13 novembro 2014

{Resenha} Eve e Adam - Michael Grant e Katherine Applegate

Michael Grant
Nome do livro: Eve e Adam
Autor(a): Michael Grant e Katherine Applegate
Editora: Novo Conceito
Nº de Pág: 272
Classificação: 

Sinopse: Filha única da poderosa e fria geneticista Terra Spiker, Eve fica entre a vida e a morte depois de sofrer um acidente de carro. O processo de cura no misterioso laboratório Spiker transcorre com uma rapidez impressionante, o que desperta a curiosidade da menina. Antes que Eve estreite os laços com Solo, um rapaz que compartilha segredos com a corporação, a Dra. Spiker lhe propõe um desafio: Eve terá a chance de testar, em primeira mão, um software desenvolvido para manipular gens humanos. Ela poderá criar um namorado sob medida! Mas brincar de Deus tem consequências, e agora Eve vai descobrir até que ponto existe perfeição.
Desde o começo do ano que eu aguardo este lançamento. Mês após mês confiro os lançamentos da Editora e nada de Eve e Adam, que surgiu com uma premissa maravilhosa, envolvendo um tema que desperta muito a minha curiosidade: genética e alteração de DNA humano. Valeu a pena esperar, o livro não decepciona!

Evening Spiker sofreu um acidente, ela foi atropelada e terá que ficar meses em recuperação, contudo, sua mãe, a poderosa e arrogante Terra Spiker é proprietária do laboratório Spiker e a tira da ala comum para levá-la para o hospital particular que o laborátório possui em um dos muitos andares do prédio isolado da "Spiker", mesmo que isso signifique arriscar a vida da garota que deveria ser submetida à uma cirurgia de emergência.

Solo Plissken é filho dos ex-sócios de Terra Spiker, os quais foram mortos em circunstâncias suspeitas, vítimas de um acidente de carro. Gênios da biotecnologia, deixaram Solo sob os cuidados de Terra, que disponibilizou um alojamento para o garoto no andar de habitação dos funcionários. Ali, isolado na Spiker ele vive, tentando passar despercebido e disfarçando seu profundo interesse em tudo que está à sua volta, conformando-se em servir cafés como meio de entrar nas alas mais confidenciais, descobrir os segredos de Terra e denunciá-la. Como forma de vingar a morte de seus pais.

Eve não aguenta mais o tédio e Terra resolve permitir que a garota teste um software que permite manipular os genes humanos e criar seres perfeitos. Eve poderá criar um ser humano perfeito, um namorado perfeito. A teoria foge do controle quando a agarota descobre, através de Solo, alguns segredos terríveis sobre si, sua mãe e o rumo da humanidade quando tanto conhecimento cai em mãos erradas, em nome puramente do poder.

Essa foi a minha primeira escolha da caixa de novembro e acertei em cheio. Para quem gosta de uma boa aventura jovem, este é o livro certo. Mas não é pra menos, Michael Grant e Katherine Applegate fizeram uma parceria sem igual, portanto, o resultado não poderia ser menos genial.

A narrativa é contada por Eve e Solo, cada um mostrando um pouco mais de suas realidades e objetivos. Eve vive uma vida dos sonhos, muito embora não tenha muito contato nem carinho da parte da mãe, ela conta com a melhor amiga Aislin para suprir sua carência e seguir uma vida normal de adolescente. Já Solo vive uma vida ressentida pela morte duvidosa dos pais e por ser confinado a um quarto na ala de visitantes e funcionários no 4º andar do laboratório. Juntos descobrem que podem ser muito mais.

Ambas as narrativas foram formidáveis, o trabalho dos autores foi meticuloso ao ponto de você sequer perceber que foram feitos à quatro mãos.

Adorei a trama, a ideia foi genial e inovadora, ao meu ponto de vista, pois criar um ser humano, um namorado ideal em todas as suas características físicas e psicológicas são pensamentos que vêm com frequência na mente feminina, não?! Aqui vemos que por sermos imperfeitos, transmitimos essa imperfeição e que, Deus é o criador da Terra de Céus por alguma razão! Quais são as consequências de se criar um humano? de mudá-lo geneticamente? Este livro aborda esses temas de uma forma incrivelmente atual e simples.

Apenas não favoritei a obra pois, muito embora ele tenha cumprido o seu papel muito bem, muitos temas poderiam ser muito melhor aprofundados, eu não sentiria se tivesse que virar 400 e não 272 páginas dessa história deliciosa e bem construída. Tudo que você acredita toma um rumo completamente diferente no final, de forma crível e inteligente.

A história se encerra de forma agradável e convincente, entretanto, é uma série. Aqui fora lançado somente o primeiro livro, mas lá fora existe um prequel (Eve e Adam #0.5), que conta um pouco da vida da Eve antes do acidente e em como ela se sente um peixe fora d´água quando o assunto é relacionamentos amorosos. confira aqui.

O Book trailer americano nos ajuda a entender como funciona essa questão da criação do homem perfeito através da combinação e manipulação dos genes, veja:

21 comentários:

  1. oi Chrys diferentemente de você este livro não me agradou muito, até torço o nariz um pouco para ele
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Chrys, tudo bem?
    Estou bem ansiosa pela leitura, e como essa é a primeira resenha que leio dele, consegui ter uma idéia mais ampla sobre o conteúdo do livro e espero ler logo logo ^^.
    Beijos,
    Andréia - StarBooks

    ResponderExcluir
  3. Oi Chrys!
    Essa também foi a minha primeira leitura da caixa de novembro da NC e adorei o livro, fiquei surpreendida com os rumos que a história tomou do meio para o final! Tomara que haja continuação, quero descobrir ainda mais sobre os personagens, principalmente as motivações da Terra.
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  4. Oi, Flor! Tudo bom?
    Estou super ansiosa com relação a esse livro, o título a capa, tudo me chamou a atenção e estou desejando ele ardentemente, ainda mais depois que vi que você deu uma avaliação de cinco xícaras!
    Uau, não sabia que teríamos um tema até que polêmico e tão diferente do que estamos acostumados. Essa mãe está mesmo disposta a fazer algo pela filha, mesmo arriscando sua vida, sabendo que ela precisa de uma cirurgia, acho que eu não seria capaz de fazer isso. Fiquei arrepiada aqui ao ler que tudo definitivamente não é o que parece nesse laboratório e nessas manipulações de DNA. Estou com um sorriso de orelha a orelha ao ler que você acertou ao escolher essa leitura, quer dizer que posso criar expectativas com esse livro, porque serão atendidas e mal posso esperar para ter o exemplar em minhas mãos e dar início a essa leitura! Gostei muito da sua resenha, muito bem feita e isso só aumentou ainda mais minha vontade pelo livro.

    Beijinhos,
    www.percepcoes.blog.br

    ResponderExcluir
  5. Diferente de tudo que eu já li .. esse livro me encantou .
    já vi filmes e series neste modelo, aonde pessoas que se julgam "superiores" querem ser Deus.
    e sobre perfeição .. é assim mesmo .. todos nós queremos alguém perfeito, mas devemos encontrar alguém especial .. mas a partir do momento que a gente cresce e amadurece, percebemos que são as imperfeiçoes das pessoas que as tornam especiais ... contando que beleza, perfeição, opinião vai de cada um .. Otima resenha, esse livro me ganhou .. vou em busca dele o mais rápido possível, Bjos :)

    ResponderExcluir
  6. Oi Chrys.
    Sério que você espera esse lançamento desde o início do ano?! Eu nem sabia da existência desse livro e li sua por alto, por que vi que o livro trata de um alteração de DNA, assunto que muito me interessa, e quero surpresa em toda a história...meus livros nem chegaram ainda, e essa é a primeira opinião que leio sobre ele quebrando minhas regras rsrs.
    Gostei de saber que apesar de ser um livro escrito por 2 autores isso não é perceptível na narrativa.
    Obrigada pela informação do prequel, vou começar por ele agora.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  7. Oi, Chrys!
    Vi esse lançamento, me interessei pela capa, mas até então não sabia do que se tratava. E OMG! claro que fiquei mega curiosa, e com vontade de ler o livro. É um assunto diferente, e tenho certeza que vou me ver presa entre as páginas rsrs
    Acredita que até hoje eu não li um livro que é de dois autores? Eu adorei saber que essa "mistura" deu super certo nesse livro :)

    Adorei Chrys! Obrigada pela dica!
    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Chrys, tudo bom?

    Estou querendo muito ler esse livro, pelo bt acabei pensando no livro como um "The Sims" literário. Onde eu posso criar o meu par perfeito em alguns cliques. Apesar de ser péssima em biologia, a parte de DNA me animou. Gostei de saber que apesar de ser escrito por dois autores não percebemos as diferenças de narração. Isso foi bem surpreendente. Parabéns pela resenha. Espero ler em breve.

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  9. Oi, Chrys!
    Relamente, que mulher nunca idealizou um namorado perfeito? Sério, se pudessemos manipular algumas coisinha em laboatório e consertar aqueles defeitinhos irritantes de nosso namorado, seria o paraíso! rs
    Mas, pelo jeito não é algo tão simples e, muito menos, sem consequências, né?!
    Estou louca para ler esse livro, mas confesso que ao ler a sinopse, me espantei com o fato de o livro ser tão fino. Há uma enormidade de temas e assuntos que podem ser abordados, né?!

    Sua resenha me deixou mais curiosa!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Chrys-sua-linda,
    Saudades do seu cantinho! Adorei ler a sua resenha, embora a tenha lido com um aperto no coração (haha). Eu queria ler esse livro tanto quanto você e hesitei quando vi que você o tinha resenhado… Aiai, será que devia ler a sua opinião antes de ler o livro!? Não me arrependi. No fim, você sempre me motiva a ler o livro, mesmo quando não gosta dele, hahaha.

    Beijo carinhoso, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oooi !!!

    Eu acabei de ver esse livro em post de lançamentos e confesso que foi o que mais me chamou atenção. A sinopse me atraiu, a capa é linda e a sua resenha me deixou mais animada ainda!
    Adorei, o booktrailer é maravilhoso!

    Agora eu tenho certeza que quero esse livro *OO*


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Chrys, tudo bem? Desde que vi o livros nos lançamentos do mês da NC eu fiquei com vontade de ler e estava esperando alguma resenha. E nossa, realmente parece ser muito bom!! Também gosto dessa tema de manipulação genética, biotecnologia e essas coisas. Achei bem interessante essa ideia de criar o namorado perfeito e quero saber como a Eve vai lidar com isso. Também fiquei curiosa quanto o Sollo, ele parece ser um personagem bem profundo. Adorei a resenha e amei o BT, muito bom!! Quero ler!!

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  13. Olá Chrys!
    Eu amei a sua resenha.
    Esse livro parece ser muito bom. Pela capa não tinha me interessado muito, mas após essa resenha fiquei interessada no livro.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Essa não foi a minha primeira escolha (optei por Vermelho como o Sangue), mas é a segunda. Tô bem curiosa, até porque nem sei muito sobre esse lance de genética, então é uma forma de me ambientar mais no assunto.
    Adoro parcerias literárias que dão tão certo que parecem 1 autor só.
    E por que será que a prequel não veio pra cá? NC normalmente traz esses contos e disponibiliza gratuitamente na Amazon. Tomara que ainda façam isso.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  15. Chrys lindona quando vi que já havia lido estava a espera de sua resenha , adorei, o livro já havia me chamado atenção sobre esse tema de criar um namorado perfeito , Vou ler com certeza espero que não sejam muitos livros pois será muita espera rss. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  16. Olá Chris, desde que vi esse livro na lista de lançamentos ele entrou na minha lista de desejados, aprece ser uma historia incrível e cheia de mistérios, além de abordar um tema que eu gosto que a alteração do DNA e suas consequências <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Chrysssssssssss,
    SOCORRO!! Sim, você me enlouqueceu com sua resenha! Estou apaixonado. Eu preciso. Quero de natal.
    cara, genética é o assunto que eu mais amo. Sou aficcionado por esse assunto e por cota disso que almejo cursar medicina e me tornar um geneticista! AAAAAMO. Quando li essa frase me flagrei pensando: devo ter lido errado. A forma como foi trabalho é mesmo muito inovador, Chrys. Estou sem palavra e nem sei o que comentar. Já quero muito ler. Velho, a forma como os autores trabalharam a ideia ficou muito legal, Sinto que vou amar. Aaah, e adoro narrativas que intercalam as narrações entre os personagens!
    PRECISO!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá Chrys,
    nossa quem diria que uma capa que não chama tanta atenção, estaria uma historia incrível. Eu simplesmente me encantei pela premissa do livro. Ele aborda uns três gêneros, que é ficção cientifica, romance e uma pitada de mistério. Gostei muito da pegada sobre criar o "namorado perfeito", gostei do mistério que ronda o rapaz que vive tentando ser invisível da protagonista que não tem atenção de sua mãe. Tudo, eu amei tudo desta historia.
    Parabéns você acabou de me fazer adicionar mais uma leitura. Amei sua resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir
  19. Olá, Chris!

    Essa é a primeira resenha do livro que leio. Estou, desde o lançamento, com muita vontade de adquirir essa obra. Pensei que o livro era independente, e não de série... mas isso não tira minha vontade de ler! Espero poder adquirir meu exemplar em breve e tirar minhas próprias conclusões.

    Até mais,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Como eu não sabia deste lançamento? Que premissa incrível, a sua resenha e a sinopse me conquistaram completamente. Alterações genéticas, mistério, simplesmente adorei.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Vou ter que arrumar esse 0,5, que eu nem sabia que existia, para ler antes... sou meio neurótica com a ordem... rs... não curto muito quando a gente sente que algumas coisas poderiam ter sido mais aprofundadas; quando um livro não tem tantas páginas, então, aí fico até um pouco brava. Mas por ser uma série as coisas podem ter sido guardadas pra depois, então acho que consigo relevar... rs... de qualquer jeito, pretendo ler logo!

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!