31 maio 2013

[RESENHA] O Futuro de nós dois - Jay Asher e Carolyn Mackler

O Futuro de nos dois
Parceria com a Editora Galera Record
Recebi o kit deste livro da Editora Galera e pirei!!! Só de olhar o cubo colorido e o CD da AOL, viajei no tempo e relembrei como era nossa vida sem internet... quanta coisa fazemos hoje que achávamos impossível acontecer um dia...

Em uma das minhas atualizações de histórico de leitura no SKOOB, fiz o seguinte comentário: um livro altamente reflexivo e agora explico para vocês o porquê:

A história do livro está ambientada na cidade de Lake Forest, no ano de 1996. Emma Nelson está no segundo ano do ensino médio e filha de pais separados. Como forma de diminuir esse sentimento o Pai de Emma deixou um carro quando estava indo embora da cidade com sua nova esposa e agora, um computador devido ao nascimento de sua irmãzinha Rachel.


O melhor amigo, desde sempre de Emma, é Josh Templeton, seu vizinho. Num dia em que a difícil decisão sobre qual protetor de telas escolher para seu computador, Josh bate à porta da casa de Emma levando a ela um CD-ROM da AOL para que a amiga possa acessar a internet.

Emma coloca o CD, instala o programa e, ao acessar a página da internet, entra em uma página desconhecida, com um logo azul e branco no canto esquerdo da tela, escrito FACEBOOK.


Passo o mouse pela tela, confusa com a profusão de imagens e palavras. Não faço a menor ideia do que tudo isso quer dizer: "Status" e "Solicitação de Amizade" e "Cutucar". Pág 17


Este site, desconhecido para Emma, apresenta em sua página inicial, o perfil de Emma Nelson Jones, que é casada com Jordan Jones Jr., que se formou em Lake Forest High School na turma de 1997 (dali a um ano), que gosta de seus filmes favoritos e de seus livros preferidos.

Com as rápidas mudanças das frases na página inicial e, percebendo que cada vez que Emma abre o facebook a página está no mesmo dia em que ela está, porém em dias da semana e anos diferentes, ela deduz que aquela Emma tão idêntica é ela daqui a 15 anos. A Emma do futuro não está feliz em seu casamento e está frustrada em sua profissão.


Ao contar e mostrar o site para Josh, que em seu perfil está casado com a garota mais bonita e popular da escola, Sydnei Mills e com ela teve 3 filhos e mora no bairro mais caro da cidade, o amigo acha que é uma pegadinha.

Ambos só acreditam que aquilo é real, ao ver no site uma foto tirada na época atual que ainda não tinha sido revelada. A partir daí, cada vez que entram no facebook, percebem que pequenas decisões tomadas no presente altera a realidade futura.

Sabendo disso, Emma decide mudar radicalmente seu futuro infeliz e resolve procurar seu futuro marido e fazer alguma coisa para que não se case com ele no futuro, enquanto que Josh, após levar um fora da amiga ao se declarar, decide defender seu brilhante futuro com Sydnei, nem que isso signifique impedir que Emma altere seu futuro.


********

Foi uma surpresa pra mim chegar em casa e receber esse kit lindo! A capa é linda, a letra tem um tamanho ótimo, os capítulos não são grandes e a narrativa intercala o ponto de vista de Emma e Josh. Achei a ideia maravilhosa e li o livro muito rapidamente, rindo muito, me imaginando diversas vezes no lugar de Emma, podendo saber e alterar o meu futuro.

É uma comédia romântica, com um tema super atual e que não podia ser diferente, me fez pensar muito!

Pensar na dependência que criamos do facebook, no uso que fazemos dele e no tempo que gastamos atualizando ele ao invés de viver.

Emma fica dependente das atualizações do facebook para saber se está feliz no futuro, visita a página dos amigos para saber que rumo tomou a vida de cada uma das pessoas que conhece e acaba vivendo de acordo com o que vê refletido no futuro.

Como separar ficção da realidade? Atualmente gastamos muito tempo na frente de uma ferramenta da internet, muitas vezes a utilizando para coisas boas (divulgação de blogs por exemplo) e muitas vezes para coisas ruins (fofocas e invejar a vida alheia).

O livro me fez pensar em algumas coisas importantes, como por exemplo, como saber se alguém está feliz através do facebook. Será que somos verdadeiros a ponto de demonstrar para tanta gente a catástrofe que nossas vidas  possa ter se tornado? Ao acessar a página de amigos, ao ver que as pessoas estão felizes ou estão tristes faz com que a nossa vida se torne melhor e mais produtiva? Porque essa necessidade de atualizar nossos status com cada passo que damos em nossos dias? Como utilizar essa ferramenta somente para o bem?

Ufa! Confesso que filosofei e tirei algumas conclusões bastante interessantes. Isso que é gostoso de algumas histórias, poder trazer alguma polêmica pro mundo real, de forma positiva!

Eu gostei do rumo que a história tomou e de como ela aconteceu gradativamente, mostrando vários caminhos no presente e no futuro de Emma e Josh. Gostei da questão levantada sobre as reverberações do futuro e me fez voltar ao passado, tanto relembrando em como era a vida sem internet e sem facebook e me imaginar tendo acesso à minha página de hoje, quanto por pensar no que seria de mim hoje se eu tivesse tomado algumas decisões diferentes!!!

Nossa, embora o livro seja leve, divertido e sagaz, me permitiu uma análise bastante profunda da vida e da tecnologia.

Ahhhhhhhhhh já ia me esquecendo: quem se lembra do filme De repente 30???? O livro segue mais ou menos a mesma linha. Eu amei ambos e super indico!!!

O final? Não foi completamente satisfatório pois não concordei com a explicação do porque Emma conseguiu acessar o facebook, mas isso não foi capaz de me fazer desgostar do livro, absolutamente!!!


Beijos

32 comentários:

  1. Parabéns pela resenha Chrysthie! Estou ansiosa para ler O Futuro de Nós Dois! Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Eu também fico lembrando quando olho para esse kit, não sei como eu sobrevivia sem o google rsrs
    Já vi vários comentários reclamando sobre o final, espero que isso não atrapalhe minha leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao é estranho pensar que não tinhamos uma necessidade que hoje parece essencial??? rsrsrsrs

      Beijos

      Excluir
  3. Oi Chrys,

    Esse é a primeira resenha sobre esse livro que eu leio e achei muito interessante.
    Confesso que só de ler o inicio da sua descrição sobre o o kit, também já viajei ao passado e relembrei a época em que os provedores de internet mandavam os cd-room para que pudessemos experimentar por 30 dias o serviço antes de fazer assinatura.
    A história parece ser bem instigante, fiquei curiosa em ler e saber os motivos de apenas Emma conseguir acessar "o facebook do futuro" e juro que imaginei que ela se casaria com o melhor amigo. Enfim, achei bem legal a temática do livro e agora é mais um q entra pra listinha do que eu quero comprar... rsrs
    Ah, e eu assisti De repente 30 e adorei o filme tbm... :-)

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Filme é o máximo e o livro bem interessante também...
      Depois me conta o que achou, ok?!

      Beijos

      Excluir
  4. Não imaginava que a história do livro era essa, ja pensou ligar seu computador e acessar sua pagina no futuro?? Seria maravilhoso e assustador. Eu amei o filme De repente 30 então tenho tudo pra amar esse livro. Eu também fico um pouco dependente das redes sociais em geral, facebook e twitter principalmente.
    O cd da AOL trouxe uma nostalgia, eu usei ele pra me conectar a primeira vez.
    Amei a resenha, eu não tinha vontade de ler esse livro até lê-la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, sinceramente eu não sei o que faria nessa situação, mas acho que faria um pouco do que Emma fez e desejaria alterar o futuro se não gostasse dele!

      Beijos

      Excluir
  5. Oi Chrys....

    Já li várias resenhas sobre esse livro , e nenhuma me chamou realmente a atenção se fosse para mim comprá-lo talvez ficaria bem lá em baixo da minha lista , mas valeu a resenha , está muito boa...

    Beijão....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma comédia romântica, realmente não tem mistério, não tem aventura e são despretensiosos como os filmes, mas bem gostoso!

      Beijos

      Excluir
  6. Segue mais ou menos aquele filme? Nossa, essa foi novidade. E se tem mais ou menos aquele jeito já que vou amar eternamente se ler! Já adorei a história! Tinha visto umas resenhas meio pra baixo dele...mas ainda assim gostei, a história parece ser mesmo boa!

    ResponderExcluir
  7. Que fantástico! Nunca ouvi falar no livro. Tenho certeza que vou gostar, e muito. Creio que seja um daqueles que nos faça desejar poder fazer o mesmo que acontece no livro. Falo, pois senti isso apenas por ler a resenha. Nos traz uma boa mensagem. O kit é lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai que bom saber disso Jarles.
      Espero que quando ler também goste da história

      Beijos

      Excluir
  8. Vi que esse livro está bem em alta ultimamente as nem procurei saber muio sobre ele e nem sei porque. Chrys sua resenha super me conquistou e fiquei muito curiosa para ler. Nunca imaginei que esse livro pudesse trazer alguma reflexão, achei que fosse só mais um "romancezinho" e pronto. O Kit também é muito lindo. Quero ler.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está na boca do povo eu diria! E é porque é bem bacana!

      Beijos

      Excluir
  9. Essa foi a primeira resenha que li do livro e estava muito animada pois achei a capa bem legal e estava muito interessada nesse livro!! Se antes eu acha que iria gostar da leitura, depois de ler a resenha tenho certeza!!

    ResponderExcluir
  10. Parece mesmo um livro muito reflexivo e interessante. Fiquei com uma super vontade de saber o que vai acontecer, será que ela acaba casando com seu amigo, futuro bem sucedido Josh? Aiai agora quero saber!

    Se eu estivesse no lugar da Emma, ia passar por uma dificuldade enorme, quase não posto nada no facebook. Como ia saber se tive um bom futuro ou não? hahahaha
    Vou deixar na minha lista de leitura, gostei mesmo do livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As reflexões a gente pode ter de todas as histórias, basta saber tirar o que elas tem de melhor!

      Beijos

      Excluir
  11. Gostei muito da resenha!!! Estou ainda mais curiosa pelo livro!!!
    Se eu estivesse no lugar da Emma ia ficar sem saber nada, pq não posto nada pessoal no face, tirando raríssimas fotos. Não gosto de saber q os meus pensamentos e sentimentos estariam ali expostos para qualquer um.
    Espero conseguir logo o livro!!!

    ResponderExcluir
  12. Nossa! Não imaginava que esse livro pudesse ser tão bom e tão reflexivo. Amei sua resenha e fiquei com uma mega vontade de lê-lo agora mesmo! Realmente nos tornamos dependentes da tecnologia... com certeza o livro me fará (re)pensar muitas coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Temos que tirar histórias e lições boas de cada livro. Esta é a sua real função além de divertir!
      Leia sim!

      Beijos

      Excluir
  13. Achei bem legal o kit. Estou com vontade de ler o livro pois gostei bastante da capa e a história também me agradou.
    Gostei da resenha, em breve espero ler ele também.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Arte e o kit foram muito bem feitos pela Galera Record.
      Mas além disso, a história ajuda, li em duas noites!

      Beijos

      Excluir
  14. Estou super ansiosa para ler esse livro, meu deus! É cada resenha mais maravilhosa que a outra, assim não dá pra resistir muito rs
    Essa coisa toda de início de tecnologia é mt estranha né? Como podíamos viver sem internet. Eu fico relembrando minha vida sem celular, na adolescência... cara. É muito nostálgico.

    Bjs,
    Kel
    www.itcultura.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kel,
      Esse livro é bem gostosinho, vc com toda sua experiencia vai ler em pouco tempo. Sinceramente espero que goste... Está na mesma "vibe" de A Probabilidade Estatística do amor à primeira vista e Amor contra o tempo"

      Beijos

      Excluir
  15. Oie!!
    Que resenha gostosa, bom eu também sou do tempo da AOL, quando vinha um cdzinho, e ai a gente sempre ficava descolando outros Cds pra ganhar mais um mês de acesso !

    Gostei da resenha, e essa coisa de misturar a realidade com um pouco de ficção é bem legal também !
    Deve ser uma delicia de ler e rapidinho né?

    Um Beijo
    Sara

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, você leria em algumas horas pois os capítulos são curtos e como é uma história adolescente, tem bastante aventura e confusão amorosa... rsrsrsrs

      Quando quiser está à disposição.

      Beijos

      Excluir
  16. Nossa Chrys, 1996 foi um ano e tanto pra mim!
    Adoro comédias românticas, acho que irei amar esse livro, ainda mais porque além do entretenimento há todo esse questionamento que você abordou tão bem.
    Às vezes alguns autores utilizam de um único elemento fantástico na trama (nesse caso o Facebook) para desenvolver sua história, e esse elemento fica sem explicação mesmo, isso também aconteceu no livro "O Livro do Amanhã", onde as propriedades do diário não são explicadas, mas a história em si é tão rica que esse aspecto não atrapalha mesmo.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  17. De uma certa forma, nos proporciona uma certa nostalgia e saudade de momentos passados... Um livro que, com certeza, é legal de ser lido.

    ResponderExcluir
  18. Uma das decepções da minha vida é nuca ter tido um cubo mágico.
    Eu amo De repente 30 já assisti umas vinte vezes, você comparar o livro com o filme, me deixou com ainda mais vontade de ler.
    Que pena que a explicação de como ela conseguiu acessar o facebook não foi satisfatória, é o que eu estou mais curiosa pra saber.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!