07 novembro 2012

RESENHA - Ecos da Morte - Kimberly Derting







Sinopse:
Violet Ambrose tem dois problemas – o dom mórbido e secreto que carrega desde a infância e Jay Heaton, seu melhor amigo, por quem está apaixonada. Aos dezesseis anos e confusa com os novos sentimentos em relação a Jay, ela começa a ficar cada vez mais incomodada com sua estranha habilidade – Violet encontra cadáveres. Desde pequena ela percebe os ecos que os mortos deixam neste mundo. Ruídos, cores, cheiros. Mas não todos, apenas os das vítimas de assassinato. Para ela, isso nunca foi um grande talento. Na maioria das vezes, tudo o que encontrava eram pássaros mortos, deixados para trás pelo gato da família. Mas, agora que um serial killer está aterrorizando a pequena cidade onde mora e os ecos das garotas assassinadas a perseguem dia e noite, Violet se dá conta de que talvez seja a única pessoa capaz de detê-lo. Em pouco tempo ela estará no rastro do assassino. E ele, no dela.
Violet tem um dom.

Desde pequena ela ouvia sons, via cores ou sentia cheiros, ela os chamava de Ecos. Ecos da morte.

Por causa desses ecos Violet encontrava animais mortos, as caças de predadores que violentamente mataram e marcaram-se mutuamente com um mesmo eco.

Sim, o eco identificava a presa, mas também permanecia em seu predador, como um elo.
Era assim que aquelas coisas aconteciam. Era assim que percebia aquelas sensações. Eram indescritíveis, ainda que para ela fizessem total sentido. E quando elas a chamavam, sentia-se compelida a responder. (Pág 08)



Os ecos a atraíam de modo que acabava sempre encontrando animais mortos. Ela lhes devolvia a paz enterrando-os novamente, dando-lhes um pouco de dignidade.

Violet convivia bem com seu dom e suas descobertas até que, aos oito anos ela sentiu o mais forte eco, que atraiu plenamente sua atenção levando-a diretamente a seu corpo enterrado ali, no bosque em que ela cresceu brincando. 

Afinal, quantas garotas herdaram a capacidade de localizar os mortos - aqueles que foram assassinados, pelo menos? (...) E quantas garotas de oito anos foram atraídas até descobrir o corpo de uma menina morta? (Pág 12)
Violet, agora com 16 anos e habilitada, ia todos os dias buscar Jay, seu melhor amigo desde os 6 anos de idade e que, depois de um verão transformador, fazia-na sentir borboletas no estômago. Aliás, a descoberta tinha sido feita por praticamente todas as garotas da escola, que se jogavam em cima dele deixando Violet cega de ciúmes.

E foi assim que a vida de Violet seguiu, vivendo uma vida normal de adolescente até que, durante a festa de fim de verão na casa do lago de uma das garotas da escola, Violet e Jay saem para andar de Jet Ski e ela acaba sendo atraída por um forte eco, cores que a levaram diretamente ao corpo de uma garota morta que fora jogada naquele lago.


As mortes não param por aí. O clima é de tensão, os pais vigiam constantemente suas filhas, porém, os crimes não deixam de acontecer, até que, a terceira vítima a desaparecer é conhecida de Violet por  já ter sido babá da menina algumas vezes.


Violet se revolta, não se conforma com os acontecimentos e traça um plano, obriga Jay a participar e sair pelos locais mais frequentados da cidade à procura do assassino. Seria fácil encontrá-lo, ele teria também uma marca, um eco. Jay aceitou participar desde que ele ficasse em sua cola o tempo todo, impreterivelmente.


Era o combinado, mas Violet arriscou em um momento de distração de Jay, para seguir um eco no shopping. Jay chegou a tempo de impedir Violet de ficar cara a cara o dono desse eco a tempo, porém, demasiadamente chateado, Jay dá-lhe um gelo permanecendo muitos dias sem nem olhar para a amiga. E foi durante esse tempo que Violet se aproximou de outro amigo e seu admirador, Grady, dando continuidade ao plano.


Escondendo a real razão, Violet o levou ao cemitério para procurar o túmulo da segunda garota assassinada e assim, conhecer o seu eco. Por ser um eco audível, ela poderia encontrar o assassino a uma distância mais segura. 


Estabelecido um elo mais forte entre Violet e Grady, ambos vão a uma festa da escola, em uma casa afastada. Grady bebe demais e Violet resolve impedí-lo de dirigir e decide levá-lo para casa. Distantes da casa Grady resolve se declarar e agarra Violet, beijando-a forçadamente. Gritando para ninguém ouvir Violet percebeu que um carro se aproximava.


Ele desacelerou o carro, muito... muito mesmo, observando o progresso dela enquanto caminhava pela noite, tropeçando como se fosse incapaz de tomar conta dos próprios passos (...) Então a menina levantou o olhar; os olhos inocentes , cheios de lágrimas, o encaravam de forma perturbadora, elevando seu desejo a um frenesi abrasador. Poucas palavras foram trocadas, quase todas por parte dele, e, numa fração de segundo, ele tinha deslizado um braço reconfortante sobre o ombro dela, e a conduzia ao banco do passageiro. (Pág 150/151)
Violet detestava as lágrimas furiosas que queimavam seus olhos enquanto tropeçava em uma pedra, no chão, à sua frente. (...) Ouviu a porta que se abria e, antes que pudesse recuperar o fôlego, o motorista estava fora do seu carro, e ela, em seus braços. (Pág 153)
 OK!

Agora vamos passar ao que achei do livro.


Amei a capa, embora eu não tenha encontrado nenhum vínculo com a história. A única parte ruim é que quando comecei a ler e fui abrindo e fechando o livro, a capa começou a formar algumas bolhinhas descolando a parte plastificada da capa... isso me entristeceu, pensei em colocar contact, mas desisti.


Eu achei a premissa muito interessante e por isso o comprei. No final fui surpreendida pois gostei mais do que imaginei que fosse.


A história é típica de filme americano, da garota que está no colegial Sim, é teen, mas definitivamente te prende. O enredo é envolvente, é interessante e não deixa a história chata em nenhum momento sequer.


O livro é narrado em 3ª pessoa e os capítulos são intercalados com a narrativa do ponto de vista do assassino e sua ação para capturar as vítimas. Detalhe: as páginas são amarelas!!! Uhul


A história se fecha perfeitamente e embora seja uma série, você pode ler somente o primeiro pois um ponto absolutamente positivo é que diferente de muitas séries por aí, o livro não acaba do nada deixando o leitor com um ponto de interrogação na testa. Você deseja ler os livros seguintes pela trama bem amarrada, pela premissa deliciosa e pela escrita perfeita de Kimberly.


Ao contrário do que já li em algumas resenhas da continuação de Ecos da Morte, Desejos dos Mortos, embora você consiga ler o segundo sem ter lido o primeiro, acredito que a decepção será certa, pois somente com a leitura do primeiro é que você consegue criar um vínculo com Violet, torcer por ela e por Jay, gostar e se interessar por seu utilíssimo dom e assim se envolver na trama.


Eu recomendo, quando acabei de ler me senti bem por ter despendido tempo com essa leitura despretensiosa e deliciosa e antes de acabar de lê-lo já comprei a continuação e pretendo comprar os outros dois quando saírem aqui no Brasil.


Score: 5/5


Assista o trailer e corra comprar o seu:





Série The Body Finder


1. The Body Finder (Ecos da Morte)

2. Desires of the Dead (Desejos dos Mortos)
3. The Last Eco (ainda não lançado no Brasil)
4. Dead Silence (ainda não lançado no Brasil)



19 comentários:

  1. Gostei muito da resenha e confesso que fiquei com vontade de ler o livro.
    Muito interessante a história.
    Gostei.
    Bjos....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem diferente do normal, por isso me atraiu e não me arrependi!

      Beijos

      Excluir
  2. Comprei os livros (por compulsão!) e não tive tempo de ler ainda, mas gostei da resenha, confesso que comprei sem ter lido nada sobre, só pelo fato de estar 14,90 os dois livros u.u
    AHSUAHSUAHUSHUAHSUAHSUHAS'
    Próximas leituras, com certeza (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia logo, passe ele na frente que você não irá se arrepender!

      Beijos

      Excluir
  3. Também achei a capa nada haver segundo sua resenha.Gosto de livros com cadaveres, essas coisas.

    Um xero,Ana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade as partes de cadáveres são meio superficiais. O foco mesmo é que Violet utiliza seu dom para encontrar o responsável pelas mortes!

      Beijos

      Excluir
  4. Já li comentarios que falavam bem dessa serie
    E parece ser realmente muito bom
    Pelo menos as capas chamam muito atenção

    Beijos
    @pocketlibro
    http://www.pocketlibro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas são chamativas e o primeiro muito bom!
      Quanto aos demais, comprei o segundo e pretendo lê-lo logo.

      Espero que curta a indicação e leia também!

      Beijos

      Excluir
  5. Queria mt ler esse livro. Até pq li o 2, mas não esse...HAHAHHA E não achei o 2 tão bom, mas todos falam que esse é muuuuuito melhor. E vc, amoooooooou, ne gata? Vou tentar comprar em alguma promo doida do Submarino! Hahahah

    Beijooooooooooooooooos coruja linda! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gle,
      Já ouvi bastante coisa negativa sobre o segundo livro e acredito que realmente não seja tão bom quanto ao primeiro.
      Espero que você leia sim para ver se é por conta disso que você não gostou, pois o primeiro é bom sim, eu realmente adorei!

      Beijos
      Chrys

      Excluir
  6. Oi amiga! Que bom que gostou, eu achei este livro com uma proposta bem diferente, poderia ser bem mais pesado, por causa do tema, mas a delicadeza de Violet serve como uma balança. Ainda não li o segundo, vamos ler e depois trocamos nossas impressões.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books


    ResponderExcluir
  7. Ahhh tinha esse livro, doei para biblioteca, comecei a ler ele uma vez e não gostei muito.
    E acho que ainda não tenho muita vontade de ler não.
    A história é bacana sim, mas não me agradou :(

    ResponderExcluir
  8. Oi Chrys!
    O dom dessa menina é bem sinistro, não é? Achei a premissa do livro muito legal, e quando o assassino tem espaço na narrativa isso enriquece bastante a história. Ainda bem que tem um final apesar de ser uma série, isso me estimula mais ainda a leitura.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  9. Eu tenho os 2 primeiros livros mas ainda nao li. Ja li algumas resenhas e fiquei bem curiosa. Acho que vou colocar na mnha meta pra esse ano pq todo mundo fala que é muito bom mesmo
    Nao curti lesse ance da capa estragando.. aff

    Bjokas
    Flavia - Livros e Chocolate

    ResponderExcluir
  10. Nem sabia que tinha mais dois livros! Achei que era trilogia....Bem, ainda não li meus dois primeiros e já quero todos os outros, é uma história bem boa.

    ResponderExcluir
  11. Já li várias resenhas desse livro (muito boas, por sinal) mas não consigo me interessar pela série! :/

    ResponderExcluir
  12. Já coloquei esse livro várias vezes no meu carrinho, e no final acabava tirando, não sei porque, alguma coisa nele ainda não me conquistou,talvez seja a capa, sei que não devo julgar o livro dessa forma, mas às vezes não resisto.

    ResponderExcluir
  13. Sou louca para comprar esse livro,não tive a oportunidade ainda,mas com certeza está na minha listinha de desejados!!Pretendo tê-lo em breve!!
    Não sei porque mas a capa me chamou atenção,mesmo que não seja tão bonita assim,e quando li uma resenha,fiquei muito curiosa sobre a história,acho que porque tem coisas sobrenaturais,que adoro!!
    Bjs'

    ResponderExcluir
  14. Ai que vontade de ler!! Já tinha visto esse livro mas nunca tina dado muita atenção a ele até agora. Quero saber o final, pela sua resenha tou desconfiando do Jay (ahaha aquela que desconfia de alguém sem nem ter lido o livro)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós e será sempre respondido, volte para conferir!
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!