20 outubro 2014

{Resenha} Seis Anos Depois - Harlan Coben

Harlan CobenNome do livro: Seis Anos Depois
Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Nº de Pág: 267
Classificação:
Sinopse: Jake Fisher e Natalie Avery se conheceram no verão. Eles estavam em retiros diferentes, porém próximos um do outro. O dele era para escritores: o dela, para artistas. Eles se apaixonaram e, juntos, viveram os melhores meses de suas vidas. E foi por isso que Jake não entendeu quando Natalie decidiu romper com ele e se casar com Todd, um ex-namorado. No dia do casamento, ela pediu a Jake que os deixasse em paz e nunca mais voltasse a procurá-la. Jake tentou esconder seu coração partido dedicando-se integralmente à carreira de professor universitário e assim manteve sua promessa...durante seis anos. Ao ver o obituário de Todd, Jake não resiste e resolve se reaproximar de Natalie. No enterro, em vez de sua amada, encontra uma viúva diferente e logo descobre que o casamento de Natalie e Todd não passou de uma farsa. Agora ele está decidido a ir atrás dela , esteja aonde estiver, mas não imagina os perigos que envolvem procurar uma pessoa que não quer ser encontrada. Em Seis Anos Depois, Harlan Coben usa todo seu talento para criar uma trama sensacional sobre um amor perdido e os segredos que ele esconde.
Não é novidade que sou fã de Coben, fãaaa daquelas de ter todos os livros, ir atrás de editoras antigas pra procurar livros que já foram publicados, seguir, acompanhar, fazer coleção, etc etc etc.

E ai a tarefa de resenhar um livro dele é cada vez mais difícil, ou por ser muito crítica, esperar sempre mais, analisar e pensar a cada transição de capítulos, ou simplesmente por: "quem sou eu para falar do cara?"

Assim sendo, não fui com tanta expectativa ler "Seis Anos Depois", os últimos lançamentos não tinham sido "ÓOO aquela coisa toda", então fui com um pé atras. E quebrei a cara (Adorei)!

"Seis Anos Depois" conta a história de um romance de verão, logo de cara temos Jake assistindo o casamento de Natalie, aquela por quem ele é apaixonado, e logo no prólogo, somos levados ao inicio do romance dos dois, imediatamente voltamos ao momento atual, e com isso Harlan Coben consegue fazer com que tenhamos imediata simpatia por Jake, sua dor, seu amor. Aliás, de longe esse é um dos protagonistas mais apaixonados que já rondou os livros de Coben.

Essa empatia criada logo de cara acaba sendo fundamental para o acompanhamento do livro, porque é assim que vamos torcer infinitamente por Jake.

Enfim, Jake está no casamento e ao final acaba prometendo a Natalie que vai deixá-la em paz. E assim, mesmo sendo dilacerado por dentro, o faz por seis anos. Até o dia em que vê o obituário de Todd e resolve procurar Natalie, quando encontra a viúva, percebe que o casamento que assistiu há anos atras não passou de uma farsa. E ai, uma investigação para saber onde anda Natalie começa, e começa também um inferno na vida dele, que passa de pacato professor universitário, a aprendiz de investigador, isso tudo, sem contar com a ajuda da policia. Coisas estranhas começam acontecer, coisas que podem atentar contra a própria vida dele. 

Jake  mora no campus e tem como melhor amigo um outro professor, leva uma vida básica, sem altos e baixos,  mas ainda assim, não teme nem um segundo em enfrentar qualquer barreira para encontrar seu antigo amor, quanto mais pistas ele encontra mais duvidas vão surgindo em sua cabeça e na nossa. A impressão que eu tive, foi de que cada vez que eu achava que tinha entendido o "x" da questão, as palavras se embaralhavam e nada daquilo fazia sentido. 

E é ai que entra a arte de Coben, fazer com que pontos se liguem, com que a magia aconteça, quando achamos que temos as respostas, outras perguntas são feitas, é horrível, porque a impressão que se tem a cada passagem do livro é a de que estamos sozinho, sabe quando você grita, grita e ninguém te ouve?

Eu tive essa impressão do livro, de que Jake nunca ia chegar la! E quando ele está chegando perto de alguma coisa, algo o puxa para trás. E assim também ficamos com todas as dúvidas do personagem, e em certo ponto, duvidamos, e Jake também, de que aquele romance realmente aconteceu. Mesmo porque, parece que ele esta procurando uma pessoa que não quer ser encontrada, afinal, porque Natalie ia fazer aquela encenação toda, tem horas em que me da até raiva dela!! A raiva é rapidamente substituída por perguntas, por mais dúvidas, e ai, a vontade de saber o que de fato aconteceu predomina a cada virada de página. 

O livro é despretensioso na medida certa, faz com que as páginas virem sozinhas, os ambientes e situações são bem descritos, detalhados na medida certa e conseguimos ser mais que espectadores, podendo fazer suposições, participar dos questionamentos e quase sempre errando em todos eles. Ahhh Coben.

O Final é surpreendente e aliado ao suspense, tem uma história de amor, que nos faz questionar quantos riscos vale a pena correr para ficar ao lado de quem se ama.

Delicia poder favoritar outro livro do Mestre! Leia Leia Leia, conheça outros títulos, faça como eu: fique " amigo " de Harlan Coben, sempre tem um livro na medida, e "Seis Anos Depois" é um dos livros mais inteligentes e românticos que eu já li do mestre!! 

Quem já leu??

10 comentários:

  1. Nunca li nada do Coben (vergonha, eu sei), mas esse livro chamou a minha atenção na Bienal e, depois dessa sua resenha, onde parece que o autor acerta na tensão e na solução, preciso dar uma chance a ele! De uma vez por todas! rs
    Beijos
    Nica
    http://www.draftsdanica.com.br/

    ResponderExcluir
  2. oi Sara, que bom tê-la por aqui novamente!
    sempre leio boas resenhas de livros do Harlan e apesar de morrer de curiosidade de ler pelo menos um livro dele sempre vou jogando a leitura lá pro fim!
    livros com essa premissa policial e de suspense quase nunca me são boas leituras
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu nunca li Harlan, mas definitivamente é com esse livro que vou começar, pelo fato das páginas virarem sozinhas, amo leituras que fluem dessa forma, e principalmente por ter um enredo inteligente.
    Estou a procura de um autor pra se tornar meu amigo, quem sabe eu não encontre em Harlan.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  4. Ooi,

    Eu sempre vejo elogios para a obra, mas ainda não pude ler. Gostei de saber de como você é fã e o fato de vc não ter ido com tanta sede ao pote, as vezes isso acaba estragando a leitura.
    Eu tenho muita vontade de ler algo do Harlan e acho que vou começar por esse :D COmo não li, não conheço a escrita, mas sei que ele tem uma escrita envolvente e um enredo inteligente, fico feliz em saber que ele continua assim nesse livro.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  5. Olá Sara

    Pude sentir sua empolgação com a resenha e estou até com um pouco de vergonha em dizer que nunca li nada do autor. Tenho bastante interesse por alguns dos seus livros e desde que vi este lançamento fiquei bastante interessado, me atendo a não ler todos os detalhes da história. Sua resenha só me fez ficar mais curioso com a história e com a escrita do autor. Espero poder lê-lo em breve.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  6. Nunca li nada do autor, mas o fato de esse livro ser um dos livros mais românticos e inteligentes dele com certeza me chamou a atenção - mesmo porque nunca imaginei que Harlan Coben escrevesse nada nem remotamente romântico... rs... me pareceu uma história interessante e um ótimo livro para conhecer o autor.

    Beijo!

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oi Sara, tudo bem?
    Ainda não tive oportunidade de ler nada do Harlan, mas sei bem como é essa sensação de buscar os livros já lançados, visitar sebos, almejar pelas publicações já esquecidas... Se não me engano, ouvi sobre 'Seis anos depois' na ultima Bienal de SP (onde o autor estava presente) e o enredo chamou bastante minha atenção, mas sabe quando acabamos esquecendo?! Pois é, infelizmente foi isso o que aconteceu. A trama em si parece super bem escrita e com pontos minuciosamente ligados. Essa sensação de gritar e ninguém ouvir é sufocante, mas porque será que o livro faz você sentir-se assim? (agora estou curiosa, vou precisar conferir!). Gosto bastante de tramas que instigam a curiosidade dos leitores, e pelo o que percebi é o que acontece nesse livro. Vou tentar adquirir meu exemplar o quanto antes!

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  8. Oi, Sara
    Eu amo romances policiais e investigativos mas nunca li nada do Coben. hahahaha incoerente, eu sei!
    Tenho muita curiosidade, mas ainda não tive oportunidade. Agora sobre a resenha, vamos lá. Eu quero muito ler este livro por várias razões. Sei que eu vou surtar com tantas perguntas e respostas e confabularei milhões de teorias na tentativa de entender o que está acontecendo e etc. Acho muito legal essa premissa de procurar alguém que não quer ser encontrado. Li um livro recentemente com uma abordagem parecida.
    Em suma, sua resenha me deixou mega curioso! E eu espero amar essa trama tanto quanto você <3

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Sara, acredita que ainda não li nada deste autor, mas pela sua resenha já sei por qual livro vou começar <3 A historia parece ser bem diferente e mostra a que pontos alguém se arriscar pelo seu amor, mesmo tendo diversas duvidas.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Olá Sara,
    acredita, eu nunca li nada de Harlan, porem é tanta coisa boa que falam sobre a escrita dele que me pego naquela: "Como ainda não peguei um livro para ler?"
    Este livro parece ser bem eletrizante, pois como você disse, toda vez quando ele chega perto, algo acontece e o leva para longe. Imagine que agonia isso dá enquanto esta lendo.
    Outro ponto que eu adorei é a mistura de um romance com suspense. Dois ingredientes que eu amo e muito em uma leitura.
    Sabe você me deixou curiosa, eu quero saber o por que dela estra fugindo, o que aconteceu com ela no passado. Pois é, outra leitura que entra na minha lista de desejados.
    Parabéns pela resenha!

    Beijokas Ana Zuky

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!