18 junho 2013

[RESENHA DUPLA] Bruxos e Bruxas- James Patterson e Gabrielle Charbonnet

James Patterson
Autor: James Patterson e Gabrielle Charbonnet
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 288
Skoob: http://www.skoob.com.br/livro/322336-bruxos-e-bruxas


Sinopse: No meio da noite, os irmãos Allgood, Whit e Wisty, foram arrancados de sua casa, acusados de bruxaria e jogados em uma prisão. Milhares de outros jovens como eles também foram sequestrados, acusados e presos. Outros tantos estão desaparecidos. O destino destes jovens é desconhecido, mas assim é o mundo sob o regime da Nova Ordem, um governo opressor que acredita que todos os menores de dezoito anos são naturalmente suspeitos de conspiração. E o pior ainda está por vir, porque O Único Que É O Único não poupará esforços para acabar com a vida e a liberdade, com os livros e a música, com a arte e a magia, nem para extirpar tudo que tenha a ver com a vida de um adolescente normal. Caberá aos irmãos, Whit e Wisty, lutar contra esta terrível realidade que não está nada longe de nós.

" - Ah, então tem coisa pior que ser sequestrado no meio da noite, levado para a prisão, condenado à morte em um julgamento ridículo e, então, ser trancafiado em um Hospital decrépito com dois sádicos? vai ficar pior?" Pág 72

Whit e Wisty Allgood são dois adolescentes que foram arrancados de sua casa e seus pais no meio da noite, pela Nova Ordem sob acusação de pratica de bruxarias. Até então os dois sequer desconfiavam do que eram capazes, até que em um acesso de raiva Wisty pega fogo, sem se queimar.

A Nova Ordem é um partido político que foi ganhando todas as eleições e tomando o poder.


Whit e Wisty foram levados a uma prisão lotada de outros adolescentes e crianças acusados de praticarem bruxaria; foram interrogados por seu colega de escola e cara de fuinha Byron Swain, simpatizante e membro da Nova Ordem; sentenciados à morte por enforcamento assim que completarem 18 anos; e transferidos à uma penitenciária "corta-magia" onde antigamente era um hospício, para esperarem a execução de suas sentenças e, para finalizar, seus pais estão sendo procurados.



"Fomos torturados em uma prisão "corta-magia". Então é possível que sejamos mais poderosos do que pensávamos". Pág 173


Opinião da Chrys:

Pára o mundo que eu quero descer!!! o que James Patterson pensa que fez???

Quando fiquei sabendo deste lançamento, fui pesquisar no goodreads e já não gostei do que vi, muita nota baixa. Fiquei encucada pois o autor não é um qualquer, mas o #divo James Patterson... o James do tão querido O Diário de Suzana para Nicolas não poderia ter perdido a mão de forma mais gritante quanto dessa vez!

Ah, mil desculpas aos fãs inveterados. O Autor é bom, mas sinceramente, duvido que tenha sido aquelas mãos que transformam pedra em ouro a escrever esta história infundada que não convence desde a primeira linha.

A ideia é o máximo e teria dado certo se todos os elementos dela não a fizesse perder a credibilidade. Espera, eu explico: Uma nova ordem tomou o País, está aprisionando todas as crianças e adolescentes, te forçando a confessar a prática de bruxaria, que até 5 minutos atrás você nem desconfiava, debaixo de chicotadas e você vai tirar sarro da cara do carrasco?? Fazer piadinha e desafiar quem está no poder e controlando sua água e comida?

Desculpa, mas não deu para engolir. Me senti numa versão literária de "Todo Mundo em Pânico" de algum livro de bruxaria ou sei lá o que, porque os personagens fazem e têm todos os poderes que para mim qualquer outro ser sobrenatural poderia ter, menos um bruxo.

Fica até complicado resenhar um livro que você não gostou, acho que até mais do que quando você ama. Quando você se obriga a espremer a história em busca de pontos positivos e passa mais de uma semana procurando elementos para falar de uma história, é porque definitivamente deixou a desejar! Eu esperava mais, MUITO mais!

O que leva até o fim da história é com certeza o fator James, você fica tão descrente que seja tudo isso, ou melhor nada daquilo, que se mantém firme até o final em busca de uma luz no fim do túnel. Aí chega o último capítulo, quando tudo estava melhorando e na tentativa de um gancho perfeito para o próximo volume o que você ganha é o golpe de misericórdia!

Os capítulos são curtíssimos, a leitura é rápida, a ideia é boa, mas não tem nada que te segure na história por mais alguns livros! Minha nota? Com muita generosidade:


Opinião da Sara:

É muito difícil fazer uma resenha negativa, ou ainda dar uma opinião, que é forte, para um autor tão bom, afinal, quem sou eu pra tentar criticar alguém. Mas não posso deixar que o nome seja mais forte que minha opinião, afinal quando aceitei resenhar meus livros preferidos,sabia que estava sujeita a tudo.

Esse livro foi uma grande decepção, não sei dizer se maior por ser um autor que eu admiro e faço coleção de livros, ou pelo marketing do lançamento que me fez acreditar que seria O LIVRO.

Acontece que, em nenhum momento, me parecia estar lendo James Patterson, na minha opinião, a co-autoria nesse livro é tão mais forte e tão visível que chega a ser até feio. Um autor desse porte , se gabaritar a isso.

A história tem até que um apelo bom, bruxos e bruxas, revoltas, mundos paralelos, tudo aquilo que a gente poderia amar. Mas não, não é assim. Os diálogos são tão surreais que beiram ao ridículo, situações tão inverossímeis, que dão raiva.

Não fiquei envolvida pela história em nenhum ponto, acho que nem os dois irmãos se envolveram, porque levaram a coisa tão na brincadeira, que era difícil acreditar que tudo aquilo estava mesmo acontecendo.

Acho que a decepção está equiparada à divulgação que foi feita deste livro.

E é claro que vou acabar lendo a série porque vou ficar extremamente curiosa pra saber o que aconteceu, mas é um livro que eu poderia ter vivido sem ler. Poderia ter empenhado o tempo de leitura em outro livro.

Acho que a ideia é boa mas ela passou superficial e foi pouco explorada, porque tinha sim um enredo, personagens, a ideia da Nova Ordem é até legal, mas perai, faltou, faltou alguma coisa, faltou algum ingrediente, faltou brilhantismo.

Na verdade, faltou James Patterson.

Também dou, com muito esforço:


Beijinhos

 

38 comentários:

  1. Que legal , adoro resenhas duplas , dá pra gente conhecer dois pontos de vistas da mesma leitura .
    E as duas deram nota 3 .
    Já li muitas resenhas desse livro , e em nenhuma eu me identifiquei , acho que a editora fez suspense demais o que deixou todo mundo ansiosa por muito mais do que o livro poderia oferecer , só acho *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tb acho Ana!
      Eu esperava um impacto maior, uma trama mais bem elaborada... poderia ter sido um livro de 800 páginas, porque tinha assunto pra isso, mas não foi bem aproveitado.

      Beijos

      Excluir
    2. Ana que bom que gostou da resenha dupla, a idéia foi da Chrys e eu gostei muito também.
      Dessa vez tivemos ponto de vista igual, espero que em outra oportunidade possamos divergir rs.

      Eu também acho que a trama foi muito mal aproveitada, ele deveria ter explorado mais as várias oportunidades que o livro deu !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  2. NOSSA!!!!
    Acho que assim como todo mundo eu também estava ansiosíssima pelo lançamento e pela estória. Jamais imaginei que o livro fosse assim tão ruim, acho que a Novo Conceito fez propaganda demais e deixou todos extramente ansiosos e com grandes expectativas da leitura.
    Só li O Diário de Suzana para Nicolas e o autor me conquistou. Sério, que pena que o livro não é bom.
    Me disseram que o James meio que só emprestou o nome dele para essa autora (que segundo o que ouvi também, é a mesma de Amada Imortal)para que tivesse maior repercussão, não sei até que ponto isso é verdade.
    Apesar de tudo adorei a resenha sincera de vocês, e também adorei o fato de ser uma resenha dupla.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice,

      Pois é, eu adoro James, e tenho vários livros dele, eu não consigo , ainda, acreditar no que eu li !!
      É muito melhor acreditar que ele só emprestou o nome. Prefiro que isso seja a verdade. !

      Espero que você nos conte a sua opinião !

      Que bom que gostou da resenha dupla!

      Bjs


      Sara

      Excluir
  3. é bem triste quando o livro não corresponde as nossas expectativas! Ainda mais depois do marketing enorme que a editora fez em cima dele...
    não li nenhuma resenha que tenha gostado bastante do livro... é triste, pois o autor é bem famoso e conceituado!
    uma pena
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vânia,
      Isso me levou a crer que o James apenas tenha atuado coadjuvantemente... EU ACHO, não posso afirmar nada, porque de longe parece a escrita dele!
      Passei a desconfiar de mkt grandioso.
      Beijos

      Excluir

    2. Pois é Vânia,

      Eu quero muito acreditar que o James seja só um coadjuvante nesse livro !

      Eu espero também poder continuar gostando das próximas obras dele !
      Um Beijo!!

      Sara

      Excluir
  4. Eu estou tentando ao máximo baixar as expectativas com o livro!!
    Eu amo a capa e a sinopse e apesar de não ter lido nada do autor, sei q ele é muito talentoso!!
    Apesar do livro não ter sido tão bom pra vc, ainda estou animada por ele!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Capa é lindo, o Kit é perfeito!
      Pena que isso não tenha sido o suficiente!

      Depois nos conte o que você achou !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  5. Achei muito interessante a opinião de vocês, gostei da sinceridade. Sempre achei que esse livro estava prometendo muito, por causa do excesso de propagandas e tal. Nunca tive muita vontade de ler ele e agora minha vontade só está diminuindo. Não conhecia James Petersson, mas parece que ele é um bom escritor :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina, não tem como não ser sincera!
      Eu não desencorajo ninguém a tirar as próprias conclusões, mas não dá pra disfarçar meu desapreço em ler este livro.
      Acho que quando se menciona Bruxaria, sempre se espera muita coisa e não precisa ser comparado à HP não...

      Beijos

      Excluir
    2. Oi Marina,

      Não deixe de ler James Patterson não , ele é muito bom autor!!!

      Quero muito acreditar que ele tenha sido apenas coadjuvante dessa história.

      Bjs

      Sara

      Excluir
  6. vcs estão ratificando o que já li por aí... nosso querido Patterson caminhando por uma estrada perigosa para o primeiro fracasso.
    Uns falaram que a história é bem adolescente. Não li e nem pretendo depois dessa chuva de chateações com o lançamento.
    Ruim quando isso acontece com um autor que a gente se acostumou a curtir, né?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Manu

      Ele não foi feliz ao aceitar essa parceria.
      Eu espero que os próximos lançamentos superem e muito esse !

      Mesmo sendo adolescente ela caminha um pouco para o ridículo, e eu amo Harry , e não deixa de ser adolescente ! O Livro é ruim mesmo.

      Uma pena realmente

      Excluir
  7. Mais uma me deixando pé atrás, eba ¬¬
    Sério, já sou uma droga com livros dele, as resenhas desse estão me deixando mega confusa. Começo a pensar que vai ser outra decepção =/
    Tinha gostado por ser outro tipo de história, é diferente das que li dele, mas se continuar assim, não saindo do "aturável" já vi que vai ser outro ruim :S

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma aventura infeliz...
      Acho que essa não é a praia dele, o suspense não combinou com a premissa!
      Lamentável!

      Beijos

      Excluir
    2. Cristiane

      Foi uma pena mesmo , e eu sou fã dele.

      Espero que os próximos lançamentos , superem esse!

      Bjs
      Sara

      Excluir
  8. Oi meninas.
    Nossa que resenha hein...confesso que eu esperava muito mais desse livro....acho que consequência de tanto marketing, acabei me deixando levar, criando expectativas demais.
    A proposta da história parece bem interessante, mas pelo visto fica só no 'parecer' mesmo.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pati

      Acho que depois do mkt ferrado , todo mundo esperava mais né?

      Uma pena !

      Bjs

      Excluir
  9. Oi meninas! Eu fiquei bem decepcionada com este livro, esperava uma história bem intensa, tal como vocês li outros livros do autor e gostei, nem consegui acreditar que fosse a mesma pessoa escrevendo. Vocês foram até boazinhas na classificação.
    Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cida !

      Eu li sua resenha , e ratificou tudo aquilo que achei !!!

      Perfeita como sempre!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  10. ja li outras resenhas sobre o livro e olha ta uma insatisfação generalizada então!esse é um dos poucos livros que não estou tão animada e ansiosa para ler, gostei da divulgação, achei bem inusitada. Acho que o genero não me agradou tanto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thaila, ta geral viu
      Eu ainda não consegui ver uma resenha positiva
      Uma pena realmente
      Bjs

      Sara

      Excluir
  11. Nossaaa gostei muito da resenha e amei a capa do livro... achei bem interessante o quote ahhh que quero ler, mas um para minha lista infindável rsrs... Adorei o blog, super lindo e amei a cor de fundo... Ù.Ù... convido a vocês para visitar o meu blog... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou , espero que possa tirar proveito da sua leitura!

      Que supere suas expectativas.

      Bj

      Sara

      Excluir
  12. Esse livro teve o maior auê em seu lançamento. Eu também esperava que ele fosse super bom, uma vez que seu autor é fera. Mas lendo sua resenha, fiquei muito decepcionada, mas mesmo assim, se tiver oportunidade, lerei e tirarei minhas próprias conclusões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maristela

      Também gostaria de saber sua opinião depois que ler!

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  13. Esse livro e interessante, li a resenha......achei legal a historia........

    ResponderExcluir
  14. Amei a resenha de vocês. Mas tô decepcionada com esse livro. Juro que pela propagando enorme que teve acabei adquirindo ele em e-book e em inglês (mesmo não sendo fluente, só por conta da ânsia) e me dei mal. As críticas estão sendo tão negativas, que diante do que eu esperava, me desanimei completamente. Eu espero ganhar um ânimo pra ler o livro. Muito me admira a ideia do mesmo já ter sido vendida para uma adaptação, ao menos foi o que li em um site.
    Concordo plenamente com vocês, acho que faltou James nele.

    Beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Susane ,

      Fiquei muito triste também , primeiro porque adoro James Patterson ,segundo porque minha expectativa estava láaaa em cima.

      E se é verdade que vai ser adaptado em filme, bom saber , pra eu passar bem longe!!!

      Bjs

      Sara

      Excluir
  15. Um livro que a galera gosta mais por curiosidade, mas que muitos não estão gostando, e isso realmente é uma pena gigante, pois fizeram tanta propaganda que eu achava que iria encontrar mais, espero pelo menos gostar um pouco. rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas


    1. Depois que ler , compartilhe conosco sua opinião !

      Bjs

      Sara

      Excluir
  16. Ai meu pai, vou ler o livro esse mês, baixando as expectativas aqui pra ver se a tarefa fica menos difícil =/
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  17. Primeira vez que eu vejo uma resenha dupla e nossa gostei bastante (: quanto ao livro, é a primeira crítica negativa que eu vejo dele, e isso é bom porque assim é possível ver os dois lados da moeda. Adoro livros que envolvam magia e estou louca pra ler esse, em partes também pela divulgação feita pela novo conceito. Fiquei triste pelo fato de estar tão ansiosa que para lê-lo e ver tantos pontos negativos nele, confesso que me decepcionei um pouco. Espero conseguir lê-lo em um futuro próximo e que também forme uma opinião, positiva ou negativa, sobre ele. Excelente resenha meninas, adorei o modelo de resenha dupla (:

    ResponderExcluir
  18. Ah eu não me conformo de o livro não ser bom... Tipo ele TINHA tudo pra ser O LIVRO como você disse. Eu tinha muitas expectativas sobre ele, mas agora elas quase não existem mais rs.
    mesmo assim ainda tenho uma pontinha de esperança de gostar pelo menos um pouquinho, quem sabe...

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!