Esta história é uma ficção, entretanto, a história de contos de fadas que muitas garotas gostariam de viver, inclusive eu!
Estou muito, mas muito contente em resenhar outra excelente leitura para vocês.
Quem não leu, corra pra comprar ou pedir emprestado ou trocar no skoob porque é um dos melhores livros que li no ano!
A Seguinte é o selo jovem da Editora Cia das Letras e começou com os dois pés direitos com a publicação da trilogia distópica da autora Kiera Cass em 2012. A Seleção é o primeiro volume da trilogia e teve uma diagramação cuidadosa e extremamente linda!
A história se passa em um futuro distante, após a 4ª guerra mundial em um novo país que fora construído a partir da queda de algumas potências mundiais (No caso, EUA) dando origem a Illéa, um país monarca com a sociedade dividida em castas de 1 a 8, de acordo com a condição financeira e atividade desenvolvida.
A Seleção é o maior evento acontecido na nação e que oportuniza a todas as jovens que tenham entre 16 e 20 anos a se candidatarem ao casamento com o príncipe Maxon. É uma forma de reality show para a escolha da futura esposa do Príncipe de Illéa. É a chance única de todas as plebeias em viver no palácio, usar belas jóias e caros vestidos e ainda, conquistar o herdeiro do trono.
Todas as jovens sonham com isso, menos America Singer, uma garota da casta 5 (castas dos artistas) que não tem grandes aspirações financeiras como o restante da população de casta abaixo de 4. America recebeu a carta que indicava que se fosse sua vontade poderia se inscrever para o concurso, porém, ela tinha outros planos.
América vivia um amor escondido com Aspen, um garoto da casta 6 (casta dos serviçais), seus encontros eram ilegais e se fossem pegos poderiam ser presos ou até mesmo penalizados com sentença de morte, mas eles preferiam se arriscar a abrir mão daquele amor tórrido.
A irmã de América, May, estava agitadíssima com a possibilidade desta ir ao castelo e possivelmente se casar com o herdeiro do trono de Illéa, já sua mãe, além dos mesmos motivos, ainda pensava que sua participação os faria subir de casta e com isso passarem menos dificuldades, uma vez que ela e seu marido estavam ficando velhos e cansados para trabalhar tanto.
Uma bela noite, Aspen pede a America que participe do concurso para que ele se sinta menos culpado por não poder dar a ela uma vida de regalias e a faz prometer que vai ao menos se inscrever, ao passo que sua mãe a compra dizendo que se ela se inscrever e permanecer por algum tempo, ela poderá trabalhar e pegar metade do seu salário para gastar consigo. Nestas condições, America se inscreve, com a certeza de que não passará nem na primeira seletiva.
Inesperadamente Aspen em um momento de egoísmo termina com América e com o intuito de esquecer o coração dilacerado e o sofrimento calado que está passando, ela decide ir ao castelo e participar da Seleção, muito embora acredite que não seja a escolhida, a estadia poderia ao menos lhe render algum dinheiro para o conforto de sua família.
Muito antes do previsto, em uma situação inusitada America conhece o príncipe e acaba sendo extremamente grossa com ele, chamando o castelo de jaula e o príncipe de "baixo". America cai em si e percebe o que acabara de fazer, desta forma antes que seja enviada para casa por sua falta de educação e impeça sua família de receber os pagamentos por sua participação, ela pede desculpas e propõe um acordo para o príncipe: ela promete ser sua amiga e confidente se ele a deixar permanecer na seleção pelo máximo de tempo possível.
America se depara com a verdade de um príncipe bondoso, charmoso, inteligente e nada baixo e mesquinho como ela pensava, e também com um príncipe que, muito embora tenha apenas 19 anos, precisa ser maduro o suficiente para tomar decisões pela vida e segurança dos cidadãos de um País inteiro.
A Amizade dos dois cresce mais a cada dia, Maxon faz revelações e confissões que só poderia fazer à sua futura esposa e essa cumplicidade faz com que America se dê conta de que talvez o futuro que ela ansiava antes não é mais suficiente.
********
Decididamente se não é o melhor livro que li no ano está nos 3 primeiros lugares. Apesar de muitas pessoas a compararem com Jogos Vorazes, acredito que a semelhança será mera coincidência.
O livro é uma distopia leve, onde os pontos que criam maiores polêmicas são tratados de forma tão sutil que passa quase desapercebido. Se você se mantiver com os olhos e pensamento tão somente no romance e na fantasia, pode se perder e achar que a história se passa em um tempo diferente, no passado ao invés de em um futuro bem distante mas não menos possível.
A história é linda, "manjada" mas linda, a protagonista é forte, corajosa e cômica, fazendo com que eu e Maxon rissemos em muitas ocasiões. Sim, porque a autora conseguiu me teletransportar para a história e eu realmente estava ali. Eu comia pensando em America e Maxon, dormia e acordava pensando neles e não consegui fazer mais nada antes de acabar, em 2 dias com o livro. E ele acabou lindamente (suspiro).
Estou órfã, devorei "O Príncipe" (conto intermediário entre os dois primeiros livros) em apenas uma hora e ainda assim eu não estava satisfeita, continuava sedenta e suspirando por America e Maxon e perdoem-me, torcendo pelo sumiço de Aspen.
A parte distópica me fez pensar muito e achei ousado da parte de Kiera entender que após uma 3ª e 4ª guerras mundiais o planeta voltaria a ter sociedades monárquicas. Em achar inclusive que a desigualdade social jamais desaparecerá, contudo. Embora improvável, a história não destoou e me convenceu.
O final? Ah o final das trilogias... não acabou do nada, podem ficar tranquilos, mas sinceramente não esperem ler apenas o primeiro, porque o final é tão, mas tão magistralmente inesperado que você desejará já ter A Elite em suas mãos!!!
Um conselho, quem ainda não tem compre os dois de uma só vez para não sofrerem o que estou sofrendo neste exato minuto, com dor no estômago imaginando o que acontecerá com o triangulo amoroso enquanto estamos aqui, escrevendo e lendo esta resenha...
Beijos
Nossa, parece ser uma leitura interessante. Não acho que vou gostar, mas quem sabe se um dia tiver a oportunidade ler. Bela resenha!
ResponderExcluirAbraços!
Da maneira que você descreveu ai que eu fiquei mesmo curiosa, eu acredito mesmo que seja uma distopia leve, mas muuuito boa. Apesar do triângulo amoroso (não curto) eu espero simpatizar com essa trilogia.
ResponderExcluirAmei sua resenha, mas fiquei furiosa com o final "Um conselho, quem ainda não tem compre os dois de uma só vez para não sofrerem o que estou sofrendo neste exato minuto, com dor no estômago imaginando o que acontecerá com o triangulo amoroso enquanto estamos aqui, escrevendo e lendo esta resenha..." kkkkkkkkkkk
Amo!
ResponderExcluirAcabei de ler A Elite ontem!
Que bom que gostou do livro!
Beijinhos
Rizia - Livroterapias
Livroterapias
Que bom que você gostou muito do livro, ganhei ele em um top comentarista e até hoje não comecei a ler. Mas sempre ouvi falar bem dele e sua resenha não é a única que o elogiou assim, não vejo a hora de terminar o que estou lendo e começar esse *-*
ResponderExcluirEu terminei de ler A seleção e A elite ontem e também estou me sentindo orfã. Não consegui baixar O príncipe, quero muito ler. Eu fiquei com raiva da América em muitas partes, e achei que demorou um pouco para rolar química entre ela e o Maxon, mas estou torcendo por ele. Quanto a parte distópica, achei interessante seu ponto de vista, mas achei fraquinho no livro.
ResponderExcluirBjs
O q me atraiu em primeiro lugar, foi a capa que é linda. Vi excelentes comentários sobre o livro, e a dispotia está super em alta, então estou bem curiosa pelo livro. Todas falam q esse príncipe Maxon é o máximo, super perfeito! Vou seguir sua recomendação e esperar ter os dois porque não aguento ficar ansiosa assim, é um tormento! Amei a resenha me deixou ainda mais curiosa pelo livro.
ResponderExcluirEu quero muito ler essa série, mas estou com medo de ficar sofrendo esperando a sequencia, então penso seriamente em esperar até o ultimo sair para ler.
ResponderExcluirAdorei a resenha , pela capa sem ler nem a sinopse eu comprei os dois , e agora lendo a resenha me arrependi um pouco (porque vou sofrer esperando a continuação kkk) .
ResponderExcluirBom lendo a sinopse lembra muito mesmo jogos vorazes né , a divisão de castas , embora em JV todos eram pobres , uma "monarquia" , a competição etc , mas lendo sua resenha me pareceu tão leve ......anciosa pra ler...Um beijo!!!
Bem que parece um livro voltado para o público feminino, mas eu confesso que fiquei super interessado. Se você não tivesse mencionado que o livro se passa num futuro, eu iria imaginar algo beeeem no passado. Castelos, príncipes, monarquia... Não dá muito a impressão de um tempo pós 4ª guerra mundial. Estou admirado com o quão curioso fiquei.
ResponderExcluirSe o livro não conquista pela estória, conquista pela capa!
ResponderExcluirEstou me sentindo deslocada nesse mundo, todo mundo lendo A Seleção. Adorei a resenha e estou ansiosa para ler mas vou fazer o que você disse, ter os 2 em mãos para dai ler.
Realmente não dá a perceber que essa seja uma estória futurística, nunca imaginei que o mundo pudesse voltar aos reinos e monarquias.
Beijos, Greice.
Eu quero muitooooooo esse livro
ResponderExcluirestá na minha lista de compras
a capa é linda e eu amo contos de fada.
Muito bom esse livro não é? Eu quero o meu também!
ResponderExcluirAdorei tudo nesse livro e já estou querendo ler todos. Mas pelo jeito acho que só vou ler quando lançar o terceiro, pegar tudo de uma vez... não aguento esperar pelos próximos!
Nossa, uma resenha 5 estrelas.
ResponderExcluirEsse livro só tem arrancado comentários desse nível.
A começar da capa... Ela é simplesmente MARAVILHOSA, mas de cara, sem ler a sinopse, eu acharia que era um livro com um romance histórico.
A história parece ser incrível, ainda não li o livro, mas a única coisa que a meu ver poderia ser comparada com Jogos Vorazes, é a questão da divisão em castas, o que em JV seriam os distritos.
Achei interessante, a proposta de America, e o desfecho de se tornarem confidentes. Já estava curiosa pra ler, mas depois dessa resenha, fiquei ainda mais. E seguindo a sua sugestão, vou ver se já compro todos de uma vez, pra ler tudo em sequencia... rsrs
Bjok
Quando o livro é bom dá gosto em resenhar, né? Eu escrevo muito e dá vontade de contar a história toda.
ResponderExcluirEsse livro me falta na estante, mas em breve eu lerei.
;)
http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/
Eu estou louca para ler esse livro, ele parece ser muito bom!! Já li várias resenhas dele e minha vontade de lê-lo só aumenta, e ele ter recebido 5 estrelas só ajuda!!
ResponderExcluirAi Deus.... Não sei nem por onde começo! auhsauhsa Comprei esse livro na cara e na coragem, nem tinha lido a sinopse, fui na intuição e num comentário que uma colega fez e compri! SENHOR! Eu não me arrependo nem um pouco, é um dos meus livros favoritos e a história da Meri me fez transbordar de emoções!
ResponderExcluirÉ uma história clássica e como em muitas resenhas que li vem falando bem do livro.
ResponderExcluirA capa é belissima, nada a desejar, com certeza ele já está na minha lista.
É maravilhoso quando lemos um livro e ele nos arranca suspiros,tenho certeza q esse fara isso.
bjos
http://leituradeouro.blogspot.com.br/
Estou doida para ler essa série e acredite, essa é a primeira resenha que leio sobre o livro "A Seleção", eu sabia um pouco da história e logo me apaixonei, então evitava ler resenhas sobre ele para não saber muito e poder descobrir tudo durante a leitura. Mas infelizmente ainda não pude comprar o livro,ou melhor, agora tenho que comprar logo a trilogia né rs, então me aventurei em ler a resenha e não me arrependi, gostei d+ da resenha, não expôs muito da história, só o suficiente para deixar com um gostinho de quero mais e com vontade de ter logo esse livro em mãos rs.
ResponderExcluirLi o livro, mas não gostei muito. A estória é legal, porém a protagonista é bem chata. Contudo é um bom livro.
ResponderExcluirO livro parece ser ótimo, já li várias resenhas e fiquei bastante interessada em ler!
ResponderExcluirQuando peguei o livro para ler, pensei que não fosse gostar muito. Mas a estória me surpreendeu e eu adorei. Espero que America saiba o que vai fazer na sequência, pois eu no lugar dela não saberia.
ResponderExcluirBjs, Rose.
Excelente resenha, amo esse livro!
ResponderExcluirLendo sua resenha fiquei ainda mais curiosa para ler e saber o final do triangulo amoroso...mas vou ter que esperar um pouquinho...
ResponderExcluirNossa amo muito esta série sou Team Maxonsou Amexon rsrrsr
ResponderExcluirNunca li uma resenha negativa sobre esse livro, isso deve ser uma coisa boa! haha
ResponderExcluirLouca pra começar a ler! Amei a resenha, beijocas!
Ainda não li ta ta minha lista de livros, depois dessa resenha ansiosa mais ainda..
ResponderExcluiradoreii, sucesso...
Eu preciso ler urgentemente esse livro!! Todos falam bem e eu amo distopias então eu com certeza irei amar esse livro *-* Claro que comparam com a trilogia de Jogos Vorazes, ambos tem como cenário um mundo do futuro e uma sociedade dividida, mas livros com esse fundo tem tudo para serem ótimos! Sua resenha está simplesmente divina! Muito bem explicada, mas sem pisar na bola e dizer algum spoiler rs Parabéns!
ResponderExcluirBeijos!
Bia, colaboradora do Blog Fluffy
As pessoas sempre gosta desse livro, nunca ouço falar mal dele :)
ResponderExcluirJa li o livro me apaixonei ... o modo como a Kiera Cass escreve é surpreendente
ResponderExcluirMinha filha ja leu o livro e adorou !!!!
ResponderExcluirminha filha já leu o livro e adorou!!!
ResponderExcluirNão é por nada não, mas é melhor que contos de fadas, gostei do livro desde a capa, amei muito Maxon o prinicpe é claro, não gostei da America, chata e indecisa e de Aspen é frouxo mesmo, covarde.. A autora Kiera está de Parabéns...a coleção da seleção está fazendo muito sucesso...Não vou falar da comparação de Jogos Vorazes e Seleção, porque ainda não li nenhum, mais as duas series é tudo de bom bom bom...
ResponderExcluir:D
Todos falam muito bem desse livro e da trilogia toda então eu estou super curiosa para conhecer o trabalho da Kiera Cass, ainda não li A Seleção por falta de oportunidade mesmo, por mim já teria lido a muito tempo, vou ver se consigo emprestado rs
ResponderExcluirÓtima resenha.
Beiios
http://the-universe-of-books.blogspot.com.br
Demorei um pouco pra ler o livro, mas quando resolvi ler adorei, gostei muito da resenha.
ResponderExcluirEu estou querendo ler esse livro a muito tempo, mas ainda não pude.
ResponderExcluirDepois dessa resenha to apaixonada
ResponderExcluirEsse livro parece ser muito interessante, nunca vi uma história nem um pouco parecida como essa. A autora teve uma sacada muito inteligente, essa coisa de reality show atrai as pessoas. Eu já possuo o primeiro livro e não vejo a hora de ler e descobrir o que vai acontecer com esse triângulo amoroso e como America vai enfrentar essas situações!
Bjs
é muito, mas muito divo mesmo, amo demais
ResponderExcluirDesde o lançamento desse livros que tenho vontade de lê-lo. Me amarro em distopias, seja ela de qualquer estilo. Fico feliz em saber que essa leitura te agradou tanto assim. A única coisa ruim é essa espera pelas continuações. E é por isso que só começo a ler quando tenho todos os volumes em mãos.
ResponderExcluir@_Dom_Dom
Faz muito tempo que li A Seleção e de cara me apaixonei, comecei lendo de uma amiga e não aguentei esperar e li em ebook mesmo. Eu só tenho a dizer que é uma distopia incrível, e que eu me apaixonei perdidamente pelo Maxon, sou #TeamMaxonForever!
ResponderExcluirEsta é uma das séries que mais me conquistaram. A America é fofa e decidida. Gosto disso numa personagem. Nada de frágil e perdida e sim forte. Amei ler este primeiro livro. Beijos.
ResponderExcluirCHRYS!
ResponderExcluirAiiiiiii... Já estou aqui suspirando!!!
Amo ficção distópica porque sempre cria um mundo um tanto diferenciado do que vivemos e ao mesmo tempo, questiona as formas de governo parecidos com as que temos em nossa realidade.
E, além de distopia, um amor inesperado e um final inesperado, só posso delirar e correr atrás do livro, ou como aconselhou, dos dois livros para não causar ansiedade.
Amei sua resenha super detalha, até suspirei...
cheirinhos
Rudy
Puxa, já faz um bom tempo que li esse livro mas não consegui dar prosseguimento de leitura na série. Vou precisar ler novamente para ler a série toda. Gostei muito da resenha.
ResponderExcluirEu já li e amei este livro!! É realmente uma leitura muiiittooo agradável! Que venham os próximos!!
ResponderExcluirNão conhecia. Tenho vontade de ler os livros que estão sendo lançados agora porque estou bem por fora, mas estou vendo que há bastante distopias por aí... O que achei interessante é a coisa das castas "imitarem" classes sociais: artistas, trabalhadores, etc, também me parece que o número faz um paralelo com as casas astrológicas, o que achei bem legal!
ResponderExcluirEu já li e ameeeeeei , mas não tenho os livros li todos eles pela net , estou louca pra ganhar os livros : ) <3
ResponderExcluirUma das melhores trilogias existente!!!!
ResponderExcluirResenha muito boa, abordando pontos relevantes do livro, nos dando uma boa noção sobre o conteúdo.
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler este livro também e sua resenha me deixou com mais vontade ainda. Gosto muito de distopias e esta criada pela autora pareceu ser muito original e diferente de tudo que já li, já que é como um reality show de princesas. Fiquei curiosa para acompanhar o desenrolar da estória, espero ler o quanto antes! rs
ResponderExcluirbeijos
eu sou simplesmente louco para ler essa serie, eu to até com medo de ir com muita expectativa e acabar não gostando (igual com uns livros que não vou citar para não me matarem por ai...) e a cada resenha, a cada opinião positiva dessa serie me deixa mais ansiosa e esperançosa
ResponderExcluir