11 junho 2013

[RESENHA PREMIADA] Floresta Sombria - Matt Haig





Samuel Blink e a irmã, Martha, estão no banco de trás do carro dos pais. Samuel nem sequer suspeita que um tronco de árvore gigante esteja prestes a cair do céu e transformar sua vida para sempre. Ao se mudarem para a casa da Tia Eda, na distante e desconhecida Noruega, automaticamente ficam proibidos de se aproximar da floresta que fica nos fundos do terreno. Nosso futuro herói não tem a menor ideia de que sua irmã vai resolver dar um passeio justamente por lá. Como ele vai resgatar Martha dessa tal de Floresta sombria, também não se sabe.



"-Você é humana. A Floresta não é segura para os humanos. Depois que prendem você, não te deixam ir embora... Não é justo, mas nada nessa floresta é justo. Não mais. Não desde que a floresta foi transformada." Pág 160

Samuel Blink tem 12 anos e está viajando de carro com os pais e sua irmãzinha Martha Blink para comemorar seu 10º aniversário, quando sofrem um grave acidente em que um tronco de uma árvore cai do caminhão que trafegava no viaduto acima da estrada em que percorriam e mata seus pais. 

Após o acidente, Martha não mais proferiu uma palavra sequer, respondia apenas sim e não com a cabeça e mantinha o olhar sempre distante, o rosto sem qualquer feição. Os dois irmãos se viram obrigados a ir morar com sua única parente viva e até então desconhecida, a Tia Eda, que vivia em um vilarejo distante na Noruega.

Não havia nada para fazer na casa da Tia Eda, não havia televisão, não havia vizinhos, apenas um cachorro da raça Elkhound que a Tia havia adotado após a "perda" do marido. Tio Henrik havia entrado na Floresta que circunda a casa deles e de lá não havia mais saído.

Dentre as muitas regras impostas pela Tia e a mais importante era NUNCA, JAMAIS entrar na Floresta. Aos sussurros a tia explicou a Samuel que havia uma lenda que envolvia a Floresta. Havia a crença de que alí viviam Trolls e muitas outras criaturas malignas que não permitiam que os seres humanos que ali entrassem, retornassem. E por isso a chamavam de Floresta Sombria.


Em um dia entediante, enquanto a tia retirava as roupas do varal e Martha olhava fixamente para fora da janela do quarto, Samuel resolveu transgredir uma das outras regras impostas pela tia, ir ao sótão. Lá Samuel encontrou várias quinquilharias e dentre elas, no fundo de um dos baús, um livro escrito pelo Professor Horatio Tanglewood que descreve todas as criaturas que vivem na floresta, suas maldades e pontos fracos.

É neste momento de distração de tia Eda e Samuel que Martha se sente atraída pela floresta e nela entra. Não havendo como impedir e não suportando a ideia de perder também sua irmã, Samuel não exita e também entra na floresta para resgatar Martha.

Lá Samuel vive várias aventuras, conhece todas as criaturas mágicas, passa por perigos, estreita laços e percebe o real significado de "lar".

Se ele sai da floresta? Se ele encontra Martha? Se lá ele encontra o tio Henrik e o que faz tia Eda enquanto isso tudo acontece você só vai descobrir lendo!!!

resenha


Há tempos eu não lia um infanto-juvenil tão atraente! Posso elencar vários motivos para você ler este livro definitivamente encantador, mas não posso dizer um para que você não leia! Claro que não foi o melhor livro do ano, mas decididamente ele faz diferença na minha estante!

O mundo criado por Matt Haig é muito redondo, bem escrito e encantador. Desde Harry Potter que não tive contato com criaturas mágicas e posso dizer que, muito embora não exista comparação pois Hogwarts e sua Floresta são meus queridinhos, A Floresta Sombria me ganhou!

A narrativa de Matt é muito interessante, não atingindo somente seu público alvo, mas também adultos. As metáforas e diálogos inteligentes trazem lições que vão além da fantasia. O glossário de criaturas e apresentação dos personagens logo no início do livro possibilita que entremos em contato com as criaturas que vivem na floresta e nos deixa ainda mais ansiosos para saber quando, em que situação e como Samuel e Martha irão lidar com com elas.

Em uma análise mais crítica, o livro trabalha o amor em todos os seus significados, a amizade, a confiança e as consequências de descumprir uma regra, bem como a importância de existirem limites às crianças. Refleti muito sobre como lidar com o perigo e que muitas vezes ao proibirmos nosso filho ou sobrinho de fazer determinada coisa, estamos apenas aguçando sua curiosidade e encaminhando-o diretamente à aquilo que queremos evitar.

O conteúdo psicológico incutido nesta aventura é intenso, alguém da área conseguiria fazer uma profunda análise do professor Horatio e identificar as inúmeras situações que levaram o professor a ser o "Transformador". Muito de seu passado justifica o mau caratismo de nosso antagonista. Ele é o reflexo de todo o mau que possa existir no mundo.

Conseguimos conhecer muitas criaturas mágicas, os Trolls - amei a família troll!!!, o Pixie da verdade que mesmo com toda sua crueldade nunca consegue mentir, os Huldres que nem sempre foram tão malvados, as Bruxas - a das sombras e a da neve, os Caloosh, entre outros.

A mensagem de fé com a passagem do coelho é absurdamente feliz e pra levar pra vida toda!

A história é literalmente fantástica, os personagens são agradáveis e nos envolvemos com eles e suas dores. Só não dei 5 estrelas pois achei que o livro demorou muito pra chegar na parte em que as crianças entraram na floresta (Não é spoiler, está na sinopse!!!). Isso só acontece na página 120. Calma, deixe-me explicar: o livro não enrola, sou eu que estou em um momento mais ansioso, vindo de histórias com um ritmo muito mais acelerado, só isso!!!

Ah, é inegável que a capa é linda e sua lombada dá um charme especial para a estante!

Bom, comprem, peçam de parceria, procurem no skoob, enfim, LEIAM!!!



Gostou? Então é claro que você tem a chance de ler essa delícia, basta participar, vamos lá???

a Rafflecopter giveaway

E quem ganhou foi:

Parabéns Manu!!!

Você tem 48 horas para enviar e-mail para chrysaudi@hotmail.com com seus dados para envio do prêmio!
Lembrando que o livro será enviado pela Editora segundo sua programação e prazo!!!

Beijos



49 comentários:

  1. Participando =D
    As florestas já exercem um fascínio sobre mim, imagino então que essa floresta sombria habitada por trolls e outros seres fantásticos irá me encantar!
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis,
      Acho que elas são misteriosas, são tão amplas que podem abrigar qualquer tipo de história. Muito bacana mesmo.
      Boa Sorte!

      Beijos

      Excluir
  2. Adoro os livros infanto juvenis que são de fantasia, pela sua resenha esse livro parece ser excelente.
    Fiquei super curiosa pra ler.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel,
      Embora esse livro seja infanto-juvenil, aborda questões bem complexas, basta você mergulhar na história e depois trazer os pontos para refletir aqui fora.

      Boa Sorte no sorteio

      Excluir
  3. Oi Chrys.
    Tem trolls nessa história?? Já me ganhou rsrsrs...quero saber mais sobre.
    Eu sou fã de fantasia, e não sei porque, mas acho, que o gênero se encaixam muito bem com as florestas, pra mim a literatura fantástica nasceu aí rsrsr.
    Dica anotada.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paty,
      Tem trolls sim... eu amei a família de trolls que tem um olho só para todos... muito engraçada, boazinha e acolhedora.

      Boa sorte no sorteio

      Excluir
  4. Esqueci de dizer: "Participando"...claro dessa promoção rsrsrs.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Ummm, você diz que é infanto-juvenil, mas me pareceu mais infantil com o "Como treinar seu Dragão", mas talvez seja só impressão, não é uma crítica pois adoro a série que citei. A história com suas devidas diferenças me lembrou muito o brasileiro "A Odisséia de Tibor Lobato" o que já é bastante positivo. Então é um livro único? Se for já está na minha lista!
    E sobre o sorteio: Participando!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cello,
      Então, podemos dizer que a ideia seja infantil, mas que o Autor utilizou metáforas e ensinamentos juvenis e adultos, entendeu?! rs
      Vou pesquisar sobre o livro que você citou pois não conheço.
      Leia sim. O livro tem continuação prevista, porém, não observei gancho para uma nova história, podendo, portanto, ser lido unicamente.
      Boa sorte no sorteio
      Beijos

      Excluir
  6. Que bom que você gostou tanto de um infanto-juvenil!! Confesso que me surpreendi com sua resenha principalmente quando você disse sobre o conteúdo psicológico intenso, difícil ver isso em infantos. Me interessei bastante, espero ganhar a promoção! Participando :D

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Patrícia,
      O que gosto muito de fazer e faço sem perceber é puxar pontos principais que podem ser trabalhados de fora do livro linkando com acontecimentos da história para exemplificar e ajudar a elaborar o pensamento.
      Confesso que alguns elementos foram muito bem trabalhados, portanto, indico realmente esta leitura. Não é nada impactante, mas deliciosa.
      Boa sorte no sorteio

      Excluir
  7. SEGUIDOR: WILLIAN

    A história parece ser bem interessante, bem amarrada, cativante, daquelas que mantem a atenção do leitor até o fim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jada,
      Percebi que a história foi muito bem estudada e não simplesmente despejada no papel.
      Tudo se fechou, fez sentido (diante das circunstâncias de fantasia, claro).
      Boa sorte no sorteio

      Excluir
  8. Acho o livro super fofo e adoraria participar então.......

    Participando !!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  9. Tá eu comentei só que queria participar , mas agora vou falar sobre a resenha ,
    parece ser uma história bem interessante, dois irmãos descobrindo o encanto de uma floresta no mínimo peculiar , me prenderia na leitura sem o mínimo esforço.
    Gosto de mistérios e fantasia , é exatamente meu tipo de livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana,
      A cumplicidade desses irmãos que fora da floresta brigavam demais e precisaram lutar lado a lado foi encantadora!
      Boa sorte no sorteio

      Excluir
  10. Haha, lendo a resenha lembrei da história Viagem ao Centro da Terra. Histórias fantásticas são minhas preferidas, minha paixão. E é legal ver a criatividade de cada autor quanto ele descreve um trol.
    Poxa, me encantei..

    Bye da Pah
    Livros Estrelas

    ResponderExcluir
  11. participando
    Só o título e a capa já me deixaram com vontade de ler!
    devo confessar que gosto bastante de livros infanto juvenil, e esse me chamou a atenção!
    infelizmente estou sem dinheiro para comprar e parceria que é bom... eu não tenho (ainda haha)
    só resta torcer para ganhar! haha beijos

    ResponderExcluir
  12. Muito bom essa resenha,fiquei curiosa ;D

    ResponderExcluir
  13. Amei sua resenha, não conhecia o livro, mas você me deixou muito curiosa!! Adoro livros infato-juvenis de fantasia, principalmente quando têm um texto inteligente como esse aparenta ter. Valeu pela dica e pela promo! Beijos, Mi

    www.recantodami.com

    ResponderExcluir
  14. Oi amiga! Eu adoro infanto-juvenil, desde que saiu este livro estou de olho nele, adorei saber mais sobre a história, espero me divertir muito nesta leitura.

    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
  15. Admito que se fosse pela capa, não compraria. Mas sua resenha me fez vê-lo com outros olhos agora! o/
    Irei participar da promoção, quem sabe não tenho sorte ;)

    Beeijão!
    http://literarioecultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Chrys sua resenha está fantástica, não conhecia nada desse livro mas fiquei morrendo de vontade de ler. Adoro fantasia e essa coisa infanto-juvenil me atrai rs. Eu amei a capa do livro mas não acho que ela transmita nada muito sombrio rs. Espero poder ler e entrar nesse mundo de trolls e serem mágicos.
    Participando.

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Esse foi um livro que fiquei e não fiquei querendo ler. As resenha me encheram, a curiosidade passou depois de ler resenha. Sei lá se algum dia vou ler, vale a pena mas não sei se tanto assim.

    ResponderExcluir
  18. Eu não gosto muito de ler infanto juvenis, eu sou meio traumatizada com esse genero. Sempre que leio um livro assim ele parece um filme de sessão da tarde, também nunca recebo indicações de livros nesse genero, por isso fico meio perdida na hora de escolher. Mas a sua resenha me deixou com a impressão de que esse livro não é "sessão da tarde". Ele parece ser legal e bastante profundo, do jeito que eu gosto. Também fiquei curiosa para saber qual lição é essa que você falou.

    ResponderExcluir
  19. Então , essa capa de bate pronto , não me chama muito atenção, mas adoro coisas que envolvam magia, mistérios e coisas novas. E com a Resenha então é um livro que vai pra minha listinha !!! Adorei a resenha, a forma que você extrai as coisas positivas do livro me enchem de emoção!!!

    Bjossss

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da forma de escrever essa resenha, sei lá, ficou bem exposta a história do livro mas sem spoiler, o que é muito importante.
    Enfim, adorei!

    ResponderExcluir
  21. Adorei o livro!
    Nunca havia visto falar dele, mas o enredo parece bem interessante, e parece que ele é um daqueles livros que vc larga só depois de terminar, incrivel! Adorei a conexão que um irmão tem pelo outro e adoraria descobrir porque essa regra foi imposta por isso eu estou participando da promo, ok?

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua resenha, acho que vou querer esse livro pra ler com meu filho! Minha tarefa tem sido tentar conquistá-lo com leituras interessantes... mas a tarefa está difícil!
    Acho que temos muita aventura e mistério aqui, uma boa tensão na trama. Lembrei dos meus livros da Coleão Vagalume, hahaha! Muito boa uma indicação gostosa assim de um infanto-juvenil que vale muito a pena!

    ResponderExcluir
  23. Esqueci de dizer que vou participar, sim. Quero que meu filho se aventure nessa leitura divertida!

    ResponderExcluir
  24. É uma leitura bem tranquila por sinal,fantasia,gênero teen eu gosto pois viver uma aventura numa floresta que esconde seres misticos,que somente na imaginação se achava que existiam.
    Bem legal agora resta ter sorte e ganhar o libvro para saber mais das aventuras de Samuel e Martha.

    ResponderExcluir
  25. Eu amo livros de fantasia!!!!
    Goste muito dessa resenha, não esperava uma história tão legal!!!
    Gostei muito do livro!!!!

    ResponderExcluir
  26. o livro parece muito bom, já li várias resenhas dele e acho cada uma melhor haha, quero muito ler!

    ResponderExcluir
  27. Participando!
    Nossa, adorei! Devia ter lido resenhas sobre esse livro bem antes, é a primeira que leio - ve se pode!! :@@ -
    Achei sensacional esse livro. Adoro isso de colocar algo proibido e no entanto essa 'regra' é quebrada e há essa busca do irmao pela irma dele, nossa, bem legal mesmo! A capa é super incrivel tambem e ainda sei que terão mais surpresas eita eita! Quero mt mt mt ler!

    ResponderExcluir
  28. Olá!!!

    Eu sou apaixonada por fantasia, bruxas, magia... Esta floresta sombria me cativou, quero muito ler! Ainda não conhecia este livro, vou fazer como indicou: adicionar no skoob, pedir em parceria, participar do sorteio... e se nada disso der certo, ah, vou ter de comprar. ahaha

    Beijos, boas leituras!

    Nadja Moreno - escrev-arte.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  29. Meu gênero preferido é fantasia, porque geralmente os autores criam mundos próprios, com seres, mitos e personagens únicos! Floresta Sombria é mais um desses livros que me conquistam apenas com a descrição do mundo em que a história se passa, que no caso é a Floresta!

    meufilmeviroulivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  30. Só pelo titulo já leria o livro, esse é o gênero preferido. Já li um livro da Matt Haig e gostei. Espero ler Floresta Sombria em Breve.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  31. Fiquei entusiasmada com sua resenha. Não conhecia esse livro,e foi através da resenha que passi a conhecer e gostar da premissa. Vou ver se consigo lê-lo e apreciá-lo como se deve. Beijos.

    ResponderExcluir
  32. adoro livros infanto-juvenil. Embora não tenha lido muitos ultimamente é bom ler para sair da rotina. O que me chamou a atenção primeiramente foi a capa... rsrsrs muitas vezes pego o livro para ler só pela capa, por sorte ainda não me decepcionei . Adorei a resenha, pois conheci um pouco mais do livro que até agora, não tinha ouvido falar.

    bjus

    http://kathlleenkristine.blogspot.com

    ResponderExcluir
  33. Participandooo!

    Como eu amo livros assim, me fazem querer voltar a minha infancia!! Espero em breve ter oportunidade de ler este

    Bjuss

    ResponderExcluir
  34. Estou com saudades de ler fantasias assim, mágicas e felizes. Fiquei muito interessado no livro e espero poder lê-lo em breve! :D

    ResponderExcluir
  35. SEGUIDORA: ANDRESSA NUNES

    Participando

    Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas a resenha me deu uma boa ideia sobre a história, que me pareceu ser bem interessante, coloquei na minhas lista.

    ResponderExcluir
  36. Gostei muito da tua resenha. Na primeira vez em que entrei aqui no site e comecei a ler, me pareceu que eu não ia gostar, não cheguei a terminar de ler. Eis que hoje me apareceu o link novamente no facebook e eu resolvi parar pra ler mesmo, e simplesmente fiquei cheia de vontade de ler. Algo na história me atraiu muito, não sei se a questão da fantasia, ou se foram os irmãos, mas fiquei muito curiosa pra saber o final, principalmente pela frase "Se ele sai da floresta? Se ele encontra Martha? Se lá ele encontra o tio Henrik e o que faz tia Eda enquanto isso tudo acontece você só vai descobrir lendo!!!" hahaha Agora estou participando da promoção! ^^

    ResponderExcluir
  37. Eu gosto muito e livros infanto-juvenis mas às vezes é difícil encontrar histórias que respeitam a inteligência dos leitores jovens e assim acabam conquistando adultos também. Eu ainda não tinha liddo nenhuma resenha sobre esse livro e embora eu já tivesse visto o livro eu ainda não tinha prestado muita atenção nele, então muito obrigada pela dica.

    ResponderExcluir
  38. Adoro livros com conteúdos psicológicos. E ainda misturado com criaturas mágicas que eu absolutamente amo, ai ai ai, não tem como não ler!
    E sem falar que eu amei a capa!

    ResponderExcluir
  39. Confesso que livros desse tipo não são meus favoritos,para falar a verdade já havia visto a capa e realmente não me atraiu muito, porem fiquei curiosa para ler pq 4 estrelas não pouca coisa, deve ser realmente bom. Nossa 120 será que consigo chegar ate la sem me cansar? Quem sabe eu ganho para descobrir.

    Participando !!!

    ResponderExcluir
  40. Só de falar que fica lindo na estante, já me conquistou. Rsrs
    Livros de fantasia, cheios de criaturas tipo trolls são bem o meu estilo.
    Estou ansiosa para ler!
    E vou participar do sorteio com certeza!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!