03 abril 2012

O Filme do Livro #3


A "nova" Branca de Neve

Desde que nos entendemos por gente nos são contadas histórias, mais especificamente na forma decontos de fadas. Por contos de fadas, entenda-se fábulas ou contos populares cuja história tem um tema central e transmite conhecimento e valores culturais, passando de geração para geração, onde o herói ou heroína precisa enfrentar diversos obstáculos para que o bem triunfe sobre o mal.
Os contos de fadas, geralmente, começam com “Era uma vez” para demonstrar que as histórias são atemporais, permitindo assim que a geração contadora das histórias possam interpretar e trazer o tema central à realidade que é vivida pela geração que ouve a história.
Os sentimentos, atitudes, os conflitos são apresentados de forma a explicar a razão das coisas e permitir que se encontre uma maneira de solucionar a problemática. Os contos de fadas são muito importantes na formação do indivíduo, eis que as histórias são contadas em uma fase onde sua formação psicológica  está sendo desenvolvida. A história é apresentada de forma a fazer com que a criança se sinta incluída no contexto e interessada a buscar uma saída heróica.
Todas as histórias tem uma moral da história que é facilmente deduzida pelas crianças, se analisarmos bem, todas elas são recheadas de simbologia. Além das conhecidas histórias dos irmãos Grimm (João e Maria; a Gata Borralheira; A Bela e a Fera), o Francês Charles Perrault deu vida à Chapeuzinho Vermelho, Bela Adormecida, o Pequeno Polegar e O Gato de botas. No Brasil, Monteiro Lobato nos presenteou com diversas histórias, como o sítio do Pica-pau Amarelo.
É comum as histórias mostrarem encantamentos, magia, metamorfoses, como no caso de A Branca de Neve e os sete anões onde a bruxa má envenena a maçã, entregando-a para a Branca que cai em sono profundo, deixando com que a bruxa má permaneça como beldade única no reino.
Atualmente, com a evolução da sociedade, os contos foram modificados, sem perder sua mensagem central acrescentando-se conflitos atuais com o objetivo de expansão, proporcionando também que o mundo adulto se identifique com o conteúdo da história e também possa assimilar a possibilidade de se vencer obstáculos e saírem vitoriosos no embate do bem x mal.
Um bom exemplo foi o fenômeno Harry Potter, que de forma absolutamente silenciosa porém arrebatadora reaproximou os adultos das histórias fantásticas. Diferente não está sendo com os clássicos dos contos de fadas e desta vez Branca de Neve está em alta!
Muito além do que imaginávamos, existe uma série norte-americana, chamada Once Upon a Time (Era uma Vez), exibida pela ABC, cujo tema central são os contos de fadas e a vida atual destes personagens. Podemos visualizar que na realidade não aconteceu o tão esperado “foram felizes para sempre”, a bruxa tirou o “felizes” e deixou apenas o “para sempre”. Como no caso da Branca de neve, que no dia do seu casamento teve uma maldição lançada pela bruxa má à sua filha. Branca de neve e o príncipe acabam enviando Emma (filha do casal) para viver em nosso mundo real, como forma de proteger a criança e seu mundo de faz de conta. Após 28 anos, Emma volta para StoryBrook e se torna a esperança dos tão conhecidos personagens na busca do bem contra o mal.

No cinema, Branca de Neve terá sua história recontada em duas ocasiões diferentes: uma em Mirror, Mirror (Espelho, Espelho meu) que estreia nesta Sexta-feira 06/04/12 e Branca de Neve é vivida por Lily Collins, enquanto que a bruxa má por Julia Roberts. Nesta releitura encantadora e original, Branca de Neve reivindicará seu lugar ao trono e também tentará conquistar o príncipe encantado, tudo isso com a ajuda dos destemidos Sete Anões.

 E as novidades não param por aí, Branca de Neve também será vivida, ainda este ano, por Kristen Stewart (Bella Swan – Crepúsculo), em “Branca de Neve e o Caçador”, com estreia prevista para Julho deste Ano. A Bruxa má, que será interpretada por Charlize Theron, a qual está obstinada a perseguir e destruir Branca de Neve. Até aqui, não existe muita novidade (além de a Bruxa má, ser pela primeira vez, loira). A novidade nesta releitura está no fato e que Branca de Neve, vem treinando a arte da guerra com o caçador que foi enviado pela Bruxa para matá-la.



Nossa! Realmente os contos de fadas estão de volta e com acréscimos de arrasar, realmente as histórias tomaram uma roupagem adulta e com certeza agradará o público infanto-juvenil e adulto, deixando de lado a inocência originalmente apresentada para se enquadrar aos dias atuais!
Apaixonante, não acham?

9 comentários:

  1. Eu cresci vendo os contos de fada na tv, e sempre gostei muito. Mas com o passar do tempo dei muito mais valor as historias originais, os contos de verdade, não a deturpação via Walt Disney. Acho que esses contos de fadas são um tanto alienantes, ensinam lições sim, mais mostra a princesa sempre dependente dos principes que sempre salvam o mundo de forma heroicamente. Mais aí vem o tão aguardado "e foram felizes para sempre", e o que as crianças guardam na cabeça é isso, e vivem a vida toda atrás disso e na verdade estão totalmente cegos para encontra-los, por que não conseguem enxergar a felicidade onde ela realmente esta.
    Mas eu gosto dos seriados com essa temática, principalmente Grimm, que é muito bom. Eu quero muito ver o filme com a Kristen Stweart e com os Chris (gostosão) Hermswhort.

    Beijos
    sobremimemeumundo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Boa noite Chrys,

    Apesar de não assistir TV, gostei muito do seu post, achei interessantes essas séries, já estou seguindo o seu blog, parabéns por ele também.

    Segue o link do meu blog, passa lá...abçs.

    http://devoradordeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post!! E tô adorandoo essa fase dos contos de fadas. Assisto Once Upon a time é uma das minhas séries favoritas..é mto fofo! E tô louca pra assistir o filme Branca de Neve e o Caçador (apesar de não gostar da atuação da Kristen). Espelho, Espelho meu deve ser mto legal tb.. bjs

    http://serieslivroseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Acho muito bacana essas remontagens de história já conceituadas.
    Ficam, no geral, bem interessantes :)
    Também gosto do trabalho da Kristen =)

    ResponderExcluir
  5. Desde quando descobri que essa versão vai ser lançada estou aguardando ansiosamente. Branca de Neve é incrível, em todos os sentidos. To gostando muito também dessa fase conto-de-fadas, a versão de Chapeuzinho Vermelho que eu diga: amo demais! Só tem um erro nesse filme, a Branca de Neve (Kristen) não é mais bonita que é a rainha (Charlize) HSUAHSUHAUSHA '

    www.umlivrosecreto.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho Once upon a time, e estou adorando essa renovação nos contos de fada. Essa versão de Branca de Neve, com uma mocinha lutadora deve ser excelente, eu adoro ver as mulheres demonstrando que não precisam de um príncipe encantado para sobreviver. Uma outra série que traz contos de fada de uma forma totalmente repaginada é Grimm.

    Adorei este post.

    Bjos

    Cida
    www.moonlightbooks.net

    ResponderExcluir
  7. adoro contos de fada e quero muito assistir os filmes da branca *-*

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu não sou muito fã dessas releituras das histórias de contos de fadas! Mas depende! Por exemplo, sou super fã daqueles filmes Deu a louca na chapeuzinho e afins! haha Mas esses filmes que não são animação, ainda não vi! Esse é o primeiro pelo qual me interessei! Vou procurar pelo filme e assistir! :)
    Obrigada pela dica, Chrys!
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Eu gosto de contos de fadas, mas não gosto de adaptações.
    Ainda não estou a fim de ver o filme.

    ;)

    http://pseudonimoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!