19 fevereiro 2013

Lançamento: Apegados - Amir Levine, Rachel S. F. Heller


Quem tem vergonha de ler auto-ajuda?

Cada vez mais fazemos uso da pesquisa científica para conquistar melhor qualidade de vida. Sabemos o que devemos ou não comer, conhecemos o tipo de exercício que devemos praticar e por quanto tempo devemos fazê-lo, aprendemos alternativas viáveis para conquistar o sono revigorante... No entanto, nossos relacionamentos amorosos, parte importante de nossa vida, não parecem tão avaliados e estudados. Geralmente temos a sensação de que essa coisa de amor é um assunto da sorte.
Mas será possível que a ciência explique por que algumas relações são produtivas e enriquecedoras, enquanto outras nos deixam perturbados e alienados? Pode a ciência explicar como muitos criam vínculos amáveis sem esforço algum, enquanto outros têm que lutar tanto pelo amor? Para o psiquiatra Amir Levine e a psicóloga Rachel Heller, a resposta é um evidente “sim”.
Em "Apegados" — livro baseado nas pesquisas da Teoria do Apego, de John Bowlby —, os autores revelam como compreender os mecanismos de afeição que se criam entre os adultos, o que certamente nos ajudará a encontrar e a manter o amor. Seja você do tipo “ansioso”, “seguro” ou “evitante”, Levine e Heller se encarregam de oferecer instrumentos suficientes para que você possa construir relações mais fortes e reparadoras com as pessoas que ama.


Gosto de livros comportamentais, acredito que nem tudo é regra, mas alguns comportamentos acabam se tornando padrão na sociedade e achei essa premissa interessante. A Teoria do apego postula que os seres humanos são geneticamente predispostos à aproximação e que um relacionamento seguro é essencial para o emocional e também para o bem-estar físico.

Pelo Goodreads ele tem nota 4/5 e os comentários deixados ali sobre o livro são muito bons, relatando que a pesquisa realizada para escrever o livro foi muito bem feita e as  anedotas utilizadas para fixar a teoria do apego são muito engraçadas e úteis.

O preconceito com os livros de auto-ajuda é muito grande, geralmente as pessoas não gostam de transparecer precisar de ajuda de outras pessoas e muito menos de um livro, mas eu não ligo, se tiver um conteúdo a ser extraído, nem quem uma milésima parte, eu leio.

Apegados (SKOOB) é um lançamento do mês de Março da editora Novo Conceito.

Beijos


3 comentários:

  1. Não sou daquelas que torce o nariz pra livros de auto-ajuda, acho que toda leitura é válida e tem sua função. Se o assunto me interessar, to dentro.

    Beijos
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  2. Até que fiquei um pouco curiosa.
    Esperando uma resenha, ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu mesma já li um livro de auto-ajuda! hehe Nada contra, no momento até achei interessante, mas hoje em dia mesmo não faz mais parte de meus gêneros preferidos! hehe

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!