22 setembro 2013

Como fazer uma resenha ABNT - Regra da Editora Novo Conceito

Oi gente,

Tenho recebido muitas perguntas sobre como fazer uma resenha de acordo com as normas da ABNT.
Para quem não sabe, a Novo Conceito definiu esse conjunto de normas para as resenhas feitas dos lançamentos de Setembro em diante.

Realmente é mais complicadinho, chatinho, mas vejamos pelo lado bom, agora teremos que aprender um pouco mais sobre técnica e conhecimento nunca é demais não é mesmo?!

Mas meu trabalho aqui é facilitar e fazer com que vocês entendam como fazer suas próximas resenhas de forma a ficarem dentro dos parâmetros exigidos pela NC, seja para quem já é parceiro e deve seguir esta norma, seja para quem pretende ser parceiro, como eles dizem, é um diferencial!!!

Primeiro vamos saber o que é ABNT.
A Associação Brasileira de Normas Técnicas é o órgão responsável pela normalização técnica no país. É uma entidade privada, sem fins lucrativos que visa a criação de normas técnicas de forma a padronizar a troca de informações de modo a simplificar a troca de informação e gerar confiança, segurança e entendimento comum acerca de uma mesma matéria.¹

Bom, se isso simplifica ou não o nosso trabalho eu não sei, mas vamos ao que interessa: Como devo fazer minhas resenhas de acordo com as normas ABNT?

Bom, primeiro eu tenho que lhe dizer que a NBR (Norma Brasileira aprovada pela ABNT) sobre resenhas é originalmente voltada para resenhas escritas e impressas e não para resenhas escritas e colocadas no mundo virtual, então, algumas das regras terão que ser adaptadas e outras descartadas por não haver como aplicá-las, ok?!

Mãos à obra!

A Resenha crítica, que é o caso dos blogs deve ser estruturada da seguinte maneira:

1) Colocar os dados bibliográficos da obra que será resenhada;
2) Sinopse do livro a ser resenhado;
3) Este parágrafo deverá ser voltado à estrutura do livro, ou seja, falar sobre a divisão dos capítulos, sobre a narrativa (em qual pessoa), número de páginas, etc.
4) Resuma os acontecimentos do livro em 3 a 5 parágrafos;
5) Passe a fazer a análise crítica do livro. Somente nesta parte da resenha expresse suas opiniões, você pode falar sobre teorias, fazer comparações etc, seguindo as normas para referências. Não existe limite para esta parte da resenha, você poderá desenvolver livremente;
6) Agora é a hora de recomendar ou não a obra. Você já leu, já resumiu, já apresentou sua crítica. Você pode por exemplo indicar a leitura para jovens, para adultos, para quem gosta de fantasia, essas coisas...
7) Somente após tudo isso você deve identificar o autor do livro e falar um pouco sobre quem ele é, quais livros escreveu entre outras informações;
8) Assine a resenha
9) Coloque as referências indicadas no corpo da resenha.

Segue abaixo um modelo de como deve ficar a estrutura de sua resenha. O modelo de resenha crítica abaixo é do livro Dom Casmurro elaborada por alunos de pedagogia da IESP.


Para Referência Bibliográfica, utilizar a NBR 6023;
No demais, o texto deverá ser apresentado com alinhamento justificado, sem negrito e sem espaçamento entre parágrafos.
No que se refere a tamanho, fonte, margem, etc, não podemos aplicar pois as regras voltam-se para textos impressos.

Temos que nos adaptar? sim, mas sem pânico, pois ninguém disse que você terá que mudar a fonte do seu blog porque não é arial ou times new roman.

Acredito que o que pesa aqui é o português corretíssimo, a clareza das ideias, e o mínimo de organização na estruturação das resenhas.

Eu farei as minhas resenhas DA NC, de acordo com o que ela pede, no limite da possibilidade, pois não me custa, eu já trabalho nesse esquema mesmo... só terei que sofrer para não dar espaço entre os parágrafos :(

Bom, espero ter ajudado vocês e qualquer dúvida, por favor, comentem abaixo que tentarei esclarecer diante de tudo que li a respeito.

Um beijo

27 comentários:

  1. gostei muito
    to precisando só organizar na ordem, mas minhas resenhas não fogem muito disso não, então vai ser tranquilo.

    ResponderExcluir
  2. Ola!!
    Eu faço resenhas nos modos da ABNT toda semana, e o item sete pode ser introduzido no 3, que no caso é a introdução. Mas como vc disse, é uma adaptação e há vários tipos de resenha, inclusive na crítica.


    Beijos.
    Clicamdo Livroa

    ResponderExcluir
  3. Vixe maria Chrys, sinceramente, não vou me adequar não.. detesto essas regrinhas e fugi do mundo do Direito e da faculdade por causa de tanta burocracia e chatice. A essência do que a NC pede eu faço, que é colocar sinopse, resumir o livro e fazer a análise crítica. Paciência. Espero que não vire moda e as outras Editoras exijam senão vou estar ferrada. De qualquer forma teu post está excelente, super claro, informativo e de grande ajuda. Obrigada por dividir seu conhecimento conosco. Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  4. Chrys resenha sem espaçamento entre parágrafos??? Ai não!!! Vou continuar deixando os espaçamentos porque assim já fica embaralhado pra ler imagina tudo junto! Como a Mi disse, espero que não sejam todas as editoras que queiram isso porque acho chato ter que escrever dessa forma. As demais regras eu já sigo e vocês aqui também, então acho que está tudo certo. Obrigada pelas informações ;D
    Beijos, Greice.

    diariodaalvorada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Pois é... Nos adaptarmos é preciso, mas que é um negócio chato, ah, isso é >.<
    Sei lá, seguindo tanto esse padrão, acabamos por perder a espontaneidade muitas vezes. Acho que uma maneira tão culta assim nos afasta do público alvo de nossos blogs, que são os jovens. Mas vamos que vamos né :)
    Seu post foi perfeito Chrys, parabens!
    Beijos, ótimo começo de semana!

    @morenalilica
    Doce Insensatez

    ResponderExcluir
  6. Essas mudanças as vezes da um nó na cabeça da gente :/
    No mais vamos ter que nos adequar, aos poucos da pra ir se acostumando com essas regrinhas e mudanças. Bjokass

    ResponderExcluir
  7. Boas dicas para que que qualquer resenha, não só as da NC, fiquem boas. Vou usá-las da próxima vez que fizer uma resenha.

    ResponderExcluir
  8. Eu terei que me atentar em alguns pontos Chrys, algumas coisas eu ja faço, outras tenho que tomar um pouco mais de cuidado, achei babara a postagem, pois sanou muitas dúvidas, quando eu li o regulamento da NC fiquei pirada, achei que não ia dar conta, tava com medo, mas agora to mais tranquila!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Ah com o espaçamento entre os parágrafos fica bem melhor pra ler :( Mas fora isso gostei... É bom habituar a escrever e ler textos dentro das normas virtualmente também!
    Parabéns pelas explicações, com certeza tirou as duvidas de muita gente.
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post elucidativo, flor :)

    Beijoooos

    Gleice
    www.murmuriospessoais.com

    ResponderExcluir
  11. Que legal que vc explicou, é uma ótima dica para quem faz faculdade! Quantas vezes eu não fiz XD

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Olá flor! Eu tenho um blog literário e estou repleta de duvidas quanto essas regras. Não compreendi a parte do espaço entre parágrafos, é realmente proibido? #VouSofrer Muito obrigada pelo seu post, foi esclarecedor. Você sabe algo sobre as páginas de vantagens? Eles não liberam nunca! Quero te pedir permissão para postar no meu blog seu post pois tenho muitos colegas blogueiros sofrendo com essas duvidas. Claro que colocarei os crédito logo acima do post de forma bem clara . Tudo bem? Erenita Marques/Vitor Emmanuell http://paposobrelivros.blogspot.com @paposobrelivros

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante saber sobre estes detalhes!! Ótimo post =)
    Bom saber coisas diferentes... Parabéns mesmo!!
    Bjuss

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Quantas especificações, não? Mesmo não sendo obrigatórias por aqui, é uma boa forma de se basear para as resenhas e de organizá-las, pois tem tantas resenha confusas por aí, que não dão o menor gosto de comentá-las ou sequer de terminar de ler o post.

    ResponderExcluir
  15. Não consegui compreender a parte das referências! E falar sobre o autor, vai ser sempre obrigatório? Estou me sentindo um robô!

    Será que temos sempre que seguir essa ordem na estruturação?

    Obrigada pela informação flor ^^

    ResponderExcluir
  16. Eu não escrevo resenhas mas achei muito boa a ideia do post em ajudar a quem a escreve.
    Parabéns Chrys!

    ResponderExcluir
  17. Muito boa postagem.
    Isso vai ajudar muitas blogueiras, eu tenho certeza.
    Eu adoro o jeito de suas resenhas, então ainda bem que não muda muita coisa :D

    ResponderExcluir
  18. Adorei suas explicações, voce foi bem clara nas explicações e achei o post bem válido, principalmente pra outros blogueiros que assim como voce, vão tem que se adequar a essa nova regra imposta pela NC, não entendo muito, mas muitos blogs, inclusive esse, me parece que já seguem mais ou menos esse estilo de resenha, talvez não seja tão dificil se acostumar, o que vai ser díficil acostumar é não ter mais os livros da NC pra sorteio, isso sim vai ser dureza viu, rsrs! Bjão! :)

    ResponderExcluir
  19. Bem interessante pra quem tem blog ou quer começar, fazer uma parceria e etc. É bom ver como se faz tudo direitinho. Nem imaginava que tinha de ser desse jeito.

    ResponderExcluir
  20. Chrys muito boa sua explanação. Fazer as resenhas segundo as normas da ABNT é uma forma da moçada se adaptar aos estudos acadêmicos né, visto que temos muitas blogueiras jovens também. Muito bom.

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  21. Suas dicas foram bastante bem vindas, eu faltei À aula na última quarta e minha professora pediu uma resenha descritiva do texto "Para a aprendizagem dos que ensinam do livro Ensaios Pedagógicos de Lino de Macedo, não tinha ideia de como fazer, pois nunca tinha ouvido falar. Depois dessas suas dicas vou tentar faze afinal vale ponto para Av2. Você poderia me tirar só mais uma dúvida resenha é só para pegar os pontos principais?

    ResponderExcluir
  22. Não sabia que dava para utilizar as normas da ABNT para as resenhas. o grande problema é que acho feio (esteticamente) o texto sem espaçamento entre parágrafos. E Tentarei me adaptar, já que defini um objetivo esse ano com meu blog.

    Obrigada por compartilhar seus segredos, ajudou bastante!

    Até mais

    ResponderExcluir
  23. Serve de base para resenha impressa? ou somente para blogs?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Como se trata de uma resenha com base nas regras ABNT, servem para as
      impressas, sim.
      Um beijão
      Chrys

      Excluir
  24. Serve de base para resenha impressa? ou somente para blogs?

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!