13 setembro 2020

{Resenha} A Pequena Livraria dos Sonhos - Jenny Colgan


Nome do livro:
A Pequena Livraria dos Sonhos - Romances De Hoje 
Autor(a): Jenny Colgan
Editora: Arqueiro 
Nº de Pág: 304
Classificação:  

 

Nina Redmond é uma bibliotecária que passa os dias unindo alegremente livros e pessoas – ela sempre sabe as histórias ideais para cada leitor. Mas, quando a biblioteca pública em que trabalha fecha as portas, Nina não tem ideia do que fazer.

Então um anúncio de classificados chama sua atenção: uma van que ela pode transformar em uma livraria volante, para dirigir pela Escócia e, com o poder da literatura, transformar vidas em cada lugar por onde passar.

Usando toda a sua coragem e suas economias, Nina larga tudo e vai começar do zero em um vilarejo nas Terras Altas. Lá ela descobre um mundo de aventura, magia e romance, e o lugar aos poucos vai se tornando o seu lar.

Um local onde, talvez, ela possa escrever seu próprio final feliz



A Pequena Livraria dos Sonhos faz parte do selo da Editora Arqueiro chamado Romances de Hoje. Para quem gosta de romance eu sugiro muito que leia os títulos desse selo. 

Pra começo eu tenho que contar que a sinopse me chamou muito atenção, personagem principal = Ama ler e não sabe o que fazer se ficar sem os livros (O que seria de nós?). 



Uma bibliotecária, que tem mais livros do que poderia ler em uma vida ou do que poderia de fato abrigar, a biblioteca onde ela trabalha anuncia que vai fechar e só um funcionário vai poder continuar trabalhando em outro tipo de serviço ( Ah sim , tem um “amigo” que trabalha com ela, que também vai concorrer ao cargo, e desde sempre não fui com a cara desse amigo ) , e logo todos os livros serão doados. Em uma conversa com alguns amigos, desabafando o rumo que a vida está tomando , sem perspectiva, sem família sem nada , eles sugerem que com o tanto de livros que ela tem ela poderia abrir uma livraria , ela brinca que sem grana o máximo que poderia era abrir uma Van , e quando diz isso em voz alta ela começa a levar a sério , sabe uma Van igual essas “Vans” quem vendem comida , Food Truck , Uma Van Itinerante de Livros. Já que ela mora no centro de uma grande cidade e não teria dinheiro suficiente para abrir uma grande livraria. 

Nina tem que partir de algum lugar, já que ela divide o apartamento com uma amiga Surinder que chegou no seu limite porque os livros da Nina não cabem mais em nenhum lugar e explodiu pedindo pra Nina se mudar ou tirar os livros de lá, coisa que Nina vão vai fazer , ela achou um anuncio de uma Van e sai determinada a fazer a compra pra iniciar seu projeto de livraria itinerante. 

Bom muita coisa acontece , até que Nina consiga comprar sua Van , ( Não vou contar tudo para não estragar né? ) só que a Van estava na Escócia , mas tudo bem , ela dá um jeito e consegue trazer a Van para a cidade, mas por motivos burocráticos e de licenças não pode deixar estacionada . E o que ela faz? Sim!! Ela não desiste, ela muda de Mala e cuia e Livros pra Escócia!! Ela vai! Ela não tem outra alternativa, ela simplesmente vai! 

Ela acredita no seu sonho, ela acredita em um recomeço e vai. 

O que muitas vezes nos deixa assustado é a mudança né? O fato de mudar, de na verdade dar o primeiro passo é sempre assustador, e o que me chamou muita atenção no livro foi ver a coragem da Nina, quando todo mundo duvidou dela e pensava ela é louca? Ela simplesmente , foi...... Sim , se mudou pra Escócia e começou uma nova vida. 

O Romance do livro , tenho que confessar ficou em segundo plano , ao menos para mim , era o que menos importava, a historia toda dos livros, de como tudo importava para ela, ao indicar o livro para alguém , ao se importar de achar a história perfeita para uma pessoa, a não desistir de fazer alguém se apaixonar pela leitura foi encantador. E a parte do Romance foi ficando pra lá, acho que na verdade quando a autora pensou caramba tenho que fazer alguma coisa aqui , pelo menos pra mim era irrelevante , eu já estava torcendo para o sonho da Nina dar certo , afinal isso também faz parte do romance né? 

Obvio que nem tudo foi fácil, as vezes a garganta ficou apertada com as dificuldades que ela passou , ou de quando certa parte desse romance não deu muito certo com determinada pessoa, eu me senti como ela enganada algumas vezes, com raiva , algumas atitudes machistas que ela sofreu , afinal ela também teve que se adaptar com a nova cidade. 

Mas nada que tirasse a beleza do livro. 

Uma das passagens diz que; 

Ao ler um livro , a gente sente que está vivendo dentro dele..... Ler é existir na história.... 

Eu terminei essa leitura com o coração aquecido, e com vontade de conhecer a Escócia. 

É um romance inspirador,divertido, simples, fluido , motivador , te diz claramente que sim , você pode começar do zero , a protagonista fez dos livros sua paixão , e nos mostra que quando amamos algo é possível transformar sim o mundo, ao menos o nosso mundo. 

Ah ultima coisa! Nina não está errada, Livros transformam pessoas! 

Se você ja leu , me conte sua experiência , se não , corre pra ler . 


Beijos 

4 comentários:

  1. Oi, Sara!

    Ahh que amorzinho esse livro, fácil de se identificar né pra nós que somos loucos por livros! Já quero ler também <3

    xx Carol
    https://caverna-literaria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi
    esse livro parece ser uma leitura tão gostosinha de se realizar, tenho vontade de ler e que bom que o romance acaba ficando sem segundo plano, focando mais no que a protagonista quer, adorei o quote que separou.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!