma reviravolta, ela começa a se fazer perguntas e o principal, ir atras de respostas. 

Como não senti proximidade nem com o Marido , nem com a Amiga , nem com mais ninguém praticamente, meio que torci pra ela dar a volta por cima.

O Livro é bom , talvez para quem esteja iniciando em ler esse tipo de gênro. Consegue sim nos deixar pensativos , mais ou menos assim ( Nossa como assim, quem fez isso ? ) 

Mas para os mais acostumados a ler esse tipo de leitura é mamão com açucar, vai matar a charada rapidinho. 

Uma coisa que me incomodou nesse livro e também no livro Entre quatro paredes foi o final, corrido , eu queria saber mais, o que aconteceu com os personagens, talvez os porques de tudo aquilo.Sinto que a autora pensou , pronto já contei .Fim. 

Mas o que não funcionou pra mim , pode funcionar pra você, o que eu matei a charada, pode te deixar com pulga atras da orelha, o que eu achei que faltou de final, pra você pode servir de imaginação. 

Eu com certeza vou dar outra chance pra essa autora, os enredos são bons, acho que tem tudo pra ela emplacar, ela tem só dois livros publicados no Brasil, mas em breve deve lançar outros. Massss vai ser a ultima tentativa.

Quem já leu me conte a experiência e quem não leu acho uma ótima dica pra confirmar se a autora vai ser uma das queridinhas do thriller psicológico  ou não ... 

Um beijo. 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!