05 junho 2013

[RESENHA] Bem Mais Perto - Susane Colasanti


Bem Mais Perto
Editora Novo Conceito
Editora Parceira



Scott Abrams é o amor da vida de Brooke. Mas ele ainda não sabe. Então, quando sua família se muda para a cidade de Nova York no verão, antes do terceiro ano, Brooke só tem uma escolha: seguir Scott. É a sua última chance de provar que eles pertecem um ao outro. Mas a cidade está cheia de surpresas para Brook. Desde que teve um trauma familiar, ela está isolada da sua família, dos seus amigos e até de si mesma. Agora, inspirada pela energia emocionante da cidade movimentada e criativa ao seu redor, Brooke começa a explorar seus talentos e se torna uma pessoa que nunca sonhou que seria. E então , o que ela vai fazer quando seu sonho de amor finalmente se realizar, mas ela quiser algo a mais?



Nesse livro somos apresentados á um universo que todos nós já vivemos, paixonite de adolescência, mudanças, último ano do colegial entre outras coisitas mais.
Brooke é uma adolescente , e mora com a mãe em uma cidade pequena  (meio que interior) e é apaixonada (há dois anos) por Scott. Acontece que Scoott não sabe disso. 

Brooke descobre então, que Scott está de mudança para Nova York e, resolve que vai ir atrás dele, pra poder mostrar que eles foram sim , feitos um pro outro. Como o pai de Brooke, mora em Nova York , ela resolve pedir pra ir morar com ele , faz 6 anos que ela não o  vê , desde a separação dos pais. Mas isso faz parte da mudança e pode ser um bom recomeço. 

Chegando na cidade , Brooke se encanta pelas novidades , pela escola nova e , acaba fazendo dois grandes amigos e ,  "claro" que vai morar no mesmo bairro  e estudar na mesma escola que Scott
A partir daí , ela consegue se aproximar do rapaz, consegue se fazer "enxergar" por ele e acaba rolando deles ficarem juntos.

Só que depois disso tudo, Brooke que é uma garota extremamente inteligente ( Seu QI é acima da média) , ela percebe que , ter um carinha pelo qual você acredita estar apaixonada não é tudo , e entra em um grande dilema do que fazer dai pra frente. 

 ♥♥♥

Não foi um dos melhores livros que li , é tudo muito previsível sabe? Eu sei que uma linha mais juvenil é algo que os adolescentes gostam , e que a leitura voltada para esse público tem que ser mais leve. 
Mas o livro é muiiiiiito previsível , cheio de clichês, você sabe o que vai acontecer no livro do começo ao fim. Até os diálogos são chatinhos

Esse livro me chamou a atenção pelo título , pela capa que é linda , acontece que além de ser previsível ele meio que subestima a nossa inteligência. Tudo bem eu sei que é livro, que é um mundo a parte, que tudo pode acontecer. Mas pô, Nova York é IMENSA, e ela consegue claro ir parar no mesmo bairro e na mesma escola que o Scoot?!?.

E ela é muito cheio de estratagemas sabe? e ai eu confesso que OK, essa parte do livro me convenceu , porque quem não passou mil vezes na frente da casa da pessoa que gostava na adolescência? quem não teve uma paixão que durou meses e só você sabia disso. E a gente acaba fazendo coisas bobinhas mesmo ! Fato

O livro também aborda uma coisa que eu acho legal, os efeitos que uma  separação causa em uma criança, ela acaba ressentida com o pai , por este ter abandonado a mãe, não tem uma relação legal com a mãe , porque essa ficou amarga depois da separação. E isso acaba fazendo com que ela não tenha um bom rendimento na escola e esteja sempre com um atrás pra fazer novas amizades.  

Brooke é uma menina muito inteligente, que vive se auto sabotando para não chamar a atenção, ou seja, está sempre na média para passar de ano. Mas lá fora é diferente , são as faculdades que escolhem os alunos, e ela percebe que tudo que fez ao longo dos anos , pode prejudica-la para ser aceita em uma boa faculdade . Com isso acaba tendo que correr atrás do prejuízo. 

Ela fica amiga da Sadie, e com essa aprende a levar a vida com um pouco mais de seriedade, pra amiga parar de pegar no pé dela, acaba dando monitoria para o John, um garoto incrível, que faz com que ela aprenda a ver a vida com outros olhos, que encare as situações de frente. Ele se mostra perdidamente apaixonado por ela , sem ser correspondido , porque claro , ela acha que o cara da vida dela é o Scoot.  Arggg ás vezes está ali , na nossa frente e não conseguimos enxergar. 

Ela acaba conseguindo  o que quer, atrair a atenção do Scoot, mas como toda paixonite  é claro que ele não é o  príncipe encantado. E é ai que entra mais cobrança , será que é isso mesmo que ela quer ? Valeu a pena ter mudado de vida radicalmente, abalado as amizades que tinha na sua cidade, vindo para um novo lugar atrás desse amor?

Acompanhamos as dúvidas, as incertezas e as descobertas dela em Nova York,  e aí sim a autora acertou em cheio, grandes descrições de parqueslanchonetes e curiosidades dessa cidade. A parte cultural está ótima

Porém, e com tristeza,  esse livro não ganhou meu coração, não me apaixonei pelas personagens, não me deixou com gostinho de quero mais e também não fiquei com saudade quando ele acabou.

Mas eu acredito que para uma faixa etária ali dos seus 12 , 14 anos ele seja mais indicado. Nessa idade estamos com quase todas as dúvidas da personagem e não levamos as coisas tão a sério né. 

Leiam o livro , e decidam se a Brooke pode ou não ganhar o coração de vocês. 




Beijos 



38 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Sara! Estou ansiosa para ler Bem Mais Perto! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu amo livros adolescentes e estou querendo ler esse.
    Mesmo sendo previsível, sou apaixonada por livros assim e gostei da resenha!
    Brooke foi muito corajosa em deixar tudo para ir atrás de quem ela amava....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaynara , depois me conta o que achou???
      Prometeeeeeee? rs rs

      Preciso de uma segunda opinião rs !!

      Bjos

      Sara

      Excluir
  3. 3 estrelas e meia ???? Só você mesmo hein Sara kkkkkk
    Gostei muito da resenha , e me interessei bastante pela leitura , é um livro como você disse para adolescentes , e acho que ainda não sai exatamente deste mundo , então acho que vou gostar da leitura....

    Beijos!!!
    Ana *_*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkkkkkk Ana eu fiz a Chrys fazer uma "meia estrela" fiquei com dó de dar 3 , porque o livro não é tãoooo ruim assim , rs ele é passável kkk

      Depois de ler me conta o que achou ta

      Bjs

      Excluir
  4. pelo que ja li da autora ela aposta me públicos mais juvenis e seus livros são mais leves e eu gosto desses livros pra quando leio algo muito pesado pra balancear

    Deixo aqui o link do meu cantinho que foi criado como uma forma de sair um pouco do estresse e me divertir, ainda estou apanhando e com muitas dúvidas, mas tudo é publicado com muito carinho! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thaila, não sabia disso , obrigado pela informação.

      Bjos

      Sara

      Excluir
  5. Oii Sarah, agora uma resenha sua de um livro que não é suspense nem policial. A resenha está ótima novamente mas o livro não parece ser muiiito bom. Confesso que quando soube do que era a estória fiquei interessada mas depois que descobri que é um livro raso a vontade fugiu. Também sou adolescente mas tenho cabeça suficiente para não sair por ai largando tudo por causa de um garoto, acho que isso é demais, e foi exatamente esse o ponto que vi muita gente comentando. Realmente a capa e o título são legais mas nenhuma resenha me fez ficar morrendo de vontade de lê-lo.

    Beijos, Greice.
    http://diariodaalvorada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu só Greice, vou tentar diversificar ao máximo as resenhas por aqui.

      Acho que é exatamente isso que você falou sabia, a história é boa , mas é tudo extremista "demais". Eu tenho por costume não ler resenha do livro que vou resenhar para não me sentir influenciada, mas depois sempre dou uma olhada e fiquei aliviada de não ter sido a unica a sentir isso do livro..

      Um beijo

      Sara

      Excluir
  6. Quando li a resenha achei maravilhoso a historia..........

    ResponderExcluir
  7. Pela sinopse esse livro já parece clichê e lendo sua resenha tive certeza disso!
    Apesar disso acho que ele seria uma boa leitura depois d eum livro tenso.

    ResponderExcluir
  8. Oi Sara, oi Chrys.
    Nada nesse livro me atraiu, começando pela capa, a premissa é muito morninha.
    Ele não está na listinha dos desejados, portanto acho que é um livro que vou deixar passar.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pati ,

      Olha pelo que eu ja li do seu blog acho realmente que você não gostariiiaaa tanto assim rs

      Bjos

      Excluir
  9. Otimo livro,quando li a resenha,me interessei muito,quero muito ganhar esse livro......

    ResponderExcluir
  10. Olá, Chrys, Sara!
    Bom, eu quase compro esse livro, mas vi muitas resenhas negativas e deixei de lado. Enfim, não me atraiu em nada. E pelo que você falou sobre ele ser previsível, eu odeio quando leio algum livro assim, odeio!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu.


      Eu deveria ter passado por ele também rs , masssss leitura é leitura né, tentei tirar o máximo de positivo dele,

      Beijo

      Excluir
  11. aaaaaawn que amor essa capa *-*
    mas infelizmente, nem a sinopse nem a resenha me chamaram a atenção :S
    odeio quando as histórias são previsíveis! Adoro quando tem aquela surpresa no final haha
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh essa capa é linda MESMO, foi a primeira coisa que me atraiu no livro.

      Agora surpresinha realmente não tem rs

      Bjos

      Excluir
  12. Mesmo não tendo gostado tanto do livro vc ainda deu uma nota até alta pra ele... rsrs
    Eu tbm acho a capa mt fofa, mas sua resenha me desempolgou de ler. Existem autores que conseguem escrever sobre adolescente, com o tema bem pertinente a idade, mas montando uma boa história, infelizmente parece não ser o caso de Bem mais perto, mesmo abordando também os temas complicados como a separação e as mudanças.
    Enfim, acho que fica no fim da minha lista de possiveis leituras... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, fiquei com dó de dar menos que 4. Porque a premissa é até que boa viu . Pena ser tão clichê. Mas eu indiquei para a minha filha, que está lendo, vamos ver o que ela vai achar né.

      Se por acaso ler , me diz o que achou

      Bjo

      Excluir
  13. Mesmo sendo amor de adolescente, a gente viaja nessas histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Verdade Tati

      Me relembrou algumas coisas da minha época viu
      Passar na frente da casa do menino principalmente rs

      Excluir
  14. Bem mais Perto não é muito bom mesmo! Gostei dos personagens secundários e aconteceu no outro livro da autora também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Poxa Helena, vou pesquisar sobre esse outro livro.

      Ainda bem que não foi uma impressão só minha
      Bjs

      Excluir
  15. Essa capa é linda! Sou adolescente mas não sei se teria coragem de mudar de cidade por causa de uma paixonite. Confesso que mesmo sendo bastante previsível como você disse, estou tentada a comprar (está 9.90 na saraiva!) Mesmo não sendo um livro muito bom, acho que vale a pena a leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é verdade Patrícia?
      Mudar de cidade, ir viver com o pai , enfim muitas mudanças.

      Leitura sempreeeee vale a pena né rs?

      E ai você pode tirar suas próprias conclusões né


      Bjs

      Excluir
  16. É o livro que eu gostei e odiei. Gostei do final, odiei até a metade. Menina burra e cega de amor, odeio ¬¬
    Sério, já ficava na cara que ela estava fazendo burrice em se mudar por um menino, pra casa do pai que nem tem um relacionamento e tal.. Mas até que valeu a pena, você via que ela ia crescendo com o livro. Só que meu amor e ódio ficou em bases iguais, Foi normal demais, sei lá =/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Cris

      Tem hora que dava vontade de dar um tapa nela !! kkkkk

      Fazer o que né, as vezes os personagens fazem isso com a gente!!

      Bejossss

      Excluir
  17. Eu tenho uma certa simpatia por este livro não sei porque, sei que é bem clichê, mas é um ótimo livro para ler quando vc acabou de terminar uma aventura ou um drama.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thais

      É gostosinho mesmo de ler, para intercalar um livro mais tenso

      Bjos

      Sara

      Excluir
  18. Tenho essa impressão desde o início: que o livro é bonzinho, mas talvez não seja mesmo pra mim. Depois dos 30, exigente com leituras, acho que vai ser maçante um livro adolescente carregadinho de clichês.
    Vejo como aspecto importante nessa leitura o conflito que vive a personagem, não só pela adolescência - que já carrega dramas pessoais - mas, principalmente, pela separação dos pais e como ela lidou com isso. Parece bem sofrida. Precisa amadurecer. Creio que ela vai, sim, se dar bem no final.

    ResponderExcluir
  19. Oi Manu, estou adorando seus comentários .

    Realmente acho que com o passar dos anos , vamos ficando mais exigentes com a leitura, daí eu não ter aceito bem esse livro !

    Mas temos que tirar coisas positivas sempre ( quase sempre) das leituras né !

    Bjos

    ResponderExcluir
  20. Bom.. Depois dessa resenha, me senti desestimulada pra leitura.
    Deve ser o tipo de romance previsível água com açúcar.
    Não sou fã do gênero.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Catherine ( que nome chique heim!

      É um romance mio água com açúcar mesmo, que até valeria a pena se você gostasse do gênero.

      Quem sabe um dia rs?

      Bjs

      Excluir
  21. Eu não tenho muita paciência pra ler essas ''paixonites de adolescência'' (mesmo ainda sendo uma rs. Mas pra passar o tempo não deve ser de todo mal... Enfim, não é um livro que eu compraria, mas se tivesse em mãos iria ler. (na verdade leio qualquer coisa que tiver em mãos né)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!