08 maio 2013

[RESENHA] Fique Comigo - Harlan Coben



Fique comigo
Título: Fique comigo (stay close)

Autor(a): Harlan Coben
Editora: Arqueiro
Nº páginas:  288
Sinopse: A vida de Megan Pierce nem sempre foi um mar de rosas. Houve uma época em que ela nunca sabia como seria o dia seguinte. Mas hoje é mãe de dois filhos, tem um marido perfeito e a casa dos sonhos de qualquer mulher- e, apesar disso, se sente cada vez mais insatisfeita. Ray Levine já foi um fotógrafo respeitado, mas agora, aos 40 anos, tem um emprego em que finge ser paparazzo para massagear o ego de jovens endinheirados obcecados em se tornar celebridades.
Broome é um detetive incapaz de esquecer um caso que nunca conseguiu resolver: há 17 anos, um pai de família desapareceu sem deixar rastros. Todos os anos ele visita a casa em que a mulher e os filhos do homem esperam seu retorno.
Essas pessoas levam vidas que nunca desejaram. Agora, um misterioso acontecimento fará com que seus caminhos se cruzem, obrigando-as a lidar com terríveis consequências de fatos que pareciam enterrados havia muito tempo. E, à medida que se deparam com a faceta sombria do sonho americano - o tédio dos subúrbios, a angústia da tentação, o desespero e os anseios que podem se esconder nas mais belas fachadas -, elas chegarão à chocante conclusão de que talvez não queiram deixar o passado para trás.

Bom eu sou fã de Harlan Coben, tenho todos os livros publicados pela Editora Arqueiro, e consegui, com muita dificuldade, alguns publicados por outra editora.

Como sempre, Harlan Coben nos envolve em clima de mistério. Esse envolve o passado, ou como ele de uma forma ou de outra, acaba voltando para assombrar aqueles que lhe devem, claro.

A história conta com três personagens principais e muitos outros secundários.

Temos Megan, uma dona de casa comum, com filhos e um marido, tudo muito, muito comum. Ray, que trabalha como fotografo, e embora já tenha tido dias de glória, hoje trabalha como paparazzo contratado, o que não poderia ser mais desprezível para um profissional desse porte, e Bromme, um detetive que há 17 anos tenta desvendar um misterioso desaparecimento.

E esses três personagens tão diferentes um do outro, têm um passado em comum.
Tudo começa com o desaparecimento de um homem há 17 anos, Bromme se envolve tanto no caso que acaba por ficar próximo da família da vítima, e faz uma visita todo ano, no aniversário do desaparecimento, mas agora, outra pessoa desapareceu. Será apenas coincidência? 

A história se desenrola nos dias atuais, contando a vida dos três personagens separadamente, e no começo até parece um pouco confuso, mas é uma construção inteligente, porque você tem que estar sempre focado em lembrar-se da história de um e de outro e depois que os personagens se encontram, ela fica tão natural, que a gente para pra pensar: "Como eu não pensei nisso antes?".

Assim, dá pra refletir: "Será que a gente conhece mesmo as pessoas? Quanto será escuro o passado de alguém? Que segredos podemos guardar daquele que amamos. Como um passado, que já deveria estar esquecido, pode nos atormentar tanto?".

Eu acredito que todo mundo tenha alguma coisa que queria esquecer sabe? Por menor que seja, e nesse livro, Megan deveria apenas ter esquecido e ido em frente. Até que ponto vale mexer em feridas esquecidas? Até que ponto vale colocar em risco sua família, até onde podemos ir? Qual o nosso limite para guardar um segredo?

Os personagens me prenderam, o suspense de saber finalmente o que tinha acontecido me fez devorar as páginas, embora às vezes eu tivesse ficado com medo do que ia descobrir, não sei, às vezes, eu me envolvo tanto com o personagem que fico apreensiva com o que pode acontecer com ele.

Torci pra Megan se reencontrar, e ficaria frustrada se ela tivesse tido um final diferente daquele que eu escolhi, como se eu pudesse escolher o final né?
Agora, o final da história, esse sim me surpreendeu,  a gente sempre acha que a protagonista matou e o mocinho defendeu, ou ainda que tudo não passou de um grande engano e o cara sumiu porque queria mesmo era dar um tempo da família. Sei lá tanta coisa poderia ter acontecido.

Por ser leitora assídua do Harlan Coben, em alguns livros eu consegui até que desvendar o mistério antes de chegar ao final, mas esse termina de modo surreal, por isso, eu digo: prestem atenção a todas as personagens, em uma construção assim, tudo é importante, até os pequenos detalhes.

Claro que nem tudo é perfeito, e depois de um tempo fiquei me perguntando e tentando achar algum erro no desenrolar da trama, alguma coisa me incomodava e eu não estava sabendo direito o que, mas quem procura acha (ou lembra) e eu achei. Mas não vou contar, quando fizer a próxima resenha de um livro dele eu digo o que é, e aí, quem leu me conta se ficou com a mesma impressão.

A Capa é bem bonita, embora eu ache que o título não teve muito a ver com o enredo. A Editora Arqueiro tem uma diagramação que eu gosto muito, bem simples e gostosa de ler.

Dei 4 estrelas porque foi bem melhor que "O Preço da Vitória", mas ainda não superou outros livros dele.


Beijos


41 comentários:

  1. Amigaaaaaaa
    Sou suspeita para falar do quanto vc gosta de livros, mas de verdade??
    Amei!
    Sua resenha ficou maravilhosa, parecendo roteiro de filme, e instiga mais ainda para lermos o livro! Assim que eu terminar os 3 que estou lendo, vou pegar esse, rs!!!
    Parabéns!!!
    Lov u
    Dani

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eba vc por aqui , que gostoso.
      Espero que goste dos que eu emprestei e retorne para a biblioteca da Sara rs
      Bjs

      Excluir
  2. Eu também sou assim, de querer final diferente para os personagens e tal... Às vezes é frustrante um final que o autor escreveu, da vontade de mudar né?
    Adorei a resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Marina , nem me fale, eu ja fiquei frustrada com finais viu rs.
      Tem um livro que li na época de escola, E Agora - Odette de Barros, e fiquei tão tão brava com o final que escrevi pra ela.
      Terminava sem fim rs, e ela me respondeu, que os escritores as vezes são assim, prefere deixar os finais por conta da imaginação e querer dos leitores.

      Fazer o que né, bora pra outro livro

      Bjs

      Excluir
  3. Uma ótima opção de leitura que eu vou querer conferir de perto.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito da resenha. Não li nada do Harlan até agora, mas tenho vontade, esse parece ser muito bom. Concordo com vc, todo mundo tem algo que queira esquecer.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vanessa, sabia que eu também não tinha lido nada até um tempo atrás, eu li um livro dele por acaso , e quando eu gosto de um autor eu gosto mesmo e tenho que ler todos rs.

      Um beijo.

      Excluir
  5. Sara,
    O primeiro livro que li do Harlan foi Não conte a ninguém e adorei... gosto do estilo dele...
    Fiquei com muita vontade de ler Fique comigo e descobrir como a história desses três personagens se entrelaça e o que de tão terrível estava sendo escondido que fosse preferível deixar o passado em paz!!!
    UI... parece um suspense de tirar o fôlego!!! Eu quero!!!

    Beijos
    Chrys Audi

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um mistério bem misterioso é muito bom mesmo rs.

      Depois te empresto !!!

      Um Beijo

      Excluir
  6. Parabéns pela primeira resenha no blog! Escolheu um ótimo autor.
    Eu adoro Harlan, mas ainda não consegui ler esse livro. Fiquei curiosa com o que te incomodou e me questiono se também vou perceber o que foi lendo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!!!! De verdade .

      Nhaim será que você percebe, tomara que sim rs !

      Bjs

      Excluir
  7. Eu estava bem curiosa para ler uma resenha deste livro, fiquei feliz em ver que é uma trama inteligente, li poucos deles, mas o que li gostei. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cida, a gente sempre fica curiosa quando é lançamento né?
      É uma trama inteligente sim viu , o anterior a esse lançamento, O Preço da Vitória , me decepcionou um pouco, ainda bem que esse o superou.

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  8. Tenho uma pergunta para te fazer como tu conseguiu os outros livros? Procuro e não acho :(

    Esse livro não cheguei a ler e quero muitooooo

    www.intheskyblog.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana,

      Então ele tem algumas obras publicadas por outra editora, antes da arqueiro, com os nomes fui fuçando , mercado livro , sebo do messias, e ai fui achando todos.

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  9. Encontrei o livro Não Conte a Ninguém na biblioteca e estou super ansiosa para ler, será o meu primeiro livro de Harlan Coben e espero gostar!!
    Pela resenha de Fique Comigo dá pra perceber que a escrita do autor realmente deve ser muito boa! Sempre que leio livros desse gênero fico tentando desvendar o final, quando for ler esse vou seguir sua dica e ficar bem atenta aos personagens! hehe ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza,
      Você vai gostar sim , eu pelo menos gostei muito de não conte a ninguém , apesar de achar que ele da uma "forçada" em algumas partes. Mesmo assim é uma leitura que eu recomendo viu. Você vai se surpreender em algumas passagens.
      Ele é muito bom , amarra os personagens, vai deixando a gente de cabelo em pé rs.

      Beijos!!!

      Excluir
  10. Nunca li nada do autor, mas desde o lançamento estou bem curiosa com esse livro!
    Gosto de mistério e esse parece ser otimo. Lendo a resenha, também não vi ligação com o título, mas quero muito ler o livro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaynara, ele parece bastante com Sidney Sheldon .
      Os livros do Sheldon tinha um pouco mais de enredo , e o Harlan á mais objetivo sabe?
      Mas é muito bom sim .

      Um Beijo

      Excluir
  11. Só de conter um detetive na história, já fico super interessado. Acho super demais, quando foca em mais de um personagem e a trama se desenrola em diferentes ambientes, como que contando mais de uma história em um único livro. O melhor de tudo, em livros deste gênero, é poder criar suspeitas, tentar entrar no espírito da coisa e desvendar o crime. Sempre faço isso lendo Agatha Christie e sempre acabo perdendo. Em todas as vezes, ela me surpreendeu. Harlan Coben é mais um escritor na minha imensa lista de desejados. Não conheço suas obras.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Jarles, eu também gosto de um livro com detetive viu !
      Fico tentando achar as respostas junto com ele ...
      Os livros do Harlan , em sua maioria , tem mais de um ambiente e histórias que se encontram.
      Também adoro Agatha Christie e como você sempre perco pra ela !! A Diva rs

      Leia Coben que você vai gostar!
      Depois me conta o que achou?

      Um Beijo

      Excluir
  12. Fico até envergonhada de dizer que nunca li nenhum livro do Harlan, apesar de ver tantas resenhas maravilhosas. Adorei essa e só fiquei com mais vontade ainda de conhecer a escrita do autor. Adoro suspense e essa coisa de ficar tentando adivinhar o que aconteceu, e também fico tipo como não pensei nisso?
    Enfim, adorei a sua primeira resenha por aqui Sara.
    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Greice

      Se gosta de um suspense vai gostar do Harlan Coben viu ,
      Todos livros dele tem uma pitada de mistério e a gente vai tentando desvendar durante o livro rs.

      Que bom que gostou !! Fico feliz !

      Um Beijo

      Excluir
  13. Oi Sara!
    Nunca li nada do autor, mas a trama parece interessante, que esqueletos estarão escondidos nesse armário? E se esse roteiro tem um furo, qual será? Fiquei curiosa rsrsrs...
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Elis,
      Ele é um autor muito bom , eu gosto de livros de suspense, policial, mistério.
      Ele escreve com uma pitada de humor em alguns livros , principalmente os que são da série do Miron, ( Um personagem quase igual o Poirot rs )

      Ai menina, eu achei que é um furo sim rs !!!

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  14. Oi Sara,
    gostei muito da sua resenha e adoraria ler o livro
    me pareceu muito bom
    Bjus Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, eu acho que você iria gostar viu
      Leitura rapidinha e gostosa!!


      Um Beijo

      Excluir
  15. Harlan trabalha muito bem com os pequenos detalhes, li apenas um livro dele e sei sobre o que você tá falando.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Lu ,
      Ele vai amarrando a história e voce realmente pensa , como eu não pensei nisso antes!! rs

      Um Beijo
      Sara

      Excluir
  16. Sou suspeita para falar de Harlan Coben porque amo os livros dele. A forma como ele narra a história nos prende até o final.
    Blog Só Sobre Livros
    sosobrelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Realmente ele nos prende até o final, da vontade de não largar o livro pra nada, afinal pra que dormir, estudar, trabalhar rs rs

      Bj

      Excluir
  17. Eu vou pirar nesse livro. Sério, já estou roendo as unhas para ler uns dele que ainda não li e me lançam mais um pra ficar aqui babando por ele! É muito bom, Coben escreve demais! Doida pra ler *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cristiane, eu fico com ataque cada vez que vejo que vai lançar um novo.
      Ai entro em várias promoções, mas pergunta se eu aguento esperar ??? kkkk

      Leia sei e depois me conta

      Um Beijo

      Excluir
  18. Sara, Sara, Sara....
    O primeiro livro que li do Harlan Cobem, foi o Não conte a ninguém, juro que eu não conseguia parar de pensar na história, tudoo que eu queria era saber o final, tanto que li o livro em 2 dias.
    Fique comigo, não parece ser diferente, eu amei a sua resenha e fiquei super curiosa em ler o livro. Morri de rir tbm com vc planejando o final da história... rsrs.

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai Raquel,mas fala sério né, tem livros que queremos que o final seja do "nosso" jeito rs rs

      Que bom que gostou !!

      Um Beijo

      Excluir
  19. Tenho muita vontade de ler os livros dele...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Flávia, não fique só na vontade, corra pra ler rs!!

      Bjs

      Excluir
    2. Oi Flávia, Leia sim, depois me conta o que acho

      Bjs

      Excluir
  20. Nunca li nada do Harlan, mas só leio elogios. Eu amo um bom suspense e ainda quero fazer minha coleção completa de Harlan. Esse livro aí não fica atrás, né?

    Eu preciso de tempo para ler tantos livros bons.


    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nenhum livro do Harlan, mas tenho muita vontade!! Adoro esse gênero e muitas resenhas que li de livros dele são super positivas!! Quero muito ler algo dele!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!