10 abril 2013

[RESENHA] Do seu lado - Fernanda Saads


"Nas minhas fantasias mais malucas eu estou no meu melhor dia, com os cabelos esvoaçantes e a pele bronzeada, vestindo uma roupa bem bacana, passeando na rua, quando dou de cara com meu ex-namorado.

Ele está meio estropiado. Não, ele está bem e tudo o mais e quando me vê, pimba! Percebe que terminar comigo foi o maior erro da sua vida."

Após levar um fora de seu namorado, Sarah faz anos de terapia para conseguir superar a perda de Bruno, que a traíra. Ainda assim, ela sonha todos os dias em reencontrá-lo.

Sarah é Arquiteta e trabalha junto com seu melhor amigo Igor, um CDF que de tão certinho dirige devagar e em hipótese alguma transgride as leis de trânsito.

Nestor, chefe de Sarah e Igor designa um projeto novo para que ambos desenvolvam, trata-se da reforma de um galpão para uma nova unidade de uma agência de publicidade.

Isso porque, eles fazem TUDO juntos, inclusive assistir a episódios da série Sex and the City, ainda que debaixo de protestos e resmungos de Igor, que faz de tudo para agradar Sarah.

As coisas estavam fáceis demais pra ser verdade, tanto é que a vida dos dois vira de cabeça para baixo já na primeira entrevista com o novo cliente da agência publicitária, Bruno, que na verdade é o tal ex-namorado que despedaçou o coração de Sarah e de quem ela nunca esqueceu, mesmo após anos de terapia.

Sarah não consegue não se reaproximar de Bruno e voltam a namorar, mesmo que isso signifique seu afastamento de Igor. Sarah reencontra uma colega de faculdade em uma loja de móveis e após uma longa conversa, Renata se oferece a contar para Igor que Sarah e Bruno voltaram.

O que acontece é que, não só Renata faz o favor para a amiga, como também começa a namorar seu melhor amigo, deixando Sarah com um impercebível ciúme. Ambos os relacionamentos se desenvolvem durante o livro e enquanto o de Igor e Renata vai de vento em popa, o de Sarah com Igor e o de Sarah com Bruno são um completo desastre.

Agora, Igor e Sarah são completos estranhos e, aquele Bruno que se empenhou em se desculpar e conseguir o perdão da ex-namorada não existe mais, dando lugar ao verdadeiro Bruno grosso, rude, egoísta e traidor.

Sarah começa a perceber as coisas gradativamente tanto em relação a Igor como em relação a Bruno. Percebe que agora o amigo está mais descolado, sorridente e não tão certinho, fazendo com que cada vez mais ela se irrite com seu novo relacionamento, ao tempo que ela começa também a enxergar Bruno da forma que ele verdadeiramente é.

Porém pode ser tarde demais, para todos!

********

Eu me apaixonei por este livro, inicialmente pela capa, quando o vi na internet... Adoro azul, adorei a foto da cidade a noite e também da mulher sentada à janela, olhando a cidade (coisa que faço bastante)! Pronto, me ganhou!

sinopse foi bem sugestiva e mostrou uma temática que adoro: um ex-namorado reaparece das cinzas e mostra que aquele sentimento que imaginávamos ter desaparecido, ressurge à todo vapor.

Os capítulos são pequenos com bastante diálogo, o que tornou a leitura rápida e gostosa, porém não muito detalhada, coisa que senti falta. 

O livro é narrado em primeira pessoa o que me causou estranheza pela falta de descrição. Assim, não consegui saber coisas elementares, como por exemplo as características físicas da personagem principal (não sei se é gorda, magra, alta, baixa, branca, mulata) tendo que subentender determinados atributos físicos por detalhes, como por exemplo: "vesti meu tubinho preto", imaginando que Sarah fosse magra.

Isso também aconteceu com alguns outros personagens, dificultando a formação deles em minha imaginação.

Ocorre que eu me identifiquei COMPLETAMENTE com Sarah, com a situação dela em relação ao ex e inclusive com o nome do ex malvado...kkk. Sim, pode me chamar de boba, infantil e burra, como algumas pessoas tacham as personagens principais dos livros do gênero Chick-Lit, mas eu já fui assim.

Falo por experiência própria que não é fácil reencontrar um ex que você se viu obrigada a arrancar do peito, mesmo ele sendo o pior dos cafajestes. Entendo a situação dela em achar que poderia se vingar voltando com ele e devolver o pé na bunda, pois também já pensei nisso milhares e milhares de vezes.

Esse amor mal-resolvido prejudicou nossa protagonista pois ela voltou todas as suas energias para acreditar que Bruno estava realmente arrependido e mudado que não enxergou diversas mensagens que ele dava de que as coisas estavam ainda piores que antes. 

É, temos essa mania de arrumar justificativas para o injustificável, um exemplo? Quando o infeliz a deixa esperando horas e horas pronta pra sair, tendo feito um ritual de beleza e não atende a milhares de ligações no celular, o que ela faz? Imagina que acabou a bateria do celular, que o carro quebrou, que ficou preso no trabalho até mais tarde, enfim, qualquer coisa que não seja: Levei um bolo do filho da mãe sem qualquer explicação!

Pode ser que existam pessoas que nunca tenham passado por essas situações, e para elas(es), meus parabéns, porque hoje em dia isso se tornou normal.

Essas e outras milhares de razões me fizeram definitivamente AMAR esse livro "clichê e previsível" na definição de alguns, mas que serviu como uma luva para a minha vida amorosa e eu digo que, é simplesmente maravilhoso se sentir parte de uma história, saber que ela é sim possível e por isso que o final, embora não tenha nada de inédito me deu esperança.

Eu super recomendo e só não dei 5 estrelas porque eu queria mais descrições (sem exageros) e queria mais algumas páginas do finalzinho, que ele acontecesse 3 páginas mais lento... queria saber mais detalhes e somente por isso... no mais ele é perfeito e a narrativa é fluida e quando você se dá conta, a madrugada virou dia e o livro acabou!

Corram comprar!



Beijos

17 comentários:

  1. Já li várias resenhas positivas dessa trama.
    Sabe que imaginava que era um romance, pelo menos a capa passa essa sensação, de alguém triste olhando pela janela pensando no amor...
    Está na minha meta de leitura para 2013.

    ResponderExcluir
  2. Gladys,
    É um livro bem água com açúcar, pra ler em uma tarde.
    É rápido, gostoso e vale muuuito a pena, não perca por nada esse livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Tão fofo esse livro. Não curto muito ler livros nacionais, ainda tenho essa birra mas parece estar passando com o tempo (graças aos deuses?) e esse livro realmente me surpreender. Fofo demais! *-*

    ResponderExcluir
  4. eu li esse livro e me deliciei! Pra mim a Sara foi amadurencendo em decorrer da historia, ela começa mimada, e que não sabe o que quer e vira uma mulher realmente, é a classica comedia romantica com encontros e desencontros, momentos pra rir e momentos pra vc dizer "essa não" e como vc disse eu tambem queria mais páginas Sara e Igor mereciam mais umas páginas de felicidade

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Já li vários comentários fragmentados do livro, ora bom, ora ruim. Mas num todo, eu tenho curiosidade por ele.
    Adorei sua resenha, mesmo com o ponto negativo no final, que na verdade é mais um alerta para a autora.

    ResponderExcluir
  7. Que demais! Esse livro parece ser bem gostosinho de ler. Quando não quiser algo muito descritivo, acho que já sei o que vou pegar para ler! Ótima resenha.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  8. Não sei sei o livro me agradaria. Me interessei mais pela escritora. Minha conterrânea. A literatura nacional não está tendo a atenção devida, infelizmente. Mas gostando ou não, me interessei pela escritora. Vou ler sim!

    ResponderExcluir
  9. A capa realmente é linda. Primeira resenha que leio do livro e é bem esse tipo de história que eu gosto, não me importo de ser clichê, água com açúcar, é de romance que eu gosto. Gostei da resenha e me deixou interessada pelo livro. Pena que não tem muitas descrições como você disse, é preciso disciplina na hora de escrever, muito texto fica cansativo, muito diálogo fica um texto fraco. Mas gostaria de ler, e melhor ainda que é nacional, o que eu não sabia.
    Greice.

    ResponderExcluir
  10. Oba! Que bom saber que o livro vai me deixar grudadinha nele... pela resenha tem muitos ingredientes que gosto, especialmente essa não percepção do óbvio... do sentimento de amizade migrando para algo mais... lindo! Ganhei o livro e quando chegar vai pra frente da lista, rsrs...

    ResponderExcluir
  11. Mesmo com as 3 estrelas que recebeu por causa do final da história eu quero ler.

    Já tive que fazer terapia por causa de relacionamentos que não deram certo, e eu quero saber o desenrolar da história.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Chrys!! Já tinha visto esse livro várias vezes, mas nunca tinha lido nenhuma resenha, nem mesmo a sinopse! E nossa, gostei bastante! Realmente relacionamentos são bem difíceis e é engraçado que por mais que tenhamos sofrido, quando reencontramos a pessoa não conseguimos nos afastar! Agora quero muito ler o livro e já estou torcendo pra que o final acabe como eu estou pensando! haha

    ResponderExcluir
  13. Eu já havia visto esse livro e se não me falha a memoria vi que alguém não tinha gostado dele, eu queria lê-lo desde o momento em que o vi pois adoro historia s de amor só que eu não sabia ao certo sobre o que falava o livro, mas agora que eu li essa resenha tenho mais do que certeza de que quero ler o livro.

    ResponderExcluir
  14. Já tinha li algumas coisas sobre esse livro, o enredo que o autora tem nessa historia foi o que me chamou atenção.
    Ps: Porque eu tambem acho que irei me identificar com a Sarah?!

    ResponderExcluir
  15. Amo livros om bastante diálogo <3
    Ah muito triste quando a gente se afasta de um amigo assim e vê ele mudando e percebe que não faz mais parte da vida dele. Prestei mais atenção na Sarah e no Igor do que nela e no Bruno malvado rs.

    ResponderExcluir
  16. Fiquei com dó do Igor, não só por ter que ver Sex and the City, mas também porque parece que ele sofre nesse livro.
    Mas ao todo o livro parece muito fofo, pretendo lê-lo quando tiver oportunidade.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!