09 dezembro 2014

{De tudo um pouco} Encontro às cegas com um livro!

Oi gente,

Estava eu dando minhas voltinhas pela internet quando me deparei com uma foto que instantaneamente chamou minha atenção. Uma prateleira com todos os livros encapados com papel pardo e uma breve descrição (breve mesmo) em itens do conteúdo do livro.


Só com isso, a imagem já me ganhou e me fez viajar pelo imaginário dos livros sem ilustração na capa. Afinal, antigamente eram assim, certo? Tremi, e me assumi a maior adoradora de capas que podia imaginar. Não tenho certeza se leria a mesma quantidade que leio, se as capas não tivessem ilustrações e se a sinopse não fosse bem feita. #medo.

Pesquisando mais a fundo, descobri que muitas livrarias do mundo promovem o "Blind Date With a Book Day", o dia do "Encontro às cegas com um livro", onde disponibilizam uma quantidade de livros como descritos acima e acrescentam uma faixa que diz: 
TENTE UM ENCONTRO ÀS CEGAS COM UM LIVRO!
O julgamento só poderá ser feito através das poucas palavras da descrição usada. É uma boa maneira de experimentar coisas novas!
ps: todos os livros são de qualidade então, não se preocupe muito.
A ideia é além de criativa, ajuda com a venda dos livros que não tiveram tanta sorte em receber uma capa chamativa. Eu particularmente adorei e estaria aberta à tentar, a escolher a próxima leitura contando apenas com as descrições essenciais como gênero e subgênro.



Algumas bibliotecas públicas lá fora, como a St. Thomas Public Library em Ontário, também aderiram à essa "moda" e permitem que seus clientes peguem livros emprestado na sessão "blind date whit a book" e funciona como os empréstimos normais, onde os livros são devolvidos após a leitura.


A iniciativa é meio que uma analogia aos encontros às cegas comuns fora do Brasil (se aqui é comum, juro não saber) que propõem conhecer alguém fora do estereótipo físico, levando em consideração, inicial e essencialmente o lado interior de cada um. (confesso que também não sei se toparia kkkkk Não que a beleza seja suficientemente importante, mesmo porque já namorei os mais variados tipos de pessoas, mas convenhamos, a tal química é muito mais que belas palavras e muito mais que um belo rosto/corpo).


Você compraria um livro às cegas? O que achou, uma jogada de marketing ou uma oportunidade de dar uma chance ao desconhecido?

Deixe-nos saber o que você pensa a respeito, comente aqui!

12 comentários:

  1. Já conhecia esse projeto e acho muito bacana. Eu tenho um sério problema com capas e acabo sempre ou na maioria das vezes tendo interesse em ler algo pela arte da capa. Tenho um sonho de um dia abrir uma livraria (e também uma editora, mas esse é mais difícil) e, com certeza, eu colocaria esse projeto em andamento, assim também como acho que seria legal fazer o contrario, tampar a sinopse e ver se alguém compra apenas pela capa, tampando também o título.
    Beijinhos

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Crys-linda!
    Que ideia geniaaaaal! Adorei a iniciativa que existe no exterior para uma leitura assim, despretensiosa. Acho que não devemos ler apenas os livros que nos encantam com suas sinopses e capas, e nos enchem de expectativas. Seria bom, também, ler algum que simplesmente nos desafiasse a uma aventura ao desconhecido! Haha.

    Beijo carinhoso, flor!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Socorro, tô apaixonada!
    Por favor, querido projeto, chegue no Brasil! E de preferência, no estilo "biblioteca", pra eu não ter que comprar os livros! Sério, curti DEMAIS!!!!!!

    Clara - Blog Incantevole
    @clarabsantos
    clarabeatrizsantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. acho que me renderia a essa nova forma de ler, seria meio que inovador, ja que geralmente me apaixono por capas!

    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Nossa, que ideia maravilhosa. Curti muito!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Também não sei se teria coragem de escolher o livro que vou comprar sem poder vê-lo de fato. Como grande parte dos leitores: também sou uma grande admiradora de capas. Mas confesso que me encantei com a ideia criativa de propor tal coisa. Enfim, acho que a curiosidade me venceria no final, rsrs
    Bj

    http://sobrelivrosemaisumpouco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Compraria sim, não teria problemas com isso.
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito deste projeto, acho que o elemento surpresa deixaria tudo mais interessante, fora a possibilidade de se livrar do preconceito e se aventurar por outros estilos e autores!
    Tomara que alguma livraria daqui abrace a ideia!
    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Chrys, querida, achei a ideia ótima. Mas desde que a capa dê pistas do gênero... rsrs. Nem me imagino abrindo um pacote desses com um livro de terror, hot ou ficção das que eu nem me atrevo, rsrs...
    Ainda assim acharia bem interessante. MAs, como nos encontros às cegas entre casais, se não rolar química... não dá.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Oi Chrys, tudo bem?

    Não conhecia o projeto. De início achei bem interessante, já que infelizmente ainda há pessoas que julgam o livro pelo capa. Achei a proposta atraente, até mesmo pela questão do "mistério" e o fator surpresa. Enfim, acho que é uma chance para os autores desconhecidos, visto que hoje alguns adolescentes, não generalizando, só leem Best-Sellers ou outros livros por muita recomendação e/ou insistência. Adorei o post, já vi até alguns que eu escolheria pelas imagens rsrs. ;)

    Abraços,
    Gustavo Demétrio
    VIDA DE LEITOR - vidadeleitor.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá tudo bem? Primeiramente gostaria de te dizer que achei o seu blog por acaso! E eu adorei o seu cantinho! Já estou seguindo e se quiser conhecer o meu, também será super bem vinda!

    Sobre o post, sim! Com Certeza eu compraria um livro as cegas e ainda ficaria super ansiosa para abrir!

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  12. Projeto bastante curioso. Me senti tentada a sugerir para a minha chefe (trabalho numa revistaria/livraria), mas não sei se o negócio iria para frente. Bastante sugestivo. O problema são aqueles clientes que tem que ler tudo, inclusive algumas partes da história para cogitar a comprar um livro. xD

    Até mais

    ResponderExcluir

Seu comentário é muito importante para nós !
Se possível, deixe o link de seu blog, adoramos conhecer espaços novos e retribuir a visita!