14 março 2016

{Resenha} A garota sem passado - Michael Kardos

Nome do livro: A Garota sem Passado
Autor(a): Michael Kardos
Editora: Arqueiro
Nº de Pág:
Classificação: 

Sinopse: Num domingo de setembro de 1991, Ramsey Miller deu uma festa em casa para os vizinhos. Depois, assassinou a esposa e a filha de 3 anos. Todo mundo na pacata cidade de Silver Bay conhece a história. Só que todos estão errados. A menina escapou. Sob o nome falso de Melanie Denison, ela passou os últimos quinze anos escondida com os tios numa cidadezinha remota. Nunca pôde viajar, ir a uma festa na escola ou ter internet em casa, porque Ramsey jamais foi encontrado e poderia ir atrás dela a qualquer momento. Mas, apesar das rígidas regras de segurança impostas pelos tios, Melanie se envolve com um jovem professor da escola local e engravida. Ela decide que seu filho não terá a mesma vida clandestina que ela e, para isso, volta a Silver Bay para fazer o que nem os investigadores locais, nem a polícia federal, nem o FBI conseguiram: encontrar seu pai antes que ele a encontre.

Quando você lê na contra capa que o jornal The New York Times indica o livro e que ele tem.um.final inimaginável, vc acha exagero.

Daí você vai lendo e lendo e lendo e quando vê, pá, terminou o livro e está chocada.

Não tem como não se sensibilizar com a dor e a história de vida da protagonista Meg/Melanie que perde mãe aos 3 anos de idade, assassinada de forma cruel pelo.proprio pai (não é spoiler gente - vide sinopse oficial).

Aqui, temos 3 vozes narrativas, a de Melanie, a de Ramsey, o pai e a do ex jornalista Arthur Goodale que fala sobre o caso Ramsey Miller ser sua baleia branca (Moby Dick).


Melanie tem agora 17 anos e vive com os tios, escondida do pai fugitivo.


Mesmo com toda a clausura em que vice, acontece algo inesperado em sua vida que a faz não querer mais viver escondida, voltando para sua cidade e procurando por seu pai.


Concomitantemente, conhecemos a infância e vida de Ramsey através dos capítulos com sua narrativa, até um dia antes dos assassinatos.


Muita gente achou que os personagens foram fracos, eu pelo contrário, acho que os exageros fizeram sentido, conhecer a juventude transviada de Ramsey e a obscuridade de sua personalidade deram realidade ao adulto que ele se tornou. 


O final é realmente inimaginável, algumas verdades reveladas são bombásticas que só depois de ler e digerir por horas após fechar a contracapa vocês conseguirão me entender.


Super recomendo!!!!!!



Um comentário:

  1. oi flor, esse livro parece ser bem eletrizante, super envolvente, o tema proposto pelo autor prende o leitor!
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!