25 março 2015

{Resenha} Desaparecida - Catherine Mckenzie´s

Catherine Mckenzies
Nome do livro: Desaparecida
Autor(a): Catherine Mckenzie
Editora: Leya
Nº de Pág: 320
Classificação:
Sinopse: Emma Tupper não existe mais. E por que não, então, inventar uma nova Emma Tupper? "Só poeira. É como se eu tivesse sido apagada. Transformada em cinzas." Quem nunca sonhou em recomeçar a própria vida do zero? A jovem advogada Emma Tupper se vê diante dessa oportunidade quando volta para casa, após passar seis meses desaparecida na África. Surpresa, percebe que todos acreditam que ela estava... morta. Emma descobre que sua antiga vida foi apagada. O apartamento onde vivia acaba de ser alugado para um novo inquilino, o misterioso fotógrafo Dominic. No escritório de advocacia, no qual construía uma carreira brilhante com chances de concorrer ao cargo de sócia, sua rival Sophie se apossou não só de seus clientes e de sua sala, mas também de seu namorado, Craig. Enquanto tenta resolver o caos no qual seu mundo se transformou, Emma se questiona: Ela era feliz antes de sua viagem à África? Tinha valido a pena se sacrificar tanto em nome do trabalho? Amava Craig de verdade? Queria mesmo ter aquela vida de volta? Romântico e espirituoso, Desaparecida revela a envolvente trama de uma mulher à procura de si mesma.

Emma era uma advogada em ascensão, dedicou-se muito ao trabalho e está prestes a ser promovida a sócia de um grande escritório, quando sua mãe morre em decorrência de um câncer,  deixando como única herança uma viagem para um país da África. Mesmo com sua promoção ameaçada Emma decide cumprir a última vontade de sua mãe, sem saber que esta viagem poderia mudar o rumo de sua vida.

Uma doença e um terremoto catastrófico fazem com que Emma se separe de seu grupo de excursão e fique incomunicável, assim como o restante do país, por longos seis meses. Com o nome na lista de desaparecidos por todo este tempo, Emma foi considerada morta.

Quando finalmente o aeroporto é reaberto Emma decide que é hora de voltar para a sua vida, mas quando chega se vê envolta no caos: sua conta bancária foi bloqueada, seu carro guinchado, seu apartamento foi alugado para outra pessoa, suas coisas foram jogadas fora, sua vaga no escritório e seu namorado foram tomados por sua maior inimiga - em resumo sua vida foi apagada.

Mas todo este sofrimento tem seu lado positivo, pois esta confusão fez com que Emma conhecesse Dominic, o carismático fotografo e novo morador de seu apartamento, que após certo estranhamento, permitiu que Emma dividisse o apartamento com ele até encontrar um lugar para ir. E acima de tudo colocou diante dela um mundo de possibilidades - ela queria retomar seu trabalho ou partir para outro? Valia a pena lutar por Craig, o antigo namorado que superou rápido demais a sua possível morte? Ela queria mesmo sua vida de volta?

Dominic, por sua vez, também está passando por um momento transformador em sua vida, um novo começo após ter sido traído pela noiva às vésperas do casamento, se tornando a pessoa ideal para ajudar Emma a "olhar as possibilidades".

Outro personagem importante é Stephanie, melhor amiga de Emma desde a infância, que nunca acreditou que ela poderia estar morta, indo atrás dela na África bem no dia que Emma retornava de lá, causando um desencontro. Stephanie é uma mulher pra cima, ousada, cheia de ideias, aberta ao novo e foi essencial para auxiliar Emma a ver as coisas de modo mais positivo.

O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista de Emma, intercalando cenas do presente e do passado, como a viagem à África, o que às vezes, ficou um pouco confuso, pois não necessariamente as cenas da África tinham relação com o tema da cena do presente que vem na sequência. Mas a apresentação dos fatos que ocorreram durante a viagem foram importantes para entender a evolução de Emma no luto pós morte da mãe e também algumas ações, por vezes involuntárias, que mostram se Emma estava ou não satisfeita com sua vida.

Achei o enredo interessante, nunca havia lido nada neste sentido, nem me imaginado na situação de perder tudo, menos o dinheiro, e ter a oportunidade de dar um rumo novo na vida sem nada que te prenda, ou, retornar ao que ainda restava de sua vida pregressa. A história é contada de forma leve, com um tom cômico, que me fez pensar que daria uma ótima comédia romântica nas telinhas.

O final não chega a surpreender, mas acho que eu agiria da mesma forma, então não dá pra reclamar kkk. Enfim é um livro bem leve mas que te faz pensar se mudaria alguma coisa na vida se tivesse a oportunidade.

29 comentários:

  1. Parece um livro legal! Nem sempre gosto dessas confusões de vai e vem temporal, e livro em primeira pessoas são limitados né? Gosto da visão geral hahahah mas a ideia do livro parece bem bacana! Deve ser louco perder tudo assim, fiquei curiosa não só com a história, mas com esse final aí hahahahaahaha
    ótima resenha <3
    [Filme] O Sétimo Filho – Crítica

    ResponderExcluir
  2. adorei a historia so pelo resumo e a sua resenha me fez ter mais vontade de ler ainda, parece ser bem interessante mesmo, ja ate anotei aqui na minha listinha.
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. tipo assim: onde compra? eu quero rsrsrsrssr
    eu amei a proposta! inovadora, divertida! ai Marina, vou quebrar o cofrinho e comprar esse livro!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Gostei do livro. Sou bastante chato para livros, não gosto de qualquer um. gostei desse por abordar um tema não tão corriqueiro, como outros. Gostei do que propos a autora.

    http://palavrasdelucidez.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi Marina!
    Me interessei por essa história! Imagina voltar pra casa e perceber que tudo o era seu foi apagado ou tomado por outra pessoa? Eu acho que eu ia chegar, chegando, tomando tudo de volta! hhahaha

    Beijos,
    Fernanda
    www.oprazerdaliteratura.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu adorei esse livro, e tive a mesma sensação que você.
    Se eu mudaria algo na minha vida se tivesse a oportunidade. E no momento eu acho q não hahaha
    Gostei bastante do tom engraçado também!

    Beijos ;*
    Proseando com uma BibliophileFacebook

    ResponderExcluir
  7. Oi, Marina! Tudo bem? Eu acho a capa desse livro muito linda, mas não sei se o leria... Ele não faz muito o meu estilo, sabe? E se bem que minha lista de livros para ler anda ENORME, então estou meio criterioso na hora de escolher quais livros vou adicionar a minha lista. Adorei a resenha! :)

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Desde que descobri a existência desse livro fiquei interessada por ele. Entre idas e vindas, já desisti de lê-lo, já quis muito, e agora estou naquela fase de 'se eu ganhar, eu leio'. Não sei o que eu faria no lugar de Emma. Imagina só, acordar sem um passado e ter a oportunidade de começar do zero? Haha, e com muito dinheiro? xD Acho que iria me sentir meio sozinha, não sei.
    Fico feliz que a leitura tenha te agradado!

    Beijos
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  9. Eu simplesmente adorei o enredo desse livro! Me conquistou desde a capa, a história parece super interessante e realmente daria um bom filme kkkkkkk
    Adorei sua resenha e tô curiosa para saber o que acontecerá com a Emma!
    Beijos!

    www.livrosdajess.com

    ResponderExcluir
  10. Parece bem legal, gostei bastante da sinopse e da sua resenha. Geralmente não curto livros desse estilo, mas esse em particular me interessei. Acho que entrará para a lista!
    bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Marina, sempre que leio um livro fico que imaginando vivendo a vida da personagem, acho que seria um choque chegar e não encontrar mais nada, como se minha vida tivesse mesmo tido um fim. A questão dos capítulos serem intercalados me agrada, possibilita conhecer melhor a vida da Emma e comparar seu antes e depois.
    Beijos
    Porão da Liesel

    ResponderExcluir
  12. Marina lindona confesso que a premissa do livro não me chamou muito atenção, mesmo com sua resenha positiva, pode ser o momento, mas já deixei anotado para uma leitura futura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Mari, sempre que leio alguma resenha sobre esse livro fico com vontade de ler, mas acabo me esquecendo. A proposta do livro é bem diferente mesmo e me chama muito a atenção. Pretendo ler em breve.
    Parabéns pela resenha.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já tinha encantando com essa capa e fiquei muito interessada depois de ler a sinopse. Fiquei imaginando o que faria no lugar dela depois de voltar pra casa e ver que perdeu trabalho, um relacionamento e até a casa! Realmente é uma situação complicada, mas as vezes a vida nos traz um furacões para que a gente saia da zona de conforto. Estou ansiosa para saber como ela vai lidar com tudo isso.

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiee, tudo bem?

    A premissa é bem diferente mesmo e original. A leitura deve ser interessante. Pena que o final não surpreende, mas se a história é leve, eu to dentro da leitura =D

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi Marina, tudo bem?
    Nossa que horror deve ter sido pra Emma encontrar sua vida totalmente transformada.
    E estranho esse cara aceitar dividir o ap com ela, já que são desconhecidos, acho que essa parte do enredo não vou conseguir aceitar.
    Apesar da proposta ser bem diferente, ele não me convence, não tenho vontade de fazer essa leitura.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  17. Nhaimmmmiiii
    To lendo ele rs!!

    Não vou ler a resenha e volto depois pra comentar rs !!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Oi, Mari!
    Caramba, eu já tinha escutado falar desse livro, mas a sua resenha conseguiu me convencer de que preciso ler. Fiquei aqui me imaginando no lugar da protagonista. Que louco seria perder tudo, ter sua vida apagada, e no horizonte uma chance de recomeçar do zero. Deve ser o máximo, mas também de dar medo. Quero muito ler e ver como termina a história.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  20. Que história sensacional <3
    É um livro assim que procuro *-*
    Uma história bem diferente das que estamos acostumados a ler hoje em dia.
    Gostei muito da premissa, da capa, de tudo :D
    Entrou pra listinha :D
    Bjs
    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Hey Mari, tudo bem? Comentei antes achando que tinha sido a Chrys que escreveu, pois não percebi a assinatura ali no fim. Mals pela vergonha que passei :(

    Cara, essa mulher perdeu isso tudo e ainda não se jogou na turbina do avião? Vencedora ela, viu?! HAHAHAHAHA Esse livro infelizmente não é para mim por motivos de: odeio quando os livros intercalam passado e presente na narrativa, pois acho que isso é um efeito que deve ser usado somente nas telas e não nas páginas. e também pelo fato do final surpreender e esse lance de perder o namorado e tudo mais para a inimiga ser mega super clichê. Enfim, adorei seu texto, mas vou passar a leitura. A capa pelo menos é bem bonita.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Olá, Marina!
    Esse tema também é novidade para mim. Fiquei imaginando o desespero da protagonista ao perceber que estava morta para a sociedade. Gostei muito da premissa e com certeza esse leria esse livro.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  23. Adoro quando as narrativas intercalam entre presente e passado, mas normalmente deve ter ficado estranha essa questão das cenas dos dois tempos que se seguem não terem relação entre si, já que esse recurso é utilizado normalmente para esclarecer porque as coisas estão como estão. Que bom que mesmo assim as cenas contando fatos que se passaram na África ajudaram a entender a mudança na personagem. Tenho muita vontade de ler o livro.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  24. Olá, tudo bem?
    Mas que livro é esse? Estou arrependido de não ter pedido ele durante a parceria com a editora por causa da sua capa :'( A premissa é muito interessante, e me chamou bastante a atenção sua resenha me deixou muito curioso, fazendo com que adicionasse ele na lista de próximas leituras.

    Beijos,
    http://marcasliterarias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Olá!
    A obra Desaparecida era desconhecida para mim até então, gostei de como é conduzido o enredo, mas meu Deus ela precisava sofrer tanto assim?! kkkk Tudo bem que ela conhece o fotografo, mas em compensação perde o apê e tudo mais! Vou dar uma "olhadinha" neste livro depois!

    http://entrelinhaseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. Oi Marina,

    Achei a trama muito interessante, aliada a um enredo leve com leitura fluida, já me conquistou. Agora, que experiência esta vivida por Emma, Stephanie e Dominic, ok que o centro da trama é a Emma, mas estes dois de certa forma tb tem a vida reformulada a partir de Emma. É interessante perceber o quanto a vida ou o destino traça planos bem diferentes do que às vezes imaginamos para nós, por essas e outras é que sempre digo que precisamos sair da zona de conforto, nos arriscar muitas vezes é salutar e nos propicia vivências fantásticas.
    Então, sim, quero conhecer estes três, principalmente, mas tb o ex-namorado que se uniu à inimiga.
    Recomeços, às vezes, é a unica alternativa de transformação.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oi Marina, tudo bem? Eu já tinha começado a ler o livro, mas não acabei... quero voltar a ler. Acho o tema bem diferente e a forma como a autora conta. Os personagens são ótimos e bem desenvolvidos, e gostei bastante dessa alternação dos fatos no presente e no passado, assim é possível saber o que aconteceu na África sem a história ficar monótona.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  28. Oi Marina.
    Uma amiga está lendo esse livro e esta adorando, pegando no meu pé para que eu leia também. Pois bem, ele entrou na lista, sua resenha me deu o impulso que faltava para encarar esse estoria que parece ser muito envolvente, também nunca me imaginei perdendo tudo, estou curiosa para saber como a Emma vai sair dessa e "ressurgir".

    Bjs

    http://www.nosleitoras.com/

    ResponderExcluir
  29. Oi, Marina!
    Dei a mesma nota que vc quando li. rs! O final foi o mais lógico, mas eu tinha esperanças de ser o mais fofo, aquela coisa ideal, perfeita. O livro é bom, mas ficou faltando alguma coisinha pra ser perfeito. E concordo com vc que daria um bom filme; acho que poderiam investir mais na parte do humor e abordar menos o drama, deixando espaço pra reflexões.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!