15 janeiro 2015

{Resenha} Simplesmente Acontece - Cecelia Ahern

Nome do livro: Simplesmente Acontece
Autor(a): Cecelia Ahern
Editora: Novo Conceito
Nº de Pág: 448
Classificação: 
Sinopse: O que acontece quando duas pessoas que foram feitas uma para outra simplesmente não conseguem ficar juntas? Todo mundo acha que Rosie e Alex nasceram para ser um casal. Todo mundo menos eles mesmos. Grandes amigos desde criança, eles se separaram na adolescência, quando Alex se mudou com sua família para os Estados Unidos. Os dois não conseguiram mais se encontrar, mas, através dos anos, a amizade foi mantida através de emails e cartas. Mesmo sofrendo com a distância, os dois aprenderam a viver um sem o outro. Só que o destino gosta de se divertir, e já mostrou que a história deles não termina assim, de maneira tão simples.
Em seu novo sucesso, Cecelia nos prende em uma linda, real e paupável história de amor e desencontros entre Alex e Rosie, desde seus 6 até os mais de 50 anos de idade. Desta vez, ao contrário de seus livros anteriores, "Simplesmente Acontece" é narrado através da visão de Rosie através de cartas, e-mails, bilhetes, chats de bate-papo, sms, cartões postais, etc.

Particularmente eu não gosto muito deste tipo de narrativa, pois sempre gosto de saber dos detalhes, do que aconteceu entre uma carta e outra e aqui, às vezes o lapso entre um e-mail e outro é de anos! Mas não pense que isso desanimou minha leitura, porque eu estava tããão curiosa para saber como o livro terminaria que a leitura fluiu muito bem, apenas fiquei curiosa com alguns fatos.

Rosie e Alex são amigos inseparáveis desde seus 6 anos. Passam por castigos juntos, dificuldades, descobertas, nada parece abalar a amizade e os planos de um futuro sempre juntos de ambos. Alex é fofo desde pequeno, cativando o leitor até com sua mania de escrever as palavras errado, rs, e com sua inigualável paciência com os dramas da Rosie, ô garota enrolada!

Tudo ia muito bem até que o pai de Alex foi transferido da Irlanda para Boston (EUA) fazendo com que a família se mude sem que ao menos Alex termine o colegial. Com a promessa de sempre manterem contato, ambos dão continuidade à amizade através de cartas, e cartões postais. Rosie chegou inclusive a passar na faculdade de Gerenciamento de hotel.

Mas o baile de formatura de Rosie mudou tudo, Alex não conseguiu vôo e Rosie vai acompanhada de Brian "chorão". Ela fica grávida aos 16 anos e precisa desistir de sua carreira, é o destino mostrando suas garras.

A vida não foi muito amiga de Rosie Dune, cada passo adiante custava dois para trás.
A vida é engraçada não é? Exatamente quando você pensa que conseguiu resolver tudo, justo quando afinal começa a planejar alguma coisa, a ficar entusiasmada à respeito e se sentir como se soubesse a direção em que está indo, o caminho muda, os sinais mudam, o vento sopra para outro lado, o norte subitamente torna-se sul, o leste torna-se oeste e você está perdido. É tão fácil perder o rumo, perder a direção.
Mas o que mais me admirou em Rosie, o que mais me fez gostar dela, foi que ela estava, ou melhor, precisava estar sempre forte, afinal, a vida lhe dera Katie. E como Rosie se dedicou a ela, como Rosie se tornou uma excelente mãe!

Com todas as dificuldades imagináveis, especialmente as financeiras, Rosie seguiu em frente, assim como Alex, e a cada momento em que um resolve se declarar, colocar em risco a linda e fiel amizade que ambos têm, o destino vêm e prega uma peça, rs, seria cômico se não fosse trágico. Os mais resignados diriam: Não era pra ser!

Essa história é tão imperfeita, a vida de cada um deles, à sua maneira em particular é tão infeliz, que é completamente possível se colocar na vida de ambos em muitos e muitos momentos, e para mim, é isso que torna um livro inesquecível. Me vi na pele de Rosie muitas vezes, na pele de Alex outras tantas!

Rosie vai colecionando situações em que se conforma com o rumo de sua vida enquanto Alex coleciona decepções. Mas mesmo com tudo isso, mesmo com tanta coisa que a vida dispôs para separar e acabar com a amizade deles, ela se mostra verdadeira, e portanto, inatingível. Nem o tempo, nem a distância e muito menos os revezes da vida foram capaz de acabar com este amor!

Esta é a bela e emocionate lição que Cecelia nos deixa, quando construídos em terreno regado por sentimentos verdadeiros, o amor e a amizade jamais cederão!
Não há muitas certezas na vida, mas uma coisa que eu sei é que você tem que lidar com as consequencias de suas ações. Tem que seguir adiante através de certas coisas.

14 comentários:

  1. Chrys, tudo bem?
    comprei esse livro na BF e só ontem é que vim a folheá-lo com um pouco mais de gosto, comecei a ler e estou simplesmente encantada com essa forma tão diversificada que a autora encontrou de narrar sua história!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tha,
      Achei super coerente e inteligente a maneira como ela não perdeu a linha da história contada através de cartas, mensagens, bilhetes, etc.
      Contudo, sou daquelas que prefere uma história narrada, então não ganhou 5 estrelas por isso!
      Beijos

      Excluir
  2. Oi Chrys, a Cecelia escreve muito bem, em geral costumo gostar dos livros dela, na verdade, acho que apenas um que li até hoje não gostei muito. Este eu não conheço ainda, mas tenho interesse.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rose,
      Eu só li uns 3 dela até agora e esse foi o que menos gostei, mas pela narrativa, nem tanto pela história.
      Espero que vc leia e goste!
      Beijos

      Excluir
  3. Chrys lindona sou adepta de finais felizes , porém esse livro me chama atenção por diversos motivos, ter uma protagonista forte, guerreira e ótima mãe, e mesmo com todas dificuldades nunca esmoreceu, com relação ao romance dos dois após ler algumas resenhas cheguei a conclusão que não tinha que ser acho eu, Ainda não li, mas está em minha lista. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  4. Não é muito meu estilo de livro, mas a forma de escrita me deixou curiosa, apesar de ja ter visto livros dessa forma, nunca parei para ler nenhum! Acho que ficaria como você, curiosa pelos acontecimentos nos intervalos das cartas... Como assim eles nao falam o q aconteceu? Aaehuhaea! Nao sei, vou pensar no caso do livro ahhaha! Gostei da sua resenha! =D

    ResponderExcluir
  5. parte parece ser um livro legalzinho, mas no momento to fugindo dele pq n to interessada na leitura. apesar de todas as coisas positivas sei lá a história n me chama a atenção sabe. ultimamente to mais na vibe dos livros de fantasia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  6. OOi,

    Eu gostei do livro, mas a Cecelia é bem melhor que esse livro. Se alguém ler ele e ter como base, vai acabar não querendo ler os outros que são muito melhores.
    Eu gostei do livro e assim como você não curto muito o tipo de narrativa pq sinto que falta alguma coisa, mas fiquei hiper curiosa para saber o que ia acontecer.
    Gostei da lição de moral do livro, pelo menos a que eu entendi.
    Espero assistir o filme e gostar ;)


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Eu até gostei do livro, mas achei que a autora enrolou demais. Teve partes desnecessárias, fiquei morrendo de raiva da burrice da Rosie, mas não dá pra negar que ela foi uma excelente mãe. Gostei do casal e torci demais por eles. Acho que o filme vai ser muito melhor do que o livro.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  8. Eu não poderia vir aqui e não ler pelo menos a última resenha postada por você, Chrys-linda!
    Feliz Ano Novo, minha flor! Que você continue maravilhosa e que cada dia a presenteie com mais e mais razões para sorrir. :)
    Em outras palavras, espero que sua vida não seja como a desses personagens… Quando você mencionou a tristeza que cada um deles, ao seu modo, carrega, pensei o quanto há pessoas que sofrem sem merecer. Ouso dizer que ninguém merece sofrimento, mas há quem semeia o mal e encontra suas consequências. Não é o caso desse casal… Pelo que notei, a vida tratou de dar a eles um destino incerto, como o que qualquer pessoa poderia ter. Gostei da sua resenha, flor. Espero ter a chance de ler o livro em breve, porque estou como no ano passado: atolada de leituras! Haha.

    Beijos, linda!
    http://myqueenside.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Realmente esse tipo de narrativa nos deixa sem algumas informações, principalmente quando o livro se passa em um período tão longo. Mas eu curto bastante mesmo assim! Gostei da lição, de que o que é construído em terreno regado por sentimentos verdadeiros sobrevive, e esse livro será uma das minhas próximas leituras.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Chrys, de fato essa história é linda e trás uma bela lição sobre o que é a amizade verdadeira, mas pera lá, a Rosie é tão conformista e burra que eu quis bater a cabeça dela na parede! Mas tinha a Ruby por lá para falar tudo o que eu sentia, o que abrandou um pouco minha revolta. Eu gostei bastante do livro e também pensei que não fosse me adaptar a esse estilo de livro escrito por cartas, mas a autora foi muito boa na sua proposta e em nenhum momento fiquei com aquela sensação de estar faltando informação.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  11. Olá

    Não tenho interesse pelo livro, ainda mais sabendo desses lapsos de tempo na forma que a autora narra sua história com seus e-mails e cartas. Acho que ao mesmo tempo que desafia o leitor a descobrir mais e pensar mais sobre o enredo também o desanima a continuar na história. Acho que vou conferir o filme e ficarei feliz só com ele. Espero gostar até porque curti, de certa forma, a premissa.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  12. Oi, tudo bem?
    Eu fiquei interessada nesse livro desde o primeiro dia que o vi, pois já li algo dessa autora e gostei bastante, então acredito que irei adorar esse livro também. A história de Rosie e Alex parece ser tão bonita e bacana de acompanhar, eu quero saber no que vai dar esses dois *o* Enfim, adorei a resenha e quero muito ler esse livro, espero que seja em breve o/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!