13 maio 2013

[RESENHA] O Cirurgião - Tess Geritsen






Catherine Cordell é uma cirurgiã cardíaca, cuja auto-estima não consegue afastar medos e demônios pessoais que a perseguem há algum tempo. Anos atrás, na Geórgia, Catherine foi a única sobrevivente da obsessão de um serial killer cruel e impiedoso. Apenas a certeza de que ele está morto permite que suas noites de sono sejam tranqüilas em seu novo lar, na cidade de Boston. Contudo, quando três mulheres aparecem mortas e os métodos usados pelo assassino conferem com o ataque sofrido pela médica no passado, ela parece ser a única pessoa capaz de identificá-lo. 

Tenho uma história pra contar de como cheguei a esse livro.

Um dia , eu estava com vontade de ler alguma coisa nova, embora eu ainda tivesse uns 3 livros lacrados na estante , sei lá, não ia com  a cara deles, então fiz um comentário no Facebook.

“ Me empreste o seu livro preferido , que eu te empresto o meu "

E ai , alguns comentários surgiram , um deles da Chrys , dizia, - O meu preferido já é o seu , Jogos Vorazes, mas eu tenho alguns e posso te emprestar.

Ela então me deu algumas sugestões e eu disse  - Faz assim , escolhe um , surpreenda-me.
Uns dois dias depois ela chegou com o Livro, e Meu DEUS , foi um presente.

Eu acho válido e super legal quando alguém nos indica algo para ler, primeiro porque saímos um pouco da zona de conforto sabe? Claro que só vamos comprar aquilo que de bate pronto nos identifique. Mas a importância de ler algo indicado é a de que sempre seremos surpreendidos (Ta legal nem sempre positivamente).

Esse livro mesmo , é um que se eu estivesse passando pela livraria , não mereceria meu segundo olhar. E assim eu cheguei a esse Livro , essa história, essa série. Com um empréstimo , com uma brincadeira.

Me apaixonei e não vejo a hora de terminar a série.

Ah pra quem se interessar meu livro preferido é Se Houver Amanhã – Sidney Sheldon.

E vamos lá para a Resenha:


“Embora Moore estivesse preparado, seu primeiro contato com a vitima teve o impacto de um golpe físico. Os cabelos negros da mulher, endurecidos com sangue, projetavam-se como pelos de porco-espinho do rosto da cor do mármore raiado em azul. Os lábios estavam entreabertos, como congelados no meio de uma fala. O sangue já fora lavado do corpo, e seus ferimentos eram fendas purpúreas na pele cinzenta. Havia dois ferimentos visíveis. Um era um talho profundo na garganta, começando abaixo da orelha esquerda, atravessando a artéria carótida esquerda e expondo a cartilagem laríngea. O Golpe de misericórdia. O Segundo talho era mais embaixo, no abdômen. Esse ferimento não fora feito para matar ; servira a um propósito completamente diferente. Moore engoliu em seco”
Esse trecho está na página 11. Ou seja se você não gosta de livros que descrevam exatamente um assassinato fique longe de Tess Gerritsen. Ela já inicia na história principal, e no desenvolver da trama que as nuances da história vão se revelando.

O livro começa contando a história de Catherine, ela é uma médica que está tentando refazer a vida após ter sido vitima de um assassino em série. E quando ela passa a ser alvo de outro assassino somos então presenteados com esse suspense policial.

O Assassinato de outras mulheres passa a ser investigado por Jane Rizzoli e Thomas MooreThomas é um policial todo certinho , que acaba se envolvendo demais na investigação. Jane é a detetive que deu nome a série de TV , agora o que me impressionou um pouco nesse primeiro livro da série, é que a Catherine aparece mais que ela sabe?

A Jane passa o livro todo tentando se firmar como policial, ou melhor ela é ótima policial, os outros policiais que não dão muito crédito a ela, logo ela tem que fazer de tudo pra ser a melhor sempre. A Família dela também não ajuda em nada, passaram a vida desprezando e menosprezando ela por ser a única filha mulher, eu acho. Ela também tem que provar pra eles o tempo todo de que é capaz.

Mas ela passa uma atitude tão ..... sei lá acho que machista com ela mesmo, que eu não gostei dela no primeiro momento. (Na verdade nem no segundo) Apesar dela estar sempre tentando se mostrar melhor que os outros, e de fato ela é , ela me pareceu chatinha sabe ? E acho que de tanto ela estar certa me irritou um pouco. Fora que ela da umas pisadas na bola com o Moore com esse complexo de ser feia rs .

Nesse  primeiro livro ela não tem muiiiiito destaque. E a Isles que também dá nome à série (Rizolli e Isles) ainda não aparece nesse livro.

O livro tem muito suspense, e até seu capitulo final , vamos acompanhando a caçada a  esse serial killer, muitas pistas vão aparecendo , muita coisa vai acontecendo , e você vai com certeza tentar adivinhar quem é o assassino e sofrer com alguns assassinatos.

A gente meio que se coloca no lugar das vitimas, dos parentes e fica com mais raiva ainda desse assassino. As descrições do assassinato são minuciosas, pra quem gosta de suspense policial , esse livro com certeza tem que fazer parte da sua lista.

A autora é formada em medicina, mas desistiu da carreira pra escrever, é isso que torna tudo tão mais real.

Bom algumas pessoas disseram que esse é um livro que não é necessário ler na sequência (Igual a Clube das Mulheres contra o Crime – James Patterson), mas eu gosto de ler na sequência , então já estou lendo O Dominador.

Não gostei da capa, acho que poderia remeter mais ao enredo original da história, mas já percebi que a capa dessa série não é o forte , ainda bem que o conteúdo salva tudo.

A edição vira-vira é mais rápida de ler, a diagramação das letras é pequena o que dificulta um pouco a leitura . Se eu fosse comprar , escolheria a edição individual.

O Final é final mesmo, ou seja se você ler e não gostar, não precisa comprar todos porque não vai ficar sem fechar. Mas já que é série poderia ter deixado um gosto de quero mais.

Mas o livro é Ótimo , então minha nota vai ser 5 !


Um Beijo  e espero que gostem!




39 comentários:

  1. Gostei do seu relato e achei o livro bem ao meu estilo.Uma boa capa realmente ajuda,um pouco,na hora de vender um livro,Mais se o conteúdo é isso tudo que você fala,já me basta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beth

      Pode ler que não vai se arrepender, depois me conta o que achou!

      Um Beijo

      Excluir
    2. Oi Beth, se gosta de suspense é uma boa pedida viu !

      Se um dia você ler, me conta o que achou !

      Um beijo

      Excluir
  2. Eu gostei muito da capa , e confesso que gosto muito de histórias como essa "suspence policial" , me interessei bastante pelo livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura Ana que você gostou ?
      Mas sabe que fui lendo os outros comentários e o pessoal também gostou .
      Mas não sei rs, mantenho minha opinião viu, quando eu olho para as outras capas dos livros dela mesmo , essa e a do Pecador não me agradam não !

      Se você ler me conta o que achou heim

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  3. Também acho legal quando a gente ganha de presente oou pega emprestado, as pessoas nos dão livros que a gente nunca vai querer ler. Aí a gente se surpreende com o livro e fica esse sentimento de felicidade por descobrir algo novo. Acontece também com promoções, já me surpreendi muito com livros ganhados ^^

    Adorei a resenha. Também achei a capa meio boba, mas com certeza o livro vale mais que a capa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Issooooo Marina, você descreveu o que eu senti, sentimento de felicidade por descobrir algo novo rs !!!!

      Bjos!!!

      Excluir
  4. Gostei da capa, acho que ficou bem espontânea e forte. Diferente.
    Não sei se o suspense me anima ou me deixa puramente aflita, mas eu arriscaria a ler esse livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu , sabe que outras pessoas também disseram que gostaram da capa viu .
      Mas conhecendo as outras capas, de livros dela, essa não me agrada mesmo não .
      Olha eu acho que o Livro é tudo isso ai que vc falou , um suspense que anima, e que também nos deixa aflita rs !!!

      Se ler me conta o que achou

      Um Beijo

      Excluir
  5. Já comentários bons sobre esse livro, mais confesso que não fiquei com tanta vontade assim de ler ele.
    Gostei dresenha, agora bateu aquela vontade de conferir a história.
    Já li Se Houver Amanhã e gostei muito, a história é muito boa.
    Beijos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dany, pra quem gosta de suspense , vai adorar o livro , de verdade.

      Se ler, me conta o que achou.

      Ahhh , Se houver amanhã, ta no meu coração !
      Eu gosto tanto dele que devo ter umas 3º edições rs , a história é realmente muito boa.

      Há uns anos atrás eu achei um seriado que foi baseado nele, mas nada supera o livro.

      Bjsss

      Excluir
  6. Ahhhhhhhhhhhhhhhh meu livro preferido também é Se houver amanhã!!!!!! *-*
    Desculpa o surto é que nunca encontrei alguém q também tivesse esse livro como preferido rsrs
    Sobre a resenha, não conhecia o livro, mas fiquei muito curiosa. Adoro livros policiais e esse parece muito bom, vou incluí-lo na minha meta de leitura.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura???????????????
      Não acredito !!!! Que legal !!!!!!!!! Você é a terceira pessoa que eu conheço que tem ele como preferido

      Mas fala sério a Tracy Whitney é demais né???
      Um desafio atras do outro, uma surpresa a cada página, a gente torce tanto , tanto por ela !
      Que legal !!!!!!!!!!!!

      Inclua o Cirurgião sim , tenho certeza que não vai ser arrepender.
      Depois me conta o que achou

      Um Beijo !!

      Excluir
    2. Vocês acreditam que abandonei esse livro na metade?
      Encalacrei nele, achei a história inicial o máximo, mas achei que ela ia fugir da prisão e se vingar daqueles que a fizeram sofrer e só... Achei que o foco era esse, aí quando percebi que isso era apenas uma parte da história, me decepcionei...
      =(

      Excluir
    3. Nossa é muito mais que isso,
      No fim a gente fica torcendo por ela a cada nova história, dentro da mesma história.

      Quando puder retome, acho que você vai gostar muito. Mas eu sou suspeita pra falar desse livro e de Sheldon.
      Para mim , ele é o melhor dos melhores !!!

      Excluir
    4. Sim, ela e o Jeff são maravilhosos. A cada momento você fica imaginando como ela vai lidar com a situação e ela sempre sai com alguma ideia maluca e criativa.
      Chrysthie, eu também sou suspeita para falar, mas volte é ler, o livro é muito bom!

      Excluir
  7. É isso mesmo???
    Eu tenho essa jóia na minha estante e ainda não li???
    Meu Deus... Ainda bem que vc comprou os outros, assim posso pedir emprestado.
    Eu adoro livros com termos médicos e com suspense e com investigação... portanto, pelo que você descreveu a mulher deve ser um gênio. Ela é médica, então o quesito termos médicos devem ser exatos, dando veracidade à história, tornando-a ainda mais aflitiva...
    UAU!!!
    Excelente dica e fico muito, mas muito feliz por ter te surpreendido, contribuído para seu divertimento e falência...kkkk

    Beijos
    Chrys

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É exatamente isso.

      As autopsias são tão bem descritas , e parece que você ta ali vendo.
      Teve assassinato que de tão bem escrito eu juro , parecia que eu sentia o cheiro rs !!
      Ou seja , juntou tudo. Suspense, assassinato, investigação, um tico de romance rs. Tudo que um bom livro de suspense tem que ter.

      Vou devolver logo rs , terminei o Dominador, e vou ler o vira do Pecador!!

      Foi uma grata surpresa com certeza!!!

      Agora a falência com livros... bom deixa pra lá rs !


      Um Beijo !

      Sara



      Excluir
  8. Gostei....a resenha é linda,gosto de historia de suspense....interessante.........

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Cibele, se tiver a oportunidade de ler, vai adorar!

      Sara

      Excluir
  9. Interessante esse livro, mas não sei se leria. Se tiver oportunidade talvez, porque parece ser bom mesmo. Mas fora isso não sei...não deu muuuuuita vontade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cristiane,
      Então as vezes a gente fica meio com um pé atras com livros né? também com tantos autores bom por ai.
      Se tiver oportunidade , e ler um dia, me conta depois
      Bjos

      Excluir
  10. Amei a resenha!!! Pela capa o livro não me atrairia mas a sinopse eu amei muito!!!
    Amei a resenha, e quero muito o livro!!! Amei esse suspense!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois éééé Thaynara, acho que vc entendeu a minha cisma com a capa.
      É um livro que não chamaria minha atenção, mas realmente ele é muito bom.
      Bjs

      Excluir
  11. Tenho uma amiga super fã de Sidney Sheldon e me disse para ler Se houver amanhã mas nunca tive a oportunidade. Amo séries policiais mas de livros eu nunca li. No primeiro momento não entendi a capa do livro mas observando de novo achei o corpitcho da moça rsrs. Deve ser bem tenso todas as descrições minuciosas dos mortos. Fiquei interessada mas não ficará na lista de prioridades.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice,

      Bom eu sou suspeita pra falar de Sidney Sheldon, então leia, leia, leia. rs
      Eu tenho preferência por livros policiais, quando é de série então amo!
      Bjos

      Excluir
  12. Eu também gosto bastante de indicações de livros! Sempre procuro por algo novo pra ler, algo que seja diferente do que estou acostumada a ler...
    Tinha visto outro dia esse vira-vira na Lojas Americanas, mas pela capa achei que se tratasse de algum outro gênero literário! O gênero policial é um dos meus preferidos, então com certeza posso gostar da história! Só lendo pra ter a certeza! Mas pela resenha deu pra perceber que a leitura vale a pena!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Andreza, esse gênero é o meu preferido também.
      Se tiver oportunidade leia sim , tenho certeza que você vai gostar e ficar querendo a sequencia rs.

      Bjs

      Excluir
  13. Ei Sara,
    Mais uma excelente resenha...
    Esse foi o primeiro livro da Tess que comprei, por um mero acaso, há mt tempo atrás, simplesmente achei a sinopse interessante e resolvi levar. Quando comecei a ler, foi mais um que não conseguia parar. As descrições minuciosas dos assassinatos me deixaram impressionada (sem contar que eu sou enfermeira, então já viu né? rsrs).
    Realmente é incrível. Há um tempo emprestei pra minha melhor amiga e ela me disse que ficou tão tensa que não conseguia parar de ler tbm...

    Amo os livros da Tess.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquellllllllll
      Que delicia você já ter lido, e compartilhado da mesma opinião que eu , confesso que em certos termos médicos você deve ter levado a melhor, porque para mim muita coisa ficou só na imaginação ( e mesmo assim foi muito bom)
      E esse livro nos deixa tensa mesmo né? Tanto pela história em si, quanto pelas cenas das autopsias e assassinatos.
      Que bom que gostou
      Um beijo

      Excluir
  14. Interessante como você chegou ao livro. Vou usar essa sua frase um dia desse e ver se descubro livros novos.

    Eu gostei bastante da história e eu quero ler. :D

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Adriana, comigo deu super certo !!!

      Quem sabe alguém te surpreende também!!

      Bjs

      Excluir
  15. Bem que eu queria tê-lo... Sou fascinados por romance policial e seriais killer (fictícios haha). O conteúdo da resenha me lembrou bastante o verídico caso do John Wayne. Creio que ao falar na capa, tenha se referido ao livro O Dominador. Este (O Cirurgião), achei a capa ideal para o título.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jarles,
      Eu também adoro livro com suspense, assassinato, investigação etc.
      É meu gênero predileto.
      Não conhece o verídico caso do John Wayne, vou me informar melhor.

      Não da capa eu me referi ao Cirugião mesmo , não gostei , acho ela ,sem sal.
      E também não gostei de O Dominador, e também não gostei de O Pecador. Não sei , eu cismei com a capa ! rs rs

      Bjs

      Excluir
  16. Ahhh que legal!!! Se houver amanhã é mesmo muuito bom!! Quando eu li foi nas férias e assim que terminei de ler comecei de novo kkk. Uma das milhares de partes que gostei foi a do jogo de xadrez, aquimlo foi genial!!
    Agora voltando a resenha, não conhecia o livro, mas ele parece ser muito bom!! Tenho a impressão que irei amar lê-lo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thicy eu amo esse livro de paixão e já devo ter lido umas 6 vezes !!

      As emoções a cada golpe é de deixar o cabelo em pé !!

      Espero que possa ler e gostar do Cirurgião

      Um Beijo

      Excluir
  17. Sara, tô achando que você sou eu na versão mulher, haha. Meu livro preferido é Se houver Amanhã do Sidney Sheldon também, amo Tracy, amo aquela história.

    Adorei a resenha de O Cirurgião. Adorei ler esse livro. Eu gosto da capa, apesar de que pessoalmente o livro tem uma qualidade questionável... mas eu adoro vira-vira, consigo ler rapidinho.

    Eu ficava um pouco mal com aquelas descrições de cirurgias, e todo aquele sangue, mas Tess foi a maior surpresa literária que eu tive esse ano.

    Eu também resenhei esse livro, acho que até deixei alguns spoilers na minha resenha, vou deixar o link, quem sabe, você não dá uma olhada.

    http://uma-dose-de-palavras.blogspot.com.br/2013/05/resenha-o-cirurgiao.html

    Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Nossa, mais um que quero ler (quero ler a série inteira). Apesar de amar suspense policial eu sou muito medrosa, mas acho que consigo superar essas discrições minuciosas rsrs.
    Amei a resenha :)

    ResponderExcluir
  19. Olá! Mto boa a sua resenha. Tbm comecei a ler o livro meio por acaso, conhecendo uma biblioteca e depois n parei até terminar a série, pelo menos até onde foi traduzido aqui no Brasil. Tomara q lancem o restante.

    Achei q foi bem impactante principalmente pela discrição minuciosa da violência utilizada nos crimes, o pensamento sombrio do assassino tbm traz uma tensão a parte. Mas embora, isso n desestimule a leitura, tanto é q li todos os outros livros da série, acho q a Tess peca em alguns fechamentos. Tbm me decepcionou um pouco nesse volume, o assassino ser um estranho e n alguém q estivesse diretamente no convívio da vítima. Mas talvez tenha sido esse o objetivo. Recomendadíssimo para quem ainda n foi apresentado a Tess. :)

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!