22 setembro 2015

{Resenha} Um mais Um - Jojo Moyes

Jojo Moyes
Nome do livro: Um mais Um
Autor(a): Jojo Moyes
Editora: Intrínseca
Nº de Pág: 320
Classificação: 
Sinopse: Um mais um - Há dez anos, Jess Thomas ficou grávida e largou a escola para se casar com Marty. Dois anos atrás, Marty saiu de casa e nunca mais voltou. Fazendo faxinas de manhã e trabalhando como garçonete em um pub à noite, Jess mal ganha o suficiente para sustentar a filha Tanzie e o enteado Nicky, que ela cria há oito anos. Jess está muito preocupada com o sensível Nicky, um adolescente gótico e mal-humorado que vive apanhando dos colegas. Já Tanzie, o pequeno prodígio da matemática, tem outroproblema: ela acabou de receber uma generosa bolsa de estudos em uma escola particular, mas Jess não tem condições de pagar a diferença. Sua única esperança é que a menina vença uma Olimpíada de Matemática que será disputada na Escócia. Mas como eles farão para chegar lá?Enquanto isso, um dos clientes de faxina de Jess, o gênio da computação Ed Nicholls, decide se refugiar em sua casa de veraneio por causa de uma denúncia de práticas ilegais envolvendo sua empresa. Entre ele e Jess ocorre o que pode ser chamado de ódio à primeira vista. Mas quando Ed fica bêbado no pub em que Jess trabalha, ela faz questão de deixá-lo em casa, em segurança. Em parte agradecido, mas principalmente para escapar da pressão dos advogados, da ex-mulher e da irmã — que insiste em que ele vá visitar o pai doente —, Ed oferece uma carona a Jess, os filhos e o enorme cão da família até a cidade onde acontecerá o torneio. Começa então uma viagem repleta de enjoos, comida ruim e engarrafamentos. A situação perfeita para o início de uma história de amor entre uma mãe solteira falida e um geek milionário.
Jess Thomas engravidou aos 17 anos de Tanzie, abandonou os estudos e seguiu casada com Marty. Logo Nicky veio morar com eles, filho do primeiro casamento de Marty e abandonado pela mãe, fora criado por Jess com amor e dedicação de mãe verdadeira. Nem com isso Marty ficou ao lado de Jess, há dois anos ele resolveu que aquela vida era demais para ele e voltou para a casa da mãe, do outro lado do país.

Para sustentar sozinha os dois filhos, Jess faz jornada dupla, de manhã faz faxinas junto com a amiga e vizinha Natalie e a noite trabalha como garçonete num PUB. O orçamento é mais do que apertado, falta-lhes dinheiro para todas as contas mensais. Contudo, só não falta amor nessa família.

Nicky é um adolescente gótico, que usa delineador e rímel. Ao se tornar diferente dos demais, passou a ser vítima de violência dos colegas e vizinhos, como se já não bastasse ter sido abandonado pela mãe e depois pelo pai. O garoto pouco ou quase nunca sorri nem conversa sobre seus problemas.

Já Tanzie é super dotada, a garota ama matemática a ponto de seu professor indicá-la para uma vaga  à bolsa na escola particular St. Anes. A garota recebe o incentivo de isenção do pagamento de 90% do valor, porém, ainda esses 10% é muito para Jess. Agora, somente o prêmio de uma olimpíada de matemática poderá as ajudar, mas ela acontece na Escócia e eles não tem dinheiro para chegar lá.

Ed Nicholls, proprietário de uma das casas de veraneio em que Jess faz faxina, está se escondendo da imprensa e da família para não responder sobre o processo movido contra ele por fornecer a uma ex namorada, informações privilegiadas e sigilosas do mercado de ações de sua empresa. Numa noite ele se embebeda no pub em que Jess trabalha e ela acaba ficando com dó do moço e o levando até em casa.

Ao ver a família inteira mais o cachorro em apuros, numa tentativa de levar Tanzie para a Olimpíada, Ed impetuosamente se oferece para levá-los de carro até lá. Será uma viagem e tanto, Ed, Jess, Tanzie, Nicky e Norman, o cachorro babento e fedorento dentro de um Audi novinho que não pode ultrapassar os 65 km por hora sem que Tanzie passe mal.

Essa foi minha primeira experiência com a Jojo, não, eu não li "Como eu era antes de vc", sim eu sou um ET, rsrsrsrs, e acho que Jojo conseguiu ganhar espaço na minha estante para mais e mais livros seus.

Jess é uma mulher comum que fez escolhas erradas na vida e agora, na fase adulta, paga por elas, mas é obvio que a vida não foi tão impiedosa assim, ela lhe deu Nick e Tanzie, que são duas jóias e sua razão de viver. Para uma mãe, não existe motivação maior para seguir em frente do que um filho, ainda que o caminho tenha grandes pedras como no caso do de Jess.

Mas como ignorar a única chance de Tanzie estudar em uma escola digna de sua genialidade? Ainda que isso signifique ficar horas na companhia de um homem arrogante como Ed, vale tudo por Tanzie! E admirei muito a Jess por isso, por sua força, seu amor, sua paciência, mas isso não significa que eu concorde com um erro inescusável que ela cometeu no começo da história.

Ed por sua vez, não é o típico mocinho dos romances, ele tem defeitos, ele erra e muito desde o início do livro, mas seu amadurecimento é gradual e tão visível, que não tem como não perdoá-lo e torcer por ele.

Como não chorar por Nick e pelo preconceito que ele sofre por ser diferente, por usar rímel e destoar da maioria? Como não odiar seu pai que some no mundo, o abandona com a madrasta e a irmã mais nova e parte em busca de uma liberdade que a vida de marido e pai de família não permite?

Tanzie é encantadoramente inteligente e perspicaz, envolvendo o leitor em seu drama particular e sua inocência e otimismo são contagiantes, afinal, ela só quer fazer o que gosta, estudar matemática.

O livro é ótimo, Jojo consegue construir uma história sólida que dura praticamente o período uma viagem de carro, a princípio pode parecer entediante, mas os personagens são completamente diferentes e igualmente apaixonantes, suas vidas vão se misturando de forma imperceptível, de modo que você chega ao final pensando: "Eles não existem uns sem os outros".

Super recomendo a todos que gostam de um romance bem construído, realista e inteligente.

5 comentários:

  1. ai Chrys eu queria esse livro de aniversario, mas não dá, ta $$$ demais e eu sinto que ele vai baixar esse preço e depois vou ficar chorando de raiva!
    se for tão bom como o anterior dela será um livro e tanto!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Amo a Jojo!
    Gostei tanto desse livro também. É bem família mesmo.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda não consegui terminar "Como eu era antes de você" mas esse me parece mais interessante, gostei da sua resenha, o livro tem uma boa premissa, vou adicionar a minha lista de desejados!


    Hey! Tem novidades, da uma passadinha no
    Estandy Books - A Estante da Andy

    ResponderExcluir
  4. Calma Chrys vc não é um ET, eu nunca li nenhum livro da Jojo, tenho um aqui em casa e minha mãe tem outros dela mas confesso que até agora nada me chamou de verdade para seus livros. Esse que você citou, já li ótimas resenhas e estou curiosa para conhecer a história dessa família. Enfim adorei acompanhar suas impressões. Beijos

    Leituras, vida e paixões!!!

    ResponderExcluir
  5. Amo os livros da Jojo e esse vou começar a ler na semana que vem! Estou mega ansiosa e adorei a sua resenha. Só não li muito a fundo por medo de spoilers rsrs.
    Seu blog é uma graça e já fiquei por aqui! Deixo o meu caso queira seguir ou fazer uma visita!
    Abraços!
    http://ohqueridavalentina.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!