30 maio 2013

[RESENHA] Após a Tempestade - Karen White

Antes de começar essa resenha preciso dizer que, esse livro foi um verdadeiro presente, ele não é apenas um romance, é um ensinamento,  foram 400 e poucas páginas lidas em pouco mais de 30 horas e eu garanto, não senti o tempo passar, posso dizer com segurança que foi uma das histórias mais belas que eu li esse ano.    

Após a Tempestade
Parceria Editora Nova Conceito
Quando Julie tinha 12 anos, sua irmã mais nova desapareceu e nunca mais foi encontrada. Uma perda que corroeu os laços familiares e deixou sua mãe obcecada pela busca da irmã. Já adulta e com um prestigiado trabalho, Julie conhece Mônica , que a faz lembrar muito de sua irmã desaparecida há 17 anos. Elas se tornam as melhores amigas, uma relação que se inicia como um processo de cura pra Julie. No entanto , uma fatalidade abate a amizade e Julie se vê responsável pelo filho de Mônica, um garotinho de 5 anos. Ela decide levar o menino para Biloxi, Mississippi, para encontrar a família que ele não conhecera. A partir dessa viagem , Julie descobrirá segredos que estão ligados a sua família e a seu passado , que mudarão seu futuro definitivamente.



Ao conhecer Mônica, Julie acredita ter encontrado uma verdadeira amiga, que poderá preencher o vazio que sua irmã mais nova deixou depois de desaparecer para sempre ainda na infância. No entanto, a amizade é interrompida bruscamente e Julie se vê novamente sozinha.

Devastada, Julie tem que encontrar forças para seguir em frente , e ao mesmo tempo, cuidar de Beau, filho de Mônica. Então , ela vai ao encontro da família de sua amiga no Sul dos Estados Unidos. No entanto, quando chega à cidade, encontra a área devastada pelo furação Katrina. Julie não sabe se encontrará as respostas ou se encontrará mais perguntas, muitas das quais estarão ligadas diretamente ao seu passado. 

****   ****

E foi assim que iniciei esse livro, também com muitas perguntas na minha cabeça, afinal o que de tão sério havia no sumiço de sua irmã para que Julie ficasse tão perdida assim na vida, e por outro lado, o que havia no passado de Mônica para que essa vivesse longe de sua família.

A Narrativa desse livro é feio por duas personagens , Julie e a avó de Mônica, Aimee, acontece que Julie viaja até o Mississippi, primeiro porque ela herdou uma casa neste lugar, e segundo e principalmente porque ela está sem um ponto de partida. Sabe quando algo muda drasticamente na sua vida e você se pergunta - E agora por onde começar? 

Ela coloca o Beau em um carro e viaja kilomêtros até chegar ao local indicado. 
Porém o destino geralmente apronta ( sendo nos livros ou na vida real) e chegando lá, ela percebe que não existe mais casa, e sim destroços, que foram deixados pelo furacão Katrina. 

Sem ter para onde ir, ela consegue o endereço de uma parente da Mônica, e é quando  chega até a casa da doce Aimee, Aimee é a avó que todos gostariam de ter por perto sabe? Ela é doce, é gentil, e depois de tantos turbilhões,  era tudo de que Julie precisava, e após gerar um certo desconforto com o irmão de Mônica, Trey, as resistências e a guarda de Julie vão baixando e ela consegue explicar tudo que aconteceu pra ela ter chego até eles.

A Partir de então temos duas histórias entrelaçadas, a narrativa de Aimee desde jovem, e os pensamentos atuais de Julie, são duas histórias fortes que a princípio parecem não ter conexão, mas que são fundamentais para que algumas atitudes de Mônica sejam explicadas. Aimee, decide contar a história de sua vida para Julie, e as duas juntas tentam chegar a um entendimento dos motivos da Mônica ter ido embora. 

As vezes acontecimentos do passado acabam se tornando tão presentes na nossa vida, que não percebemos isso. O que uma atitude,ou como um erro pode causar tanta reviravolta na vida das pessoas.

Os personagens desse livro são intensos, cada um tem uma história, uma dor, uma alegria, e eu consegui viver cada uma delas. Consegui compreender o quão profundo pode ser uma dor. Como o desaparecimento de uma pessoa, pode deixar marcas para sempre na vida de seus parentes. 

Mas o livro vai além ,  ele nos mostra como uma calamidade, como a do Katrina, mexer com tantas vidas, como uma cidade consegue se reerguer depois de ser praticamente dizimada, e afinal porque essas pessoas começam a construir tudo novamente? A dor pode ser usada como alavanca para não se deixar abater? 

A cada inicio de capítulos há uma previsão de tempo, uma citação ou um provérbio. 

As frases ditas pelos personagens também são marcantes , eu anotei alguma delas porque nos fazem realmente refletir sobre algumas coisas. E acho que um acontecimento real, misturado com ficção deu super certo. 

...As vezes, acho que precisamos perder tudo para perceber o que realmente é importante...

A leitura flui com facilidade, as revelações são feitas nos momentos certos, e é isso que faz com que você vire a página com mais vontade, e é por isso que ele não é apenas um livro de romance, mas sim uma reflexão do quanto uma vida pode sim ser devastada , mas reconstruída!

Nunca havia lido nada da Karen White, mas com certeza já virei fã, ela conseguiu me convencer de muitas coisas, no final do livro ainda temos uma entrevista com a autora, que ajuda a conhecer um pouco  mais sobre o Katrina, ( Na verdade eu fiquei muito curiosa e durante a leitura entrei na internet para algumas pesquisas). Tem ainda um questionário, para aqueles que querem entender melhor a leitura, serve mesmo como uma reflexão. 

Me apaixonei pela Julie, pelo Beau, pela história e pelos ensinamentos que esse livro pode proporcionar.

Recomendo e pergunto, quem nunca achou que não era possível, mas fez?


Um beijo e um suspiro de saudade dessa história.

 

35 comentários:

  1. Sara, cada vez mais sou fã das suas resenhas... rsrs
    Menina, lendo a resenha de Após a tempestade, fiquei aqui imaginando um monte de coisas, como por exemplo, o que Julie descobre quando conhece a família de Mônica (juro que fiquei imaginando que ela pode ser a irmã desaparecida).
    E eu também acho mt bacana essa questão de misturar a ficção com a realidade, principalmente com o furacão Katrina, que foi uma coisa devastadora, e que mostrou ao mundo várias histórias de superação.
    Fiquei super curiosa pra ler, como sempre né? rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Raquel, que gostoso ler isso sabia!
      Fico super encucada se o pessoal vai receber bem a resenha, se vai gostar, e que BOM ler isso !

      Eu espero que você leia esse livro e depois me conte o que achou !!!!

      Bjs
      Sara

      Excluir
  2. Humm, um super livro heim? Não levei muita fé nele depois de ver uma certa resenha, mas com essa a ideia mudou foi toda. E como não levo mais pela resenha dos outros, porque cada um tem sua opinião, acho que é um livro bom. A história é boa, tinha gostado da sinopse, mas ver resenha negativa te deixa de cabelo em pé sem saber se é ou não bom. Com essa pelo menos fiquei mais animada. Lindinha essa história. *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cris, super livro mesmo !

      E acho que a gente tem que ler o livro independente da resenha né !! Vai que o que é bom pra um , não é bom pro outro kkkk

      Mas esse é um livro muito bonito com uma história linda!!

      Se puder, leia, acho que vai gostar !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  3. Amo livros assim, que me fazem pensar muito além da leitura, só pela resenha já me apaixonei por ele, nunca li nada da autora também, espero começar por esse. Fiquei louca para conhecer personagens tão cativantes, em especial a avó da Mônica.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vanessa ,

      Se puder leia sim , e depois claro , me conte o que achou !

      A Aimee é uma fofa! Da vontade de ir tomar um chá com ela !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  4. Nossa 30 horas , realmente , um recorde pra mim...
    já li muitas resenhas sobre o livro , e achei ele super interessante
    já está na minha lista de compras , a capa dele foi o que mais me chamou a atenção depois da temática é claro....e depois de 5 estrelinhas não tenho dúvida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana ,

      Quando ler me conta o que achou????

      Vou ficar curiosa pela sua impressão sobre o livro !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  5. Esse livro parece muito bom e assim como você fiquei com muitas perguntas após ler a sinopse. Confesso que não esperava algo tão reflexivo desse livro, mas fiquei grata pela surpresa, minha vontade de lê-lo só aumentou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Naty

      Realmente, eu esperava um romance sabia?

      Mas no livro o romance é um mero espectador de toda história linda que há nele.
      Mesmo porque o romance homem x mulher é apenas mais uma situação reflexiva do que qualquer outra coisa.

      Bjs
      Sara

      Excluir
  6. Esse livro parece bem interessante. Também fiquei cheia de perguntas depois de ler a sinopse, e mais perguntas ainda depois de ler a resenha. Vou ver se leio ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marina,

      Se puder leia sim ,
      Depois me conta o que achou

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  7. Es estou bem curiosa com esse livro!
    Realmente parece ser um ensinamento, foco bem curiosa para saber como a Julie lida com o fato de ter q cuidar do Beau. Imagino q essa relação deve ser bem emocionante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thaynara,

      Ele é emocionante do começo ao fim , eu me peguei com nó na garganta em varias passagens

      Se puder, leia.

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  8. Primeira resenha dele que leio e me encantei. Não imaginei que fosse tão bom assim. Eu gostei também do book trailer mas a resenha conquistou geral. Quero ler. Estou adorando suas resenhas Sara.

    Beijos, Greice.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Greice!!!

      Sabe que eu não vi o book trailer?Vou procura pra ver se me chamaria a atenção por ele rs !

      Que bom que gostou .

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  9. Nunca tinha lido alguma resenha dele porque achei que não iria gostar do livro, estava muito errada. O livro parece ser muito bom e envolvente. Espero ter a oportunidade de lê-lo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thicy

      Se ler, depois me conta o que achou ta !Que bom que pude mudar sua opinião.


      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  10. Creio que esta tenha sido a resenha que mais me deixou interessado num livro, aqui neste blog. Os livros que mais me impressionam são justamente esses que juntam um acontecimento real, com ficção. Pode não ter nada em comum, mas o livro me faz lembrar muito O Caçador de Pipas e O Sr. Pip. Creio que pelo fato de haver uma criança onde, por algum motivo, alguém próximo à sua família acaba o 'adotando'. Será um ótimo presente para eu me dar no Dia dos Namorados.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jarles

      Coisa boa de ler. E se você gosta de livros que junte acontecimentos reais com ficção é uma ótima pedida viu !

      Se de esse presente, e depois me conta o que achou !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  11. Realmente essa foi a melhor resenha que já li desse livro! Eu tinha dúvidas se a história era realmente boa ou não, se valia a pena ler...agora já não tenho mais! ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Andreza

      Bom espero que você possar ler e depois me contar se pensou o mesmo que eu ! rs

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  12. Ainda nao li nenhum autor mais gostei da leitura desse livro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Cibele,

      É uma autora na verdade, se puder ler acredito que vá gostar

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  13. eu tenho esse livro, mas não li. o que de certa forma foi bom ja que ele terá uma sequencia. tomara que seja muito bonito quanto você dis, o book trailler dele é lindo demais!
    Deixo aqui o link do meu cantinho que foi criado como uma forma de sair um pouco do estresse e me divertir, ainda estou apanhando e com muitas dúvidas, mas tudo é publicado com muito carinho! http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como assim terá uma sequencia !!!

      Ahh será que vai ser legal ?

      Bom eu sinceramente achei que ele terminou de um jeito lindo sabia, ( embora sim algumas respostas podem ter ficado pra outro livro ) , mas não que tivesse assunto pra uma sequencia.
      Ai ai ai , vou verificar isso .

      Vou ir la te visitar
      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  14. Oi Sara! Eu não achei que este livro fosse tudo isso, fiquei impressionada com cada ponto que você citou na resenha e adorei saber o quanto você ficou envolvida na trama. Garota, você sabe convencer a pessoa a ler um livro. Bom domingo. Bjos!!
    Cida
    Moonlight Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhh Cida, ele é lindo mesmo viu !!

      Acho que não é empolgação minha não , ele é todo envolvente de verdade !

      E que GOSTOSO ler isso, espero que você possa ler esse!

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  15. Sara,
    Adoro livros reflexivos e este parece muito ser um deles!
    Estou curiosa pela história e sm, concordo com tudo o que foi dito acima, vc sabe nos fazer ficar com vontade de ler um livro hein parceira?
    Parabéns pela resenha e pela qualidade de suas leituras, está contribuindo muito para o blog e para os leitores que vêm aqui buscar novidades!
    Adoro histórias que nos mostram que é possível recomeçar, acho que a Karen soube utilizar muito bem uma tragédia de conhecimento mundial para nos trazer uma linda história!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceira , Parceira !

      Estou adorando esse acolhimento dos seus leitores, e feliz por estar contribuindo para que a leitura alcance mais e mais pessoas.
      Esse livro é realmente lindo , com uma história emocionante , que me fez refletir bastante.

      Adorei a autora e fiquei com vontade de ler mais coisas dela!

      Um Beijo

      Excluir
  16. Quero muito ler o livro Após a Tempestade.
    Fiquei curiosa só com a resenha e louca para ler, e devorá-lo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola
      Espero que leia e goste tanto quanto eu !

      Um Beijo

      Sara

      Excluir
  17. Oi Sara!
    Esse livro está na minha imensa fila de leitura e suas 400 e poucas páginas assustam um pouco a blogueira que vos fala, mas sua resenha me animou muito pois com certeza as horas utilizadas na leitura serão muito proveitosas. A entrevista com a autora deve enriquecer ainda mais a obra.
    Beijos... Elis Culceag.
    * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Elis

      A editoração é ótima , os capítulos não são extensos então creio que você vai ler rapidinho viu !

      Um beijo

      Excluir
  18. Ele livro está um tempão na minha lista de desejados. E olha que pela capa não dava nada por ele. Amo quando a estória é narrada por mais de um personagem nesse caso que elas se entrelaçam (tou curiosa pra saber como) deve ser melhor ainda.
    Amei demais a resenha!!

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!