15 janeiro 2014

[Resenha] De coração para coração - Lurlene McDaniel

Título: de Coração para Coração
Autor(a): Lurlene McDaniel
Editora: Novo Conceito
Nº de páginas: 208
Gênero: Drama
Sinopse: Da autora best-seller Lurlene McDaniel, De coração para coração fala de perdas, amor e renovação. Fala também da maneira como esses sentimentos tão complexos se entrelaçam, nos momentos mais difíceis, nas relações familiares e de amizade. Elowyn e Kassey são grandes amigas, que dividem tudo. Mas uma coisa Elowyn não contou para Kassey: ao tirar a carteira de motorista, ela marcou a opção “doadora de órgãos”. Kassey descobre esse detalhe da vida da amiga da maneira mais trágica – quando o desejo de Elowyn está prestes a ser atendido. Arabeth nunca teve a sorte de ter uma melhor amiga. Com o coração doente, ela leva uma vida protegida de tudo e de todos. Até que, aos 16 anos, recebe o telefonema que tanto esperava — mas inicialmente ela e sua mãe não sabem a quem devem agradecer. Quando os mundos dessas três meninas e de suas famílias se cruzam, suas vidas se transformam de maneira nunca imaginada. Kassey, especialmente, encara os fatos como uma forma de manter viva a memória de sua querida amiga. Ela passa a compartilhar da nova vida de Arabeth, ao mesmo tempo em que ajuda a aliviar o sofrimento da família de Elowyn e a compreender a sua própria dor.

Eu solicitei este livro para a Editora Novo Conceito, pois me encantei com a premissa, e também porque há muito tempo não leio um drama. A nota no Goodreads foi de 4.11/5.00, então porque não?!

Elowyn e Kassey são grandes amigas desde pequenas, viajam juntas e dividem tudo, Elowyn até mandou fazer uma cópia da chave do conversível vermelho que acabara de ganhar de aniversário para a amiga. Mas a vida delas é muito diferente, enquanto Elowyn tem tudo que deseja, pais amorosos e um namorado que a ama (mas com quem briga muito), Elowyn é filha de pais separados, cujo pai a abandonou há muitos anos, por ser viciado em drogas, ela e a mãe não tem uma situação financeira confortável e Kassey ainda não tem nenhum namorado!

Em uma dessas "discussões" com o namorado Wyatt, a quem Elowyn encontrou de mãos dadas com outra garota, Elowyn sai dirigindo sem rumo, liga para Kassey e durante a conversa a ligação caiu! Elowyn tinha sofrido um acidente, estava sendo mantida viva somente pelos aparelhos, razão pela qual seus pais decidiram acatar as ordens médicas e desligá-los e, ainda, satisfazer a vontade da filha em ser doadora de seus órgãos.

Arabeth tem 14 e desde os oito anos não tem uma vida normal, com problemas no coração ela ficou fraca, não podendo brincar como as outras crianças, com isso, Arabeth não tinha amigos. Sua vida de clausura chega ao fim com a morte de Elowyn, o coração da garota lhe daria agora uma vida nova, normal!

Porém, Arabeth acorda da cirurgia se sentindo diferente, com gostos diferentes, vontades diferentes e sensações jamais sentidas antes! Seria mera coincidência Arabeth saber tanto de Elowyn, mudar seu jeito e gostos por ter em seu peito o coração de outra garota????


Eu criei muita expectativa em cima do livro e peguei ele pra ler no mesmo dia em que chegou, porém, minha primeira impressão ao pegá-lo na mão foi a de que seria um tema muito tenso e forte para ser trabalhado em apenas 208 páginas! Meus receios se confirmaram, infelizmente!

Achei que faltou drama neste drama! Eu não consegui me emocionar em nenhum instante, e olha que choro ate em comercial de margarina! Outro ponto com o qual me decepcionei foi que este drama sendo vivido por adolescentes não deu profundidade, as sensações ficaram superficiais, não me convencendo!

Porém, após a metade do livro, a autora abordou o tema memória celular e eu achei este fenômeno fantástico! Aqueles que acreditam e também os receptores dos órgãos (mais comumente os receptores de coração) relatam muitas memórias vividas pelo doador, sem ao menos tê-lo conhecido!

Sim, eu acredito em coisas que a ciência não comprova e esta é uma delas... pesquisei mais a fundo sobre isso na internet e achei um caso muito interessante e real de uma garota que após receber o coração de outra, ajudou a polícia a encontrar seu assassino! Não tem como não acreditar em fenômenos assim!

Outro ponto muito bem trabalhado foi o da aproximação dos pais de Elowyn de Arabeth, chegando ao ponto de confundir  seus sentimentos e se apegar demais à Arabeth por conta dessas lembranças! Quanto sofrimento devem passar esses pais!

Os capítulos são intercalados e na primeira parte do livro, a história é narrada ora por Elowyn, ora por Kassey e depois, por Kassey e Arabeth. Achei interessante ter todos os pontos de vista.

Embora o tema não tenha sido trabalhado de forma a me emocionar, consegui tirar pontos importantes e agregar conhecimento com ele, assim, o livro ficou na média!

Espero que tenham gostado! Quem leu, por favor opine e quem não leu, leia e venha nos contar o que achou!

Beijos

19 comentários:

  1. Hoje mesmo eu tinha lido uma resenha desse livro e fiquei super animada para lê-lo mas vejo que ele pelo drama não vai tem muito a dar, mas eu acho que não era nem muito esse ponto pelo qual me interessei e sim pelo fato da memória celular que achei super interessante e queria ver como a autora abordou o tema, que conheci hoje e como você, também fui pesquisar na internet casos, mas ainda quero ler, estou super curiosa mesmo com os pontos ruins apresentados. Parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir
  2. Acho uma pena essa mania q eles tem de tentar fazer sempre as historia com adolescentes. Se tentassem colocar personagens mais adultos as vezes a historia seria melhor ou mais profunda pelo menos.
    Uma pena q o livro tenha ficado raso, realmente são poucas paginas para um tema forte desses. :/

    ResponderExcluir
  3. li varias resenhas, mas mesmo assim não consigo desanimar de vontade de ler o livro, pode não ser tão emocionante, mas mesmo assim quero ler, quero conhecer a obra!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Uma pena você não ter gostado.. talvez por ter criado muitas expectativas em cima.. de qualquer forma quero muito ler porque a premissa criada realmente é fantástica. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  5. Eu comecei a ler a resenha e juro que pensei em algo bem clichê e desanimei bastante, mas não é nada clichê! Parece ser uma narrativa muito interessante! Não é um dos meus temas preferidos mas conseguiu atrair minha atenção. Vou procurar saber mais sobre o livro, quem sabe não entra pra minha lista? Mesmo que você o tenha achado mediado, é bom dar espaço pra novas "aventuras" hehe!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Quero lê-lo apesar de ser um drama com poouco drama.
    É um tema pouco discutido, poucos acreditam.

    ResponderExcluir
  7. Oi Chrys!
    Drama não é muito minha praia, por isso nem solicitei o livro à NC e a leitura não te envolveu justamente porque o drama não foi bem trabalhado. Ainda bem que ao menos o tema memória celular te interessou ;)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  8. Ainda não li esse livro, mas já estou a algum tempo querendo lê-lo, adoro dramas e a estoria parece ser bem interessante, só fiquei agora com um pé atrás pois na sua resenha você comentar que ele não chegou a te emocionar e não teve a estoria muito bem desenvolvida e isso é uma penas porque o livro tinha tudo para ser perfeito *--*

    Meu Mundo, Meu Estilo

    ResponderExcluir
  9. olha drama não é mt o que eu curto ler, e sem contar que esse livro não me chama atenção sabe amiga, mas quem sabe eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  10. Eu já tinha visto esse livro e fiquei bem curiosa para lê-lo mas confesso que a sua resenha me desanimou um pouco, eu pensei que realmente seria um livro com bem drama e profundo.
    Mesmo assim quero lê-lo para tirar minhas conclusões (:
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Ganhei o livro a pouco tempo, e não tive tempo de ler ainda. Um drama que me interessou por conta do transplante e do que teve por trás deste acontecimento.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  12. Estava curiosa para ler uma resenha,já tinha visto o livro ,gostei e mim interessei,e já coloquei na minha lista de favorito!

    ResponderExcluir
  13. Oi, Chrys!
    Nunca ouvi falar deste livro, e pela sua resenha não me deu vontade de ler, apesar de adorar drama. Talvez algum dia eu leio, nunca se sabe néh?
    Acho bem legal livros que são narrados por vários personagens, assim sabemos o que cada um pensa.
    Abraços, Victor.

    ResponderExcluir
  14. Poxa Chrys minhas expectativas para esse livro também estavam altas, realmente esperava muito drama e não sabia que eram só 208 páginas. Nunca ouvi falar dessa parte de lembranças do doador, confesso achei estranho mas interessante. Será que isso acontece mesmo? Vou procurar ler o livro mesmo que tenha deixado à desejar.

    Beijos, Greice.
    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Realmente um livro de drama com so isso de paginas não da pra ter muita historia, eu sou das que gosta de livro grosso rs.
    Eu acho que este livro não é para mim, não sou fã de dramas, e é uma pena a autora não ter explorado um enredo que tinha tudo para ficar muito bom, beijos.

    ResponderExcluir
  16. Como assim faltou drama no drama? Não pode! Acho que todo livro que se preze a ser um drama tem de fazer a gente se emocionar como se a história se passasse conosco, de chorar e rir até soluçar! Me decepcionei quando li isso, pois tem tanto assunto nesse livro pra render até uma novela do Manoel Carlos. hihihihi
    PAZ E LUZ SEMPRE

    ResponderExcluir
  17. Nossa esse livro parece ser simplesmente perfeito, e muito emocionante, imagina você receber o coração de outra pessoa e começar a sentir coisas que não sentia antes, coisas que não são suas? Isso parece ser impossível, mas quem pode garantir que não? Estou muito interessada em ler esse livro, ele deve ser muito bom.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  18. Estou morrendo de vontade de ler esse livro ^^ ele me pareceu ser muito bonitinho ^^ meio açucarado e eu amo isso.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  19. Eu estou muito ansioso com a leitura deste livro, mesmo com alguns comentários negativos, percebo que este livro me cativa de uma certa forma, e eu quero bastante lê-lo para ver minha conclusões. Espero gostar!

    livroseestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!