13 abril 2013

[De tudo um pouco # 10] Quanto tempo leva para você abandonar um livro?

Eu repito: QUANTO TEMPO VOCÊ DEMORA PRA ABANDONAR UM LIVRO



Sim, você leu corretamente, eu não pretendo saber quanto tempo você demora para ler um livro, mas sim, para abandonar um, para perceber que aquele livro é uma âncora e está afundando o seu ritmo de leitura?

Eu sou daquelas pessoas que quer acreditar até o fim que o livro é bom, definitivamente me forço a ler um livro até o fim e isso acaba fazendo com que a leitura de um livro de mais ou menos 300 páginas se arraste por 15 dias.

JESUS!!!!

Pode chamar que não tem jeito!!!



O problema todo é que vários dos livros nos quais empaquei e demorei horrores para ler, eu gostei do meio para o final e isso acabou criando um paradigma de que os outros assim serão. Mas até então, eu acho mil coisas melhores pra fazer e a leitura vai ficando e o tempo vai passando.

Eu costumo usar com frequência o histórico de leitura do SKOOB para controlar minha leitura e quando vejo quanto tempo demoro pra ler alguns livros, quase entro em depressão.

Normalmente, um livro bom como Jogos Vorazes por exemplo, demoro 4 a 5 dias. Se considerarmos que ele tem 397 páginas, dá uma média de 80 páginas por dia. Para mim, para minha rotina está excelente!



Em contrapartida, Cidade dos Ossos que não gostei muito, demorei 22 dias com uma média de 21 páginas ao dia. O.O

Mas quem disse que eu consigo deixar eles de canto? Nem a chatice de Para Sempre da Kimm e Kricket Carpenter conseguiu isso.

Não posso dizer que sou apegada, pois faço troca dos livros que não gosto com frequência no SKOOB, mas quero lê-los antes de passar a diante, como aconteceu com O Livro de Julieta, que embora encantador, não fez o suficiente para merecer um lugar eterno em minha estante, como o fez O Diário de Suzana para Nicolas (não troco em hipótese alguma).

O que emperra minha leitura, geralmente é a narrativa! Narrativas excessivamente detalhadas (Em Defesa de Jacob) ou algumas histórias que se forçam ser inéditas, mas são confusas (Cidade dos Ossos) não conseguem me fazer vara a noite.

O contrário aconteceu com vááários outros e está acontecendo com Amor contra o tempo - Ahhhhh como é bom um livro que te pega, te joga no sofá e te chama de traça de biblioteca, eu sofro quando acontece alguma coisa que me impede de ler...kkkkk

Preciso rever esses conceitos, pois estou deixando muitas oportunidades de boas aventuras à minha espera na estante (Divergente, Destino, Eu sou o número quatro, entre - MUITOS- outros) em detrimento de alguns poucos momentos de diversão.

Agora, me contem, quanto tempo vocês demoram para saber que aquele "X" livro não te pegou, abandonam ele e permanecem sem remorso?

Beijos



15 comentários:

  1. Eu leio particularmente rápido comparando nossos tempos livre, eu faço faculdade pela manhã, alguns dias tenho grupo de pesquisa e tal... Se eu começar um estágio agora, irei diminuir o ritmo, mas sim, sempre arranjo um jeito. Eu passo dois dias sem ler adiantando tudo quanto é trabalho, daí, leio no Ônibus, na estação, na cozinha, no quarto, em qualquer lugar. Mas para abandonar um livro, como meu tempo de leitura até flui bem, eu demoro mais ou menos uns 5 dias (que pra mm é absurdo para um livro de 400 páginas, por exemplo). O único que abandonei foi Eclipse, e um outro que não lembro o nome, tá no meu Skoob eu acho.

    ResponderExcluir
  2. Tenho muuuito remorso! Por isso não consigo abandonar o livro. Arrasta a leitura até o final, mas abandonar jamais! HAHA
    Adorei o post! Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Bom, eu não tenho um tempo exato, mas eu também não abandono eles totalmente.
    Explicando melhor... Eu leio vários livros ao mesmo tempo, geralmente quando um não me agrada eu deixo ele de "castigo" em um canto e quando consigo me animar novamente volto a lê-lo (tudo bem que isso pode levar até uns 2 anos rsrs).

    ResponderExcluir
  4. eu sempre termino o livro por mais chato que seja, eu simplesmente não consigo largar, quero esperar por alguma mudança! eu smepre ando com um livro e como a Lu diz as vezes a vida fica louca mas o livro ta sempre ali e sempre tem aquele que mais te conquista, que vc não vende, não empresta, não troca por nada e aqueles que vc lê e quer descartar o mais rapido possivel

    ResponderExcluir
  5. Tenho muiiiiita dó de abandonar um livro, por isso ainda não abandonei nenhum, pode-se dizer que estanquei a leitura hehe. Estou encalhada com O Senhor dos Aneis a quase 3 meses, sim 3 meses, me sinto horrível por isso mas simplesmente não bate aquela vontade de continuar e ver se esse final vai realmente me surpreender e fazer valer todo o tempo que gastei com ele. Geralmente quando um livro não me prende eu levo 2, 3 semanas para terminar. Eu gostei muito da série Os Instrumentos Mortais mas no começo de Cidade dos Ossos demorei para engatar na leitura pois era uma escrita diferente das últimas leituras e então complicou um pouquinho mas eu gostei, apesar da raiva que tive do que a autora fez com o romance daquela estória, foi a primeira vez que tive vontade de bater em um autor rsrs. Mas no fim dos 4 livros eu gostei mas eles realmente não fluem tãoooo bem assim.
    Greice.

    ResponderExcluir
  6. SE eu passar de uma semana em um livro significa que a coisa ta feia viu, isso aconteceu com A cidade do Sol, eu estava gostando, porem passei 2 meses (acredite eu não abandonei) para poder dizer: amei o livro.
    Tenho uma certa facilidade para abandonar um livro, mas estou tentando largar este lado meu maluco de ser hehehe

    mt bjos,
    Gota d'explosão

    ResponderExcluir
  7. Esta eu vou ficar devendo, pois não tenho o costume de largar um livro, quando está bem chato, intercalo com outro e vou levando.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  8. Respondendo sinceramente à pergunta: 10 páginas. Se o livro não me encanta nas primeiras páginas, largo sem dó. Isso vale para aquelas narrativas cheias de clichês, que não me surpreendem pela habilidade da escrita do autor. Sou chata e exigente, anos de leitura me conduziram a um patamar mais seletivo - e prepotente, confesso, rsrs.
    Se o autor é renomado e bem recomendado, arrasto mais até algum ponto que me prenda, que me diga que vale a pena... mesmo assim, larguei um Saramago - que amo! - pela falta dessa magia em um de seus livros. Mas os outros que li não negaram fogo.

    ResponderExcluir
  9. A chatice de Para Sempre me fez abandonar ele em menos de meia hora. Quando o livro me dá falta de ar, é sinal que mais cedo ou mais tarde vou abandoná-lo.

    ResponderExcluir
  10. Realmente a narrativa é a chave para uma boa leitura. Mas para mim, digo que muitos detalhes me deixa um pouco lerda na leitura, por exemplo, A Guerra dos Tronos que estou protelando já faz uns 30 dias. São detalhes demais e eu fico confusa.

    Não costumo desistir de um livro, se comecei eu sempre vou até o fim.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Já comecei um livro que a leitura não fluiu de jeito nenhum! Mal comprei, li umas 20 páginas e já procurei uma troca pra ele! Confesso que depois fiquei com remorso, pois não sou de abandonar um livro nem tampouco de trocar! haha

    ResponderExcluir
  12. Eu não sei dizer ao certo porque os únicos livros que abandonei foi De volta a Cabana que só comecei a ler o primeiro capitulo e parei e os sertões que foi pra escola, mas acho que esse nem conta porque cada um tinha sua parte pra ler, mas eu queria ler tudo, só que não consegui de tão chato que o livro era.

    ResponderExcluir
  13. O Diário de Suzana para Nicolas pra mim foi decepção....eca em como foi escrito, não senti nenhuma emoção :S
    Caramba, 22 dias pra ler Cidade dos Ossos???? Li em uma semana, talvez 4 dias, e gostei. é boa essa série...nunca estendi tanto um livro mais que duas semanas....e só porque era um tijolo, quase uma casa!

    ResponderExcluir
  14. E leio o livro ate o final, se eu peguei/comprei ele alguma coisa de bom nele deve ter, de 6 anos qe eu leio pra valer só abandonei 1 (Senhora u.u)

    ResponderExcluir
  15. Não tenho uma resposta concreta, pois tenho dado sorte ultimamente e fiz boas leituras. Mas se o livro nas primeiras páginas não me "fisga" de primeira, dou uma pausa e pego outro livro para ler, depois retorno a leitura de onde parei e a situação "engata", rsrs.

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!