06 fevereiro 2021

{Resenha} Por Toda a Vida - Fabiana Botinha

 


Nome do livro: 
Por Toda a Vida  
Autor(a): Fabiana Botinha
Editora: Amazon/Kindle  
Nº de Pág: 429
Classificação:


Após um grave acidente, Eduarda teve seis anos de sua vida apagados, como se nunca houvessem acontecidos. Desde então ela é obrigada a encarar uma dolorosa verdade: havia sido abandonada pelo noivo e talvez jamais recuperasse as lembranças perdidas! Recomeçar a vida, apaixonar-se novamente e continuar a viver seriam seus objetivos, mas... Será que é tão fácil assim?

Algumas vezes o amor se torna visível, público e cheio de ruídos, em outros é silencioso, oculto e individual... Porém tudo que Eduarda sente no momento é um grande vazio e a sensação de que todos sabem mais a respeito de sua vida do que ela mesma.

A procura de ajuda para se reencontrar, ela conhece Augusto e um turbilhão de sentimentos revolve em seu interior. Porém, quando o passado bate a sua porta, trazendo consigo revelações perturbadoras que envolvem questões de saúde pública, seu mundo atual desmorona, assim como a certeza de seus sentimentos. Passado e presente se chocam, trazendo escolhas e Eduarda se depara com uma importante questão:

Até onde iria para manter vivo o amor de sua vida?


Iniciei esse livro em um sabado a noite e na segunda-feira perdi meu pai por sequelas de covid.

Não preciso dizer que a leitura parou , travou , ela mal tinha começado , tinha lido acredito que 20 paginas. Depois de uns dias, retomei a leitura, algumas paginas tive que reler, outras me marcaram profundamente , ao ponto de ter de parar por um momento, e eu nunca, nunca vou me esquecer desse livro, devido ao fato marcante da perda do meu pai , e também porque ele me trouxe tudo que eu precisava, e essa resenha vai ser um afago pro meu coração. Pai eu te amo aonde você estiver. Até um breve reencontro.


O livro ja nos apresenta de cara todos os fatos, Eduarda estava a caminho da igreja para seu casamento com Bruno, quando se envolve em um acidente de transito. Entra em coma no hospital , um tempo depois ao acordar , não se lembra dos ultimos 5 anos quando namorou ,noivou e esteve com Bruno , essas informações simplesmente não vem a mente dela, e Bruno por sua vez desaparece no mundo , deixando apenas uma carta de despedida. Eu fiquei criando mil teorias pra esse sumiço e quebrei a cara. 

A autora nos envolve facilmente no drama da Eduarda, e o mistério que envolve o desaparecimento do Bruno só vai ser desvendado no meio do livro. 

Eduarda após um tempo , vai em busca de ajuda médica para tentar fazer com que essas memórias retome, e é ai que conhece Augusto , por quem um tempo depois se apaixona, inicia-se então um conflito, porque se a memora dela voltar, ela vai se lembrar do Bruno ? E sera que ele merece alguma consideração depois de ter desaparecido sem maiores explicações? 

Faço um parenteses aqui , porque também me apaixonei pelo Gustavo , e fiquei com muita raiva de Bruno , mesmo depois conhecendo os motivos que o fez sumir, achei que foi mega mesquinho da parte dele. 

O livro tem bastante termo técnico, o que me fez atrasar um pouco a leitura, mas depois que estamos envolvidos , ela flui super bem , afinal queremos saber logo o que vai acontecer , e são TANTAS reviravoltas que ufa! Segura a emoção. 

Apesar das partes tecnicas, e necessárias, a leitura é leve, confesso que derramei algumas lagrimas ao longo do livro , a Eduarda é forte, mas toda superação que ela teve que passar, as escolhas dificieis que ela teve que fazer, me comoveram , eu ja estava emocionalmente abalada, e foi facil me envolver pelo livro , mas também sentir a dor dela. 

Os sentimentos se conflitam a todo momento , eu não queria estar no lugar dela, porque todas decisões são doloridas, muita coisa parece acontecer para que ela não tenha paz, ainda assim ela consegue ser forte para sempre escolher e optar pela felicidade dela.  

Dificil é assimilar tantas emoções que envolvem essas três personagens, tem hora que nem sabemos pra quem torcer. 

O que move a Eduarda é a fé, a fé de que suas escolhas são certas, a fé de que acima de tudo escolher é importante.  

O fato do livro trazer um enriquecido trabalho de pesquisa técnica na area da saude , só torna ele mais emocionante, acabei a leitura instruida, o tema é forte, a doença que todo mundo ouviu falar, o preconceito , o tabu que envolve o tema, enfim a explicação é ampla, é cultura!

A grande questão é que a protagonista nos passa força, existem perdas , recomeços, existe permissão de ir em busca da felicidade sempre. Eudarda é fiel aos seus sentimentos, e transmite essa força através das suas ações. 

Perdas fazem parte do aprendizado , fazem parte da vida, perder não é fácil, se superar é dificil, mas se nesses momentos, temos em quem nos apoiar, a retomada é com certeza mais tranquila. Se não esquecermos de nos apoiar na fé, a vida sim pode continuar a ter sentido. 

E esse livro ... é sobre isso . 

Amor, Fé , Superação ,Saude, Utilidade Publica. 

Não se engane, não é apenas mais um romante, é um livro extremamente necessário!

Beijos , Sara 

9 comentários:

  1. Olá, Sara.
    Comecei a ler a resenha e meu coração apertou logo no início. Nem consigo imaginar a imensidão da dor da sua perda e fico feliz pela leitura ter um grande significado nesse processo. Esse ano ainda continua bem difícil, mas espero que aos poucos você se sinta melhor. A leitura se torna ainda mais especial quando nos ajuda e tras aprendizados que precisamos no momento.


    Abraço

    Imersão Literária

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, é a leitura que esta me ajudando muito !Bjo querida.

      Excluir
  2. Oi Sara, tudo bem?
    Sinto muito pelo seu pai. Conheço essa dor e sei que demora pra passar, mas fique firme e tente lembrar dos bons momentos sempre que possível. ♥
    Que bom que esse livro também esteve aí para te apoiar nesse momento tão sensível.
    Beijos,

    Priih
    Infinitas Vidas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. So peço muito a Deus que passe logo !!! Muito obrigado.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Sara.
    Em primeiro lugar meu sentimentos. Eu já perdi meu pai e sei o quanto é dificil. Mas que bom que a leitura foi o que você precisava para passar esse momento. Eu fiquei bem interessada e se der vou ler ele.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente a leitura nos leva para varios lugares, ainda bem que tenho a literatura pra me apoiar também !
      Bj

      Excluir
  5. Eu já tinha visto esse livro na Amazon, mas não conhecia o trama. Eu, de cara, já não me simpatizei com o noivo. Nem sei por que ele sumiu, mas já não curti a atitude dele, então fico na torcida pelo novo amor!

    Quero aproveitar e mandar meus mais profundos sentimentos pela sua perda. Que Deus possa confortar seu coração e de toda a família!

    Suelen Mattos
    ______________
    ROMANTIC GIRL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen também nao fui com a Cara dele, rs eu nao encontrava razão plausivel pra ele ter feito isso rs !!!
      Obrigado viu ! Bjo

      Excluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!